A partir das ideias do fragmento “muita gente vive dele e para ele, enquanto poucos lutam contra”, propõem-se as construções frasais abaixo. Assinale a alternativa em que a construção frasal esteja de acordo com o padrão escrito culto da língua, apresentando correto uso dos articuladores.
Considerando a leitura do segundo parágrafo do texto, bem como as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Considerando a leitura do terceiro parágrafo do texto, bem como as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Considerando a leitura do primeiro parágrafo do texto, bem como as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Em seguida, propõem-se paráfrases do segundo período do último parágrafo. Considerando as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta a paráfrase correta.
Releia este período do texto e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta adequada paráfrase dele, considerando a leitura do primeiro parágrafo do texto, bem como as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
“Mesmo que enquanto temas não tenham visibilidades equivalentes nem presença com dimensão apropriada no conjunto dos interesses da sociedade, estão ligados entre si porque referem-se a momentos polares de um processo inacabado, que subjaz silencioso em nossa história do presente."
Na empresa em que Deise trabalha, é realizada, toda sexta-feira, uma reunião com 1 gerente e 2 técnicos para fazer uma análise da semana. Sabe-se que essa empresa possui 2 gerentes e 3 técnicos. Para não prejudicar o andamento do serviço, foram formados 3 grupos diferentes para participarem dessas reuniões. Os grupos formados são:
Grupo 1: Ricardo, Simone e Maria.
Grupo 2: Fábio, Thais e Maria.
Grupo 3: Fábio, Thais e Ricardo.
A partir dessas informações, é correto afirmar que
Se Maria corre atrás de José, então José vai ao clube. Se José vai ao clube, então Tadeu vai ao mercado. Se Tadeu vai ao mercado, então Raquel corre atrás de Tadeu. Ora, Raquel não corre atrás de Tadeu. Logo, é correto afirmar que
Quando Gabriel abriu sua primeira conta bancária, ele teve que criar uma senha de 6 algarismos para poder acessá-la. Ele usou os seguintes critérios: não usou o algarismo 0; o 1º, o 3º e o 5º algarismos eram números pares; o 2º, o 4º e o último eram ímpares. Além disso, ele não repetiu nenhum algarismo. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a maior quantidade de senhas que ele poderia ter criado.
Mariana, Fátima, Rita e Brenda são colegas de serviço e, todos os dias, após o expediente, elas fazem aulas de Inglês no mesmo horário e com a mesma professora. As quatro sentam-se sempre na mesma posição, uma em cada lado de uma mesa quadrada. Mariana usa uma blusa vermelha. As cores das blusas de suas colegas são azul, branca e preta. Fátima senta-se à direita de Mariana. Rita senta-se à direita da que usa blusa preta. Brenda, que não usa blusa branca, senta-se à frente de Fátima. Analisando estas informações, é correto afirmar que
According to the text, malnutrition can affect
Assinale a alternativa que apresenta 3 (três) dos chamados direitos sociais expressamente mencionados no artigo 6º da Constituição Federal de 1988.
Sobre as chamadas ações governamentais na área de assistência social, mencionadas no artigo 204 da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
Sobre a chamada Comissão de Ética, instituída pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa correta.
Havendo a ocorrência de um ato ou fato contrário ao interesse público que exija providências cabíveis, um servidor público deverá, conforme disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994),
Acerca das vedações ao servidor público apontadas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa correta.
De acordo com o Decreto Federal nº 3.502/2000, o qual dispõe sobre a reorganização da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), assinale a alternativa correta.
Uma sociedade de economia mista deseja encaminhar um pleito para autorização de projetos à COFIEX. Com base nesta situação, assinale a alternativa correta.
Acerca dos procedimentos que envolvem negociação das minutas contratuais do projeto de financiamento com crédito externo com o Agente Financiador, nos moldes do estabelecido no Manual de Financiamentos Externos do Setor Público, assinale a alternativa correta.
Segundo se verifica das Diretrizes para Aquisições financiadas por Empréstimos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Créditos da IDA, o banco adota como política exigir dos mutuários, bem como dos licitantes, fornecedores, empreiteiros, pessoal envolvido e contratados etc., a observância do mais elevado padrão ético durante a aquisição e a execução dos contratos. Com isso, o banco classifica a prática de “articulação entre duas ou mais partes com o propósito a atingir um objetivo incorreto, inclusive influenciar de modo inadequado as ações de uma outra parte” como sendo prática
Sobre a estrutura e o funcionamento das chamadas Contas Especiais, nos termos da Instrução Normativa STN/MF nº 4/2004, assinale a alternativa correta.
Um acordo de empréstimo foi assinado com o Banco Mundial por um de seus países membros. O mencionado projeto indica os seguintes elementos: i) fortalecer a capacidade do Programa Crescer; ii) metas: redução da pobreza e promoção do desenvolvimento humano, por meio da melhoria da situação da saúde e educação infantil; iii) SWAP: Transferências Condicionadas de Renda; iv) fortalecimento institucional para a consolidação do Programa Crescer; e v) apoio à integração das ações do Programa Crescer com outros órgãos públicos para obter maior sinergia e eficácia frente ao público objeto do programa. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o subcomponente desse acordo de empréstimo.
