SóProvas


ID
1584766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Um homem, de cinquenta anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial controlada mediante uso de medicamento, foi preso por desvio de dinheiro e falsificação de documentos na empresa onde trabalhava como gerente. No segundo dia de cárcere, após o detento queixar-se de mal-estar, verificou-se que ele apresentava aumento acentuado na pressão arterial, momento em que recebeu assistência psicológica e médica. Durante o atendimento, o paciente informou que era sedentário, tabagista, consumia bebidas alcoólicas diariamente e que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena.


Considerando o caso clínico, julgue o  item  subsecutivo.


O atendimento psicológico desse caso, conforme a abordagem cognitivo-comportamental, compreenderá uma intervenção focal para um paciente portador de condição crônica agudizada. 


Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


  • Gostaria de saber tb! Não canso de marcar essa assertiva como errada!

  • Não sei se estou certa, mas entendi que o paciente era alcoolista e como estava preso, não estava consumindo álcool/tabaco e então seu corpo entrou em abstinencia, provocando o mal-estar. Além disso, ele apresentava fragilidade cardíaca, o que poderia vir a ser agravada por toda essa situação. Por isso, precisava de uma intervenção específica para esta situação, possivelmente de forma breve (tendo em vista os riscos de saúde envolvidos), de forma a acompanhar essa situação crônica (abuso do álcool e/ou tabaco) agudizada (que estava inclusive aumentando sua pressão arterial).

  • A TCC tb é uma terapia de carácter focal, ja que ela centra-se n questão emergente

  • A TCC propõe intervenção no foco do problema, qual seja: o homem apresentava aumento acentuado na pressão arterial e possuía a condição cronica de sedentário, tabagista, consumidor de bebidas alcoólicas diariamente e que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena.

    Assertiva correta.

  • A crise hipertensiva caracteriza uma agudização da doença cardíaca crônica a qual o paciente está submetido. Tal quadro exige um intervenção focal.

    GABARITO: CERTO

  • A crise hipertensiva caracteriza uma agudização da doença cardíaca crônica a qual o paciente está submetido. Tal quadro escura exige um intervenção focal.

    GABARITO: CERTO

  • Entendi que a cronicidade advém da hipertensão, que foi agudizada, possivelmente, pela situação estressora do encarceramento. Desse modo, a TCC trabalhará de maneira focal na interpretação que esse sujeito faz da sua nova situação.