SóProvas



Questões de Socialização secundária: educação


ID
793897
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O grupo “Legião Urbana, na música “Pais e Filhos”, canta “Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar, já morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais”.
A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociológicos sobre família, é verdadeiro o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    " A socialização é uma das mais importantes funções da família por preparar o ingresso da criança na sociedade."


    A Família como expressão máxima da vida privada é lugar da intimidade, construção de sentidos e expressão de sentimentos, onde se exterioriza o sofrimento psíquico que a vida de todos nós põe e repõe. E percebida como nicho afetivo e de relações necessárias á socialização dos indivíduos, que assim desenvolvem o sentido de pertença a um campo relacional iniciador de relações excludentes na própria vida em sociedade. É um campo de mediação imperdível. (COSTA. p.271. 2003.)


  • O estudo da “família” e da vida familiar constitui um dos objetos de estudo da Sociologia. Em primeiro lugar, porque ela é importante para compreender o processo de socialização, isto é, aquele processo que introduz os indivíduos, principalmente as crianças, aos valores e normas da sociedade da qual eles pertencem. Em segundo lugar, porque não existe um modelo único de “família”, sendo esta uma instituição que varia dependendo do país ou do grupo cultural, e que, por isso, merece ser estudada na sua diversidade. Sendo assim, a opção “a” está incorreta, na medida em que a monogamia é uma característica da “família” nas sociedades ocidentais e não pode ser generalizada como um modelo universal da instituição familiar. A proteção, a autoridade e o afeto, por sua vez, não são características apenas das sociedades capitalistas, podendo ser vistas em diversos modelos de vida familiar. Desse modo, a opção “b” está incorreta.  A opção “c” está incorreta, porque a “família” é importante no processo de socialização primária, quando as crianças estão dando seus primeiros passos na vida em sociedade, e não na secundária, momento em que outros agentes de socialização assumem o lugar que era da “família”, como, por exemplo, a escola. A opção “e” está incorreta, já que a família conjugal corresponde ao modelo nuclear, quando dois adultos convivem juntos com seus filhos, e não à família ampliada, característica das sociedades tradicionais, cujo ambiente doméstico é marcado pela convivência de um número grande de pessoas unidas por laços de parentesco.

    A opção correta, portanto, é a alternativa “d”, que chama a atenção para a importância da “família” no processo de socialização primária. 



ID
793906
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A educação, como instituição, é um dos mais importantes instrumentos de socialização utilizados modernamente.
Sobre esse tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    d) A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir as suas tradições e seus costumes aos mais jovens.

    Fundamento:


    Pela teoria platônica, a natureza não chegava a ser digna de estudo e os homens estavam todos distribuídos em três classes, apenas, de indivíduos, conforme atingissem os dois únicos níveis de desenvolvimento além do nível dos simples apetites do corpo. Aos dêsse último grupo caberia o trabalho, para atender às necessidades da matéria; aos que, ultrapassando os apetites, alcançassem a coragem e a generosidade, competia a defesa da sociedade; e, finalmente, aos que se elevassem ao estágio da razão e da visão universal, o poder e o govêrno.

    A educação seria o processo pelo qual os indivíduos desvendariam suas potencialidades e se distribuiriam pelas diferentes classes, formulando, dêsse modo, o filósofo grego a mais perfeita teoria das funções de processo educativo.

    Baseadas em costumes e rotinas imemoriais, as culturas, quando a história delas nos deu conhecimento, já apenas podiam mudar por acidente ou por pressões externas, por choques e conflitos, desprovida a prática dos atos humanos de qualquer elemento intencional e mesmo de qualquer plasticidade para mudança ou progresso percebidos e ordenados.

    Tudo leva a crer que nem sempre foi assim e que períodos houve em que a humanidade praticou e aprendeu pela experiência, com poder criador considerável. A domesticação dos animais, a produção de animais híbridos, a confecção de ferramentas e instrumentos, a organização social e religiosa, com tôda a complexidade de ritos e instituições, demonstram que o homem usou amplamente a inteligência e a usou com eficácia e corretamente.