Os projetos financiados pelo Banco Mundial são desenvolvidos e gerenciados por intermédio de um ciclo padrão dotado de 8 (oito) fases. Assinale a alternativa que apresenta a correta sequência dessas fases.
Com base no disposto no Decreto Federal nº 5.151/2004, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos órgãos pelas entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, para fins de celebração de atos complementares de cooperação técnica recebida de organismos internacionais e da aprovação e gestão de projetos vinculados aos referidos instrumentos, assinale a alternativa correta.
Conforme se verifica do teor da Portaria MRE nº 717/2006, e sobre as competências atribuídas ao Coordenador de um projeto de cooperação técnica internacional, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Manual de Regras e Orientações de Execução Financeira de Projetos Financiados com Recursos Externos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sobre a solicitação de saque da Conta Especial pelo gestor de um projeto, assinale a alternativa correta.
Licitação consiste no conjunto de procedimentos administrativos para aquisições e contratações de serviços pela administração de todos os entes federativos. Nesse sentido, subordinam-se à Lei nº 8.666/1993
III - órgão gerenciador - órgão ou entidade da administração pública federal responsável pela condução do conjunto de procedimentos para registro de preços e gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente;
Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
I - registrar sua intenção de registro de preços no Portal de Compras do Governo federal;
II - consolidar informações relativas à estimativa individual e total de consumo, promovendo a adequação dos respectivos termos de referência ou projetos básicos encaminhados para atender aos requisitos de padronização e racionalização;
III - promover atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório;
IV - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes;
IV - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes, inclusive nas hipóteses previstas nos §§ 2º e 3º do art. 6º deste Decreto; (Redação dada pelo Decreto nº 8.250, de 2.014)
V - confirmar junto aos órgãos participantes a sua concordância com o objeto a ser licitado, inclusive quanto aos quantitativos e termo de referência ou projeto básico;
VI - realizar o procedimento licitatório;
VII - gerenciar a ata de registro de preços;
VIII - conduzir eventuais renegociações dos preços registrados;
IX - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório; e
X - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços ou do descumprimento das obrigações contratuais, em relação às suas próprias contratações.
XI - autorizar, excepcional e justificadamente, a prorrogação do prazo previsto no § 6º do art. 22 deste Decreto, respeitado o prazo de vigência da ata, quando solicitada pelo órgão não participante. (Incluído pelo Decreto nº 8.250, de 2.014)
§ 1º A ata de registro de preços, disponibilizada no Portal de Compras do Governo federal, poderá ser assinada por certificação digital.
Gabarito: E
Art. 5, I, V, VIII, VI, do Decreto 7.892/13
Acerca do Decreto nº 7.892/2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços, assinale a alternativa correta.
Gabarito B.
Art. 2º Para os efeitos deste Decreto, são adotadas as seguintes definições:
I - Sistema de Registro de Preços - conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras;
ata de registro de preços - documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, em que se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas;
Art. 22. Desde que devidamente justificada a vantagem, a ata de registro de preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública federal que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do órgão gerenciador.
§ 1º Os órgãos e entidades que não participaram do registro de preços, quando desejarem fazer uso da ata de registro de preços, deverão consultar o órgão gerenciador da ata para manifestação sobre a possibilidade de adesão.
órgão não participante - órgão ou entidade da administração pública que, não tendo participado dos procedimentos iniciais da licitação, atendidos os requisitos desta norma, faz adesão à ata de registro de preços.
órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços;
órgão gerenciador - órgão ou entidade da administração pública federal responsável pela condução do conjunto de procedimentos para registro de preços e gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente;
Olá, pessoal! Estou com uma dúvida sobre o que o edital e a prova que eu farei e talvez alguém por aqui possa me ajudar, já que não encontrei nada no google sobre e estou estudando sozinho.
No edital em questão consta que faz parte do conteúdo a lei 8.666, nada consta sobre os decretos paralelos a ela, entretanto, como esse a que faz referência a presente questão, ou mesmo o que regulamenta o Pregão, por exemplo. Se o edital colocou apenas Lei 8.666 isso significa que o que está nesses decretos/pregão não vai ser pedido na prova de forma alguma, certo? Já que dentro da lei em questão isso não é encontrado.
Há dias isso me incomoda, ficaria muito grato se alguém puder me ajudar, obrigado desde já! :)
Douglas, eu estudaria apenas a Lei 8.666.
o gabarito é a B mesmo, e não D!
Decreto 7892/13
a) Art. 2, II.
b) Art. 2, I.
c) Art. 6, II.
d) Art. 2, V.
e) Art. 2, IV.
Alguém sabe explicar o porque a "c" está errada? A única diferença que vi foi a retirada do "R", onde ao invés de "Manifestar" está escrito "Manifesta", mas não penso que isso seria motivo para tornar errada a questão!
Com base no Decreto nº 7892/2013, assinale a alternativa que não apresenta uma situação na qual pode ser utilizado o sistema de registros de preços.
- LETRA D -
Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:
I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;
II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;
III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou
IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.
