SóProvas



Questões de O processo de socialização


ID
213064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Mas a afirmação da alternativa parece ser completamente estapafúrdia.

    Os ficcionistas apoiam suas descrições basicamente na imaginação (até porque são ficcionistas, não cientistas!), mas a imaginação não é, de forma alguma, fonte para os sociólogos.

    Não confundir com valer-se das descrições sociais contidas em obras ficcionais para fins de estudo sociológico. Isso, sim, pode acontecer. Mas não é isso o que está afirmado na alternativa “a”.


ID
235159
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de Parsons, analise as afirmativas a seguir:

I. Para Parsons, os sistemas relevantes tratados na ciência social e comportamental eram "abertos", ou seja, estariam embutidos em um ambiente consistido de outros sistemas.

II. Parsons adotou o Paradigma AGIL para analisar sistemas e subsistemas.

III. Parsons apontou os Estados Unidos como os mais desenvolvidos de todas as culturas ocidentais.

Assinale

Alternativas

ID
793897
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O grupo “Legião Urbana, na música “Pais e Filhos”, canta “Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar, já morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais”.
A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociológicos sobre família, é verdadeiro o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    " A socialização é uma das mais importantes funções da família por preparar o ingresso da criança na sociedade."


    A Família como expressão máxima da vida privada é lugar da intimidade, construção de sentidos e expressão de sentimentos, onde se exterioriza o sofrimento psíquico que a vida de todos nós põe e repõe. E percebida como nicho afetivo e de relações necessárias á socialização dos indivíduos, que assim desenvolvem o sentido de pertença a um campo relacional iniciador de relações excludentes na própria vida em sociedade. É um campo de mediação imperdível. (COSTA. p.271. 2003.)


  • O estudo da “família” e da vida familiar constitui um dos objetos de estudo da Sociologia. Em primeiro lugar, porque ela é importante para compreender o processo de socialização, isto é, aquele processo que introduz os indivíduos, principalmente as crianças, aos valores e normas da sociedade da qual eles pertencem. Em segundo lugar, porque não existe um modelo único de “família”, sendo esta uma instituição que varia dependendo do país ou do grupo cultural, e que, por isso, merece ser estudada na sua diversidade. Sendo assim, a opção “a” está incorreta, na medida em que a monogamia é uma característica da “família” nas sociedades ocidentais e não pode ser generalizada como um modelo universal da instituição familiar. A proteção, a autoridade e o afeto, por sua vez, não são características apenas das sociedades capitalistas, podendo ser vistas em diversos modelos de vida familiar. Desse modo, a opção “b” está incorreta.  A opção “c” está incorreta, porque a “família” é importante no processo de socialização primária, quando as crianças estão dando seus primeiros passos na vida em sociedade, e não na secundária, momento em que outros agentes de socialização assumem o lugar que era da “família”, como, por exemplo, a escola. A opção “e” está incorreta, já que a família conjugal corresponde ao modelo nuclear, quando dois adultos convivem juntos com seus filhos, e não à família ampliada, característica das sociedades tradicionais, cujo ambiente doméstico é marcado pela convivência de um número grande de pessoas unidas por laços de parentesco.

    A opção correta, portanto, é a alternativa “d”, que chama a atenção para a importância da “família” no processo de socialização primária. 



ID
793906
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A educação, como instituição, é um dos mais importantes instrumentos de socialização utilizados modernamente.
Sobre esse tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    d) A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir as suas tradições e seus costumes aos mais jovens.

    Fundamento:


    Pela teoria platônica, a natureza não chegava a ser digna de estudo e os homens estavam todos distribuídos em três classes, apenas, de indivíduos, conforme atingissem os dois únicos níveis de desenvolvimento além do nível dos simples apetites do corpo. Aos dêsse último grupo caberia o trabalho, para atender às necessidades da matéria; aos que, ultrapassando os apetites, alcançassem a coragem e a generosidade, competia a defesa da sociedade; e, finalmente, aos que se elevassem ao estágio da razão e da visão universal, o poder e o govêrno.

    A educação seria o processo pelo qual os indivíduos desvendariam suas potencialidades e se distribuiriam pelas diferentes classes, formulando, dêsse modo, o filósofo grego a mais perfeita teoria das funções de processo educativo.

    Baseadas em costumes e rotinas imemoriais, as culturas, quando a história delas nos deu conhecimento, já apenas podiam mudar por acidente ou por pressões externas, por choques e conflitos, desprovida a prática dos atos humanos de qualquer elemento intencional e mesmo de qualquer plasticidade para mudança ou progresso percebidos e ordenados.

    Tudo leva a crer que nem sempre foi assim e que períodos houve em que a humanidade praticou e aprendeu pela experiência, com poder criador considerável. A domesticação dos animais, a produção de animais híbridos, a confecção de ferramentas e instrumentos, a organização social e religiosa, com tôda a complexidade de ritos e instituições, demonstram que o homem usou amplamente a inteligência e a usou com eficácia e corretamente.

    Com o apogeu das "civilizações" é que vamos encontrar os homens mergulhados em um estágio de triunfo e estagnação, mais devotados ao lazer e à suntuosidade do que à criação, endurecidos e cristalizados em intricados contextos de costumes, ritos e rotinas.

    Fonte:

    TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. 1959. p.14-27.


  • A ideia de socialização diz respeito à forma por meio da qual os indivíduos são introduzidos nas tradições, na cultura e no modo de vida da sociedade a qual pertencem. Esse processo de socialização ocorreria em duas etapas: a socialização primária acontece na infância, quando as crianças aprendem a língua e, na convivência, com seus familiares adquirem a base a partir da qual aprendem a conviver em sociedade; já a socialização secundária ocorre fora do círculo familiar, quando o indivíduo passa a se relacionar com outros grupos, adquirindo valores e crenças nesse processo de interação. Nessa segunda etapa da socialização, a escola desempenha um papel fundamental. Tendo isso em vista, a opção “a” está incorreta, porque o processo educacional não se distancia da cultura, ao contrário, como meio de socialização, ela aproxima os indivíduos dos valores culturais da sua sociedade. A opção “b” também está incorreta, já que as crianças das ditas sociedades “primitivas” também passam pelas etapas do processo de socialização. A opção “c” está incorreta, visto que a escola não apenas reproduz as normas e crenças instituídas na sociedade, mas contribui para a criação de valores novos. A opção “e” está incorreta, já que a família desempenha um papel importante na fase inicial da socialização, mas não cabe a ela o protagonismo na preparação do jovem para seu futuro profissional, e sim ao sistema educacional.

    A opção correta, portanto, é a letra “d” que define justamente a educação como um meio de socializar os indivíduos.  


  • Texto informativo e inspirador.

ID
800296
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos estudos sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) O conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.


( ) As relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem a ter mais benefícios que outros.


( ) Os casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas também novas coerções.


( ) Os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Os sociólogos apontam para a dificuldade em propor um conceito de família pelo fato de não existir um modelo único que possa defini-la. O século XX, de acordo com esses estudiosos, presenciou uma ruptura com o núcleo familiar tradicional, representando pela existência de um ambiente doméstico com dois adultos – homem e mulher – e seus filhos. Desse modo, seria preferível falar em “famílias” para dar conta da diversidade de modelos familiares existentes nos dias atuais. Analisando as afirmações sobre o conceito de família que foram apresentadas acima, a primeira está incorreta, visto que, conforme já mencionado, os sociólogos chamaram a atenção justamente para a impossibilidade de identificar apenas um único modelo familiar. A segunda afirmação está correta, na medida em que as relações de poder e a existência de hierarquias não estão ausentes das relações familiares. A terceira afirmação está correta, considerando que as últimas décadas testemunharam mudanças significativas também nas relações conjugais, incluindo a diminuição de “casamentos arranjados” até mesmo em países que costumavam manter essa tradição. A última afirmativa está correta, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem como base os princípios constitucionais que dizem respeito à dignidade humana e à isonomia de todos perante a lei sem distinção de sexo. 

    A alternativa correta, portanto, é a opção “c”. 


  • A respeito da primeira afirmação. Pensei que a sociologia, como uma ciência, não ia definir família de maneira tão superficial. Família é muito mais que a união entre pessoas dé sexos opostos. Está associada a harmonia que existe entre pessoas que decidem compartilhar suas vidas.
  • Yuri Souza, esta afirmativa é falsa na questão, a sociologia contenporânea não adota este conceito. 