    Com o apogeu das "civilizações" é que vamos encontrar os homens mergulhados em um estágio de triunfo e estagnação, mais devotados ao lazer e à suntuosidade do que à criação, endurecidos e cristalizados em intricados contextos de costumes, ritos e rotinas.

    Fonte:

    TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. 1959. p.14-27.


  • A ideia de socialização diz respeito à forma por meio da qual os indivíduos são introduzidos nas tradições, na cultura e no modo de vida da sociedade a qual pertencem. Esse processo de socialização ocorreria em duas etapas: a socialização primária acontece na infância, quando as crianças aprendem a língua e, na convivência, com seus familiares adquirem a base a partir da qual aprendem a conviver em sociedade; já a socialização secundária ocorre fora do círculo familiar, quando o indivíduo passa a se relacionar com outros grupos, adquirindo valores e crenças nesse processo de interação. Nessa segunda etapa da socialização, a escola desempenha um papel fundamental. Tendo isso em vista, a opção “a” está incorreta, porque o processo educacional não se distancia da cultura, ao contrário, como meio de socialização, ela aproxima os indivíduos dos valores culturais da sua sociedade. A opção “b” também está incorreta, já que as crianças das ditas sociedades “primitivas” também passam pelas etapas do processo de socialização. A opção “c” está incorreta, visto que a escola não apenas reproduz as normas e crenças instituídas na sociedade, mas contribui para a criação de valores novos. A opção “e” está incorreta, já que a família desempenha um papel importante na fase inicial da socialização, mas não cabe a ela o protagonismo na preparação do jovem para seu futuro profissional, e sim ao sistema educacional.

    A opção correta, portanto, é a letra “d” que define justamente a educação como um meio de socializar os indivíduos.  


  • Texto informativo e inspirador.

ID
1586047
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Resumo: 

    "Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É pelo processo de socialização que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade."

    https://www.todamateria.com.br/processo-de-socializacao/

  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • O homem é um ser social, precisando constantemente da socialização para sua formação e para viver em sociedade, sendo as normas, regras, valores, crenças e saberes fundamentais para delimitar os limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada pessoa.

    LETRA C

    APMBB

  • difícil ter socialização estudando pra concurso

ID
1587127
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Inicialmente, é preciso prestar atenção no enunciado, que menciona crianças crescendo sem contato social. Logo, afastadas do convívio social, faltou-lhes justamente tudo aquilo que conhecemos como sociedade: família, escola, cultura, diversão, rituais, leis. Com isso em mente, passamos as alternativas. 

    a) – a alternativa traz uma frase usada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que desenvolveu a perspectiva do contrato social como mecanismo de superar o estado de natureza na condição humana, sem o qual a sociedade viveria imersa em uma guerra permanente de todos contra todos. Segundo Hobbes a natureza humana seria “má”, sendo, por isso, a metáfora do uso dos “lobos contra lobos”. Essa afirmação não condiz com o que o enunciado pede. 

    b) - a banca força a barra, posto que o texto do enunciado indica que não foram atos voluntário que direcionaram as crianças a essas situações. Ademais, não existe conhecimento desse tipo de comportamento em sociedades humanas contemporâneas por não amarem as crianças. 

    c) – a afirmação é falsa porque Aristóteles dizia o contrário, o homem é um animal social.

    d) como prova o registro captado pela literatura sociológica, tornar-se humano depende sim da cultura, caso contrário, não há referências em que se apoiar no desenvolvimento de um indivíduo no seio da sociedade. Além disso, como vimos nas análises de Émile Durkheim, os indivíduos estão submetidos a coerção social e a imposição da sociedade, então, não é próprio da natureza humana

    e) – é o nosso Gabarito. temos a resposta correta. Cabe lembrar que Émile Durkheim dividiu o processo de socialização em primário, que corresponderia aos costumes e valores transmitidos pela família, e secundário, que se daria por meio da instituição escolar.