Fonte: Decreto nº 7892/2013
SRD = compras e servicos (obras nao)
É possível a contratação de serviços comuns de engenharia com base em registro de preços quando a finalidade é a manutenção e a conservação de instalações prediais, em que a demanda pelo objeto é repetida e rotineira. Contudo, o sistema de registro de preços não é aplicável à contratação de obras, uma vez que nesta situação não há demanda de itens isolados, pois os serviços não podem ser dissociados uns dos outros. (Acórdão 3605/2014-Plenário, relator Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Costa, 9.12.2014)
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o Decreto nº 7892 de 2013 ("Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993").
Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa em que não consta uma situação na qual pode ser utilizado o sistema de registros de preços. Portanto, pode-se afirmar que deve ser assinalada a alternativa incorreta.
Nesse sentido, dispõe o artigo 3º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:
I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;
II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;
III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou
IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração."
Analisando as alternativas
Considerando o que foi explanado, percebe-se que apenas o contido na alternativa "d" (na contratação de obras de engenharia) não corresponde a uma situação na qual pode ser utilizado o sistema de registros de preços. As alternativas "a", "b", "c" e "d" correspondem, respectivamente, aos incisos I, II, III e IV, do artigo 3º, do Decreto nº 7892 de 2013, elencados acima.
Gabarito: letra "d".
vacilo na alternativa C, dizendo sobre a confirmação com órgãos participantes. Ora, mas não era para falar sobre os órgãos participantes? kkkkkk
Gabarito letra C
c) manifestar, junto ao órgão gerenciador, mediante a utilização da Intenção de Registro de Preços, sua concordância com o objeto a ser licitado, antes da realização do procedimento licitatório.
Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
I - registrar sua intenção de registro de preços no Portal de Compras do Governo federal;
II - consolidar informações relativas à estimativa individual e total de consumo, promovendo a adequação dos respectivos termos de referência ou projetos básicos encaminhados para atender aos requisitos de padronização e racionalização;
III - promover atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório; [Alternativa E - ERRADA]
IV - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes;
IV - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes, inclusive nas hipóteses previstas nos §§ 2º e 3º do art. 6º deste Decreto; (Redação dada pelo Decreto nº 8.250, de 2.014)
V - confirmar junto aos órgãos participantes a sua concordância com o objeto a ser licitado, inclusive quanto aos quantitativos e termo de referência ou projeto básico; [Alternativa D - ERRADA]
VI - realizar o procedimento licitatório;
VII - gerenciar a ata de registro de preços; [Alternativa A - ERRADA]
VIII - conduzir eventuais renegociações dos preços registrados;
IX - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório; e [Alternativa B - ERRADA]
X - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços ou do descumprimento das obrigações contratuais, em relação às suas próprias contratações.
XI - autorizar, excepcional e justificadamente, a prorrogação do prazo previsto no § 6º do art. 22 deste Decreto, respeitado o prazo de vigência da ata, quando solicitada pelo órgão não participante. (Incluído pelo Decreto nº 8.250, de 2.014)
Continuando...
Art. 6º O órgão participante será responsável pela manifestação de interesse em participar do registro de preços, providenciando o encaminhamento ao órgão gerenciador de sua estimativa de consumo, local de entrega e, quando couber, cronograma de contratação e respectivas especificações ou termo de referência ou projeto básico, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, adequado ao registro de preços do qual pretende fazer parte, devendo ainda:
I - garantir que os atos relativos a sua inclusão no registro de preços estejam formalizados e aprovados pela autoridade competente;
II - manifestar, junto ao órgão gerenciador, mediante a utilização da Intenção de Registro de Preços, sua concordância com o objeto a ser licitado, antes da realização do procedimento licitatório; e [Alternativa C - CERTA]
III - tomar conhecimento da ata de registros de preços, inclusive de eventuais alterações, para o correto cumprimento de suas disposições.
letra c
Art. 6º O órgão participante será responsável pela manifestação de interesse em participar do registro de preços, providenciando o encaminhamento ao órgão gerenciador de sua estimativa de consumo, local de entrega e, quando couber, cronograma de contratação e respectivas especificações ou termo de referência ou projeto básico, nos termos da Lei nº8.666, de 21 de junho de 1993, e da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, adequado ao registro de preços do qual pretende fazer parte, devendo ainda:
I - garantir que os atos relativos a sua inclusão no registro de preços estejam formalizados e aprovados pela autoridade competente;
II - manifestar, junto ao órgão gerenciador, mediante a utilização da Intenção de Registro de Preços, sua concordância com o objeto a ser licitado, antes da realização do procedimento licitatório; e
III - tomar conhecimento da ata de registros de preços, inclusive de eventuais alterações, para o correto cumprimento de suas disposições
Os melhores comentários são esses como o da Paula Nascimento.
Art. 5, VII, IX, V, III e Art. 6, II do Decreto 7882/13
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o Decreto nº 7892 de 2013 ("Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993").
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o inciso VII, do artigo 5º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
(...)
VII - gerenciar a ata de registro de preços;"
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o inciso IX, do artigo 5º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
(...)
IX - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório;"
Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o inciso II, do artigo 6º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 6º O órgão participante será responsável pela manifestação de interesse em participar do registro de preços, providenciando o encaminhamento ao órgão gerenciador de sua estimativa de consumo, local de entrega e, quando couber, cronograma de contratação e respectivas especificações ou termo de referência ou projeto básico, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, adequado ao registro de preços do qual pretende fazer parte, devendo ainda:
(...)