  • O CONCEITO DE FAMILIA É DEFINIDO COMO PAI E UMA MAE UNIDOS POR MATRIMONIO


ID
800311
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos estudos sociológicos sobre religiões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão elevadamente subjetiva.

    A alternativa D confunde, só consegue-se eliminá-la se entendermos que a manifestação de ateísmo também implica numa manifestação de espiritualidade( Manifestar-se não-espiritual é uma manifestação religiosa ).

    Mas se, o grupo social dos ateus de fato eliminou a categoria "espiritualidade" de seu pensamento e práticas, a alternativa D está correta.
  • A dificuldade em definir o que é religião repousa no fato de existirem diversas crenças e organizações religiosas, dentre as quais é possível destacar o islamismo, o judaísmo, o cristianismo, entre outras. Todavia, apesar dessa diversidade, as religiões possuem algumas características em comum como, por exemplo, um conjunto de símbolos que as representam, despertando sentimentos nos seus fiéis; além de cerimônias e rituais que reforçam a solidariedade entre os indivíduos que fazem parte de um grupo religioso. Analisando isso que foi exposto, a opção “a” está incorreta, na medida em que nem todas as características que foram descritas nessa alternativa definem todas as religiões, como o monoteísmo – cujo significado diz respeito a um sistema religioso que admite um só Deus. Ao contrário, muitas crenças religiosas envolvem diversas divindades. A opção “c” também está incorreta, porque, embora alguns estudiosos afirmem que a religião tenha diminuído seu poder na modernidade – ideia expressa no conceito de secularização –, isso não significou uma diminuição dos templos e igrejas. A opção “d” está incorreta, visto que a religião não pode ser confundida com uma crença no sobrenatural. A opção “e” também está incorreta, já que o que diferencia magia de religião é o fato de a primeira ser praticada por indivíduos e não por uma comunidade de fiéis.

    A alternativa correta, portanto, é “b”. 


  • Gostei da explanação, Davi


ID
1409743
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A família brasileira, nas últimas décadas, vem apresentando mudanças significativas em todos os segmentos da população, a principal delas refere-se à sua:

Alternativas
Comentários
  • Famílias constituidas por Heteros ou homossexuais.

    Famílias constituidas por apenas um pai ou mãe independente da sexualidade.

  • É possível perceber que o conceito de família hoje pode ser abrangido para além da clássica e tradicional visão: Mãe, Pai, Filho e Irmão.

    As família hoje podem ser formadas por dois pais, duas mães, uma avó, somente uma mãe e um filho... ou seja, a principal mudança é a configuração.

  • a ideia de família se resumia à figura de pai, mãe e filho(s), mas atualmente se reconhece que as famílias podem ser formadas por diversas configurações.


ID
1586047
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Resumo: 

    "Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É pelo processo de socialização que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade."

    https://www.todamateria.com.br/processo-de-socializacao/

  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • O homem é um ser social, precisando constantemente da socialização para sua formação e para viver em sociedade, sendo as normas, regras, valores, crenças e saberes fundamentais para delimitar os limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada pessoa.

    LETRA C

    APMBB

  • difícil ter socialização estudando pra concurso

ID
1587127
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Inicialmente, é preciso prestar atenção no enunciado, que menciona crianças crescendo sem contato social. Logo, afastadas do convívio social, faltou-lhes justamente tudo aquilo que conhecemos como sociedade: família, escola, cultura, diversão, rituais, leis. Com isso em mente, passamos as alternativas. 

    a) – a alternativa traz uma frase usada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que desenvolveu a perspectiva do contrato social como mecanismo de superar o estado de natureza na condição humana, sem o qual a sociedade viveria imersa em uma guerra permanente de todos contra todos. Segundo Hobbes a natureza humana seria “má”, sendo, por isso, a metáfora do uso dos “lobos contra lobos”. Essa afirmação não condiz com o que o enunciado pede. 

    b) - a banca força a barra, posto que o texto do enunciado indica que não foram atos voluntário que direcionaram as crianças a essas situações. Ademais, não existe conhecimento desse tipo de comportamento em sociedades humanas contemporâneas por não amarem as crianças. 

    c) – a afirmação é falsa porque Aristóteles dizia o contrário, o homem é um animal social.

    d) como prova o registro captado pela literatura sociológica, tornar-se humano depende sim da cultura, caso contrário, não há referências em que se apoiar no desenvolvimento de um indivíduo no seio da sociedade. Além disso, como vimos nas análises de Émile Durkheim, os indivíduos estão submetidos a coerção social e a imposição da sociedade, então, não é próprio da natureza humana

    e) – é o nosso Gabarito. temos a resposta correta. Cabe lembrar que Émile Durkheim dividiu o processo de socialização em primário, que corresponderia aos costumes e valores transmitidos pela família, e secundário, que se daria por meio da instituição escolar.

    Em sua obra Educação e sociologia (publicada em 1922) Durkheim explicou como a educação está vinculada com o projeto de sociedade e funciona para expressar valores que variam de acordo com a localização e o momento histórico sendo, portanto, diferente de sociedade para sociedade. Ainda, a educação, na medida em que funciona para inserir um membro na sociedade e compartilhar valores sociais, reúne as características de um fato social: generalidade, coercitividdade e exterioridade.

    Gabarito: E 

    Alessandra Lopes - Estratégia.

  • Isto retoma a teoria dos fatos sociais de E.Durkheim, vejamos que o mesmo dizia que quando nascemos , tudo já existe , logo de certa forma temos de nos adaptar à sociedade , ''vestir máscaras'', socializar-se. Diante disso, percebe-se que no texto essas crianças crescerem ''sem contato social'', sem interferência humana, então elas tiverem de se adaptar ao meio a que se inseriam, a natureza, tendo como único exemplo a ser seguido as lobas.

    O homem em seu estado de natureza nasce livre, mas a cultura e o processo de civilização o torna um bom selvagem.

    LETRA E

    APMBB

  • legal, interessante... mas fiquei pensativo... como esses humanos lupizados vivem? ... tipo, quando chegam na puberdade... sera que eles tem relaçoes sexuais com os outros animais... tem atração sexual? kkk que doidera rapaz


ID
1596757
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre socialização é CORRETO afirmar que é o processo

Alternativas
Comentários
  • O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.

    (BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204)


ID
1596778
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma forma de organização da sociedade, estrutura social unificada e relativamente permanente, que estabelece padrões de comportamentos através de normas e valores específicos, com finalidades próprias, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Essa você resolve por eliminação.

  • Cristiano Bodart : A instituição social é uma estrutura social relativamente permanente e marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, sendo marcada por finalidades próprias, além de uma estrutura unificada. Todas as Instituições Sociais têm função (meta, objetivo ou propósito) e estrutura. A função é o elemento agregador, enquanto que a estrutura é o elemento organizador, possibilitador da convivência social.

    http://www.cafecomsociologia.com/2013/01/o-que-e-instituicao-social.html


ID
1623874
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.


(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41).


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • epistemologia

    substantivo feminino

    FILOSOFIA

    1.

    reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento.

    2.

    freq. estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência.


ID
1623883
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papeis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual, porque através deste estaria garantida a ascensão dos burgueses e, consequentemente, a manutenção do modelo social e político vigente. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. O papel do professor estava focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizadas de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), em que os alunos eram considerados como um papel em branco, nos quais era impresso o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. Eram formados para ser sujeitos acríticos e passivos. Nessa concepção de ensino o processo de avaliação carregava em seu bojo o caráter de punição, muitas vezes, de redução de notas em função do comportamento do aluno em sala de aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, que vive uma salada de concepções pedagógicas. Sabemos que os professores são  fruto da sua formação escolar, social e política, que esta se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada/refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão – formo alunos sem reflexão, também".




Disponível em:<http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>  Acesso em: 28 mar. 2015.
 




Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essa Tendência Pedagógica e seus pressupostos:  



Alternativas
Comentários
  • Tendência Liberal Tradicional: O aluno é um ser passivo e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação. Além disso, o professor é o centro, autoritário e suas aulas são expositivas. O método utilizado é o da repetição e memorização mecânica. Suas aulas não tem relação com a realidade dos alunos, pois desenvolve um conhecimento encioplédico.


ID
1623886
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:


I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.


II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.


III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.


IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.


V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.


Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf> Acesso em: 28 mar. 2015.



Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à Tendência Liberal Tecnicista:

Alternativas
Comentários
  • Tedência Liberal Tecnicista: Surge para preparar a mão-de-obra para indústrias. Missão: produtiva, o foco são as técnicas (não é o professor e não é o aluno), o professor assume um papel de administrador.

  • Foi só descobrir que a alternativa V estava errada para encontrar a resposta.


ID
1623925
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:


I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.


II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.


III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.


IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Muito bom


ID
1645918
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por. meio da interiorização de normasregrasvalorescrençassaberes, modos de. pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo.

    APMBB

  • Pensou em socialização, pense em uma esponja absorvendo tudo que está presente naquele local.

    Crenças, valores, aprender as normas de convívio, etc.

    GAB C


ID
2216743
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo:

Alternativas
Comentários
  • assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura.

  • típica questão em que se marca a alternativa “mais correta”, pois a letra ‘e’ não está errada, está apenas incompleta em relação à alternativa ‘a’.


ID
2399179
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.


É correto afirmar que a socialização dos indivíduos

Alternativas
Comentários
  • É um processo contínuo. Ocorre no âmbito privado (família, religião) e também no público (escola, trabalho), bem como pelos meios de comunicação, que permeia essas duas instâncias. Dentre os autores que mais contribuíram nesta área, é bom guardar o sociólogo francês Émile Durkheim.

    LETRA C

  • O processo de socialização nunca se conclui durante a vida do individuo, pois é continuo e ocorre em cada grupo social de que este faça parte.


ID
2555143
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.


De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A ideia é que nem todos os homens conseguem se valer da norma universal. Na norma universal, cada homem buscaria o mais alto nível de moralidade para guiar suas ações. Porém, uma pessoa que está passando necessidade e precisa de dinheiro coloca a moral em segundo plano, em primeiro lugar ela precisaria resolver sua necessidade por dinheiro.

    Veja a lei universal de Kant: “Viva sua vida como se cada ato se tornasse uma lei universal”.

    A questão mostra como nem todo mundo consegue seguir essa lei universal em face à dificuldades financeiras.

  • A moralidade em Kant tem no dever seu princípio supremo.

    Agir por dever significa estar ciente das regras, padrões e leis a que se deve seguir.

    O homem deve agir segundo a máxima de que uma ação se torne universal.

     

    Equipe Descomplica

  • Letra C

    A Lei Moral, segundo Immanuel Kant, é uma lei que manda agir de acordo com o que a vontade quer que se torne uma lei válida para todos. Em outras palavras, Kant diz que cada individuo, portador de uma boa vontade, saberia escolher, dentre suas regras particulares, aquela que pudesse valer para todos os demais.

  • Msm q vc n saiba nada de sociologia ou moral kantiana é uma questão até fácil. No texto tem um questionamento q fala ´´não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira?´´ esse questionamento refere se a pegar o emprestimo, prometer pagar, msm sabendo q vc n conseguira pagar.. isso n seria imoral ?

    esse ato de imoralidade valeria como uma ´´norma universal de conduta e moral´´ ou se oporia a moral ?

    C

  • Pessoal escorregando na (D) confundindo com as ideias de Maquiavel.

  • Geralmente, a assertativa da letra D está associada a ideias de Maquiavel...
  • Gabarito: (C)

    Imperativo moral kantiano.

    Só não entendi porque a questão se encontra na disciplina de sociologia.

  • A) assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão participativa. - HABERMAS

    B) garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra. - SUSTENTABILIDADE ???

    D) materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios. - MAQUIAVEL

    E) permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas. - UTILITARISMO

  • Ficaram devendo pro Kant.


ID
2822341
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.

(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).


O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao

Alternativas
Comentários
  • processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças.

  • letra c processo de interiorizacao do mundo social consciencia da criancas.


ID
2872291
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?

MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.


Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da

Alternativas
Comentários
  • Todos os questionamentos apresentados na questão referem-se a comportamentos que envolvem a relação do indivíduo com seu grupo próximo e também a sociedade em geral. Manter em casa ou enviar para uma instituição uma criança com deficiência corresponde à decisão dos familiares, assim como manter e cuidar de um parente idoso, mesmo que cause problemas. Da mesma forma o é sustentar ou não um casamento infeliz pelo objetivo de manter um lar unido. Todas são questões que correspondem como estamos em sociedade, como respondemos a ela e como nos posicionamos diante dela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento. As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. Obviamente a resposta é, portanto, letra D.
    A resposta A estaria correta se estas fossem questões postas de forma pública como, "as escolas devem aceitar crianças com deficiência?", "os idosos devem ser cuidados por alguma instituição pública?", "as separações de casais com filhos devem ser permitidas?". No caso da B, como fica claro, deveria haver um questionamento de cunho religioso no qual a fé determinaria as respostas. A letra C corresponde a pensamento lógico, ou seja, encadeado a partir de premissas postas, por exemplo: "toda criança deve ser socializada, logo, também as crianças com deficiência." ou "lares desfeitos implicam em uma maior dificuldade emocional para crianças, logo, separações devem ser evitadas." No caso da letra E, trata-se da construção e formação do conhecimento. Neste caso, estas frases estariam embasadas em afirmações com dados que as sustentassem.

    Gabarito: D

  • A QUESTÃO INDUZ A UMA ÉTICA MORAL E A PADRÕES DA SOCIEDADE

  • Todos os questionamentos apresentados na questão referem-se a comportamentos que envolvem a relação do indivíduo com seu grupo próximo e também a sociedade em geral. Manter em casa ou enviar para uma instituição uma criança com deficiência corresponde à decisão dos familiares, assim como manter e cuidar de um parente idoso, mesmo que cause problemas. Da mesma forma o é sustentar ou não um casamento infeliz pelo objetivo de manter um lar unido. Todas são questões que correspondem como estamos em sociedade, como respondemos a ela e como nos posicionamos diante dela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento. As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. Obviamente a resposta é, portanto, letra D.

    A resposta A estaria correta se estas fossem questões postas de forma pública como, "as escolas devem aceitar crianças com deficiência?", "os idosos devem ser cuidados por alguma instituição pública?", "as separações de casais com filhos devem ser permitidas?".

    No caso da B, como fica claro, deveria haver um questionamento de cunho religioso no qual a fé determinaria as respostas.

    A letra C corresponde a pensamento lógico, ou seja, encadeado a partir de premissas postas, por exemplo: "toda criança deve ser socializada, logo, também as crianças com deficiência." ou "lares desfeitos implicam em uma maior dificuldade emocional para crianças, logo, separações devem ser evitadas."

    No caso da letra E, trata-se da construção e formação do conhecimento. Neste caso, estas frases estariam embasadas em afirmações com dados que as sustentassem.

    Gabarito: D

  • Ética é o conjunto de valores que regem o indivíduo. Essas perguntas feitas no texto são respondidas de formas diferentes por cada pessoa justamente porque cada pessoa possui a sua ética (por isso que dizer que um assassino, por exemplo, não tem ética é, socialmente falando, um equívoco).

    Em relação ao padrão de comportamento, como o nome já fala, induz à questão do modelo, do ideal, ou seja, esses questionamentos, que não são raros na sociedade, possuem a forma molde de serem tratados baseados no contexto em que os indivíduos estão inseridos.

    Letra D

  • Todas são questões que correspondem a como nos portamos em sociedade e como respondemos a ela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento.

    As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa, sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. 

    Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da ética e dos padrões de comportamento.

    (Prof. Athos Vieira)

  • Letra D

    A ética é uma questão importante na vida pessoal e profissional das pessoas. Diz respeito ao código de princípios e valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. Portanto, a ética define padrões sobre o que julgamos ser certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, legal ou ilegal, na conduta humana e na tomada de decisões em todas as etapas e relacionamentos da nossa vida.

  • Cuidar de uma criança com deficiência mental e de um idoso já debilitado são questões abordadas geralmente da perspectiva ética. Você poderia até abordá-las através da lógica, pensando, por exemplo, que não faz sentido cuidar de uma criança com deficiência mental porque ela te atrapalha. Isso é logicamente correto, mas eticamente incorreto.

    Assim, os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da ética e dos padrões de comportamento (D), já que a sociedade tende a solucionar esses problemas no campo da ética, pensando na esfera humana, isto é, se é humano ou não fazer isto ou aquilo.