    Em sua obra Educação e sociologia (publicada em 1922) Durkheim explicou como a educação está vinculada com o projeto de sociedade e funciona para expressar valores que variam de acordo com a localização e o momento histórico sendo, portanto, diferente de sociedade para sociedade. Ainda, a educação, na medida em que funciona para inserir um membro na sociedade e compartilhar valores sociais, reúne as características de um fato social: generalidade, coercitividdade e exterioridade.

    Gabarito: E 

    Alessandra Lopes - Estratégia.

  • Isto retoma a teoria dos fatos sociais de E.Durkheim, vejamos que o mesmo dizia que quando nascemos , tudo já existe , logo de certa forma temos de nos adaptar à sociedade , ''vestir máscaras'', socializar-se. Diante disso, percebe-se que no texto essas crianças crescerem ''sem contato social'', sem interferência humana, então elas tiverem de se adaptar ao meio a que se inseriam, a natureza, tendo como único exemplo a ser seguido as lobas.

    O homem em seu estado de natureza nasce livre, mas a cultura e o processo de civilização o torna um bom selvagem.

    LETRA E

    APMBB

  • legal, interessante... mas fiquei pensativo... como esses humanos lupizados vivem? ... tipo, quando chegam na puberdade... sera que eles tem relaçoes sexuais com os outros animais... tem atração sexual? kkk que doidera rapaz


ID
1623874
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.


(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41).


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • epistemologia

    substantivo feminino

    FILOSOFIA

    1.

    reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento.

    2.

    freq. estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência.


ID
1623883
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papeis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual, porque através deste estaria garantida a ascensão dos burgueses e, consequentemente, a manutenção do modelo social e político vigente. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. O papel do professor estava focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizadas de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), em que os alunos eram considerados como um papel em branco, nos quais era impresso o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. Eram formados para ser sujeitos acríticos e passivos. Nessa concepção de ensino o processo de avaliação carregava em seu bojo o caráter de punição, muitas vezes, de redução de notas em função do comportamento do aluno em sala de aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, que vive uma salada de concepções pedagógicas. Sabemos que os professores são  fruto da sua formação escolar, social e política, que esta se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada/refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão – formo alunos sem reflexão, também".




Disponível em:<http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>  Acesso em: 28 mar. 2015.
 




Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essa Tendência Pedagógica e seus pressupostos:  



Alternativas
Comentários
  • Tendência Liberal Tradicional: O aluno é um ser passivo e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação. Além disso, o professor é o centro, autoritário e suas aulas são expositivas. O método utilizado é o da repetição e memorização mecânica. Suas aulas não tem relação com a realidade dos alunos, pois desenvolve um conhecimento encioplédico.


ID
1623886
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:


I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.


II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.


III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.


IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.


V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.


Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf> Acesso em: 28 mar. 2015.



Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à Tendência Liberal Tecnicista:

Alternativas
Comentários
  • Tedência Liberal Tecnicista: Surge para preparar a mão-de-obra para indústrias. Missão: produtiva, o foco são as técnicas (não é o professor e não é o aluno), o professor assume um papel de administrador.

  • Foi só descobrir que a alternativa V estava errada para encontrar a resposta.


ID
1645918
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por. meio da interiorização de normasregrasvalorescrençassaberes, modos de. pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo.

    APMBB

  • Pensou em socialização, pense em uma esponja absorvendo tudo que está presente naquele local.

    Crenças, valores, aprender as normas de convívio, etc.

    GAB C


ID
3286192
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Foucault: do poder disciplinar à sociedade de controle

