SóProvas


ID
1579036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao Poder Executivo e às funções essenciais à justiça, julgue o item subsequente.


A Advocacia-Geral da União é instituição essencial à justiça, sendo uma de suas principais funções a representação judicial e extrajudicial da União, englobando-se, portanto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Outra questão que pode auxiliar oentendimento.

    (CESPE/AGENTE DE POLÍCIA CIVILSUBSTITUTO/PCRN/2008) É vedada à Advocacia-Geral da Uniãoatividade de consultoria jurídica do Poder Executivo. (ERRADA)

    Nos termos do art. 131 da CF/88, a Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente,cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as  atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. 

    Ou seja, a representação judicial e extrajudicial será da  União como um todo (englobando os três Poderes da República). Já a atividade de consultoria e assessoramento jurídico será realizada exclusivamente para o Poder Executivo. 

    Ponto dos Concursos

  • Mas é instituição essencial à justiça assim como o ministério público e a defensoria pública?

  • Pessoal, a questão afirma que a AGU engloba os poderes executivo, legislativo e judiciário, porém o art. 131 da CF, como já citado, nos diz que a AGU exerce o assessoramento jurídico do poder executivo. Dessa forma, a questão está errada. Porém, o QC não considerou a questão errada. E o cespe deu a questão como certa. Não entendi. Alguém mais identificou que a questão está errada? 

  • Certa

    Atuação consultiva somente do executivo. Contenciosa dos três poderes.


    Atuação Consultiva

    A atuação consultiva da Advocacia-Geral da União(AGU) se dá por meio do assessoramento e orientação dos dirigentesdo Poder Executivo Federal, de suas autarquias e fundaçõespúblicas, para dar segurança jurídica aos atos administrativos queserão por elas praticados, notadamente quanto à materializaçãodas políticas públicas, à viabilização jurídica das licitaçõese dos contratos e, ainda, na proposição e análise de medidaslegislativas (Leis, Medidas Provisórias, Decretos e Resoluções,entre outros) necessárias ao desenvolvimento e aprimoramento doEstado Brasileiro

    Atuação contenciosa

    A atuação contenciosa da Advocacia-Geral da União(AGU) se dá por meio da representação judicial e extrajudicial daUnião (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos órgãospúblicos que exercem função essencial à justiça), além de suasautarquias e fundações públicas.

    Fonte:http://www.agu.gov.br/sistemas/site/PaginasInternas/Institucional/func_inst.aspx


  • Como já foi dito a representação judicial e extrajudicial da União, alcança, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que não cabe a AGU em relação aos poderes são as atividades de consultoria e assessoramento jurídico que só cabe ao Poder Executivo, vejam numa outra questão o conceito de assessoramento:

    Prova: CESPE - 2013 - MS - Analista Técnico - Administrativo

    Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Funções Essenciais à Justiça ; Advocacia Pública; 

    Advocacia-Geral da União é a instituição que representa, judicial e extrajudicialmente, a União, cabendo-lhe as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    GABARITO: CERTA.


    Agora vejam uma questão semelhante de forma errada:

    Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Funções Essenciais à Justiça ; Advocacia Pública; 

    Compete à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial da União, bem como a realização de atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.(PARTE QUE DEIXA A QUESTÃO ERRADA)

    GABARITO: ERRADA

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    Representação: dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Consultoria: só do poder Executivo.

  • Esse sim, esclareceu a minha dúvida.

    Não fosse isso, tão só pela simples leitura da norma constante do art. 131 da CF/88 poder-se-ia perceber a razão da inserção da Advocacia-Geral da União em Capítulo distinto dos três outros que lhe antecedem: o fato é que compete à AGU representar judicial e extrajudicialmente a União (Administração Direita e Indireta). Assim, a AGU representa/defende todos os Órgãos e Poderes da União, caso contrário, seria necessário haver uma Advocacia-Geral do Poder Legislativo, uma Advocacia-Geral do Poder Judiciário, uma Advocacia-Geral do Poder Executivo e assim sucessivamente[9].

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/22977/a-agu-como-funcao-essencial-a-justica-autonomia-funcional-e-independencia-coordenada#ixzz2tEQck7uG

  • Afinal a questão e certa ou E?

  • A AGU é instituição essencial à justiça?

  • O QC virou chat?

    "Afinal a questão e certa ou E?"


    "A AGU é instituição essencial à justiça?"


     

  • Questão certa. 

    Caí na pegadinha clássica. Seguinte, quando falar em "atividades de consultoria e assessoramento jurídico" é apenas relacionada ao PODER EXECUTIVO.

    Só que a questão cobra "representação judicial e extrajudicial" refere-se à União, nesse caso, engloba os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

    Leiam o art. 131, CF.

  • Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

  • Gabarito: Certo.

    Para quem teve (como eu) a dúvida se Advocacia-Geral da União é instituição essencial à justiça: é, sim, pois ela está incluída na seção advocacia pública, expressamente prevista na Constituição:

    CAPÍTULO IV
    DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
    Seção I
    DO MINISTÉRIO PÚBLICO
    Seção II
    DA ADVOCACIA PÚBLICA
    "Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que (...)"
    Seção III
    DA ADVOCACIA E DA DEFENSORIA PÚBLICA

  • Não seria somente o poder Executivo?

  • Galera! Vou destacar aqui um trecho do livro de Resumo de Direito Constitucional descomplicado do Vicente de Paulo e Marcelo Alexandrino:


    "A vigente constituição, acertadamente, acabou com essa dualidade de função do Ministério Público, criando a Advocacia-Geral da União, à qual cabe diretamente, ou por meio de órgão vinculado, representar a União, judicial e extrajudicialmente, bem como prestar as atividades consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo (CF, art. 131)."



