SóProvas


ID
1566397
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe um termo técnico que define a temperatura mínima em que um combustível começa a desprender vapores que, se entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam, sendo que as chamas não se mantêm, não se sustentam, por não existirem vapores suficientes. Este ponto é denominado ponto de:

Alternativas
Comentários
    1. Ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.

  • Se o calor fornecido continuar e a temperatura do combustível aumentar, chegará um momento que os gases desprendidos, junto com o oxigênio, começarão a pegar fogo sem a necessidade de fornecimento de calor.


    A temperatura mínima, na qual acima dela o combustível mantém sua queima, é chamado de ponto de combustão da substância.


    O ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual a substância (combustível) começam a liberar seus vapores inflamáveis. O ponto de fulgor que álcool etílico é aproximadamente 13 oC, que é um valor baixo (por isso os vapores de álcool se inflamam facilmente). Já o da madeira é 150 oC, necessitando muito calor para gerar essa temperatura, que irá liberar gases.