II - manifestar, junto ao órgão gerenciador, mediante a utilização da Intenção de Registro de Preços, sua concordância com o objeto a ser licitado, antes da realização do procedimento licitatório;
Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o inciso V, do artigo 5º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
(...)
V - confirmar junto aos órgãos participantes a sua concordância com o objeto a ser licitado, inclusive quanto aos quantitativos e termo de referência ou projeto básico;"
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o inciso III, do artigo 5º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:
(...)
III - promover atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório;"
Gabarito: letra "c".
§ 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:
I - seleção feita mediante concorrência;
Está conforme o Caput do Art. 7º do Decreto 7.892/2013.
Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.
Correta: Letra A
A alternativa A é uma transcrição do art. 7° do Decreto nº 7.892/2013:
Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.
Vale destacar que tal regramento comporta uma exceção, conforme observado a seguir:
§ 1º O julgamento por técnica e preço, na modalidade concorrência, poderá ser excepcionalmente adotado, a critério do órgão gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão ou entidade.
gabarito:letra A
registro de PreÇos...........Pregão e Concorrência
gabarito: Letra A.
8666 - Art.15
§ 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:
I - seleção feita mediante concorrência.
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o Decreto nº 7892 de 2013 ("Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993").
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 7º, do citado Decreto, o seguinte:
"Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.
§ 1 º O julgamento por técnica e preço, na modalidade concorrência, poderá ser excepcionalmente adotado, a critério do órgão gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão ou entidade.
§ 2º Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil."
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois a modalidade de licitação tomada de preços não é cabível quando se fala em registro de preços. Ademais, a licitação deste será, sim, precedida de ampla pesquisa de mercado.
Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois as modalidades de licitação convite e leilão não são cabíveis quando se fala em registro de preços.
Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois deve haver licitação, sim, para se compor o registro de preços.
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois nem todas as modalidades e nem todos os tipos de licitação são cabíveis quando se fala em registro de preços.
Gabarito: letra "a".
Acerca da assinatura da ata e da contratação com os fornecedores registrados, disposto no Decreto nº 7.892/2013, assinale a alternativa incorreta.
- LETRA B -
Conforme o Art. 14: A ata de
registro de preços implicará compromisso de fornecimento nas condições
estabelecidas, após cumpridos os requisitos de publicidade.
Fonte: Decreto nº 7.892/2013
Avante!
kkkkk. alguém sabe o processo que faz com que se mantenha o foco de que é para assinalar a afirmativa incorreta?
Artigos do Decreto n.º 7.892/2013
a) Art. 13, parágrafo único. É facultado à administração, quando o convocado não assinar a ata de registro de preços no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado (CERTO);
b) Art. 14. A ata de registro de preços implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, após cumpridos os requisitos de publicidade (ERRADO);
c) Art. 14, parágrafo único. A recusa injustificada de fornecedor classificado em assinar a ata, dentro do prazo estabelecido neste artigo, ensejará a aplicação das penalidades legalmente estabelecidas (CERTO);
d) Art. 16. A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições (CERTO);
e) Art. 15. A contratação com os fornecedores registrados será formalizada pelo órgão interessado por intermédio de instrumento contratual, emissão de nota de empenho de despesa, autorização de compra ou outro instrumento hábil (CERTO).
OBS: -LETRA A-: nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado.
Se o licitante que apresentou a proposta vencedora ofereceu o bem por mil reais, os outros licitante podem reajustar sua propostas por também mil reais, mas o primeiro colocado continuará sendo aquele que originalmente fez a melhor proposta. Essa eventual redução faz com que os outros entrem na ata e, desta forma, fomem um cadastro de reserva para suprir no caso de uma eventual impossibilidade de o vencedor for contratado por ofício da adm. ou a pedido.
BOA SORTE!
Decreto 7892/13
a) Art. 13, par. Ú.
b) Art. 14, "caput".
c) Art. 14, par. Ú.
d) Art. 16.
e) Art. 15, "caput".
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o Decreto nº 7892 de 2013 ("Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993").
Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o Parágrafo único, do artigo 13, do citado Decreto, "é facultado à administração, quando o convocado não assinar a ata de registro de preços no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado."
Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o caput, do artigo 14, do citado Decreto, "a ata de registro de preços implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, após cumpridos os requisitos de publicidade."
Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o Parágrafo único, do artigo 14, do citado Decreto, "a recusa injustificada de fornecedor classificado em assinar a ata, dentro do prazo estabelecido neste artigo, ensejará a aplicação das penalidades legalmente estabelecidas."
Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 16, do citado Decreto, "a existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições."
Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 15, do citado Decreto, "a contratação com os fornecedores registrados será formalizada pelo órgão interessado por intermédio de instrumento contratual, emissão de nota de empenho de despesa, autorização de compra ou outro instrumento hábil, conforme o art. 62 da Lei nº 8.666, de 1993."
Gabarito: letra "b".
Sobre a relação do Estado com a chamada Sociedade Civil na Constituição da Política Social Brasileira:
I. No início do século XIX, o Brasil apresentava um processo político de ordem privatista, em que a grande propriedade rural era o local de realização das atividades públicas.
