SóProvas


ID
1559701
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou, em 1º de dezembro de 2014, os resultados preliminares da balança comercial do país para o mês de novembro: um déficit de 2,35 bilhões de dólares. Com isso, o saldo acumulado nos primeiros onze meses de 2014 foi a 4,22 bilhões de dólares negativos. O baixo desempenho se deve, fundamentalmente, à redução nas importações dos principais parceiros comerciais do Brasil, que são:

Alternativas
Comentários
  • (D) Por ser a menos errada.

    1º lugar: China - O Brasil importou mais de U$34 bilhões de dólares de produtos chineses em 2012. Foram quase 5% a mais que no ano de 2011. O que tem colaborado a negociação entre o Brasil e China são os incentivos do governo. Para as exportação do Brasil aumentarem ainda falta que a estrutura do nosso país melhore, principalmente na parte portuária, logística e custos.
    O Brasil é o maior exportador de soja para a China. Outro produto exportado para a China foi o óleo de soja. A soja e o óleo do soja fazem parte da mesa dos chineses, por isso eles consomem muito o produto e necessitam da importação.
    O minério de ferro também foi bastante exportado para a China, pois é usado na fabricação do aço no qual possui muita procura no país.
    As principais empresas exportadoras em 2002 para a China foram: ADM Exportadora e Importadora AS, Bunge Alimentos AS, Cargill Agrícola SA, Cia. Vale do Rio Doce, Minerações Brasileiras Reunidas AS e Samarco Mineração AS.
    Já os principais produtos que o Brasil importou da China foram: 
    - materiais eletro-eletrônicos, máquinas e combustíveis minerais.

    2º lugar: Estados Unidos
    As exportações brasileiras para os Estados Unidos são principalmente os produtos industrializados dentre os manufaturados e os semifaturados.
    Os principais produtos exportados em 2011 foram: óleos brutos de petróleo,café torrado, produtos de ferro e aço, ferro fundido bruto e pasta química de madeira.

    3º lugar: Argentina
    Em 1991, o comércio entre o Brasil e a Argentina tem apresentado notável expansão devido a assinatura do Tratado de Assunção.

    4º lugar: Alemanha
    A Alemanha foi o 4º principal parceiro comercial do Brasil em 2012. 
    Nas exportações da Alemanha para o Brasil, destacaram-se os bens de capital para a indústria e as matérias-primas e produtos intermediários para a indústria.
    Entre 2008 e 2012, o intercâmbio comercial brasileiro com o país cresceu somente 3%, passando de US$ 20,9 bilhões, para US$ 21,5 bilhões. 
    As exportações do Brasil para a Alemanha corresponde principalmente dos produtos básicos. Pode-se destacar o café, o chá, minério de ferro, sementes, grãos, pedras preciosas e ouro.
    Já os produtos que o Brasil mais importou da Alemanha foram os manufaturados (máquinas e automóveis) representando mais de 90%. 

    http://paiseseviagens.com/america-do-sul/brasil/os-principais-parceiros-comerciais-do-brasil.htm

  • E os EUA?! Muita sacanagem essa questão!