-
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social. Preocupada com essa situação a fim de manter os seus interesses de exploração da força de trabalho, a classe dominante, juntamente com o Estado somaram forças para conter a classe operária, mantendo a harmonia social. A Igreja passou então a oferecer formação específica para moças de famílias tradicionais com intuito de exercer ações sociais.
-
Resposta B
Solução de situações-problema, de casos individuais.
-
Terá particular destaque na estruturação do perfi l da emergente
profissão no país a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos
conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros. Cabe ainda assinalar, que nesse momento, a
questão social é vista a partir de forte influência do pensamento
social da Igreja, que a trata como questão moral, como um conjunto
de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os
vivenciam, embora situados dentro de relações capitalistas. (www.scielo.org)
-
O S. Social surgiu em 30, no Brasil, associado ao processo de industrialização que concentrou a população urbana e precarizou condições de trabalho. A fim de conter as manifestações sociais, a burguesia se associou ao clero criando programas assistenciais. A primeira escola de S. Social com influencia da Ação católica - Escola franco-belga - propósito de servir ao outro.
-
Gabarito B
2 O processo de institucionalização e legitimação da profissão no Brasil
"Cabe ainda assinalar que, nesse momento, a "questão social" é vista a partir do pensamento social da Igreja, como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam embora situados dentro de relações capitalistas. Trata-se de um enfoque conservador, individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrará, no Serviço Social, efetivas possibilidades de desenvolvimento" (YAZBEK, 2009, p.8). Disponível em < http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf>
-
b) solução de situações-problema, de casos individuais.
-
a "questão social" é vista a partir do pensamento social da Igreja, como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam embora situados dentro de relações capitalistas. Trata-se de um enfoque conservador, individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrará, no Serviço Social, efetivas possibilidades de desenvolvimento.
O significado sócio-histórico da profissão
Maria Carmelita Yazbek
-
A atuação profissional, se limitava a uma leitura individual de sociedade nas décadas de 1930 e se baseava em -----------> solução de situações-problema, de casos individuais.
O Serviço Social foi implantado no Brasil em 1936 através do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)
-
Gabarito letra B. Porém o enunciado da questão contém uma informação errada o CEAS foi fundado em setembro de 1932, e não em 1936. Em 1936 nós temos a primeira escola de serviço social no Brasil que foi inaugurado na PUC-SP.