-
Gabarito E. Erros assinalados negrito:
a) propôs a redução dos custos transferindo ao Estado a execução de serviços privados e centralizando a tomada de decisão.
b) buscou organizar o serviço público por meio de sanções no caso de descumprimento das regras e procedimentos estabelecidos para os servidores.
c) diminuiu a morosidade na prestação dos serviços públicos por meio do estabelecimento de regras e procedimentos detalhados para cada etapa da implementação das políticas públicas.
d) aumentou a eficiência da gestão dos serviços públicos ao estabelecer remuneração por desempenho para os servidores que exercem suas funções de forma estritamente profissional, respeitando o devido distanciamento do cidadão.
-
A administração pública gerencial é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão (excelência no atendimento). (Nova Política de RH, Mare)
-
Alguém sabe o erro da B? Obrigada!
-
Alessandra Hintz...
Acredito que a alternativa b esteja errada porque ela demonstra atribuições da administração pública burocrática. Como as que estão em negrito.
b) buscou organizar o serviço público por meio de sanções no caso de descumprimento das regras e procedimentos estabelecidos para os servidores.
-
Pessoal,
O Gerencialismo foi implantado na Europa na segunda metade do sec. XX ( aprox. 1979 na Inglaterra ) e nos EUA aproximadamente 1980. No Brasil, alguns autores consideram, o marco do gerencialismo o fim do DASP ( Dep. de Adm. de Serviços Publicos) em 1986 e a criação da SEDAP ( Sec. de Adm. da Presidencia). E outros, a maioria, considera como inicio do Gerencialismo o PDRE ( Plano de Reforma do Estado) - Plano Bresser.
-
1500 - 1929: período caracterizado como patrimonialista ( corrupção e nepotismo )
1930 - 1986: período caracterizado pelo Sistema Burocrata ( implantado por Vargas com a Criação do DASP a fim de implantar processos rígidos, profissionalismo, formalismo, impessoalidade, controle a priori, desconfiança da administração para com o servidor, cidadão visto como mero contribuinte ) No entanto este sistema sofreu disfunções ao longo da historia ( apego aos regulamentos, demora nos processos, excesso de formalismo, o cidadão foi deixado de lado). A Administração Publica se tornava ineficiente, lenta com enormes gastos públicos. Havia necessidade de mudanças. Em 1967, houve uma tentativa de implantar o gerencialismo com DL 200/67 ( Gov. Militar) com a descentralização administrativa ( Administração Indireta ) 1986 - 1995: período caracterizado pela Desburocratização. Com o fim do DASP ( em 1986 _ um dos maiores símbolos do Sistema Burocrático ) No entanto o conteúdo da CF/88 promulgada representava um retrocesso para a implantação do Gerencialismo já que ela incorporava as Autarquias e Fundações Públicas à Administração Direta. E inicio da dec. da 90, com Collor, inicia o processo de Desestatização e as privatizações.1995 - dias de hoje: Período caracterizado pelo Gerencialismo. Se iniciou com a implantação PDRE ( em 1992 com Bresser ) Caracterizado pela eficiencia e principalmente EFICACIA, pela Accoutabilitty, confiança limitada no servidor, controle a posteriori, cidadão visto como cidadão, afastamento do estado da economia, Estado como CAtalizador/Empreendedor
-
Gabarito: E
Rafael Vital: Muito boa explanação
-
Fiquei entre a letra D e E. Porém, na letra D (.....,respeitando o devido distanciamento do cidadão.)Errada
CORRETA E
-
Uma forte característica desse tipo de Administração, uma maior participação da sociedade civil na prestação de serviços públicos que não sejam exclusivo do Estado. No modelo gerencial a Administração Pública vem cada vez mais se consolidando, com a mudança de estruturas organizacionais, o estabelecimento de metas a alcançar, redução da máquina estatal, a descentralização dos serviços públicos, a criação das agências reguladoras para zelar pela adequada prestação dos serviços, etc.
.
Fonte: Apostila para Agente Adm. da Polícia Federal - Alfacon.
-
Perfeito o tem E
-
Errei por adentrar ao direito administrativo, OSs não pertecencerem à administração. kk
-
Letra E.