II. A reorganização da sociedade civil brasileira no pós- Regime Militar (1964-85) tem, dentre seus principais atores, grupos profissionais ligados à classe média (advogados, médicos, economistas, professores universitários).
I. No início do século XIX, o Brasil apresentava um processo político de ordem privatista, em que a grande propriedade rural era o local de realização das atividades públicas.
II. A reorganização da sociedade civil brasileira no pós- Regime Militar (1964-85) tem, dentre seus principais atores, grupos profissionais ligados à classe média (advogados, médicos, economistas, professores universitários).
I) O Brasil do início do século XIX ainda passava por um processo político privatista (FREYRE, 1959) no qual a grande propriedade rural era o lugar de realização das atividades públicas. Esse processo anterior resultou em uma esfera privada desproporcionalmente grande e a possibilidade sempre aberta de estender as relações pessoais para o campo político.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762012000200006
Um dos modos de compensação da pobreza, assim entendida como elemento da chamada questão social, surgiu em 1601, no Reino Unido, via Lei dos Pobres (Poor Law). Assinale a alternativa que apresenta o modo de enfretamento à pobreza representado por esse modelo.
o parlamento inglês alcunhava religiosos para serem espécies de “inspetores dos pobres”, suas funções eram de zelar pela instituição, tomar conta dos pobres, fazer que o descamisado aprenda a profissão, ensinar o ofício religioso para que o pobre camponês seja obediente e fiel ao sistema, manter a ordem nesses “asilos”, cuidar da alimentação e saúde desses desprovidos sociais, também recebiam a incumbência de procurar trabalhos remunerados para os carentes que não tinham ocupações, viviam nas ruas perambulando causando danos sociais as cidades inglesas. As igrejas se tornavam instituições religiosas e ao mesmo tempo estatal com a finalidade de dar abrigo ao súdito inglês que estivesse sem trabalho, alguns hospitais também foram criados e muitos possuíam a estrutura de asilo para abrigar os pobres que viviam perambulando pelas ruas das cidades sem trabalho remunerado.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-lei-dos-pobres-1601-primeira-lei-assistencialista-e-politica-de-bem-estar-social/101885/#ixzz3fM3ZKTZw
Complementando...
A Lei dos Pobres de 1601 delegava autoridade legislativa para o estabelecimento nas paróquias destas instituições, que poderiam unir duas ou mais igrejas que iriam organizar as casas de trabalho para abrigar os pobres, dar lhes assistência, mas também ter lucros com eles, com a venda dos produtos que os pobres produziam nesses abrigos, essas organizações também recebia verba oficial do governo inglês conforme o parágrafo primeiro da Lei dos Pobres de 1601.
As ações assistenciais previstas não se inseriam na perspectiva do direito, tinham
critérios de acesso rigorosamente restritivos e seletivos e objetivavam induzir os
trabalhadores a se manterem por meio do próprio trabalho, sem escolhas das
atividades a serem desenvolvidas. Além disso, objetivavam prestar auxílios mínimos
às pessoas pobres recolhidas nas “casas de trabalho” (Workhouses), em troca, de
algum tipo de trabalho para justificar a assistência recebida.
Esta situação pode ser confirmada quando contemplamos a Lei dos Pobres ( Poor
Law), editada na Inglaterra, em 1601 e considerada por alguns estudiosos como o
marco da criação da assistência social. Esta lei regulamentou a instituição de
auxílios e socorros públicos aos necessitados, dando-lhes o direito de serem
auxiliados pela paróquia. Fundamentados nela, os juízes da Comarca tinham o
poder de lançar imposto de caridade, que seria pago por todos os ocupantes e
usuários de terras, e nomear inspetores em cada uma das paróquias, visando
receber e aplicar o montante arrecadado.
Para complementar ,quem tiver interesse :vídeo elaborado pelo MDS =>> "Origem da Assistência Social no Brasil"
https://www.youtube.com/watch?v=qPE5MdntV2Y
Segundo Montaño, começa‑se a se pensar então a “questão social”, a miséria, a pobreza, e todas as manifestações delas, não como resultado da exploração econômica, mas como fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos. A “questão social”, portanto, passa a ser concebida como “questões” isoladas, e ainda como fenômenos naturais ou produzidos pelo comportamento dos sujeitos que os padecem.
Na Inglaterra, promulga‑se a Lei dos Pobres (Poor Law), em 1601, que “instituía um aparato oficial, centrado nas paróquias, destinado a amparar trabalhadores pobres, sob o auspício da taxa dos pobres” (cf. Duayer e Medeiros, 2003, p. 241; também Martinelli, 1991, p. 33 e 55). Isto é, “durante os dois séculos de vigência dessa legislação, a Inglaterra cuidou do pauperismo através da ‘beneficência’ pelo caminho burocrático” (Duayer e Medeiros).
Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 110, p. 270-287, abr./jun. 2012
gab...e
Beneficência instituída por um aparato oficial e centrada nas paróquias.
