SóProvas


ID
1558243
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança não é sinônimo de poder ou autoridade, mas há uma estreita relação entre ambos. A seguir, são apresentados alguns tipos de autoridade com aspectos relacionados. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 ( ) A autoridade está relacionada ao uso da força ou da coerção.
 ( ) A autoridade carismática é decorrente das características pessoais. 
( ) A autoridade que privilegia os dotes naturais para a liderança é a tradicional. 
( ) A autoridade tradicional é exercida em decorrência das relações de parentesco. 
( ) A autoridade patrilinear segue uma sequência previamente definida pelo grupo social.
( ) A autoridade racional-legal é reconhecida através da hierarquia.

Alternativas
Comentários
  •  

    veja bem o que diz meu material:

    autoridade formal : Usa a força do cargo para impor obediência.

     

    então a primeira opção não estaria correta? a autoridade usa a força e a coerção para o funcionaríao obedecer...ele ñ obedece pq quer...mas o cara é chefe e manda.

  • Ana, pensei como você na primeira vez que eu li, mas depois fiquei pensando que o líder também tem autoridade e nem por isso ele precisa utilizar a força, o líder utiliza o poder para influenciar as pessoas.

  • PODER;é capacidade de afetar e controlar as ações e decisões de outras pessoas,mesmo quando elas podem resistir.

    AUTORIDADE;é o poder legítimo ou seja,o poder que tem uma pessoa em virtude do papel ou posição que exerce em uma estrutura organizacional.é o poder legal e socialmente aceito.

    PORTANTO NÃO É A AUTORIDADE QUE ESTÁ RELACIONADA AO USO DA FORÇA E DA COERÇÃO E SIM O PODER.ou seja quem tem autoridade nao precisa ser coercitivo . portanto letra A falsa .  GABARITO  ( D )

  • Gestão Contemporânea de Pessoas - 2.ed.: Novas Práticas, Conceitos Tradicionais

    Por Claudia Bitencourt.

    Pag. 203 (COPIADO E COLADO)

    https://books.google.com.br/books?id=cWxe-K9T9TAC&pg=PA203&lpg=PA203&dq=a+autoridade+est%C3%A1+relacionada+ao+uso+da+for%C3%A7a+e+da+coers%C3%A3o&source=bl&ots=MwhK-o26HL&sig=FY8eKNugUGNNGodsAwz7Hz7XKpo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwii0MLw8ePUAhUHQpAKHaNSACgQ6AEIPTAE#v=onepage&q=a%20autoridade%20est%C3%A1%20relacionada%20ao%20uso%20da%20for%C3%A7a%20e%20da%20coers%C3%A3o&f=false

  • Ana, como você mesmo comentou.. a definição é de autoridade FORMAL : está relacionada ao uso da força ou da coerção.

    Porém a questão não restringiu o tipo de autoridade. Está assim "A autoridade está relacionada ao uso da força ou da coerção." Sendo assim está incorreta, pois existe por exemplo a autoridade carismática que deccore dos traços pessoais de um individuo e não da força ou coerção.

  • ( ) O PODER está relacionada ao uso da força ou da coerção. ( Definição de Max Weber)

     ( ) A autoridade carismática é decorrente das características pessoais. 

    ( ) A autoridade que privilegia os dotes naturais para a liderança é a CARISMÁTICA. ( Definição de Max Weber) 

    ( ) A autoridade tradicional é exercida em decorrência das relações de parentesco. 

    ( ) A autoridade patrilinear segue uma sequência previamente definida pelo grupo social.

    ( ) A autoridade racional-legal é reconhecida através da hierarquia.

  • Engraçado que você joga "autoridade patrilinear" no Google e não acha uma referência, de onde essa banca tira esses conceitos??

  • A autoridade não é a única fonte do poder dentro de uma organização. Segundo Sobral e Alketa, o conceito de poder é mais abrangente que o conceito de autoridade, visto que pessoas sem nenhuma autoridade tem às vezes, muito poder na organização. Quem tem autoridade tem poder, porém, nem todo poder deriva da autoridade.