  • quando uma questao traz a ideia de costumes de um grupo, comportamento sociais,tenham um olhar mais pautado na etica e moral que ajuda resolver a maioria das questoes


ID
2872297
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.

CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).


A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.
    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina; processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto; autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade; e deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

    Gabarito: B

  • B - gestão participativa.

  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.

    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina;

    processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto;

    autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade;

    deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

  • QUESTAO DE INTERPRETAÇÃO!

  • bem interpretativa

    ´´Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto” quer dizer q o cara ta em cima do q acontece .. participa da gestão .. B

  • Letra B

    O que é gestão participativa?

    O próprio termo por si só, já dá uma boa ideia de qual é o proposito essencial do modelo: permitir e valorizar a participação das pessoas nos processos administrativos, estratégicos - e mesmo decisórios - da organização.

  • Por que não estudar humanas ?

    Por causa de questões como essas. Adivinha quais são as questões que o TRI considera difícil ? ISSO MESMO, AS QUESTÔES QUE VOCÊ ESTUDOU.

  • Pra quem diz que isso é "interpretativo", lembre-se: vemos isso em Sociologia ou Hist. Mas concordo, infelizmente a maioria das questões de humanas são interpretativas... Isso beneficia quem não estuda e prejudica a gente que tá ralando!

  • No trecho :

    “ Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento “

    Gab: Gestão participativa :)


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
2883340
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.


A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.


Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B – (errado): constitui, sim, um conceito de sociologia

    C – (errado): é possível, já que apesar de os indivíduos possuírem sua liberdade, eles teve a socialização a partir da família.

    D – (errado): é possível também na família, na escola, etc.

    E – (errado): não se restringe. Há espaços coletivos como a escola e a igreja.


ID
3058693
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O sociólogo contemporâneo, Michel Maffesoli, revitalizou no tempo presente uma categoria clássica da tradição sociológica sobre o antagonismo de “comunidade e sociedade”, inaugurando a expressão “tribo urbana” como um fenômeno que surge da necessidade de jovens se agruparem a um grupo e criarem uma nova identidade nas grandes metrópoles. Voltando às raízes da sociologia moderna encontramos no sociólogo alemão Ferdinand Tonnies a primeira grande reflexão sobre a problemática sociológica envolvendo a tensão entre comunidade e sociedade no século XIX. Sobre esta reflexão de Tonnies podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    - Para Ferdinand Tönnies, existe dois tipos básicos de organização social, a comunidade (Gemeinschaft) e a sociedade (Gesellschaft). As relações de comunidade, típicas de grupos de caçadores-coletores e hordas – portanto, grupos relativamente pequenos e pré-industriais – baseiam-se na coesão nascida do parentesco, das práticas herdadas dos antepassados e dos fortes sentimentos religiosos que unem o grupo. Já as relações de sociedade são típicas de grupos que vivem vida urbana desenvolvida, organizam-se em Estados e possuem uma complexa divisão do trabalho.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3165019
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sentido geral e fundamental, Direito é a técnica da coexistência humana, isto é, a técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em um conjunto de regras (que, nesse caso, são leis ou normas); e tais regras têm por objeto o comportamento intersubjetivo, isto é, o comportamento recíproco dos homens entre si.

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


O sentido geral e fundamental do Direito, conforme foi destacado, refere-se à

Alternativas
Comentários
  • O sentido geral e fundamental do Direito, conforme destacado na questão, refere-se a um conhecimento que se desenvolve para harmonizar as relações humanas. O Direito alcançaria tal objetivo organizando leis e normas que regem o convívio social. Esse é "o sentido geral e fundamental" apresentado.

    A resposta, portanto, é letra B.

    Atente para o fato de que a questão não se refere ao direito aplicado na sociedade, mas conforme apresentado no texto do filósofo italiano Nicola Abbagnano.
  • Prova Azul - Questão 51

    Gabarito: B

    Resolução: As definições no texto remetem ao direito como definidor de ações, assegurando o espaço individual básico, aproximado ao grande contratualismo de relações sociais harmônicas.

    Curso Objetivo

  • Prova Azul - Questão 51

    Gabarito: B

    Resolução: As definições no texto remetem ao direito como definidor de ações, assegurando o espaço individual básico, aproximado ao grande contratualismo de relações sociais harmônicas.

    Curso Objetivo

  • Gabarito: B

    Resolução: O direito tem como sentido e fundamento as relações humanas, nessa perspectiva, aponta para a necessidade de criar normas que regulem o convívio social e o comportamento intersubjetivo dos indivíduos em comunidade. (Nacional Online)

  • se a sociedade tivesse a dessencia de viver em armonia nao precisariamos de Direito.

  • Letra B

    Na análise do texto, o direito seria uma vertente com o objetivo de criar regras, leis e propostas para regular o convívio social.

  • O sentido geral e fundamental do Direito, conforme destacado na questão, refere-se a um conhecimento que se desenvolve para harmonizar as relações humanas. O Direito alcançaria tal objetivo organizando leis e normas que regem o convívio social. Esse é "o sentido geral e fundamental" apresentado.

    A resposta, portanto, é letra B.

    Atente para o fato de que a questão não se refere ao direito aplicado na sociedade, mas conforme apresentado no texto do filósofo italiano Nicola Abbagnano.

  • Por meio de uma pergunta-chave ("O que é o Direito?"), pode-se resolver a questão apenas analisando a primeira frase (Direito é a técnica de coexistência humana).

    Letra B

  • "técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens." entregou a questão

    • Direito é a técnica da coexistência humana, a técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens.

    • O direito se concretiza em um conjunto de regras (as leis ou normas); e tais regras têm por objetivo o comportamento recíproco dos homens entre si.

    Ou seja, essas regras existem para que os homens tenha um convívio social pacífico.

  • O Direito é necessário para regularizar o convívio social !

  • Podemos resolver interpretando o texto: O texto deixa claro que o principal fundamento é regular o convívio social, ou seja, tornar possível a coexistência dos homens. Códigos legais é uma consequência desse Direito bem como as alternativas C,D e E.

    Letra B


ID
3246154
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e das penas aplicadas aos réus.


1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.

2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.

3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou- -se a principal pena imposta.

4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.

5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3286192
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Foucault: do poder disciplinar à sociedade de controle

    O controle do corpo e o poder exercido sobre ele pelas sociedades disciplinares foi tema das teses de Foucault no século XX. Para o filósofo, os mecanismos do poder nunca foram estudados na história; estudaram‐se as pessoas que detiveram o poder. O poder, em suas estratégias, ao mesmo tempo gerais e sutis, em seus mecanismos, nunca foi estudado. Assim, o corpo submisso, transformado, docilizado e controlado em face de práticas de poder foi objeto de estudo do filósofo, que mostrou, primeiramente em Vigiar e Punir, que a sociedade moderna, por meio de práticas disciplinares, construiu um sistema de poder com base no controle e na submissão dos corpos. Nos termos do filósofo, é pelo estudo dos mecanismos que penetraram nos corpos, nos gestos, nos comportamentos, que é preciso construir a arqueologia das ciências humanas. Para Foucault, nos séculos XVII e XVIII, inaugurou‐se, na sociedade, o momento das disciplinas, que, de forma institucional, se servia da vigilância nas prisões, nas escolas, nos hospitais, nos quartéis e em outras organizações, fabricando corpos submissos, por meio de uma sujeição implantada nos indivíduos que se sabiam observados. Era um tipo de poder microfísico que, nos termos de Foucault, se exerce continuamente por meio da vigilância. O controle, conceito que impera na contemporaneidade, do indivíduo no espaço e no tempo também foi objeto dos estudos foucaultianos. Foucault mostrou que a distribuição dos indivíduos no espaço era orientada pela ideia de se ter cada sujeito em um lugar específico. Tal procedimento teria a finalidade de evitar a formação de grupos, facilitaria o controle das frequências e ausências, assim como determinaria a localização exata de cada um na instituição. O princípio da ordem, desse modo, estabeleceu cada sujeito em um lugar, hierarquicamente controlado.

Internet: http://www.ibamendes.com/  (com adaptações).

A compreensão dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, a relação desses comportamentos com as instituições sociais e as correntes de pensamento que os analisam formam a base dos conhecimentos sociológicos. Tendo o texto acima, juntamente com a aproximação das análises sociológicas e filosóficas, como referência inicial, julgue os itens de 77 84.

