SóProvas


ID
1576519
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preconceitos

      Preconceitos são juízos firmados por antecipação; são rótulos prontos e aceitos para serem colados no que mal conhecemos. São valores que se adiantam e qualificam pessoas, gestos, ideias antes de bem distinguir o que sejam. São, nessa medida, profundamente injustos, podendo acarretar consequências dolorosas para suas vítimas. São pré-juízos. Ainda assim, é forçoso reconhecer: dificilmente vivemos sem alimentar e externar algum preconceito. 

     São em geral formulados com um alcance genérico: “o povo tal não presta”, “quem nasce ali é assim”, “música clássica é sempre chata”, “cuidado com quem lê muito” etc. Dispensamnos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um. “Detesto filmes franceses”, me disse um amigo. “Todos eles?” − perguntei, provocador. “Quem viu um já viu todos”, arrematou ele, coroando sua forma preconceituosa de julgar. 

      Não confundir preconceito com gosto pessoal. É verdade que nosso gosto é sempre seletivo, mas ele escolhe por um critério mais íntimo, difícil de explicar. “Gosto porque gosto”, dizemos às vezes. Mas o preconceito tem raízes sociais mais fundas: ele se dissemina pelas pessoas, se estabelece sem apelação, e quando damos por nós estamos repetindo algo que sequer investigamos. Uma das funções da justiça institucionalizada é evitar os preconceitos, e o faz julgando com critério e objetividade, por meio de leis. Adotar uma posição racista, por exemplo, não é mais apenas preconceito: é crime. Isso significa que passamos, felizmente, a considerar a gravidade extrema das práticas preconceituosas. 

(Bolívar Lacombe, inédito

A articulação entre os tempos e os modos verbais está adequada na frase:

Alternativas
Comentários
  • A -  seria oportuna /  fossem coibidas 

    B -  É natural que haja .  / percebemos tenhamos ( sem sentido algum) 

    C -  ... fossem exemplarmente julgadas 

    D-  surgissempudéssemos perceber

    E - CORRETA

     

    Suar no treino para não sangrar na luta!

  • Observem que a letra E está correta devido ao tempo verbal ser igual/correlato em todos verbos:


      teria=futuro do pretérito;

      disseminaria=futuro do pretérito;

      déssemos= pretérito imperfeito do subjuntivo tem relação com o futuro do pretérito


       ex:  Se nós déssemos dinheiro, eles soltariam nosso filho.


      estaríamos= futuro do pretérito

       teríamos= futuro do pretérito

       

  • O certo seria:


    a) Uma vez que o preconceito se revelasse inevitável seria oportuna a criação de leis com o intuito de que fossem  coibidas atitudes preconceituosas.


    b) É natural que preconceito nas relações interpessoais: mesmo que percebemos tivéssemos  externado uma avaliação preconceituosa.


    c) Qualquer sociedade tem preconceitos, mas seria importante que existissem leis para que pessoas preconceituosas fossem exemplarmente julgadas e punidas.


    d) É preciso que se tenha cautela com nosso comportamento em sociedade, pois seria possível que reações preconceituosas surgissem mesmo sem que nós possamos perceber. 


    e) O preconceito teria raízes sociais fundas: ele se disseminaria pelas pessoas e, quando déssemos por nós, estaríamos repetindo algo que sequer teríamos investigado. (certinho, ele usou o futuro do pretérito do indicativo com pretérito imperfeito do subjuntivo)

  • Uma forma correta para a B:

    b) É natural que haja preconceito nas relações interpessoais: mesmo que percebamos, temos externado uma avaliação preconceituosa. 

    haja - presente do subjuntivo
    percebamos - presente do subjuntivo
    temos - presente do indicativo

  • A FCC adora fazer essas correlações de tempo. Existem duas regrinhas de concordância que são mais abordadas. Então sempre procure na frase essa relação que existirá entre dois verbos.


    -  Futuro/Pretérito/Indicativo e Pretério/Imperfeito/Subjuntivo (Que foi o caso da frase, com o verbo teria fazendo relação com déssemos)

    - Futuro/Presente/Indicativo e Futuro/Subjuntivo (Ex.: Entregarei o livro quando ele estiver aqui)
  • Uma vez que o preconceito se revelasse inevitável será (seria) oportuna a criação de leis com o intuito de que foram (fossem)coibidas atitudes preconceituosas. 

    É natural que há preconceito nas relações interpessoais: mesmo que percebemos(percebamos) tenhamos externado uma avaliação preconceituosa. 

