SóProvas


ID
1575019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao disposto na CF acerca de ciclo orçamentário e orçamento público, julgue o item subsecutivo.


As fases do ciclo orçamentário podem ser aglutinadas de acordo com suas finalidades e periodicidades. 


Alternativas
Comentários
  • As fases do ciclo orçamentário são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida.


    GABARITO: ERRADO


    PROF: SERGIO MENDES

  • Errado


    Não pode ser aglutinado à fase de elaboração do orçamento por constituir o instrumento superordenador daquela, como evidenciado pelo cenário institucional articulado pela Constituição de 1988, em especial pelo art. 167, § 1º, que dispõe: "Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade."


  • Complementando:

    "Significado de Aglutinar

    v.t. Unir, juntar, colar, fundir."

    Fonte:http://www.dicio.com.br/aglutinar/



  • Complementando...

    (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO/STF/2013) Nos termos da CF, o ciclo orçamentário desdobra-se em oito fases, cada uma com ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida. C

  • AGLUTINAÇÃO = modo pelo qual elementos distintos se unem e integram, formando um todo em que dificilmente se reconhecem as partes originais.

  • Para quem quiser aprofundar,eis a fonte: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/orcamentouniao/estudos/artigos/antes-de-2005/Artigo070.pdf


  • Segundo Sanches,o ciclo orçamentario ampliado desdobrar-se em oito fase,e sao insuscetíveis de aglutinacao,dado que cada uma possui ritmo proprio,finalidade distinta e periocidade definida.

     

     

    Fonte:Prof.Sérgio Mendes

  • As fases do ciclo orçamentário são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida.

    Prof. Sérgio Mendes
     

  • CESPE 2013 ANALISTA JUDICIÁRIO
    "Nos termos da CF, o ciclo orçamentário desdobra-se em 8 fases, cada uma com ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida." 

    Item Correto

     
    O CO é um processo contínuo, dinâmico e flexível, com fases insuscetíveis de aglutinacao.  
    PPA: elaboro e aprovo (2)
    LDO: elaboro e aprovo (2)
    LOA: elaboro / estudo e aprovo / executo / acompanho/controlo EEAEA (4) 

  • O CICLO ORÇAMENTÁRIO É:

     

    - Um processo contínuo, dinâmico e flexível;

    - Insuscetível de aglutinacao;

    - NÃO autosuficiente;

     

    #SimplificaQueÉShow

     


     

  • Gabarito ERRADO.

    Aglitinação: modo pelo qual elementos distintos se unem e integram, formando um todo em que dificilmente se reconhecem as partes originais.

     

    #Bora

  • Ciclo orçamentário NÃO É PERIÓDICO, mas PERMANENTE.

    Bons estudos.

  • A questão trata do ciclo orçamentário ampliado, de 8 fases.

    E a resposta é: negativo! As fases do ciclo orçamentário não podem ser aglutinadas de acordo com suas finalidades e periodicidades, porque, segundo o autor Osvaldo Maldonado Sanches, tais fases são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida.

    Gabarito: Errado

  • É contínuo, portanto não periódico.

    É flexível, porém não sofre aglutinação.

  • ERRADO

  • Questão sobre o ciclo orçamentário, também chamado de processo orçamentário na doutrina.

    Conforme Paludo¹, o ciclo orçamentário é o período de tempo que em que se processam as atividades típicas do Orçamento Público, ou seja, a elaboração orçamentária, a aprovação, a execução orçamentária e financeira e o controle e avaliação. Por isso, o ciclo orçamentário é maior que o exercício financeiro. Inicia-se com a elaboração e aprovação (no ano anterior), a execução e o controle (no exercício) e o controle e a avaliação (no ano seguinte ou até em anos posteriores).

    Esse é o conceito mais clássico, seguido por Giacomoni², e mais comum em provas. Entretanto, existe também o conceito de ciclo orçamentário ampliado, idealizado por Sanches³ e que aparece eventualmente em provas, especialmente da banca CEBRASPE. Diferentemente do conceito clássico composto por 4 etapas, o ciclo orçamentário compreende 8 fases. Não vou descrevê-las aqui pois não interessa para resolver a questão. O que realmente interessa é o que Sanches³ afirma sobre essas fases:

    “Tais fases, em nosso entender, são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida. O plano plurianual, por exemplo, não pode ser aglutinado à fase de elaboração do orçamento, porquanto constitui instrumento superordenador daquela, como evidenciado pelo cenário institucional articulado pela Constituição de 1988, em especial pelo seu art. 167, § 1º."

    Veja que, segundo o autor, não é possível aglutinar as fases do ciclo orçamentário de acordo com suas finalidades e periodicidades pois elas são distintas.

    Repare, por exemplo, que seria impossível aglutinar a elaboração do plano plurianual, de responsabilidade do Poder Executivo, com a apreciação e a aprovação deste, a cargo do Legislativo, dadas as singularidades de cada um desses processos. Eles podem até ocorrer ao mesmo tempo, mas não se aglutinar, formando um só.

    Feita a revisão já podemos identificar o ERRO da assertiva:
    “As fases do ciclo orçamentário podem ser aglutinadas de acordo com suas finalidades e periodicidades. "

    Gabarito do Professor: Errado.

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.
    ²Giacomoni, James Orçamento público / James Giacomoni. – 17. ed. revista e atualizada – São Paulo: Atlas, 2017.
    ³SANCHES, Osvaldo Maldonado. O ciclo orçamentário: uma realização à luz da Constituição de 1988. IN Planejamento e orçamento governamental. Coletânea – Volume 2. Brasília, ENAP, 2006
  • As fases do ciclo orçamentário NÃO podem ser aglutinadas de acordo com suas finalidades e periodicidades.

  • Gab: ERRADO

    De acordo com a doutrina majoritária, o ciclo orçamentário possui 4 fases; o Planejamento, a Aprovação, a Execução e o Controle. Porém, de acordo com Osvaldo Maldonado Sanches, o ciclo possui 8 fases. Denominado por ele de Ciclo Orçamentário AMPLIADO!

    Atenção!!

    1° - Formulação do Planejamento pelo Executivo;

    2° - Apreciação e adequação do plano pelo Legislativo;

    3° - Proposição de metas e prioridades e alocação de recursos pelo Executivo;

    4° - Apreciação e adequação a LDO pelo Legislativo;

    5° - Elaboração da proposta do Orçamento pelo Executivo;

    6° - Autorização legislativa pelo Legislativo;

    7° - Execução dos orçamentos aprovados pelo Executivo;

    8° - Avaliação da execução e julgamento das contas pelo Legislativo.

    ---> Segundo Sanches, essas fases são insuscetíveis de aglutinação (incapazes de simplificar ou diminuir), pois cada uma possui um ritmo próprio e finalidade distinta.

    FONTE: meus resumos e mapas, c/c aulas do Prof. Marcel Guimarães - IMP. online.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Não podem ser aglutinadas, pois tem requisitos a serem atendidos (responsável, finalidade e periodicidade)

  • O ciclo orçamentário não pode ser aglutinado e não é auto suficiente.

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    09/12/2019 às 17:13

    A questão trata do ciclo orçamentário ampliado, de 8 fases.

    E a resposta é: negativo! As fases do ciclo orçamentário não podem ser aglutinadas de acordo com suas finalidades e periodicidades, porque, segundo o autor Osvaldo Maldonado Sanches, tais fases são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida.

    Gabarito: Errado