SóProvas


ID
1578337
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            AMOR MENINO


      Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.


                    Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60

Levando em conta a sequência “Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino...", sua reescritura, em formato de voz passiva seria:

Alternativas
Comentários
  • NOSSA....que gabarito não...Achei que fosse letra A.

  • gabarito está certo, na letra A, tem um adverbio no meio de locução verbal


  • Entrei no site da funcab e verifiquei que o gabarito correto é a letra B. O professor Rodrigo Berreza comenta que na transposição da Voz Ativa para a Voz Passiva Analítica geralmente teremos uma locução verbal (verbo ser/estar + particípio). Na letra A acredito que não temos uma locução verbal por interferência da palavra "sabiamente".
  • Questão dúbia, também votei na "a" e levei uma topada, mas o que me levou marcar a alternativa "a" e não a "b" foi só o fato do substantivo "menino" que está exercendo uma função adjetiva está afastado do "amor". Quem tiver uma segurança sobre o tema, por favor, é correto ou não?

  • Menino é adjunto adverbial, complementa o sentido do verbo. 


  • Menino é a forma de pintar com "inocência" não a forma do amor , por isso a b. Bom, é o que entendi mas de primeira também tinha marcado a A  rsrs.

  • Na minha opinião gabarito errado, é letra A.

    Amor menino forma uma locução adjetiva, não pode ser separado, na alternativa B a frase fica sem sentido,  pintado sabiamente menino pelos antigos, nesse caso o menino é sabio e não os antigos. Gabarito errado.

  • Pessoal,

    Eu também marquei a letra A, mas depois de refletir um pouco entendi porque ela está errada. Vou tentar explicar, mas como não sou um ás no português, sintam-se livres para me corrigir caso percebam algum erro. Espero que ajude.

    A maioria de nós achou que a primeira assertiva era a correta pois consideramos que "amor menino" é uma expressão fechada, ou seja, é um sintagma nominal com "menino" funcionando como adjunto adnominal de "amor", o que faria com que "amor menino" fosse o objeto direto do verbo pintar... ou seja, "pintaram o amor menino", e na transposição para a passiva, "o amor menino foi pintado". Afinal, menino estaria caracterizando, restringindo o sentido de amor, certo?

    A análise, entretanto, é outra. Vieira quis dizer que os antigos pintaram o amor como sendo menino. O "amor" não é "menino", ele foi pintado (como um) menino. É provavelmente uma referência às representações greco-romanas de Eros (ou Cupido) como uma criança safada que voava por aí "espetando" paixões com seu arco e aterrorizava até Zeus (ou Júpiter, o pai dos deuses).

    Enfim, voltando ao português: na estrutura da frase, "menino" não é adjunto adnominal de "amor"... "menino" é predicativo do objeto direto "amor". Lembrando que o predicativo do objeto direto, citando direto da gramática do Pestana, é "uma característica dada pelo sujeito ao objeto direto", e não é exatamente isso o que acontece aqui? Mais detalhadamente: "os antigos (sujeito) pintam (verbo) o amor (objeto direto) menino (predicativo do objeto direto, característica dada pelo sujeito antigos ao pintar o objeto direto amor)".Assim, não só é possível como é necessário separar o "amor" de "menino", pois na transposição para a voz passiva "menino" deverá funcionar como predicativo do sujeito - o que não acontece com a assertiva A, em que amor menino é o sujeito. Dessa forma, única opção que apresenta esse tipo de transposição é a letra B.

    Foco sempre!
  • Pessoal, no enunciado da questão está explícito - LEVANDO EM CONTA A SEQUÊNCIA- 

    A sequência da voz passiva analítica é VERBO SER + PARTÍCIPIO.

    Foi o que entendi, me corrijam se eu estiver errado. B

  • A resposta é tão débil que eu tive a impressão de que foi a Dilma que elaborou!

  • Menino é substantivo com valor de adjunto adverbial, porquanto expressa a forma como foi pintado o amor.

  • A banca quer lacrar, é isso!

  • Quem estudou com Alexandre Soares não erra essa questão nunca!!!