    Qualquer sociedade tem preconceitos, mas era importante que existissem leis para que pessoas preconceituosas forem (fossem) exemplarmente julgadas e punidas. 

     É preciso que se tenha cautela com nosso comportamento em sociedade, pois seria possível que reações preconceituosas surjam mesmo sem que nós possamos  (pudéssemos) perceber. 

     O preconceito teria raízes sociais fundas: ele se disseminaria pelas pessoas e, quando déssemos por nós, estaríamos repetindo algo que sequer teríamos investigado. 

  • Correlação entre Tempos e Modos Verbais se dá através da ligação semântica entre os verbos de um período composto por subordinação do modo que haja uma harmonia de sentido na frase em que os verbos se encontram.

    Imagine a seguinte frase: Caso eu tivesse dinheiro, faço um curso.

    O que você diria dela? Há uma boa relação de sentido entre os verbos dessa frase? O verbo TER está no pretérito imperfeito do subjuntivo (tivesse), indicando hipótese, certo? O outro verbo, FAZER, está no presente do indicativo, indicando certeza e ação atual, certo? Podemos misturar hipótese e certeza na mesma frase? Faz sentido? NENHUM!!!


    Profº Fernando Pestana
    Quem quiser acompanhar o artigo por completo segue o link abaixo
    http://blog.euvoupassar.com.br/2013/01/correlacao-verbal-ctrl-c-ctrl-v/

  • Muito bem, Huan Pablo. Excelente comentário! 

  • giSele sua linda.... teu comentario foi foda...


    marquei a D, mas percebi que quando usamos o POSSAMOS ta relacionado ao presente do subjuntivo.


    Que possamos aprender --> presente sub


    que pudessemos aprender---> preterito do subjuntivo


  • 2. Tempos do Subjuntivo

    Presente - Enuncia um fato que pode ocorrer no momento atual.

    Por exemplo:É conveniente que estudes para o exame.

    Pretérito Imperfeito - Expressa um fato passado, mas posterior a outro já ocorrido.

    Por exemplo:Eu esperava que ele vencesse o jogo.

    Obs.: o pretérito imperfeito é também usado nas construções em que se expressa a ideia de condição ou desejo.

  • A FCC AMA a correlação entre PRETERITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO( SSE) com FUTURO DO PRETERITO DO INDICATIVO(RIA)..... ASSIM, onde tem SSE será RIA, e virse versa!!!!!!!!!

  • Correção abaixo com Gisele trt
  • ESSA CORRELAÇÃO É UM ALENTO PARA OS CANDIDATOS NAS PROVAS DA FCC, TODOS TEM Q SABER, PQ A MAIORIA DESSAS QUESTÕES A RESPOSTA CERTA ESTÁ NESSA CORRELAÇÃO

  • Pretérito Imperfeito do Subjuntivo ''sse'' <===>  Futuro do Pretérito do Indicativo ''ria''

     

    e) O preconceito teria raízes sociais fundas: ele se disseminaria pelas pessoas e, quando déssemos por nós, estaríamos repetindo algo que sequer teríamos investigado.

                                  teria <==> déssemos <==> estaríamos <==> teríamos

  • Questão de correlação verbal.

  • Conforme professor Alexandre Soares:

     

    a)      Uma vez que o preconceito se revelasse inevitável será oportuna a criação de leis com o intuito de que foram coibidas atitudes preconceituosas.

    Uma vez que o preconceito se revelasse inevitável seria oportuna a criação de leis com o intuito de que foram coibidas atitudes preconceituosas.

     

    b)      É natural que há preconceito nas relações interpessoais: mesmo que percebemos tenhamos externado uma avaliação preconceituosa. (frase com problema de estruturação)

     

    c)      Qualquer sociedade tem preconceitos, mas era importante que existissem leis para que pessoas preconceituosas forem exemplarmente julgadas e punidas.

    Qualquer sociedade tem preconceitos, mas seria importante que existissem leis para que pessoas preconceituosas fossem exemplarmente julgadas e punidas.

     

    d)      É preciso que se tenha cautela com nosso comportamento em sociedade, pois seria possível que reações preconceituosas surjam mesmo sem que nós possamos perceber.

    É preciso que se tenha cautela com nosso comportamento em sociedade, pois é possível que reações preconceituosas surjam mesmo sem que nós possamos perceber.

     

    e)      O preconceito teria raízes sociais fundas: ele se disseminaria pelas pessoas e, quando déssemos por nós, estaríamos repetindo algo que sequer teríamos investigado. (gabarito)

     

  • "sse" E "ria"

    Vem comigo.