SóProvas


ID
1558252
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A exposição das pessoas a tipos variados de experiências, como missões em outros países, seminários de desenvolvimento profissional ou licenças prolongadas, podem ajudar a abalar abertamente os processos decisórios rotineiros. Assinale a alternativa que apresenta algumas das situações de indução da criatividade no processo decisório nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Determinação de metas específicas e complexas e prazos rígidos induz à criatividade? 

    Alguém consegue elaborar?

  • Alt. A

    ÚNICA referência que encontrei: http://docslide.com.br/documents/apostila-de-co-2010-02.html

    Dá um Ctrl+F lá e procura pelas palavras da letra A.

  • Avisar ao examinador do inst. aocp que nao pode fumar maconha antes de elaborar à prova!

  • 62% erraram. A questão me parece atípica.

    Tem que ter paciência com quem elabora as questões desta banca.

     

    Indiquem para comentário! Quem sabe uma alma aparece.

  • exposição de seus membros?

  • "Determinação de metas específicas e complexas e prazos rígidos"
    Isto estimula a criatividade? Só pode ter algo errado ae....

  • Gabarito: A

    Texto do arquivo citado por Najara (apostila de uma professora de Administração - Apostila de Comportamento Organizacional):

     

    Situações de Indução da Criatividade
    Metas específicas e complexas e prazos rígidos parecem estimular a realização criativa. A criatividade frequentemente brota de organizações que se encontram encurraladas e necessitam de mudança radical para sobreviver. O grau em que as organizações reconhecem e recompensam a criatividade é de capital importância. Uma cultura que promova a criatividade deve assegurar não apenas que a inventividade seja reforçada mas, também, que a experimentação que resulta em fracasso não seja punida. Finalmente, uma vez que a criatividade brota dos esforços de colaboração de diferentes indivíduos, as organizações devem promover internamente a diversidade e a exposição de seus membros.

  • Essa banca é um lixo

  • "Determinação de metas específicas e complexas..." OK, até aqui entendi.

    Mas chegou aqui "...prazos rígidos..." aí lascou tudo.

  • De acordo com Wagner III e Hollenbeck (1999), certas características dos indivíduos parecem estar associadas a esforços criativos. Em princípio, há pouca relação entre criatividade, aptidão cognitiva geral e capacidades específicas de raciocínio e dedução. Parece que as características pessoais, como interesses, atitudes e motivação, são mais importantes que a inteligência na distinção entre as pessoas criativas e a população em geral. Uma característica comum das pessoas criativas é que elas estabelecem metas elevadas para si mesmas, o que pode deixálas descontentes com o status quo e as soluções correntes para os problemas. Elas também são persistentes e dispõem de um elevado nível de energia. Segundo os autores, para aumentar a inovação, as organizações devem: selecionar pessoal com características que parecem relacionadas à criatividade; determinar metas específicas e complexas e prazos rígidos, que parecem realmente estimular a realização criativa; reconhecer e recompensar a criatividade e, por fim, assegurar que a inovação seja reforçada, mas que a experimentação que resulte em fracasso não seja castigada.

    Achei em trecho em uma dissertação de mestrado, ao que tudo indica, foi retirado do livro de Robbins.

    Bons estudos!!

     

     

  • Sobre prazos rígidos... lembrei de toda a engenhosidade que brota quando a gente deixa para fazer o trabalho da faculdade de última hora, com aquela pressão criativa.

  • Estudar certas teorias, são extremamente válidas para ter raiva!

  •  NESSE ITEM A PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E DA EXPOSIÇÃO DE SEUS MEMBROS NOS REMETE AO CONCEITO DE GESTÃO PARTICIPATIVA E DE INCLUSÃO DE TODOS OS MEMBROS NO PROCESSO DECISÓRIO!!

    Nesse sentido, acredita-se que decisões tomadas em grupos, envolvendo todos os atores organizacionais afetados pelo problema em questão, possuem maior chance de serem criativas. Angeloni (2003, p. 22) coloca que um número maior de pessoas envolvidas no processo de tomada de decisão “tende a resultados mais qualificados, aumentando o conhecimento da situação de decisão, amenizando, pela agregação de informações e conhecimentos, as distorções da visão individualista”. Logo, a assertiva que possui todos os requisitos citados de criatividade no processo decisório das organização é LETRA A.

    LEMBRE-SE QUANDO FALAR EM CRIATIVIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO LEMBRE DAS PALAVRAS RELACIONADAS A DIVERSIDADE CULTURAL!

    Comentário Prof. Romulo Passos

  • pior banca!

  • Pelo menos na teoria, se você tem uma meta a ser cumprida e um prazo determinado- pensando em alguém que os quer cumprir com eficácia, motivado-, levaria a que um funcionário pensasse em métodos e maneiras p/ se alcançar determinado objetivo proposto. Isso através de meios criativos.

    Vai que é isso, né ? kkk

    #empalamentoAOCP

  • Como vou ter mais criatividade com prazos rígidos? vou ficar sobre pressão e nervosa e o cérebro vai bugar kkkkkkkkkkk

  • Determinação de metas específicas e complexas e prazos rígidos. Sinceramente, que teoria lixo!

  • 2019 -----> rezar que a banca tenha evoluído e enfim tenha aprendido a elaborar questões de adm.

  • Segundo Robbins, para aumentar a criatividade e inovação, as organizações devem:

    1) Selecionar pessoas com criatividade;

    2) Estabelecer metas específicas, complexas e prazos rígidos para que possam estimular a criatividade das pessoas;

    3) Reconhecer e recompensar a criatividade das pessoas, mas que a experimentação que resulte em fracasso não seja castigada.

  • Metas específicas e, principalmente, complexas não promove criatividade. Pelo contrário, promove desmotivação e conflitos. Há autores que defendem o estabelecimento de metas claras e passíveis de serem concretizadas.

    Que doideira.

  • É porque o empregado vai ter que se rebolar e usar a criatividade para cumprir as metas e prazos estipulados. Só pode.

  • "Don't worry about a thing,

    'Cause every little thing gonna be all right.

    Singin': "Don't worry about a thing,

    'Cause every little thing gonna be all right!"

  • Fuma fuma fuma folha de bananeira, fuma na boa só de brincadeira ♫♫♫♫

  • é o quê??

  • Bora rir para não chorar kkkkk