    O controle do corpo e o poder exercido sobre ele pelas sociedades disciplinares foi tema das teses de Foucault no século XX. Para o filósofo, os mecanismos do poder nunca foram estudados na história; estudaram‐se as pessoas que detiveram o poder. O poder, em suas estratégias, ao mesmo tempo gerais e sutis, em seus mecanismos, nunca foi estudado. Assim, o corpo submisso, transformado, docilizado e controlado em face de práticas de poder foi objeto de estudo do filósofo, que mostrou, primeiramente em Vigiar e Punir, que a sociedade moderna, por meio de práticas disciplinares, construiu um sistema de poder com base no controle e na submissão dos corpos. Nos termos do filósofo, é pelo estudo dos mecanismos que penetraram nos corpos, nos gestos, nos comportamentos, que é preciso construir a arqueologia das ciências humanas. Para Foucault, nos séculos XVII e XVIII, inaugurou‐se, na sociedade, o momento das disciplinas, que, de forma institucional, se servia da vigilância nas prisões, nas escolas, nos hospitais, nos quartéis e em outras organizações, fabricando corpos submissos, por meio de uma sujeição implantada nos indivíduos que se sabiam observados. Era um tipo de poder microfísico que, nos termos de Foucault, se exerce continuamente por meio da vigilância. O controle, conceito que impera na contemporaneidade, do indivíduo no espaço e no tempo também foi objeto dos estudos foucaultianos. Foucault mostrou que a distribuição dos indivíduos no espaço era orientada pela ideia de se ter cada sujeito em um lugar específico. Tal procedimento teria a finalidade de evitar a formação de grupos, facilitaria o controle das frequências e ausências, assim como determinaria a localização exata de cada um na instituição. O princípio da ordem, desse modo, estabeleceu cada sujeito em um lugar, hierarquicamente controlado.

Internet: http://www.ibamendes.com/  (com adaptações).

A compreensão dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, a relação desses comportamentos com as instituições sociais e as correntes de pensamento que os analisam formam a base dos conhecimentos sociológicos. Tendo o texto acima, juntamente com a aproximação das análises sociológicas e filosóficas, como referência inicial, julgue os itens de 77 84.

A socialização é um dos espaços de efetivação do controle social. O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (Errado)

    "O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola."

    O processo de socialização é contínuo. As formas de socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns, por exemplo, religião, escola, mídia, etc. Tudo isso está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. O erro da questão é afirmar que o processo apenas começa quando o individuo tem acesso à escola.

    Bons estudos!

  • A socialização pode ser de dois tipos: a primária, que ocorre no primeiro grupo social com o qual a criança tem contato (a família) ou secundária, que ocorre nos demais grupos sociais (destacando-se, a escola). Portanto, a socialização começa na família.


ID
3330259
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras”. (DIEGUES, 2004; p.21-48).

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima

Alternativas

ID
3330268
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Muitas mudanças ocorreram no âmbito dos processos de aprendizado de ofícios até se chegar a atual estrutura educacional que conhecemos. As artes de ofício deram lugar a “instituições de ensino universais”. Sobre este processo assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3330271
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[…] a constituição de uma ciência em disciplina escolar se dá pelos processos de contextualização, em que se produzem os conhecimentos e os discursos da disciplina no campo cientifco/acadêmico, e pelos processos de recontextualização, reelaboração dos conhecimentos/ textos/discursos nos órgãos ofciais do Estado e destes para as escolas” (SILVA, I. F. 2007, p.4)

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima.:

Alternativas

ID
3330325
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Pesquisadores se detiveram aos estudos sobre os conteúdos indiretos que a vida escolar acaba por reproduzir, muitas vezes de forma automática e sem a reflexão devida. Dentre estes feitos está a influência que a instituição escolar exerce sobre o comportamento dos sujeitos, na perspectiva foucoultiana a escola é um importante instrumento do poder, pois _______________.

Alternativas

ID
3495571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação

Alternativas
Comentários
  • LETRA D: Resposta correta


ID
3588574
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Anapurus - MA
Ano
2016
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais: 

Alternativas

ID
3661717
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1.         A imagem de adolescência no Ocidente foi estabelecida no final do século 18 e resistiu às mudanças de comportamentos observadas nas últimas décadas do século 20.
2.         Dois fatores foram decisivos para a atual condição da juventude: a desmontagem da família burguesa e as consequências do neoliberalismo e da globalização no mercado de trabalho.
3.         Ser jovem é uma característica altamente valorizada pela sociedade atual.
4.         A ocupação preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigência de qualificação provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Estão de acordo com o texto as afirmativas:

Alternativas

ID
3759301
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3782605
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o caráter social da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3846976
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017).

REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-março 2017.

Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que

Alternativas

ID
3846985
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em pesquisa dos anos 1960 sobre o sistema escolar francês, demonstraram como o mecanismo pedagógico das escolas focava, para a formação dos alunos, em um corpo de saberes (ciências da natureza, matemática, literatura, artes) que concedia vantagens aos filhos das classes mais abastadas economicamente, pois estes já chegavam “de casa” para o ambiente de ensino com um “capital cultural” – conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos – adequado com as exigências desse corpo de saberes. As “classes dominantes” podem proporcionar aos seus filhos e filhas o contato desde a mais tenra infância com leituras, artes e, mesmo, raciocínios lógicos no convívio diário com a família. A crítica dos referidos autores, em resumo, àquele sistema escolar francês foi a de que a pedagogia adotada criava uma espécie de “Escola Indiferente” que tratava como iguais, em direitos e deveres escolares, alunos desiguais em “capital cultural”. Os critérios exigidos para a avaliação do êxito escolar eram os mesmos para todos os estudantes sem tratar suas diferenças de “capital cultural” ligadas às condições socioeconômicas.

BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

Sobre essa “Escola Indiferente”, sugerida pelos autores acima citados, é correto concluir que

Alternativas

ID
3907720
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Diamante D`Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre as idades dos alunos, na História Social da criança e da família, considere:


I - A repugnância pela precocidade marcou a diferenciação através do colégio de uma primeira camada: a da primeira infância, prolongada até cerca de 10 anos.

II - A mistura arcaica das idades persistiu nos séculos XVII e XVIII entre o resto da população escolar, em que crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 e rapazes de 19 a 25 frequentavam as mesmas classes.

III - Até fim do século XIX, não se teve a ideia de separá-los.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
4053634
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

Há sociedades que são “desescolarizadas”. Nelas, a herança cultural e os saberes necessários para a sobrevivência e a convivência são transmitidos por meio da educação informal.

Alternativas

ID
4053637
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

Nas sociedades ocidentais modernas, a escola possui, entre outras funções, a de organizar, disciplinar e controlar os indivíduos.

Alternativas

ID
4053640
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

As instituições escolares oferecem um modelo de educação que é fundamental para o processo de socialização dos indivíduos e de manutenção dos grupos.

Alternativas

ID
4053643
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

No Brasil, a educação pública e gratuita é um direito assegurado pela Constituição de 1988, sendo, portanto, uma obrigação do Estado oferecer escolas e um dever dos pais ou dos responsáveis matricular e manter seus filhos na escola.

Alternativas

ID
4053646
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

O processo de educação informal exige que os indivíduos permaneçam em período integral nas instituições escolares.

Alternativas

ID
4192267
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma das funções das instituições escolares.

Alternativas
Comentários
  • Embora a escola tenha função de desenvolver o senso crítico-reflexivo, ela não faz o aluno questionar a sociedade, até porque , ela está transmitindo os valores da sociedade

    LETRA E

    APMBB


ID
4201021
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação. Evidentemente não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar as pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isto seria inclusive da maior importância política; sua ideia [de H. Becker – NV], se é permitido dizer assim, é uma exigência política. Isto é: uma democracia com o dever de não apenas funcionar; mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado. (Adorno, 1995, p. 141-142).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre conhecimento e educação, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4211125
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.


Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês.
A educação intercultural e os desafios
para a escola e para o professor.
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-
01-0179.pdf


Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5039857
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.

ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.


A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

Alternativas
Comentários
  • A: responsabilização.

  • responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida

    item A

  • ele fala que a escola é responsável por formar os cidadãos, ou seja, por fazer com que eles reconheçam seus direitos e deveres. Responsabilização!!!


ID
5116126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola é uma instituição que opera com as desigualdades sociais. Com base na concepção de Bourdieu a respeito da escola, é correto afirmar que

Alternativas