    "Note-se que são duas funções distintas. Pela primeira, a AGU representa judicial e extrajudicialmente a União, aqui englobando seus diversos órgãos, nos três poderes da República, e não só o Poder executivo. Pela outra, cabe-lhe prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo Federal (esta última atribuição, insista-se, só alcança o Poder Executivo Federal).

  • errei essa também por me lembrar de uma questão parecida, mas me lembrei que a questão falava que a AGU prestará ASSESSORIA APENAS ao executivo. A representação judicial e extrajudicial se estende ao Legislativo e ao Judiciário também.

  • Sangue de jesus tem poder,quanto mais faço questões mais vejo que não sei nada.

  • A AGU representa, judicial e extrajudicialmente, a União => englobando seus diversos órgão, nos três Poderes da República e não só o Poder Executivo. 
    Consultoria e assessoramento jurídico => ao Poder Executivo federal.

    CERTO

  • Pegadinha da CESPE  em relação à AGU:


    ---> quando falar em representação judicial e extrajudicial, refere-se, neste caso, à União, que engloba os Poderes Executivo, Legislativo e  Judiciário.


    ---> quando falar em atividade de consultoria e assessoramento, será apenas relacionada ao Poder Executivo.




    Cabe à AGU representar, judicial e extrajudicialmente, a União, bem como prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo.

  • Outra Questão ajuda a Responder:
    Q433012 - Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MDIC Prova: Agente Administrativo
    Com relação aos Poderes da República e às funções essenciais à justiça, julgue o item subsequentes,


    Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário.

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito CERTO

    De acordo com a CF:
    Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo

    Representação judicial ou extrajudicial
    Executivo, Legislativo, Judiciário.

    Consultoria e assessoramento jurídico
    Só o executivo.

    bons estudos

  • Como já foi dito a representação judicial e extrajudicial da União, alcança, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que não cabe a AGU em relação aos poderes são as atividades de consultoria e assessoramento jurídico que só cabe ao Poder Executivo, vejam numa outra questão o conceito de assessoramento:

    Prova: CESPE - 2013 - MS - Analista Técnico - Administrativo

    Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Funções Essenciais à Justiça ; Advocacia Pública; 

    Advocacia-Geral da União é a instituição que representa, judicial e extrajudicialmente, a União, cabendo-lhe as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    GABARITO: CERTA.



    Agora vejam uma questão semelhante de forma errada:

    Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Funções Essenciais à Justiça ; Advocacia Pública; 

    Compete à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial da União, bem como a realização de atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.(PARTE QUE DEIXA A QUESTÃO ERRADA)

    GABARITO: ERRADA

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Representa judicial e extrajudicialmente a União(exec., judici. e legil.) mas só faz consultoria e assessoramento ao executivo.

  • 2014

    Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário.

    CERTA

  • Certo. Agora aprendi e não erro mais: representação judicial e extrajudicial engloba os 3 poderes.

    Consultoria e assessoramento jurídico só do Executivo.

  • Gab.: CERTO

     

    > Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

     

     

    VÁ E VENÇA! SEMPRE!

  • Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

  • Funções essenciais à justiça:

    Defensoria Pública

    Ministério Público

    Advocacia Privada

    Advocacia Pública - AGU e Procuradoria dos ES e do DF

  • CF/88_ Art. 131 e seus parágrafos

     

    AGU atua

    REPRESENTAÇÃO Jud e Extra Jud : EXEC // LEG // JUD

    CONSULTORIA / ASSESSORIA JURÍDICA : EXEC

     

    AGU não atua

    Quando tratar-se de EXECUÇÃO DE DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA, quem representa é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

  • Outra questão:

    Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: ANATELProva: Conhecimentos Básicos - Cargos 13, 14 e 15

    Com relação aos Poderes da República e às funções essenciais à justiça, julgue o item subsequentes,

    Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário.

  • representação - união como um todo 

    consultoria - só executivo.

  • Sim. Correto. Ela, como diz o texto constitucional,representa a União. Porém, só presta as atividades de consultoria e assessoramento ao Poder Executivo.

  • Perfeita a assertiva. Só complementando que a Advocacia-Geral da União não presta consultoria jurídica aos poderes legislativo e judiciário.

    Gabarito: CERTO

    BONS ESTUDOS!!!

  • AGU

    Representação judicial e extrajudicial => União (3 poderes = E, L e J)

    Consultoria e assessoramento jurídico => Só Executivo

  • DA ADVOCACIA PÚBLICA

    Incumbe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente.

    A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

    O advogado público não tem prerrogativa de inamovibilidade.

    Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário. 

    O advogado-geral da União poderá, por delegação do presidente da República, prover cargos públicos federais, na forma da lei.

    Compete à Advocacia-Geral da União representar, judicial e extrajudicialmente, a União, o que inclui, por exemplo, a representação judicial do Conselho da Justiça Federal.

    A AGU representa a União (executivo, legislativo e judiciário) judicial e extrajudicialmente, mas a consultoria e assessoramento é feita somente para com o poder executivo.

    Não há necessidade de fazer parte da carreira de advogados da União.

  • Representa judicialmente e extrajudicialmente os poderes executivo, legislativo e judiciário. Porém, só presta consultoria jurídica para o poder executivo.

    Gabarito, certo.

  • Em relação ao Poder Executivo e às funções essenciais à justiça, é correto afirmar que:  A Advocacia-Geral da União é instituição essencial à justiça, sendo uma de suas principais funções a representação judicial e extrajudicial da União, englobando-se, portanto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

  • A AGU Representa judicialmente e extrajudicialmente os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, porém só presta consultoria jurídica para o Poder Executivo.