-
O erro está em dizer que o texto constitucional veda exceções. Vejamos:
Art. 5º XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
Hoje, o STF e a CPI, por voto da maioria da comissão, admitem a quebra de sigilo também das correspondências, das comunicações telegráficas e de dados, desde que fundamentado.
Ainda há jurisprudência no sentido de o diretor do estabelecimento prisional, quando tiver fundadas suspeitas de cometimento de algum crime por parte de um detento, violar a correspondência do mesmo com o fito de impedir a perpetração do crime. Uma vez que a proteção epistolar, que é constitucional, não pode ser utilizada como escudo para o cometimento de infração penal.
-
Tem gente aqui comentando coisa nada a ver com a questão
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
São pilares, pois infatiza a liberdade.
Lembrando que a DUDH tem a sua influência francesa no ideal de direitos humanos (liberdade, igualdade e fraternidade). Esses princípios oxiológicos estão já no primeiro artigo da DUDH e orienta todos os direitos humanos. Em seu texto na seguinte questão acima está expressa no Art. XVIII.
" TODA PESSOA TEM DIREITO DE LIBERDADE DE PENSAMENTO, CONSCIÊNCIA E RELIGIÃO, ESTE INCLUI A LIBERDADEDE MUDAR DE RELIGIÃO OU CRENÇA EA LIBERDADE....."
-
Siqueira, muito bom o seu comentário, concordo plenamente.
-
"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória". Pv 21:31
Faz tua parte que eu faço a minha
-
Esse "pilares" me provocou um receio em responder haha
Deu a sensação de que seriam "principais direitos", algo do tipo.
-
Me criou duvida quanto aos direitos de 3 dimençao.
-
Siqueira é fera. Comentarios coerentes e praticos, por mais jovens assim no QC
-
Correto
ART 18º da DUDH
ART 19º da DUDH
-
GAB: CERTO.
PREÂMBULO DA DUDH:
" Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a actos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem."
-
CORRETO
Artigo 18.º
(Liberdade de pensamento, consciência e religião)
Toda a pessoa tem direito a liberdade de pensamento, de consciência, e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião e/ou convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.
http://www.refugiados.net/cid_virtual_bkup/asilo1/dudh.html
"Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte."
-
O contexto histórico que leva à criação da ONU e da Declaração Universal dos Direitos Humanos está diretamente ligado à Segunda Guerra Mundial. Dentre os documentos que foram utilizados pela Comissão de Direitos Humanos para a elaboração da Declaração Universal pode-se apontar o Discurso das Quatro Liberdades, feito pelo Presidente Americano Franklin Roosevelt e que aponta como fundamentais as liberdades de expressão, religiosa, de viver sem penúria e de viver sem medo. Em 1948, esta ideia foi reproduzida em parte do Preâmbulo da Declaração Universal, que diz: "Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos
resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e
que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade
de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da
necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do ser humano
comum". Ou seja, a liberdade de pensamento e de expressão e a liberdade de religião são, de fato, pilares da Declaração Universal.
Gabarito: a afirmativa está correta.
-
Redação linda !!!
Gabarito Certo
-
Não há menção de direitos de 3 geração na DUDH. Entende-se que o direito a manifestação de religião é individual. Ou seja, não que você tenha que se manifestar isoladamente, pode se quiser, o que não pode é OBRIGAR OS DEMAIS!
DEPEN
PERTENCEREMOS o/
-
Geração MiMiMi.
Jurei que o pilar dos direitos humanos seria a Vida, afinal o surgimento se deu após a segunda guerra, liberdade de expressão e preconceito religioso não são tão relevantes para se ter dignidade. Quem demonstra ser diferente do que eu penso, simplesmente terei quatro reações: Concordar, entrar num ouvido e sair pelo o outro, manifestar minha linha de raciocínio através de um diálogo naquilo que eu acredito ou então desprezo :)
Pura bobagem se ofender com palavras, pé no chão e certeza não irá lhe trazer indignação. Raiva é falta de esclarecimento e a verdade que o outro diz sobre você.