A socialização é um dos espaços de efetivação do controle social. O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (Errado)

    "O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola."

    O processo de socialização é contínuo. As formas de socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns, por exemplo, religião, escola, mídia, etc. Tudo isso está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. O erro da questão é afirmar que o processo apenas começa quando o individuo tem acesso à escola.

    Bons estudos!

  • A socialização pode ser de dois tipos: a primária, que ocorre no primeiro grupo social com o qual a criança tem contato (a família) ou secundária, que ocorre nos demais grupos sociais (destacando-se, a escola). Portanto, a socialização começa na família.


ID
3286195
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Foucault: do poder disciplinar à sociedade de controle

    O controle do corpo e o poder exercido sobre ele pelas sociedades disciplinares foi tema das teses de Foucault no século XX. Para o filósofo, os mecanismos do poder nunca foram estudados na história; estudaram‐se as pessoas que detiveram o poder. O poder, em suas estratégias, ao mesmo tempo gerais e sutis, em seus mecanismos, nunca foi estudado. Assim, o corpo submisso, transformado, docilizado e controlado em face de práticas de poder foi objeto de estudo do filósofo, que mostrou, primeiramente em Vigiar e Punir, que a sociedade moderna, por meio de práticas disciplinares, construiu um sistema de poder com base no controle e na submissão dos corpos. Nos termos do filósofo, é pelo estudo dos mecanismos que penetraram nos corpos, nos gestos, nos comportamentos, que é preciso construir a arqueologia das ciências humanas. Para Foucault, nos séculos XVII e XVIII, inaugurou‐se, na sociedade, o momento das disciplinas, que, de forma institucional, se servia da vigilância nas prisões, nas escolas, nos hospitais, nos quartéis e em outras organizações, fabricando corpos submissos, por meio de uma sujeição implantada nos indivíduos que se sabiam observados. Era um tipo de poder microfísico que, nos termos de Foucault, se exerce continuamente por meio da vigilância. O controle, conceito que impera na contemporaneidade, do indivíduo no espaço e no tempo também foi objeto dos estudos foucaultianos. Foucault mostrou que a distribuição dos indivíduos no espaço era orientada pela ideia de se ter cada sujeito em um lugar específico. Tal procedimento teria a finalidade de evitar a formação de grupos, facilitaria o controle das frequências e ausências, assim como determinaria a localização exata de cada um na instituição. O princípio da ordem, desse modo, estabeleceu cada sujeito em um lugar, hierarquicamente controlado.

Internet: http://www.ibamendes.com/  (com adaptações).

A compreensão dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, a relação desses comportamentos com as instituições sociais e as correntes de pensamento que os analisam formam a base dos conhecimentos sociológicos. Tendo o texto acima, juntamente com a aproximação das análises sociológicas e filosóficas, como referência inicial, julgue os itens de 77 84.

Para Foucault, as formas de controle social visam à construção de um indivíduo dócil, útil ao meio social e submisso e se dão por meio de processos e instituições disciplinadoras, como a escola e o quartel.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Foucault, para regular a vida dos indivíduos existe o “poder disciplinar”, empregado em hospitais, escolas, fábricas e prisões.

  • medo apenas.


ID
3286237
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O que é participação política?

    A participação política envolve a possibilidade de influenciar, de forma efetiva, as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional, visa a impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo, a partir do voto,nas campanhas, nas eleições e na estrutura legislativa. A participação política ocorre, também, pela participação nas estruturas, nas atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
     É muito comum se ouvir comentários de que a juventude hoje não se interessa por política, que é uma geração apática, alienada e consumista que passa a maior parte do seu tempo na frente da TV. Além disso, há inúmeras comparações da atual geração de jovens com aqueles que viveram os anos de ditadura no Brasil na década de 1960 e 1970. Com um tom de saudosismo, se diz que a juventude já não é como antes, que saía às ruas para protestar contra a repressão do governo e se arriscava em associações clandestinas para lutar pela liberdade de expressão e pela democracia.
    Aqueles que estão convencidos de que isso é verdade podem se surpreender. Em novembro de 2005, o IBASE e o Instituto Polis lançaram o resultado da pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas, que ajuda a desmistificar essa apatia da juventude. Foram entrevistados oito mil jovens em sete regiões metropolitanas brasileiras.
     Alguns dados interessantes: 28,1% dos oito mil jovens entrevistados faziam parte de algum grupo; 85,8% dos jovens afirmaram se informar sobre o que acontece no mundo; 89% dos jovens acreditam que as pessoas devem se unir para defender seus interesses; e 85% dos entrevistados disseram que é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo.
     É fato que muitos jovens que desejam participar mais não sabem como fazer. Participação política pode ser bem mais do que votar em uma eleição. Esta é apenas uma das formas, por isso é muito importante tornar público quais os espaços já existentes e de que maneiras é possível participar!

Internet: http://www.infojovem.org.br/  (com adaptações).

Desde  a  Grécia  Antiga,  o  conceito  de  participação  política  vem  sendo  discutido  no Ocidente.  A  participação  política é  um  dos  aspectos  fundantes  das  democracias  atuais,  hoje  sendo uma referência indentitária do modo de vida social no  Ocidente.  Tendo  o  texto  apresentado  e  os  conceitos  de  participação  política,  democracia  e  identidade  como  referências iniciais, julgue os próximos itens.  

O voto feminino nacional, advento do ano de 1932, decorre de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, liberando todas as mulheres a exercerem a sua cidadania por meio da participação política nas eleições brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • De fato, foi por meio de um decreto de Getúlio Vargas em 1932, que a mulher brasileira obteve o direito de votar nas eleições nacionais. Entretanto, a conquista não foi completa. O Código Eleitoral da época permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras e com renda própria pudessem votar.


ID
3286240
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O que é participação política?

    A participação política envolve a possibilidade de influenciar, de forma efetiva, as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional, visa a impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo, a partir do voto,nas campanhas, nas eleições e na estrutura legislativa. A participação política ocorre, também, pela participação nas estruturas, nas atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
     É muito comum se ouvir comentários de que a juventude hoje não se interessa por política, que é uma geração apática, alienada e consumista que passa a maior parte do seu tempo na frente da TV. Além disso, há inúmeras comparações da atual geração de jovens com aqueles que viveram os anos de ditadura no Brasil na década de 1960 e 1970. Com um tom de saudosismo, se diz que a juventude já não é como antes, que saía às ruas para protestar contra a repressão do governo e se arriscava em associações clandestinas para lutar pela liberdade de expressão e pela democracia.
    Aqueles que estão convencidos de que isso é verdade podem se surpreender. Em novembro de 2005, o IBASE e o Instituto Polis lançaram o resultado da pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas, que ajuda a desmistificar essa apatia da juventude. Foram entrevistados oito mil jovens em sete regiões metropolitanas brasileiras.
     Alguns dados interessantes: 28,1% dos oito mil jovens entrevistados faziam parte de algum grupo; 85,8% dos jovens afirmaram se informar sobre o que acontece no mundo; 89% dos jovens acreditam que as pessoas devem se unir para defender seus interesses; e 85% dos entrevistados disseram que é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo.
     É fato que muitos jovens que desejam participar mais não sabem como fazer. Participação política pode ser bem mais do que votar em uma eleição. Esta é apenas uma das formas, por isso é muito importante tornar público quais os espaços já existentes e de que maneiras é possível participar!

Internet: http://www.infojovem.org.br/  (com adaptações).

Desde  a  Grécia  Antiga,  o  conceito  de  participação  política  vem  sendo  discutido  no Ocidente.  A  participação  política é  um  dos  aspectos  fundantes  das  democracias  atuais,  hoje  sendo uma referência indentitária do modo de vida social no  Ocidente.  Tendo  o  texto  apresentado  e  os  conceitos  de  participação  política,  democracia  e  identidade  como  referências iniciais, julgue os próximos itens.  

O conceito de participação política tem seu significado fortemente vinculado historicamente à conquista dos direitos de cidadania, tendo cidadania como um conceito de variável contextual.

Alternativas
Comentários
  • Cidadania pressupunha, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de  que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Sendo assim um conceito de variável contextual.

  • Fcc 2014

    se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.


ID
3330259
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras”. (DIEGUES, 2004; p.21-48).

