SóProvas


ID
1576663
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre os conceitos de déficit fiscal e dívida pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A) Incorreta. Superávits fiscais mais elevados tornam mais fácil o controle do endividamento público, pois significam que o governo está diminuindo o endividamento público.



    B) Incorreta. Quanto maior for a taxa de juros, mais o governo paga. Assim, se a taxa de juros for alta, o estoque de dívida pública será menos sustentável, porque a dívida irá aumentar rapidamente pela alta taxa de juros. É bem parecido com um empréstimo: quanto mais alta a taxa de juros, mais você pagar no final do empréstimo e, assim, menos sustentável será o financiamento.



    C) Incorreta. Na verdade, o resultado nominal do setor público considera apenas as receitas e despesas financeiras. As receitas e despesas primárias não financeiras são consideradas pelo resultado primário.



    D) Incorreta. Viagem total. Cada ente federativo é responsável por produzir seu próprio superávit.



    E) Correta. Sim! Se o governo produz resultados fiscais deficitários, sua dívida aumenta!


  • Dispensar o financiamento via senhoriagem significa não aumentar a emissão de moeda para pagar a conta! A origem da palavra, descrita no Blanchard, vem de seigneurs, ou seja, dos senhores do passado que emitiam mais moeda para pagar suas contas e comprar os bens que queriam.

  • Dispensar o financiamento via senhoriagem significa não aumentar a emissão de moeda para pagar a conta! A origem da palavra, descrita no Blanchard, vem de seigneurs, ou seja, dos senhores do passado que emitiam mais moeda para pagar suas contas e comprar os bens que queriam.

    Gabarito (e).

  • a) Errado. Superávits fiscais significam maior controle do endividamento, justamente porque significam o oposto daquilo que foi afirmado acima. Quando o governo alcança superávit, significa que está arrecadando mais do que gasta de maneira geral e aí estão incluídos os investimentos públicos.

    b) É o oposto! Quanto maior é a taxa de juros, menos insustentável será o estoque da dívida simplesmente pelo fato de que o mesmo será maior quanto maior for a taxa de juros para pagamentos iguais. Alternativamente, se quiser manter inalterado o estoque da dívida, o governo precisará pagar valores maiores por período apenas em juros. Isso significa que o estoque da dívida é mais difícil de ser pago/mantido e, portanto, esta é menos sustentável

    c) O resultado que considera apenas as receitas e despesas não financeiras é o resultado primário, que mede o resultado do governo descontadas as despesas com juros da dívida.

    d) Errado. Se fosse assim, não haveria qualquer incentivo para que estados e municípios estancassem os desequilíbrios fiscais. O que a Lei de Responsabilidade Fiscal fez foi definir limites de endividamento de acordo com a receita corrente líquida de década ente federado para evitar que situação de fragilidade fiscal comprometessem os serviços públicos.

    e) Perfeito! A menos que o governo se utilize da senhoriagem (monetizar o déficit), gerando receita através da emissão de moeda, déficits fiscais aumentam a dívida pública. Isto é bastante intuitivo: se o governo gasta mais do que arrecada, sua dívida aumentará, ou seja, há uma relação positiva entre déficit e aumento da dívida pública caso o governo não opte por tentar combater o déficit via geração de inflação

     Resposta: E

  • Gab. E

    Uma retificação ao comentário do Tiago Costa.

    O resultado nominal representa a diferença entre o fluxo de agregado de receitas totais (inclui a receita primária e financeira) e de despesas totais (despesas primárias e financeiras). Assim, é incorreto afirmar que "o resultado nominal do setor público considera apenas as receitas e despesas financeiras"