SóProvas


ID
1576660
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento econômico, cabe ao Estado, dentre outras funções,

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A) Incorreta. Essa é uma característica do Estado neoliberal. Mas vimos que o governo também precisa intervir no mercado e realizar as funções alocativas, distributiva e estabilizadora. Assim, apenas realizar as funções previstas na alternativa não será suficiente.



    B) Incorreta. Alternativa absurda, né, gente? Vou nem comentar. Infelizmente, essa tem sido a prática no nosso país.



    C) Incorreta. o mercado apresenta algumas falhas, que não podem ser resolvidas pelo mecanismo de mercado. Assim, o mercado não conseguirá resolver todos os problemas econômicos, de forma que a presença do Estado será necessária.



    D) Incorreta. O governo deve ter a visão da Economia como um todo e não ficar restrito aos interesses de apenas alguns grupos da Economia.



    E) Correta.  Essa alternativa traduz, com perfeição, a função alocativa (fomentar o setor privado e prover bens públicos).


  • Depende de qual país estamos analisando. Se a pergunta fosse: (...)  cabe ao Estado, no caso brasileiro, dentre outras funções,
     

    e quem estivesse respondendo fosse algum político com a máxima das certezas o gabarito seria B.... 

    Mas como ainda (graças a deus) , os políticos não pertencem às bancas dos concursos, o gabarito é E, conforme bem explicado pelo colega Tiago Costa. em julho 2015.

     

  • a) Errado, claro! Nós sabemos que o Estado faz e precisa fazer muito mais do que isso, como a função distributiva.

    b) Eita! Que beleza de alternativa, né?! Até vemos esse tipo de coisa acontecendo, mas está longe de ser uma função de um BOM Estado, né não?! rsrsrsrsrs

    c) Errado! Nós acabamos de ver que os mercados falham. Mesmo na perspectiva mais liberal, o Estado precisa estar presente ao menos para corrigir tais falhas.

    d) Alternativa “na linha” da alternativa B. Isso é exatamente o que não se espera do Estado.

    e) É isso! Esta é a única alternativa coerente. Infraestrutura tende a não atrair investimentos privados suficientes. Saúde e educação, enquanto serviços que geram altas externalidades positivas, também precisam ter seu acesso garantido.

    Resposta: E