Com o intuito de adequar a mão de obra às novas necessidades do sistema fabril e equacionar os problemas sociais ocasionados pela “vagabundagem”, várias alternativas foram criadas na Inglaterra, nos séculos XV e XV, como asilos, escolas paroquiais, hospícios, mas sem dúvida este tipo de organização benemerente de modo geral vinculado à Igreja teve um salto “qualitativo” com a Primeira Lei dos Pobres .implantada pela rainha Elizabeth I em 1601. que institucionalizou as workhouses e consolidou-se com melhor estrutura jurídico-política com a Segunda Lei dos Pobres implantada pelo rei George III em 1834.
Estas instituições não apresentavam características uniformes e dependiam fundamentalmente dos recursos econômicos das diversas paróquias civis e apresentavam grandes disparidades. Eram estabelecimentos que abrigavam camadas sociais que estavam à margem do processo econômico (criminosos, ociosos, crianças, enfermos, homens e mulheres) oferecendo abrigo, vestuário e alimentação em troca de trabalho e que, em muitas delas, abrigavam também um sistema escolar. Caracterizando um típico empreendimento de caráter assistencialista e de formação profissional.
A função principal destas “escolas” era retirar de circulação elementos considerados casos desviantes pelo sistema e torná-los cidadãos com os hábitos concernentes a nova ordem capitalista: ordeiro e trabalhador.
a) MONETÁRIA OU NÃO.
b) sua totalidae vai além dos programas; bens e serviços;
c) Concentração não, mas sim regulação do comportamento dos agentes econômicos privados e públicos;
d) não se limita a garantia de renda e nos programas de garantia de bens e serviços;
e) gab.
"Bendizei ao Senhor em tds as suas obras..."
Assinale a alternativa que apresenta um dos mecanismos entendidos como sendo não contributivo no sistema social brasileiro.
Olá boa tarde, eu acreditava que a resposta correta era a ( C) Auxilio-reclusão, sendo assim obrigado.
Esses exercícios são de uma grande importância para um bom aprendizado, assim que terminar as minhas tarefas acadêmica pretendo mi aprofundar mais nos estudos para responder esses exercícios, obrigado
Regra geral, para ter direito ao auxílio reclusão, a carência é dispensada, porém em algumas ocasiões será necessária.
Artigo 80 da lei 8213/91: O auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte...
Artigo 77 da lei 8213/91: § 2o O direito à percepção de cada cota individual cessará:
V- para o cônjuge ou companheiro:
b) em 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do segurado;
Isso vale para o auxílio reclusão!
Gabarito B
Exceto a alternativa B, as demais necessitam de contribuição para a previdência social.
BPC - BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA...... IDOSOS ACIMA DE 65 ANOS E PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MENTAL, QUE NÃO POSSUI MEIOS DE PROVER OU TÊ-LA PROVIDA POR SUA FAMÍLIA. BENEFÍCIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NÃO É CONTRIBUTIVO E SIM ,DE QUEM DELA NECESSITAR.
Gabarito B
A letra B traz um caso de Benefício de Prestação Continuada, regulado pelo Decreto 6214. Sendo da Assistência Social, ela não é contributiva.
BPC, que não tem caráter contributivo. Basta atender aos requisitos e poderá usufruir desse direito.
Sobre a responsabilidade acerca do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, o qual está vinculado ao Programa Bolsa Família, conforme determinado no Decreto nº 6.135/2007, assinale a alternativa correta.
Os entes federados terão adesão voluntária ao PBF.
Resposta correta letra C
Conforme Decreto n°6.135
Art. 9o O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome adotará medidas periódicas para a verificação permanente da consistência das informações cadastrais.
Decreto 6.135 26.06.07
A - Errado - Art. 5o Compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
III - coordenar, acompanhar e supervisionar a implantação e a execução do CadÚnico; e
B- Errado - Idem a letra B
C - Certo - Art. 9o O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome adotará medidas periódicas para a verificação permanente da consistência das informações cadastrais. (igual a lei)
D - Art. 6o O cadastramento das famílias será realizado pelos Municípios QUE TENHAM ADERIDO ao CadÚnico, nos termos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, observando-se os seguintes critérios:(ou seja a adesão é voluntaria, logo quem não aderiu não realiza esse procedimento)
E - Errado - será realizado pelos Municipios.
a responsabilidade pelo cadastramento das famílias é dos municipios brasileiros que tenha aderido ao CadÙnico
Gabarito: Letra C
Lembrando que agora não é mais Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas sim, Ministério da Cidadania. A questão está desatualizada.
Gabarito: Letra C
Lembrando que agora não é mais Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas sim, Ministério da Cidadania. A questão está desatualizada.
Gabarito: letra B.
I. O instrumento do “retorno garantido” visa a dar à família, que voluntariamente deixou o Programa Bolsa Família, a segurança necessária para que aproveite as oportunidades para melhorar de vida, sem o receio de um eventual regresso à situação de pobreza anteriormente ocupada.
III. A articulação do Programa Bolsa Família com as áreas de educação e saúde permite o acompanhamento da frequência escolar e a agenda de saúde das famílias por meio de uma ação intersetorial que busca romper o ciclo de pobreza geracional.
O retorno garantido significa que a família por ter saído da situação de pobreza têm a garantia de retorno imediato, caso retornem a esta situação.O retorno ocorre independentemente da estimativa de famílias pobres no município, desde que o RF faça a solicitação em até 36 meses, contados da data do cancelamento do benefí cio, por desligamento voluntário.
