SóProvas


ID
1573129
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


                            Comediantes estão cada vez mais sendo perseguidos


         O humor é um constante trabalho de reinvenção, todos os dias é preciso pensar fora da caixa. Construir uma boa piada é tentar distrair a mente do público para causar uma surpresa, para que o desfecho não seja previsível e cause no espectador o espasmo da risada em sua face. Acredito que o processo para se fazer graça em tempos que a profissão está cada vez mais concorrida continua o mesmo. Sempre precisamos buscar outros caminhos e aplicar o mesmo processo de criação nas escolhas e formas de fazer piada. Também acho importante estar sempre conectado com as notícias e ter agilidade para não perder o "timing".

         Só que a gente que faz comédia está cada dia mais perseguido, e isso é muito ruim para o comediante. Esses dias fiz piadas sobre a manifestação e acabei sendo perseguido. Outro dia a piada falava do frio de Curitiba e acabei sendo ameaçado por feministas, ou seja, uma cutucada dispara outra e é preciso ficar atento. Só que ficar atento não é bom para o humor, o humor tem que ser verdadeiro e ácido quando necessário.

         Se você pensar duas vezes se vai ou não vai ofender alguém é melhor nem fazer piada, porque a piada sempre vai ter um alvo. Acredito que é possível fazer piadas com qualquer assunto, depende só de como você trata esse assunto e da dose de exagero que você coloca para que fique engraçada. Não devemos, enquanto humoristas, focar somente em um estilo de comédia para não cansar e saturar o público. Claro que sempre devemos ser honestos com a plateia, o consumidor de humor saca quando o comediante está forçando uma barra.

          O processo criativo deve ser provocado, não adianta esperar que as ideias apareçam, é preciso exercício. Criar é uma aeróbica mental e, na maioria das vezes, as ideias estão lá só esperando para serem resgatadas. O humorista não pode ter medo de tentar, até porque esse é o nosso trabalho. Nunca saberei se a piada funciona ou não até a hora que subo no palco e me arrisco. Já cansei de sair com três páginas de texto escrito e conseguir salvar só três piadas que realmente funcionaram, e olhe lá.

           Fazer televisão também é sempre muito importante porque divulga e populariza, mas hoje em dia veículos como as redes sociais, Facebook, YouTube e Twitter, além de ajudarem a divulgar o seu trabalho, servem como um mailing pessoal para levar público ao teatro e isso reflete em bilheteria. Claro que televisão ainda é muito importante, mas existe, por exemplo, um mercado enorme e rentável para comediantes no meio corporativo. O cinema nacional está se abrindo cada vez mais para a comédia, sitcoms, web séries, vlogs, uma infinidade de opções para o comediante se destacar. Quando comecei a fazer comédia não existiam tantas possibilidades para mostrar meu trabalho como existem hoje. Por isso hoje procuro usar tudo isso ao meu favor, no meio de várias tentativas, algumas sempre acabam virando e dando certo, mas é preciso insistir e fazer o seu, e de preferência não ligar muito para concorrência.  

                                                                                         Disponível em: http://noticias.uol.com.br/opiniao











Observe as palavras em destaque: “Já cansei de sair com três páginas de texto escrito e conseguir salvar só três piadas que realmente funcionaram, e olhe lá”. Nessas palavras, há algo em comum: TODAS contêm o fonema /s/. O mesmo ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • As palavras citadas como em destaque, não se encontram em destaque. Fica complicado resolver a questão tendo que adivinhar o que se deve responder.
  • Tem que resolver essa questão dos destaques que não existem. Como vou saber quais estão em destaque?
  • gabarito: letra C -  /e/ /s/ /e/ /s/ /ã/ /w/. é a única que possui o fone /s/

  • As palavras em destaque são as que estão grifadas.

  • eu acertei mas SO BREMESA  tem o som s no começo.?

  • GABARITO LETRA C 

     

     A) SOBREMESA - SOBREMEZA

     

    B) TABACO  - TABAKO  

     

    C) EXCEÇÃO - ESESÃW 

     

    D) EXAME - EZÃE . 

  • Gab: 

    A)  SObremeza

    B) eSEçao 

     

    ?

  • Eu acredito que o enunciado não está muito claro,

    A opção A tem o fonema S, e um S com som de Z: SobremeZa

    E a opção C tem os as duas letras com som de S EsceSão.

     

    Então, eu creio que o enunciado quer saber em qual palavra todas são fonema S. Por isso a palavra TODAS está em caixa alta.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Fonema:
    O fonema é a menor unidade sonora da palavra e exerce duas funções: formar palavras e distinguir uma palavra da outra.
    É mais simples do que parece: quando os fonemas se combinam, formam palavras, ou seja, C + A + S + A = CASA. Percebeu? Quatro fonemas (sons) se combinaram e formaram uma palavra. Se substituirmos agora o som S por P, haverá uma nova palavra, certo? CAPA. A combinação de diferentes fonemas permite a formação de novas palavras com diferentes sentidos. Portanto, os fonemas de uma língua têm duas funções bem importantes: formar palavras e distinguir uma palavra da outra.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • A letra X pode representar os sons X, Z, S e KS, neste caso o X tem som de S.