SóProvas


ID
1569517
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

. O modelo de ergonomia que busca a capacitação dos próprios trabalhadores para identificar e corrigir os problemas encontrados nas atividades diárias ou emergenciais é classificado como ergonomia de:

Alternativas
Comentários
  • 1- ERGONOMIA DE CORREÇÃO: Envolve e estuda: Atividade; Ambientes físicos; Iluminação, ruído, temperatura, etc; O posto de trabalho; Dimensões, formas, concepção etc. Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc. Tem eficácia limitada, pois corrigir sempre custa mais dinheiro.



    2 -ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO: Interfere amplamente no projeto, da concepção do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho e formação de pessoal.



    3- ERGONOMIA (D)E CONSCIENTIZAÇÃO: Ensina ao colaborador ou associado a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, Uso adequado de mobiliários e equipamentos. Implantação de pausas, Ginástica laborativa (antes, no meio e depois da atividade).


    http://www.mundoergonomia.com.br/

  • Gabarito letra C

     

     

    De correção

    A ergonomia de correção modifica parcialmente elementos da área de trabalho como as dimensões, iluminação, ruídos e temperaturas para adaptá-los ao fluxo de pessoas, tornando-os mais confortáveis e salubres.

     

    De concepção

    Ao contrário da ergonomia de correção, a ergonomia de concepção é uma interferência mais ampla no desenvolvimento no projeto – da planta, instalações de equipamentos, organização da linha de produção e formação de pessoal.

     

    De conscientização

    Para conscientizar os trabalhadores sobre os benefícios da ergonomia. É necessário orientá-los sobre doenças ocupacionais geradas por ambientes mal planejados e insalubres. A importância da ginástica laboral e da pausa para descanso. Outro objetivo é informar os trabalhadores sobre o uso adequado de equipamentos, maquinários, bem a postura correta na execução das tarefas como, por exemplo, sentar-se da maneira certa para evitar problemas na coluna.

     

    Participativa

    A participação dos membros da organização pode ser estimulada com a criação do Comitê Interno de Ergonomia, com representantes da empresa e funcionários. Quanto maior for o engajamento melhores serão os resultados do projeto ergonômico.