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima

Alternativas

ID
3330268
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Muitas mudanças ocorreram no âmbito dos processos de aprendizado de ofícios até se chegar a atual estrutura educacional que conhecemos. As artes de ofício deram lugar a “instituições de ensino universais”. Sobre este processo assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3330271
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[…] a constituição de uma ciência em disciplina escolar se dá pelos processos de contextualização, em que se produzem os conhecimentos e os discursos da disciplina no campo cientifco/acadêmico, e pelos processos de recontextualização, reelaboração dos conhecimentos/ textos/discursos nos órgãos ofciais do Estado e destes para as escolas” (SILVA, I. F. 2007, p.4)

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima.:

Alternativas

ID
3330325
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Pesquisadores se detiveram aos estudos sobre os conteúdos indiretos que a vida escolar acaba por reproduzir, muitas vezes de forma automática e sem a reflexão devida. Dentre estes feitos está a influência que a instituição escolar exerce sobre o comportamento dos sujeitos, na perspectiva foucoultiana a escola é um importante instrumento do poder, pois _______________.

Alternativas

ID
3350071
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A diferença entre controle social e sociedade controlada é a seguinte:

Alternativas

ID
3479593
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

(...) o mundo da criança é habitado por outras pessoas. Esta logo aprende a distinguir essas pessoas, e algumas delas assumem uma importância toda especial. Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências das crianças estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. A sensação de fome surgida em seu estômago só pode ser aplacada pela ação de outras pessoas.

(Adaptado de: BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte, Sociology − A Biographical Approach, 1975).


O conceito sociológico que permite compreender o trecho acima é: 

Alternativas

ID
3479629
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere:


Tipo de Socialização 

 I. Primária 

II. Secundária 


Instituição Social 

a. Associação Profissional. 

b. Associação Religiosa.

c. Escola.

d. Família.

As associações corretas entre tipo de socialização e instituição social ocorrem em: 

Alternativas

ID
3495571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação

Alternativas
Comentários
  • LETRA D: Resposta correta


ID
3546604
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Governador Valadares - MG
Ano
2009
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A socialização é um conceito importante dentro das discussões da Sociologia. Em relação a esse conceito, marque a opção verdadeira:

Alternativas

ID
3578260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2002
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de conceitos sociológicos fundamentais, julgue o item.


Uma instituição social consiste em padrões de comportamentos e se expressa, necessariamente, sob forma de organização complexa, com normas e fronteiras relativamente identificáveis, sistemas sofisticados de comunicação e hierarquias de várias ordens.

Alternativas
Comentários
  • Uma instituição social consiste em padrões de comportamentos, mas não se expressa, necessariamente, sob uma forma de organização, tampouco de uma de tipo complexo, caracterizado por normas e fronteiras relativamente identificáveis, sistemas sofisticados de comunicação e hierarquias de várias ordens. Assim, podemos entender que uma instituição social pode expressar-se por uma variedade de formas organizacionais ou mesmo prescindir de qualquer tipo de organização. Logo: instituição =/= organização.

ID
3588334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2012
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item a seguir a respeito de ideologia.

Para Althusser, as instituições religiosas, as escolas, o direito e a família são aparelhos ideológicos do Estado.

Alternativas

ID
3588574
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Anapurus - MA
Ano
2016
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais: 

Alternativas

ID
3592594
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Horizonte - CE
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O que se entende por Socialização?

Alternativas

ID
3614983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional. Considerando essas informações, julgue o item que se segue.


O fato social total, apontado por Mauss, corresponde à esfera política autônoma apontada por Dumont, pois se refere à totalidade.

Alternativas

ID
3649342
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. O surgimento de novos arranjos familiares nos leva à conclusão de que o modelo de família nuclear moderna se encontra em crise. Considerando os fatores que contribuíram para esta crise, analise as alternativas a seguir.
I. A Revolução Industrial, que exigiu maior número de trabalhadores nas fábricas.
II. O Movimento Feminista, que veio alterar significativamente o mundo da mulher.
III. O Movimento da Juventude exigindo novos valores.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
3661717
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1.         A imagem de adolescência no Ocidente foi estabelecida no final do século 18 e resistiu às mudanças de comportamentos observadas nas últimas décadas do século 20.
2.         Dois fatores foram decisivos para a atual condição da juventude: a desmontagem da família burguesa e as consequências do neoliberalismo e da globalização no mercado de trabalho.
3.         Ser jovem é uma característica altamente valorizada pela sociedade atual.
4.         A ocupação preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigência de qualificação provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Estão de acordo com o texto as afirmativas:

Alternativas

ID
3759301
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3782599
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A instituição familiar é uma das instituições sociais mais antigas da humanidade. Ela é composta por uma série de relações que os indivíduos assumem para si, cumpre padrões, comportamentos e compartilha os modos como devem ser feitas as coisas a partir de um padrão. Sobre a família, é INCORRETO afirmar

Alternativas

ID
3782605
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o caráter social da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3792289
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009).

Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3796192
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A instituição familiar é essencialmente dinâmica, e este dinamismo tornou-se muito visível na segunda metade do século XX, não só no Brasil, mas em praticamente todo o mundo ocidental. A família tradicional foi adquirindo contornos nunca antes imaginados. As novas configurações da família levaram a sociedade, e inclusive os cientistas sociais, a anunciarem a falência desta instituição social. Mas, não era o fim, e sim a prova da imensa capacidade criativa do ser humano de adequar-se a novas necessidades e novos valores.” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.110). Segundo o texto é correto afirmar que

Alternativas

ID
3799498
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia os textos a seguir e responda à questão.

No processo de identificação, os indivíduos exteriorizam seu próprio ser no mundo social e interiorizam este último como realidade objetiva, de forma simultânea. A identificação é objetivamente definida como localização em certo mundo e só pode ser subjetivamente apropriada juntamente com esse mundo.
(Adaptado de: BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1976. p.173 e p.177.)

Desde o nascimento, a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo é a história de suas relações com outras pessoas, grupos e instituições. A esse processo contínuo, a sociologia denomina de socialização.
(Adaptado de: BERGER, P. L.; BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In. FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978. p.200-214.)

Com base nos textos e nos conhecimentos sociológicos do interacionismo simbólico sobre o processo de identificação e de socialização, considere as afirmativas a seguir.

I. O processo de identificação individual e social é constituído através do processo de socialização e de interações com os “outros significativos” e com o “outro generalizado”.
II. Uma fase decisiva da socialização é quando o que é real “fora” se identifica ao que é real “dentro”, podendo a realidade objetiva ser traduzida em realidade subjetiva e vice-versa.
III. Tanto a socialização primária como a secundária liga o indivíduo aos sistemas de identificação mais gerais da sociedade e para além das situações imediatas e próximas.
IV. A imposição e a coerção dos valores, no processo de socialização, evitam os conflitos geracionais e as crises entre os sistemas de identificação individual e social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3799501
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia os textos a seguir e responda à questão.

No processo de identificação, os indivíduos exteriorizam seu próprio ser no mundo social e interiorizam este último como realidade objetiva, de forma simultânea. A identificação é objetivamente definida como localização em certo mundo e só pode ser subjetivamente apropriada juntamente com esse mundo.
(Adaptado de: BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1976. p.173 e p.177.)

Desde o nascimento, a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo é a história de suas relações com outras pessoas, grupos e instituições. A esse processo contínuo, a sociologia denomina de socialização.
(Adaptado de: BERGER, P. L.; BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In. FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978. p.200-214.)

As instituições sociais dependem de um universo de significados, classificações, conceitos e imperativos construídos socialmente, a exemplo do Estado, da economia e do sistema educacional.
Com base nos textos e nos conhecimentos sociológicos sobre a importância das instituições na formação do indivíduo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3810232
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Nesse mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à competência da mão de obra e até dos consumidores – portanto, de populações inteiras. A educação fundamental – quer dizer, o ensino universalizado e eficaz do idioma, da matemática, das ciências – virou condições prevalentes do desenvolvimento econômico.

RIBEIRO, Sérgio. Construir o saber. In: Veja 25 anos – reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 208.


