SóProvas


ID
1586707
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos vocabulários controlados e tesauros, considere:


I. O antônimo de vocabulário controlado é linguagem natural. Esta última significa que o assunto pode ser descrito por meio de quaisquer palavras ou frases tais como ocorrem nos próprios documentos, sem limitações.

II. A relação TG/TE apresenta reciprocidade simétrica. Se ao termo A corresponde como TE o termo X, então ao termo X deve corresponder como TG o termo A.

III. Os cabeçalhos de assuntos são descritores menos complexos do que os descritores de um tesauro, no sentido de que eles tendem a ser mais pós-coordenados.

IV. Na construção de um tesauro usando a abordagem empírica ou indutiva, as categorias principais de termos são identificadas e subdivididas de cima para baixo, do termo mais geral para o mais específico.

V. O princípio da garantia literária afirma que um termo se justifica apenas se ocorre dentro da literatura de um determinado assunto com algum grau de frequência.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Cabeçalhos de assuntos e os sistemas de classificação, como CDD e CDU, são pré-coordenados.

  • III - A linguagem pré-coordenada pode ser classificatória (sistemas de classificações) e alfabética (cabeçalhos de assunto, glossários e dicionários).

    A linguagem pós-coordenada é dividida em vocabulários controlados, tesauro, taxonomias, ontologias.

    IV - Método indutivo - quando os termos são incluídos assim que surgem nos documentos consultados. O controle do vocabulário é feito desde a etapa inicial, assim como a definição da classificação "genérica" ou "específica". Sua elaboração é feita de forma constante, com o auxílio de especialistas no assunto tratado, que, no entanto, não precisam fazer parte do grupo responsável por sua elaboração e desenvolvimento.

    (VIEIRA, 2014, p. 65-66; 152).

    Gab. C

  • Alternativa C.

    Erros das demais alternativas:

    III. Os cabeçalhos de assuntos são descritores menos complexos do que os descritores de um tesauro, no sentido de que eles tendem a ser mais pós-coordenados. FALSO.

    Na verdade, os cabeçalhos de assunto são mais complexos que os descritores de um tesauro por serem pré-coordenados. Os tesauros surgiram a partir dos cabeçalhos de assunto, mas com o intuito de simplificar sua utilização, portanto, seus descritores são mais simples.

    IV. Na construção de um tesauro usando a abordagem empírica ou indutiva, as categorias principais de termos são identificadas e subdivididas de cima para baixo, do termo mais geral para o mais específico. FALSO.

    O método indutivo vai do ESPECÍFICO para o GERAL.