SóProvas


ID
1561261
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social do Tribunal de Justiça, ao atender uma família, tendo entre um de seus membros uma criança com deficiência que não recebe atendimento na rede pública de saúde, deve

Alternativas
Comentários
  • Letra A - oferecer todas as orientações necessárias que subsidiem para busca do seu direito, pois a legislação assegura atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, e atendimento especializado à criança e ao adolescente portadores de deficiência.

  • Estava bem intuitiva essa questão!

  • DISCRIMINAÇÕES POSITIVAS Aos que tenham deficiências ou necessidades especiais

    Cumprir o art. 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente [que assegura o atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, o atendimento especializado à criança e ao adolescente portadores de deficiência, e incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação], garantindo o fornecimento gratuito de medicamentos e próteses. 

    “SAÚDE: DIREITO DE TODOS, DEVER DO ESTADO A SAÚDE QUE TEMOS, O SUS QUE QUEREMOS” 

    Brasília, 7 a 11 de dezembro de 2003 


  • Gabarito A

    A Saúde, um dos pilares da Seguridade Social, tem acesso universal e igualitário e acesso especializado às crianças e adolescentes deficientes.

  • A primeira ação do assistente social nesse caso é informar. É assegurado em lei o direito a todos os cidadãos o atendimento necessário no SUS.
    R: A

     

  • A saúde e um dos pilares do tripé da seguridade social brasileira ! sendo ela uma política universal de direito do cidadão e dever do Estado! Portanto prestar as informações e fazer os encaminhamentos para rede intersetorial é fundamental!