SóProvas


ID
1587127
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Inicialmente, é preciso prestar atenção no enunciado, que menciona crianças crescendo sem contato social. Logo, afastadas do convívio social, faltou-lhes justamente tudo aquilo que conhecemos como sociedade: família, escola, cultura, diversão, rituais, leis. Com isso em mente, passamos as alternativas. 

    a) – a alternativa traz uma frase usada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que desenvolveu a perspectiva do contrato social como mecanismo de superar o estado de natureza na condição humana, sem o qual a sociedade viveria imersa em uma guerra permanente de todos contra todos. Segundo Hobbes a natureza humana seria “má”, sendo, por isso, a metáfora do uso dos “lobos contra lobos”. Essa afirmação não condiz com o que o enunciado pede. 

    b) - a banca força a barra, posto que o texto do enunciado indica que não foram atos voluntário que direcionaram as crianças a essas situações. Ademais, não existe conhecimento desse tipo de comportamento em sociedades humanas contemporâneas por não amarem as crianças. 

    c) – a afirmação é falsa porque Aristóteles dizia o contrário, o homem é um animal social.

    d) como prova o registro captado pela literatura sociológica, tornar-se humano depende sim da cultura, caso contrário, não há referências em que se apoiar no desenvolvimento de um indivíduo no seio da sociedade. Além disso, como vimos nas análises de Émile Durkheim, os indivíduos estão submetidos a coerção social e a imposição da sociedade, então, não é próprio da natureza humana

    e) – é o nosso Gabarito. temos a resposta correta. Cabe lembrar que Émile Durkheim dividiu o processo de socialização em primário, que corresponderia aos costumes e valores transmitidos pela família, e secundário, que se daria por meio da instituição escolar.

    Em sua obra Educação e sociologia (publicada em 1922) Durkheim explicou como a educação está vinculada com o projeto de sociedade e funciona para expressar valores que variam de acordo com a localização e o momento histórico sendo, portanto, diferente de sociedade para sociedade. Ainda, a educação, na medida em que funciona para inserir um membro na sociedade e compartilhar valores sociais, reúne as características de um fato social: generalidade, coercitividdade e exterioridade.

    Gabarito: E 

    Alessandra Lopes - Estratégia.

  • Isto retoma a teoria dos fatos sociais de E.Durkheim, vejamos que o mesmo dizia que quando nascemos , tudo já existe , logo de certa forma temos de nos adaptar à sociedade , ''vestir máscaras'', socializar-se. Diante disso, percebe-se que no texto essas crianças crescerem ''sem contato social'', sem interferência humana, então elas tiverem de se adaptar ao meio a que se inseriam, a natureza, tendo como único exemplo a ser seguido as lobas.

    O homem em seu estado de natureza nasce livre, mas a cultura e o processo de civilização o torna um bom selvagem.

    LETRA E

    APMBB

  • legal, interessante... mas fiquei pensativo... como esses humanos lupizados vivem? ... tipo, quando chegam na puberdade... sera que eles tem relaçoes sexuais com os outros animais... tem atração sexual? kkk que doidera rapaz