Retorno Garantido
As famílias que porventura venham a necessitar novamente do benefício do PBF têm garantido o direito de retornar imediatamente ao Programa no prazo de 36 meses a partir do desligamento.Para isso, basta procurar o gestor municipal e solicitar o reingresso. O gestor deverá conferir que houve o desligamento voluntário, atualizar os dados da família no Cadastro Único, em especial o campo renda, e realizar a reversão de cancelamento do benefício no Sibec.Caso a reversão de cancelamento não seja executada dentro de 36 meses, o cartão magnético do Bolsa Família será cancelado e a família só poderá voltar para o Programa por meio da atividade de reinclusão de
benefícios, ou seja, passará novamente pelos processos de habilitação, seleção e concessão.
No processo de gerenciamento de projetos, a duração esperada pode ser estimada considerando diferentes tipos de distribuições. Duas das distribuições mais comuns são a Triangular e a Beta. Considerando o prazo mais provável 20 dias, o otimista 13 dias e o pessimista 45 dias, assinale a alternativa que apresenta estimadas as distribuições triangular e beta, respectivamente.
A precisão das estimativas de duração de uma atividade pontual pode ser aperfeiçoada considerando-se o seu grau de incerteza e risco. Esse conceito se originou com a Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT em inglês). PERT usa três estimativas para defiir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:
Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.
Otimista (tO). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.
Pessimista (tP). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.
Dependendo dos valores de distribuição assumidos na faixa das três estimativas, a duração esperada tE pode ser calculada usando uma fórmula. Duas fórmulas comumente usadas são as distribuições beta e triangular. As fórmulas são:
(1) Distribuição triangular. tE = (tO + tM + tP) / 3
(2) Distribuição Beta (da técnica PERT tradicional). tE = (tO + 4tM + tP) / 6
(Fonte: PMBOK 5, pag 170)
Logo,
Triangular = (13+20+45)/3 = 26
Beta = (13+4*20+45)/6 = 23
Gabarito letra "A".
Maluco cola o texto do PMBOK para explicar cálculo simples assim:
Triangular, método de 3, soma e divide por 3 = (13 + 20 + 45) / 3 = 26
Beta, mais pessimista somado a mais otimista mais quatro vezes a mais provável e divide por 6 = (13 + 4 x 20 + 45)/6 = 23
7.2.2.5 Estimativas de três pontos
• Mais provável (cM). O custo da atividade, baseado num esforço de avaliação realista para o trabalho
necessário e quaisquer outros gastos previstos.
• Otimista (cO). Os custos da atividade são baseados na análise do melhor cenário para a atividade.
• Pessimista (cP). Os custos da atividade são baseados na análise do pior cenário para a atividade.
As fórmulas são:
• Distribuição triangular. cE = (cO + cM + cP) / 3
• Distribuição Beta (da análise PERT tradicional). cE = (cO + 4cM + cP) / 6
FONTE: PMBOK 5
a-
triangular é media aritmetica simples- soma & divide 3
padrao do pert é (pessimist + otimist + provavel *4)/6
Um projeto apresenta Custo Real (CR) de R$80.000,00, Orçamento no Término (ONT) de R$30.000,00, Valor Agregado (VA) de R$25.000,00. Considerando o Índice de Desempenho nos Prazos (IDP) e o Índice de Desempenho de Custos (IDC) como unitários, assinale a alternativa que melhor apresenta a previsão para estimativa no término.
Estimativa no término (ENT) é o custo total esperado de finalização de todo o trabalho, expresso como a soma do custo real atual e a estimativa de finalização. Perceba que o ENT nunca poderia ser menor que o custo real. Então, sem saber nenhuma fórmula já dava para saber que a resposta é a letra "E".
Existem várias formas para se calcular o ENT, a mais simples para resolver essa questão seria:
ENT = CR + ONT – VA
ENT = 80mil + 30mil - 25mil = 85mil
Para análise de cronogramas, dispõem-se de diversos métodos. Entre eles, está um que possibilita a determinação dos gargalos, ou pontos de estreitamentos e possíveis geradores de atrasos no projeto. Este método em questão é conhecido como
O caminho crítico é o conjunto de atividades cuja sequência representa o caminho mais longo de um projeto determinando assim a menor duração possível para a sua realização, normalmente composta pelas atividades de menor folga.
Quando implmentados com sequenciamento do método do diagrama de precedência, os caminhos críticos podem ter uma folga total positiva, igual a zero ou negativa, dependendo das restrições aplicadas. Qualquer atividade no caminho crítico é chamado de atividade de caminho crítico.
fonte:http://spiderproject.com.br/caminho-critico-uma-definicao-oficial-pmbok/
Gabarito B.
Complementando...
Estimativa Paramétrica: é uma das técnicas do processo Estimar as Durações das Atividades que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, tais como custo, orçamento e duração. (PMBOK, 6ª ed.)
.
.
At.te
Foco na missão ❢
III - Errado. Programas podem também fazer parte de outro programa (subprogramas).
Gabarito letra "B".
Letra (a)
Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. O ciclo pode ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização, setor ou tecnologia empregada. As fases são geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação.
As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediários, marcos específicos no escopo geral do trabalho, ou disponibilidade financeira.
Ciclo de vida do projeto
Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases são geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação.