     

    O poder pode ser conceituado como a possibilidade de influenciar pessoas ou um grupo de pessoas e modificar seu comportamento. Entre os principais tipos de poder estão:

     

    Poder coercitivo: Quem detém este poder pode punir através de sanções, de penas, de castigos. O medo da punição altera assim o comportamento das pessoas.

     

    Poder de recompensa: Neste tipo o poder se exprime pela capacidade do detentor do poder de incentivar através de salários, de bônus, de prêmios as outras pessoas. Desta forma ele pode alterar o comportamento das pessoas de maneira positiva.

     

    Poder Legítimo: Este tipo é derivado da posição hierárquica na organização, da estrutura formal da empresa. É o tipo de poder que os superiores hierárquicos detêm.

     

    Poder Referente: Também chamado de carismático, é decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém, geralmente um herói, um líder. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias, são influenciadas por esta pessoa.

     

    Poder de Competência: Este tipo se origina do reconhecimento de que uma pessoa detém um know-how, um conhecimento especial que o diferencia dos demais em algum tema. Esta competência em uma área específica gera uma “obediência” por parte dos outros, quando o assunto for ligado a esta área.

     

    (Rodrigo Rennó)

  • OACP--->DESAPRENDER 

  • GABARITO D


    Sistema patriarcal, segundo Radcliffe-Brown, é como se denomina uma sociedade em que a descendência é patrilinear (os filhos pertencem ao grupo do pai), o casamento é patrilocal (a esposa passa para o grupo do marido), a herança (de propriedade) e a sucessão se dão pelo lado masculino e a família é patripotestal. Estudiosos afirmaram, porém, que o sistema patriarcal definido como aquele em que há domínio absoluto do homem é raríssimo.


    O patriarcalismo também foi definido como qualquer sociedade em que o sexo feminino se acha em condição inferior. Os psicanalistas, inclusive Sigmund Freud e Alfred Ernest Jones, empregaram o termo patriarcal, mas não procuraram defini-lo, preferindo usar a imagem do século XIX.


    FONTE: http://www.megatimes.com.br/2014/06/matriarcado-e-patriarcado.html


    Dessa forma, conseguimos inferir que falar em patrilinear é o mesmo que falar em sistemas patriarcais. Convenhamos, nesses sistemas em determinado momento da história a sociedade teve de "eleger" um representante, que logo tomou o posto de autoridade para si, criando uma verdadeira linha sucessória entre sua família, tratando o cargo como "vitalício".



    Foi meu raciocínio pra resolver mais 1 da AOCP...


    Bons estudos!


  • Sangue de Jesus tem poder

  • Sinceramente, acho q vou fazer só as questões do meu material mesmo e resolver questões de outras bancas. Estudar administração pelas provas da AOCP não faz nenhum sentido - nem mesmo as próprias questões fazem. Nas outras bancas os examinadores também viajam. Mas nessa aqui... PQP! Acho q vou responder questões de bancas mais sérias e torcer para q não caia nenhuma teoria tirada do limbo ou para que o examinador tenha sido aprovado no exame toxicológico - o(s) examinador(es) da AOCP PRECISA(M) fazer esses exames!!!

  • Existe dois tipos de autoridade: a FORMAL e a INFORMAL. A primeira pode-se utilizar a força do cargo para impor obediência, enquanto a informal diz respeito aos líderes escolhidos pelo grupo.

    A questão ao falar que "autoridade" está relacionada ao uso da força ou coerção, está generalizando, uma vez que apenas um dos tipos de autoridade utiliza a força.

  • Autoridade patrilinear é nova pra mim...

    Banca esquisita

  • GAB. D)

    COMPLEMENTANDO....

    A autoridade tradicional é exercida em decorrência de critérios de tradição como, por exemplo, a herança.

    O critério que predomina são as relações de parentesco, especialmente as patrilineares, conforme uma sequência previamente definida pelo grupo social.

    Significado de patrilinear. O que é patrilinear: É um sistema onde organizam os parentes através da linhagem paterna.

    @danizinhaconcurseira