A Sociologia compreende o tema tratado no texto como um importante articulador das transformações sociais ocorridas no século XXI, por meio do princípio da universalização. Com base nesse assunto, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3814627
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Michel Foucault (1926-1984) é conhecido por suas teorias acerca das relações entre poder e conhecimento e como são usadas para o controle social através de diferentes instituições que regem a sociedade, enfatizando os jogos de poder na evolução do discurso instituido. Suas teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções vigentes, ao destacar a semelhança nos tratamentos dados ou infligidos a determinados grupos de sujeitos que constituem os limites dos grupos sociais: loucos, grupos de estrangeiros, prisioneiros, soldados e crianças, que tinham em comum o fato de serem vistos com desconfiança, por isso eram excluídos e confinados em instituições especializadas, inspiradas no modelo monástico a que ele chamou de:

Alternativas

ID
3824527
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua.
SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.

O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma

Alternativas
Comentários
  • cada PAÍS FALA DIFERENTE LÍGUAS ,POIS POSSUEM difentes culturas

  • interdependência estado ou qualidade de duas pessoas ou coisas ligadas entre si por uma recíproca dependência, em virtude da qual realizam as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo ou coadjuvação recíproca.

  • Gab. B

    "A linguagem é uma grande força de SOCIALIZAÇÃO, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da SOLIDARIEDADE SOCIAL entre aqueles que falam aquela língua."

    Um dos aspectos da cultura é justamente o âmbito SOCIAL. O texto deixa claro que a linguagem é um meio pelo qual este aspecto é trabalhado. Assim, a linguagem como elemento do processo de socialização constitui-se a partir de uma "interdependência com a cultura".

  • O texto do antropólogo Edward Sapir busca chamar atenção para o significado compartilhado em um dado grupo social a partir da linguagem. Considerando-a exterior aos indivíduos, porém moldando-os a partir de seus sentidos, singificados e significações, a linguagem é o meio pelo qual os indivíduos constituem a sociedade. Para que isso aconteça, eles percisam compartilhar significados, ou seja, eles precisam compartilhar uma cultura para dar sentido a uma linguagem.

    A resposta é letra B.
  • O texto do antropólogo Edward Sapir busca chamar atenção para o significado compartilhado em um dado grupo social a partir da linguagem. Considerando-a exterior aos indivíduos, porém moldando-os a partir de seus sentidos, singificados e significações, a linguagem é o meio pelo qual os indivíduos constituem a sociedade. Para que isso aconteça, eles percisam compartilhar significados, ou seja, eles precisam compartilhar uma cultura para dar sentido a uma linguagem.

    A resposta é letra B.

  • Letra B

    Interdependência:

    Relação de dependência entre uma coisa e outra.

    Estado ou condição dos indivíduos que estão ligados por uma relação de dependência mutua; dependência reciproca.

  • " símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua." Social= sociedade= costumes + línguas= cultura

     O processo de socialização, constitui-se a partir de uma relação de interdependência com a cultura, pois este não se forma sozinho.

  • "mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua" no processo de socialização a linguagem é um elemento de relação de interdependência com a cultura, pois apenas falar a mesma língua já possibilita socializar e nada mais para transcender (exceder os limites normais)

  • Quando li a palavra significado no texto, veio à mente a questão da semiótica. O que ajudou a responder a questão. A linguagem está relacionada com a cultura daquele lugar, logo, nos identificaremos com essa proximidade, com esse algo em comum. No entanto, a linguagem não pode ser restrita a língua falada ou idioma. Tudo a nossa volta se comunica. Por exemplo, nos identificamos com alguma pessoa que teve determinado problema como o que tivemos ou tem um gosto musical parecido com o nosso e tais coisas pesam na importância, quando esses fatores fazem parte da cultura em que estamos inseridos, pessoas próximas de nós.

    Semiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve.


ID
3846976
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017).

REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-março 2017.

Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que

Alternativas

ID
3846979
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Michel Foucault (1926-1984) investigou as origens dos princípios de vigilância, observação e correção de “comportamentos indesejados” para o funcionamento das instituições modernas. Tais princípios produzem “corpos disciplinados” ou “corpos dóceis” e os tipos de instituições que adotam tais princípios são as escolas, os hospitais, as prisões e as empresas modernas. No ambiente controlado dessas organizações, a disciplina exerce um poder sobre os corpos dos seus integrantes. Esse “poder disciplinar” explora técnicas diversas para subjugar os corpos individualmente e exerce um tipo de controle que não atua de fora, mas trabalha esses corpos de dentro produzindo os “comportamentos adequados” e fabricando o tipo de pessoa necessária ao funcionamento e manutenção dessas instituições.

Considerando essa concepção de Michel Foucault, assinale a proposição verdadeira.

Alternativas

ID
3846985
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em pesquisa dos anos 1960 sobre o sistema escolar francês, demonstraram como o mecanismo pedagógico das escolas focava, para a formação dos alunos, em um corpo de saberes (ciências da natureza, matemática, literatura, artes) que concedia vantagens aos filhos das classes mais abastadas economicamente, pois estes já chegavam “de casa” para o ambiente de ensino com um “capital cultural” – conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos – adequado com as exigências desse corpo de saberes. As “classes dominantes” podem proporcionar aos seus filhos e filhas o contato desde a mais tenra infância com leituras, artes e, mesmo, raciocínios lógicos no convívio diário com a família. A crítica dos referidos autores, em resumo, àquele sistema escolar francês foi a de que a pedagogia adotada criava uma espécie de “Escola Indiferente” que tratava como iguais, em direitos e deveres escolares, alunos desiguais em “capital cultural”. Os critérios exigidos para a avaliação do êxito escolar eram os mesmos para todos os estudantes sem tratar suas diferenças de “capital cultural” ligadas às condições socioeconômicas.

BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

Sobre essa “Escola Indiferente”, sugerida pelos autores acima citados, é correto concluir que

Alternativas

ID
3847006
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Anthony Giddens (2012), “nossas atividades tanto estruturam e modelam o mundo social ao nosso redor como, ao mesmo tempo, são estruturadas por esse mundo”. É esta a base do conceito de “estruturação” criado por Giddens, o qual aponta que tanto as estruturas sociais (Família, Comunidade, Estado, etc.) formam as pessoas como as pessoas em suas ações e relações estruturam essas estruturas sociais. Há aqui a concepção de que não somos, nós, agentes sociais, apenas enquadrados nos comportamentos padronizados dessas estruturas sociais e repetidores de ações já condicionadas. Mas, mesmo com a força desses padrões de conduta, podemos agir no sentido de modificar, em alguma medida, essas estruturas sociais que nos formam e informam.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª Ed., Porto Alegre: Penso, 2012.

Partindo do conceito de “estruturação” de Anthony Giddens, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3870478
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos motivos para valorizar a importância de valores morais, culturais, religiosos, étnicos, é:

Alternativas
Comentários
  • Parece piada de mau gosto encontrar uma questão como esta. O patético viés do formulador dessa questão o impede de considerar que o "valor religioso" NÃO é imprescindível para que o indivíduo se integre em uma sociedade.

  • Enem faz questão assim tem criança chorando


ID
3907720
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Diamante D`Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre as idades dos alunos, na História Social da criança e da família, considere:


I - A repugnância pela precocidade marcou a diferenciação através do colégio de uma primeira camada: a da primeira infância, prolongada até cerca de 10 anos.

II - A mistura arcaica das idades persistiu nos séculos XVII e XVIII entre o resto da população escolar, em que crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 e rapazes de 19 a 25 frequentavam as mesmas classes.

III - Até fim do século XIX, não se teve a ideia de separá-los.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
3909859
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos temas fundamentais da sociologia é a socialização, que remete à relação entre indivíduo e sociedade e às formas pelas quais os indivíduos são inseridos no convívio social. Entre as variadas concepções sobre socialização, tem-se o seguinte:

Alternativas

ID
3993001
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As Instituições Sociais são:

Alternativas

ID
3993007
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Por ‘herança social’ entende-se:

Alternativas

ID
3993991
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As ‘instituições sociais’ se destinam:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: "C" A instituição social é toda forma ou estrutura instituída na sociedade, seu objetivo é atender as necessidades sociais.

ID
3994183
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:

Alternativas

ID
3994819
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:

Alternativas

ID
3994822
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:

Alternativas

ID
3995230
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando falamos em Instituições Sociais, queremos referir-nos a:

Alternativas

ID
3998305
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entende-se por instituições sociais:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: 'B' As instituições sociais é o conjunto de regras que tem como objetivo conservar e manter a organização de um grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. Bons estudos e foco na missão APMBB!