As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediários, marcos específicos no escopo geral do trabalho, ou disponibilidade financeira. As fases são geralmente limitadas pelo tempo, com um início e término ou ponto de controle. Um ciclo de vida pode ser documentado em uma metodologia. O ciclo de vida do projeto pode ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização, setor ou tecnologia empregada. Embora todos os projetos tenham um início e um fim definidos,
as entregas e atividades específicas conduzidas neste ínterim poderão variar muito de acordo com o projeto. O ciclo de vida oferece uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho específico envolvido.
PMBOK 5° edição.pág.38
Agora com a fonte :)
O Eduardo Carvalho, ao terminar o seu texto dizendo: "agora com a fonte", quis dar uma "cutucada" no Tiago Costa, que costuma reclamar bastante toda vez que algúem não coloca a fonte nas suas explicações, rsrsrsrs.
Achei engraçada a forma sutil do puxão de orelha, mas o Tiago está perdoado, ele ajuda pra caramba com a sua assiduidade, rsrsrs.
Tiagão, não se esqueça da fonte não, cara. kkkkkk
Os ciclos de vida do projeto são semelhantes para TODOS os projetos, independentemente de seu tamanho ou complexidade. Boa parte dos projetos são divididos em fases, e elas conjuntamente formam o ciclo de vida do projeto.
(Fonte: PMBOK)
Att,
Foco na missão!!!
segundo o pmbok 5, o grupo de processos de execução consiste dos processos executados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de cumprir as especificações do projeto.
Para o gerenciamento do escopo do projeto, há a necessidade de se utilizar técnicas que permitam a coleta de requisitos. Existem diversos métodos, entre eles, o Desdobramento da Função de Qualidade (DFQ). Assinale a alternativa que apresenta a técnica a que o DFQ pertence.
Segundo o Glossário do PMBOK:
Desdobramento da função qualidade (QFD) / Quality Function Deployment (QFD). Uma técnica de facilitação de oficinas que ajuda a determinar as características críticas para o desenvolvimento de um produto novo.
Gabarito letra "C".
As tomadas de decisões nos grupos devem ser amparadas por técnicas previamente definidas. Assinale a alternativa que apresenta a decisão do maior bloco do grupo, mesmo que não haja maioria.
Existem vários métodos para se chegar a uma decisão em grupo, tais como:
Unanimidade. Uma decisão alcançada de tal forma que todos concordam com um único curso de ação. Uma maneira de se alcançar a unanimidade é através da Técnica Delphi, em que um grupo de especialistas selecionados responde questionários e fornece comentários a respeito das respostas de cada rodada de coleta de requisitos. Para manter o anonimato, as respostas só fiam disponíveis para o facilitador.
Maioria. Uma decisão alcançada com o apoio de mais de 50% dos membros do grupo. Um grupo com um número ímpar de participantes pode garantir que uma decisão será alcançada, ao invés de resultar em um empate.
Pluralidade. Uma decisão é tomada pelo maior bloco do grupo, mesmo que a maioria não seja alcançada. Este método é geralmente usado quando o número de opções nomeadas for maior que duas.
Ditadura. Neste método um indivíduo decide pelo grupo.
(Fonte: PMBOK 5, pag 114)
Gabarito letra "C".
I - ( C) O Plano de gerenciamento do cronograma estabelece Regras para Medição do Desempenho (regras para gerenciamento do valor agregado ou outras regras de medição)
II - ( E) VPR é utilizado para medição de desempenho.
III - ( C ) A função do IDP é verificar se o prazo está conforme o planejado ( IDP é exatamente 1,0), se o projeto está adiantado ( IDP está acima de 1,0) ou se o projeto está atrasado ( IDP está abaixo de 1,0).
Resposta: C
Segundo o PMBOK 6ª edição:
Variação de prazos (VPR) é uma medida de desempenho do cronograma expressa como a diferença entre o valor agregado e o valor planejado. É a quantidade de adiantamento ou atraso do projeto quanto à data de entrega planejada, em um determinado momento. É uma medida de desempenho do cronograma de um projeto. É igual ao valor agregado (VA) menos o valor planejado (VP). A variação de prazos da AVA é uma métrica útil, pois pode indicar que um projeto está atrasado ou adiantado em relação à linha de base do cronograma.
No planejamento da qualidade do projeto, podem ser utilizadas diversas ferramentas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica que ressalta os impactos a favor e contra as mudanças.
Letra (e)
A análise do campo de força é uma ferramenta valiosa para gestão de mudança. Esta técnica de gestão foi desenvolvida por Kurt Lewin; análise do campo de força de Lewin avalia o impacto líquido de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos: forças propulsoras e forças de retenção.
Forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. Estes impulsionadores de mudança promovem e encorajam o processo de mudança. Alguns exemplos de forças propulsoras são mandato de executivo, demanda de cliente e maior eficiência. Forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil. Estas forças combatem as forças propulsoras e evitam ou resistem à mudança.
Alguns exemplos de forças de retenção são medo, falta de treinamento e a falta de incentivos. Quando estes dois grupos de forças são iguais as mudanças ficam em um estado estático de equilíbrio, o que significa que nenhum movimento em direção a ou para longe da mudança está ocorrendo.
Bons estudos.