SóProvas


ID
1575502
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Em relação às disposições legais sobre organização e princípios da Seguridade Social previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    A) Está duplamente errada, trata-se da saúde e será descentralizada:

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo


    B) CERTO: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único

    C) Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social

    D) é um objetivo da assistência social
    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos
    III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

    E) Art. 194 Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos
    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
    VI - diversidade da base de financiamento;

    bons estudos
  • SOBRE A LETRA A) E B) 

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.


    SOBRE A LETRA C)D)

    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

    I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

    II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;

    III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

    IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

    V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

  • a) caráter descentralizado. O resto está certo.

    b) CORRETO. 

    c) Só tem natureza contributiva a previdência. 

    d) é objetivo da assistência social. 

    e) Uniformidade e equivalência dos benefícios é obrigatório por lei. 

  • a letra D é da Assistência social

  • ainda sobre o erro da letra A, está mesmo em "centralizado".

    8213/91

    Art. 2º A Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos:

    VIII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação do governo e da comunidade, em especial de trabalhadores em atividade, empregadores e aposentados.

  • a) ERRADA,  7º Princípio, caráter democrático e decentralizado da administração.
    b) CORRETA, ler o art 196.
    c) ERRADA, contributiva? kkkkk
    d) ERRADA, Integração no mercado de trabalho para quem ta se aposentendo ( Previdência Social )
    e) ERRADA, 2º Princípio , Uniformidade e Equivalência dos benefícios e serviços as populações urbanas e rurais. 

    Resposta: B

  • Pra mim o gabarito dessa questão fala de um dos princípios do SUS e não da Seguridade Social, questão de pura interpretação da cabeça do examinador.

  • A) Uma das diretrizes da Previdência Social é o seu caráter centralizado, com direção única em cada esfera de governo.(ERRADO).

    Art. 194. - VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    B) As ações e serviços públicos de Saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. (CORRETO).

    Art. 198. "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único..."

    C) 

    A assistência social será prestada a quem dela necessitar, com natureza facultativa, solidária e contributiva. (ERRADO).


    Art. 203. "A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social ..."

    D) A promoção da integração ao mercado de trabalho é um dos objetivos expressos da Previdência Social. (ERRADO).


    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: 

    III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

    E) Em razão da diversidade da base de financiamento, não há uniformidade e equivalência entre os benefícios às populações urbanas e rurais. (ERRADO).


    Art. 194. - II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm



  • A) errada-pois tem caráter descentralizado

    B)Correta  

    C)errada- SEM contribuição e tb o principio da solidariedade na esta expresso na constituição.

    D)errada- principio(objetivo) da assistência social

    E)Errada-existi sim a uniformidade entre benefícios rurais e urbanos 

  • letra A = Saúde= Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

    letra B = Gabarito

    letra C = Assistência Social não prevalece de contribuição

    letra D = Da assistência Social

    letra E = Há uniformidade e equivalência na prestação dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais

  • Parabéns, Renato! Sempre arrebentando nos comentários!

  • Para lembrar do sistema de saude - Vejam as grandes redes de Farmacias (Droga Raia, Drogaria Sao Paulo, Onofre), sao uma REDE UNICA, estao em varias regioes do Brasil, REGIONALIZADA, possuem HIERARQUIA (ha o chefe da farmacia, e os subordinados caixas, farmaceuticos), e ha PARTICIPACAO DA SOCIEDADE (os consumidores). 

  • AMPLIANDO OS ESTUDOS

    Nos planos Benefício Definido, o valor da contribuição e do benefício é definido na contratação do plano, cuja fórmula de cálculo é estabelecida em regulamento, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção. Esse plano tem natureza mutualista, ou seja, de caráter solidário entre os participantes, sendo determinante o seu equilíbrio atuarial. ex: RGPS é assim. No regime de repartição as despesas previdenciárias correntes são pagas com as receitas correntes.

     Nos planos CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA a fórmula é diferente: 

    o benefício tem o valor permanentemente ajustado, conforme o saldo de contas aplicável mantido em favor do participante, que, por sua vez, é resultante dos valores pagos a título de contribuição, do tempo de contribuição, dos rendimentos obtidos com os investimentos realizados, dentre outras variáveis. 

    Esses planos têm caráter individual, ou seja, cada participante tem a sua conta própria onde são contabilizadas as contribuições pessoais e aquelas feitas pelos patrocinadores. ex:: PREVIDENCIA COMPLEMENTAR é assim.

    ATENÇÃO: TEMA CORRELATO

    MODELO BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA

    Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.

    MODELO BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE

    O modelo beveridgiano amplia o seguro social para o maior número de riscos e alarga as fontes de financiamento da seguridade social para além da folha de pagamento, incluindo os impostos.

    A previdência social no Brasil adotou o sistema misto; para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.

    Os direitos da seguridade social, seja no modelo bismarckiano, seja no modelo beveridgiano, têm como parâmetro histórico central os direitos do trabalho.

  • GABARITO: LETRA B

    DA SAÚDE

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.

    FONTE: CF 1988