Comentário:
Vejamos cada uma das alternativas sobre a administração pública gerencial:
A) Errada. Ao contrário, a redução de custos é proposta por meio da descentralização da ação pública para a administração
indireta e a execução de serviços econômicos pelo setor privado.
B) Errada. Trata-se de característica da administração patrimonialista.
C) Errada. Regras e procedimentos não são características da administração gerencial, mas sim da administração burocrática.
D) Errada. A impessoalidade do servidor em nada se confunde com a necessidade gerencial de entender a necessidade do cliente-cidadão para
poder atendê-la com proximidade.
E) Certa! É exatamente isso!
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier
-
Vale lembrar que na alternativa D o trecho que diz "respeitando o devido distanciamento do cidadão" é contrário ao PSO (Public service Orientation) que traz a participação do cidadão nas decisões e principalmente no controle, fiscalização e prestação de contas
-
Infelizmente é a alternativa E.
O regulado se tornou tão grande que esta engolindo o regulador.
-
Q756836 - No Brasil, a Nova Administração Pública baseava-se no modelo de administração pública gerencial, que incorpora práticas da administração de empresas privadas à administração pública.
Q760162 - Modelo de Administração Pública que parte do princípio de que é preciso combater o nepotismo e a corrupção, mas que para isso não são necessários procedimentos rígidos, e sim outros meios, como indicadores de desempenho e controle de resultados Administração Pública Gerencial.
Q642909 - Fundamenta-se nos princípios de eficiência da Administração, redução de custos e aumento da qualidade com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos e não com o aparato do Estado. São características do seguinte paradigma de gestão pública.
-
A. ERRADO - propôs a redução dos custos (até aqui está correto, a exemplo disso está o Gerencialismo Puro preocupado com uma maior eficiência e redução de custos) transferindo ao Estado a execução de serviços privados (no gerencialismo há pela 1ª vez a delegação de serviços não exclusivos do Estado para outros setores ) e centralizando a tomada de decisão (a descentralização foi uma das características marcantes do gerencialismo).
B. ERRADO - A organização do serviço público deu-se através da descentralização e atribuição de serviços públicos uti singule à iniciativa privada e entidades paraestatais.
C. ERRADO - Morosidade é uma disfunção burocrática combatida com a flexibilização das regras e normas e não com os seus estabelecimentos.
D. ERRADO - o aumento da eficiência da gestão dos serviços públicos deu-se pelo enxugamento de pessoal, já que o objetivo era reduzir custos, definição de suas responsabilidades e conscientização do valor dos recursos públicos, houve uma remuneração por desempenho, mas não para aumento da eficiência e sim para motivar/estimular o servidor nas suas funções, quebrando o impessoalidade exarcebada, voltando a profissionalização para gestão por competências, percebendo no usuário um cidadão.
E. GABARITO.
-
a) propôs a redução dos custos transferindo ao Estado a execução de serviços privados e centralizando a tomada de decisão.
A redução de custos se dá pela descentralização da tomada de decisão e transferência de serviços do Estado para a iniciativa privada.
b) buscou organizar o serviço público por meio de sanções no caso de descumprimento das regras e procedimentos estabelecidos para os servidores.
Patrimonialismo.
c) diminuiu a morosidade na prestação dos serviços públicos por meio do estabelecimento de regras e procedimentos detalhados para cada etapa da implementação das políticas públicas.
Burocracia.
d) aumentou a eficiência da gestão dos serviços públicos ao estabelecer remuneração por desempenho para os servidores que exercem suas funções de forma estritamente profissional, respeitando o devido distanciamento do cidadão.
Há a necessidade de aproximar o cidadão da gestão pública como forma de aumentar a sua eficiência.
-
Atribuiu ao Estado o papel de regulador e delegou parte da execução dos serviços públicos à Administração indireta, às organizações sociais e à iniciativa privada.
Letra E
-
Gab. E
A administração pública gerencial busca a resolução dos problemas da sociedade, tudo que se referir a eficiência, descentralização de poderes, flexibilidade, foco no cliente, foco no resultado, qualidade do serviço, se trata da administração publica GERENCIAL. Enquanto, tudo que diz respeito à rigidez, autocracia, coerção, regras, normas, foco interno, etc., se trata da administração BUROCRÁTICA.