ID
3998635
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A organização social:

Alternativas

ID
3998638
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entende-se por 'instituições sociais':

Alternativas

ID
3999016
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Instituições Sociais, conforme entendidas pela Sociologia, são:

Alternativas

ID
4000279
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Barroco (2010), a ética, entendida como modo de ser socialmente determinado, tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social, o qual se fundamenta em ______________________, pois os modos de ser que o caracterizam são construções sócio-históricas que se indeterminam de forma complexa e contraditória em seu processo de constituição.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • D- Categorias ontológico-sociais:

    Os fundamentos ontológicos e sociais da ética

      É pela apropriação do processo de constituição histórica do ser social que uma ética fundada ontologicamente pode ser compreendida.   Na gênese do ser social, estão dadas as bases de sua constituição ontológica: o ser social se humanizou em face da natureza orgânica e inorgânica, transformando‐a para atender necessidades de reprodução da sua existência e nesse processo passa a se constituir como ser específico, diferente de outros seres existentes. É o trabalho que instaura esse novo ser, na medida em que rompe com o  padrão imediato das atividades puramente naturais, estruturando uma atividade de caráter prático‐social: uma práxis que transforma a natureza e produzindo um resultado antes inexistente:  um produto material que responde a necessidades sociais e as recria em condições históricas determinadas. Como práxis, o trabalho é a base ontológica primária da vida social; mediação que efetiva objetiva e subjetivamente o intercâmbio entre os homens e a natureza, pondo em movimento um processo incessante de (re) criação de novas necessidades; ampliando os sentidos humanos, instaurando atributos e potencialidades especificamente humanas. Ao criar novas alternativas para o seu desenvolvimento, o ser social se afasta de suas “barreiras naturais”, amplia sua natureza social e consciente, estabelece a possibilidade de uma existência social aberta para o novo, para o diverso, para o amanhã, instaurando objetivações que permitem autoconstrução do ser social como um ser livre e universal.

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf 


ID
4001308
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Se qualquer ato livre se pauta pela possibilidade de alguém poder agir segundo sua própria vontade na escolha de um, entre vários bens, respeitando, nessa escolha, os valores éticos e universais, dizemos que tal ato de liberdade resulta:

Alternativas

ID
4001311
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As Instituições Sociais são entidades societárias, estruturadas por regras e procedimentos padronizados, aceitos e reconhecidos por todos, com a finalidade de, nelas:

Alternativas

ID
4001644
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As instituições sociais são criações humanas que visam: 


1) Estabelecer a divisão das classes sociais, adotando como critério os papéis, posses, bens e valores de cada grupo.

2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e sancionados pela sociedade.

3) Favorecer a organização dos grupos humanos, distribuindo, neles, os respectivos direitos, responsabilidades e papéis.

4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que visem regular as ações dos indivíduos em sociedade.

5) Criar condições específicas para que cada homem possa atingir mais facilmente sua realização espiritual e psicológica.


Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • Instituições sociais são organizações da sociedade que existem para que haja a organização e a coesão social. São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social.


ID
4005325
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando falamos em entidades societárias estruturadas por regras e procedimentos padronizados, aceitos e reconhecidos por todos, com vistas a garantir a estabilidade e a harmonia entre os seus membros, estamos nos referindo a:

Alternativas

ID
4005331
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conjunto de valores, tradições, formas de cultura, língua, costumes e modos de organização, que sucessivas gerações foram acumulando para legar à geração atual, é o que se designa por:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B Pelo fato da sociologia entender como o ser humano sobrevive em sociedade e as capacidades adquiridas pelo decorrer do tempo vivendo com os outros humanos em conjunto.

ID
4053439
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A perspectiva sociológica se constitui numa forma de interpretação da realidade social. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

A instituição casamento pode ser classificada como um fato social, pois é coletivo, coercitivo e exterior ao indivíduo.

Alternativas

ID
4053445
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A perspectiva sociológica se constitui numa forma de interpretação da realidade social. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Os indivíduos realizam ações dotadas de racionalidade e de valores que justificam suas escolhas, como, por exemplo, aquelas feitas no campo religioso.

Alternativas

ID
4053514
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Os laços de parentesco são estabelecidos a partir da consanguinidade ou do casamento.

Alternativas

ID
4053517
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Em determinados contextos, o crime de adultério serviu para penalizar e expor as mulheres a severos julgamentos sociais sobre sua idoneidade moral.

Alternativas

ID
4053520
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Os modelos de família patriarcais não influenciaram a formação social e cultural das sociedades ocidentais.

Alternativas

ID
4053523
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

A família é uma instituição social estática, e os exames de DNA são recursos modernos que dificilmente são utilizados para definir a paternidade.

Alternativas

ID
4053526
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Nas sociedades ocidentais, as uniões monogâmicas são instituições que auxiliam a perpetuação das heranças em uma mesma unidade familiar.

Alternativas

ID
4053634
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

Há sociedades que são “desescolarizadas”. Nelas, a herança cultural e os saberes necessários para a sobrevivência e a convivência são transmitidos por meio da educação informal.

Alternativas

ID
4053637
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

Nas sociedades ocidentais modernas, a escola possui, entre outras funções, a de organizar, disciplinar e controlar os indivíduos.

Alternativas

ID
4053640
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

As instituições escolares oferecem um modelo de educação que é fundamental para o processo de socialização dos indivíduos e de manutenção dos grupos.

Alternativas

ID
4053643
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

No Brasil, a educação pública e gratuita é um direito assegurado pela Constituição de 1988, sendo, portanto, uma obrigação do Estado oferecer escolas e um dever dos pais ou dos responsáveis matricular e manter seus filhos na escola.

Alternativas

ID
4053646
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.

O processo de educação informal exige que os indivíduos permaneçam em período integral nas instituições escolares.

Alternativas

ID
4055404
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As instituições sociais são ferramentas criadas pelo homem com o objetivo de:

1) Fomentar a organização dos grupos humanos e, neles, organizar a distribuição dos direitos e responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus papeis, de acordo com as posses, bens e valores de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e controlem todas as atividades do homem enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na humanidade de modo a promover a realização religiosa de cada um.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • A - 1, 3 e 4 apenas

    2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus papeis, de acordo com as posses, bens e valores de cada segmento.

    5) Garantir a transmissão da herança social na humanidade de modo a promover a realização religiosa de cada um.


ID
4055407
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’:

Alternativas
Comentários
  • E - Que é constituída por tudo aquilo que umas gerações transmitem às outras, a saber: tradições, valores, língua, cultura, instituições, conhecimentos etc.


ID
4058566
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os valores científicos, que pouco a pouco substituíram os valores religiosos, passaram a orientar a conduta das pessoas em diversas esferas da vida social, resultando um processo de escolha por valores práticos ou utilitários. Assim, os homens passaram a levar em consideração os melhores meios para garantir a sobrevivência na vida diária, o que resultou no consequente enfraquecimento da religião na sociedade. Esse processo é chamado de

Alternativas

ID
4100890
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a afirmação de que “o individualismo é uma ideologia que surge com o pensamento liberal do século XVII” (PICANÇO, K. Ideologia. In: LORENSETTI, E. et al. Sociologia. Curitiba: /SEEDPR, 2006, p. 212), tornando-se uma característica básica das sociedades modernas capitalistas, assinale a alternativa correta

Os seres humanos das civilizações pré-colombianas das Américas já tinham no individualismo uma das características das suas formas de sociabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Os seres humanos das civilizações pré-colombianas das Américas já tinham no individualismo uma das características das suas formas de sociabilidade. - em geral, baseavam-se no coletivismo.


ID
4172626
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Gueiros (2002) alega que, à medida que o Estado restringe sua participação na “solução” de questões de determinados segmentos – como, por exemplo, crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências e pessoas com problemas crônicos de saúde – uma instituição, em particular, tem sido chamada para preencher essa lacuna. A qual instituição a autora se refere?

Alternativas

ID
4172632
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O encontro de famílias que compartilham da mesma problemática e, por meio de encontros, criam um espaço terapêutico que permite um rico intercâmbio, marcado pela polaridade e ajuda mútua, é denominado, de acordo com Guimarães, como:

Alternativas

ID
4192267
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma das funções das instituições escolares.

Alternativas
Comentários
  • Embora a escola tenha função de desenvolver o senso crítico-reflexivo, ela não faz o aluno questionar a sociedade, até porque , ela está transmitindo os valores da sociedade

    LETRA E

    APMBB