Correto, a afinidade de um fármaco por seu receptor e sua atividade intrínseca são determinadas por sua estrutura química, em geral, essa relação é muito específica. Modificações relativamente pequenas na molécula do fármaco podem provocar alteraçoes significativas em suas propriedades farmacológicas em decorrência da alteração da afinidade por um ou mais receptores.
O parâmetro afinidade é determinada pela constante de afinidade ou constante de associação em equilíbrio - Kd . Um fármao com grande afinidade tem Kd baixo e liga-se a uma quantidade maior de determiando receptor em uma concentração baixa, em comparação com um fármaco com baixa afinidade. Além disso, a afinidade de um fármaco é influenciada mais comumente pelas alterações de sua taxa de dissociação qeu por sua taxa de associação.
Só pra complementar vou citar outros dois parâmetros muito utilizados em farmacologia
Potência: que é a capacidade de um fármaco produzir respostas equivalente a um análogo mas em doses mais baixas
Eficácia: que reflete a capacidade de uma fármaco de uma vez ligado ao seu receptor desencadear uma reação celular, de modo que um fármaco que com grande afinidade poderá ser um agonista pleno, desencadeando uma resposta completa.