Resumindo: a Administração pública BUROCRÁTICA foca nos MEIOS, já a administração pública GERENCIAL foca nos FINS.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento
Dicas de estudos voltadas ao português da FCC --> https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br
-
1500 - 1929: período caracterizado como patrimonialista ( corrupção e nepotismo )
1930 - 1986: período caracterizado pelo Sistema Burocrata ( implantado por Vargas com a Criação do DASP a fim de implantar processos rígidos, profissionalismo, formalismo, impessoalidade, controle a priori, desconfiança da administração para com o servidor, cidadão visto como mero contribuinte ) No entanto este sistema sofreu disfunções ao longo da historia ( apego aos regulamentos, demora nos processos, excesso de formalismo, o cidadão foi deixado de lado). A Administração Publica se tornava ineficiente, lenta com enormes gastos públicos. Havia necessidade de mudanças.
Em 1967, houve uma tentativa de implantar o gerencialismo com DL 200/67 ( Gov. Militar) com a descentralização administrativa ( Administração Indireta )
1986 - 1995: período caracterizado pela Desburocratização. Com o fim do DASP ( em 1986 _ um dos maiores símbolos do Sistema Burocrático ) No entanto o conteúdo da CF/88 promulgada representava um retrocesso para a implantação do Gerencialismo já que ela incorporava as Autarquias e Fundações Públicas à Administração Direta. E inicio da dec. da 90, com Collor, inicia o processo de Desestatização e as privatizações.
1995 - dias de hoje: Período caracterizado pelo Gerencialismo. Se iniciou com a implantação PDRE ( em 1992 com Bresser ) Caracterizado pela eficiencia e principalmente EFICACIA, pela Accoutabilitty, confiança limitada no servidor, controle a posteriori, cidadão visto como cidadão, afastamento do estado da economia, Estado como CAtalizador/Empreendedor
-
Insulamento burocrático = Favorece o distanciamento do cidadão.
-
GABARITO: E
A administração GERENCIAL possui eficiência, descentralização de poderes, flexibilidade, foco no cliente, foco no resultado, qualidade do serviço. Enquanto, tudo que diz respeito à rigidez, autocracia, coerção, regras, normas, foco interno, etc, se trata da administração BUROCRÁTICA.
A administração pública BUROCRÁTICA foca nos MEIOS, já a administração pública GERENCIAL foca nos FINS.
-
Para resolução da questão em análise, faz-se
necessário o conhecimento sobre administração pública gerencial.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
A Nova Administração Pública (Gerencialismo) foi um
conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na
administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas,
ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado
para o público.
No Brasil, segundo Paludo, o novo modelo de
administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso
(1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a
economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo
gerencial. (PALUDO, 2013, pág. 94).
Por conseguinte, ocorreu a criação do Ministério da
Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro
Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do
Estado (PDRAE). Sendo este, o marco do gerencialismo no Brasil.
Com efeito, um dos objetivos do gerencialismo é
mudar uma estrutura centralizada e auto referida da burocracia para uma
estrutura descentralizada. Esta reforma presume manter um núcleo central
e transferir para o setor privado as atividades que podem ser controladas
pelo mercado.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.
A) Errada. Conforme
exposto a administração gerencial preza pela descentralização, logo o item está errado ao afirmar o contrário. Outro erro é mencionar que a administração
transfere serviços privativos, sabe-se que a publicização é a gestão de
serviços e atividades consideradas não exclusivos do Estado.
B) Errada. O
modelo que voltado para o estabelecimento de regras, regulamentos internos,
formalismo exagerado e falta de flexibilidade são características do modelo
burocrático.
C) Errada. Conforme
descrito na alternativa anterior a ênfase em regras e procedimentos são
características do modelo burocrático.
D) Errada. De fato, o
modelo gerencial possui a impessoalidade como princípio, contudo o esse modelo
não é voltado para o distanciamento do cidadão. A administração gerencial é
voltada para o cidadão-cliente.
E) Certa. Conforme o Decreto-Lei n.º 200/67,
considerado por muitos autores como primeiro momento da administração pública
gerencial no Brasil, a administração gerencial realizou a transferência de
atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de
economia mista, com o intuito de gerar maior dinamismo operacional. Com
isso, representou uma tentativa de desburocratização e uma tentativa de
modernização da administração pública.
Fonte:
PALUDO, Augustinho. Administração
geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier,
2013.
Gabarito do Professor: Letra E.