Gandhi morreu em 1948 e a humanidade ainda não aprendeu a ser pacífico, combustível do agressor é ver que conseguiu atingir o alvo.
-
Minha contribuição.
DUDH
Art. 18
Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Art. 19
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Abraço!!!
-
OBS: CF/88, ART. 5°
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
-
Na minha opinião a questão está equivocada, uma vez que o pilar da DUDH é a dignidade humana, e não somente seus direitos e garantias individuais.
-
leiam a dudh, não leva nem 5 minutos
-
A banca cespe é pura interpretação , têm questões que nunca estudei e acerto .
-
CORRETO
Sidney Guerra trata sobre o assunto da seguinte forma:
“Consolida-se o movimento da internacionalização dos direitos humanos, no qual as relações dos Estados com seus nacionais deixam de ter apenas o interesse doméstico e passam a ser de interesse internacional, e definitivamente o sistema internacional deixa de ser apenas um diálogo entre Estados, sendo a relação de um Estado com seus nacionais uma questão de interesse internacional”. (GUERRA, Sidney. Direitos Humanos, 2ª edição, São Paulo: Editora Saraiva: 2014, p. 105)
DUDH: é a principal contribuição para a universalização da proteção ao ser humano.
-
Inclusive da nossa constituição federal o ''STF '' TEM QUE ENTENDER ISSO.
GAB : C
FOCOPMAL
-
isso, isso, isso,isso,isso,isso,isso,isso,isso, isso, isso,isso,isso,isso,isso,isso,.
............
-
Lembrando que na DUDH para os direitos de pensamento e expressão (opinião) NÃO há interferências, diferente da CF/88, em sua redação, deixa explicito limites quanto a liberdade de opinião, como a vedação ao anonimato.
-
Nem precisa ir ao texto da Declaração, basta pensar nos horrores que antecederam a criação da ONU e suas motivações (perseguições políticas e religiosas)
-
Errei, mas vi que a DUDH trata apenas de direitos de primeira e segunda dimensão (civis, políticos, sociais, econômicos e culturais), ou seja, igualdade e liberdade. A liberdade de pensamento e de expressão e a liberdade de religião estão inseridos nesses direitos.
-
O pilar é a dignidade da pessoa humana
-
Certo.
DUDH, Art. 18 Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
DUDH, Art. 19 Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
-
caiiiiiib ,pilar dignidade da pessoa humana
-
Conclusão: os pilares da DUDH é o que a cespe quiser kkkkkk
-
Ué o pilar não seria a dignidade da pessoa humana?
-
CORRETO
-
CESPE É ...
-
MEUUUU DEUS, CESPEEEEE
-
TENTANDO ENTENDER O RACIOCÍNIO DA CESPE/CEBRASPE:
"O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue".
"A liberdade de pensamento e de expressão e a liberdade de religião constituem pilares da DUDH".
Trazendo o contexto das duas grandes guerras mundiais, com ênfase à Segunda Guerra Mundial; onde observa-se toda opressão nazista. Pode-se entender que os itens citados foram sim pilares da DUDH. Tendo a ideia que o movimento de comoção gerado, principalmente após as atrocidades nazistas, teceu o texto da DUDH.
-
Quando for responder uma questão da Cespe eu penso... A está certo, então vou responder letra B
-
O contexto histórico que leva à criação da ONU e da Declaração Universal dos Direitos Humanos está diretamente ligado à Segunda Guerra Mundial. Dentre os documentos que foram utilizados pela Comissão de Direitos Humanos para a elaboração da Declaração Universal pode-se apontar o Discurso das Quatro Liberdades, feito pelo Presidente Americano Franklin Roosevelt e que aponta como fundamentais as liberdades de expressão, religiosa, de viver sem penúria e de viver sem medo. Em 1948, esta ideia foi reproduzida em parte do Preâmbulo da Declaração Universal, que diz: "Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum". Ou seja, a liberdade de pensamento e de expressão e a liberdade de religião são, de fato, pilares da Declaração Universal.
Gabarito: a afirmativa está correta.
-
A banca poderia colocar quaisquer direitos e dizer que eles são pilares da DUDH e estaria correto.