- ID
- 213064
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- DPU
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Sociologia
- Assuntos
A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.
A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.
A respeito de Parsons, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Parsons, os sistemas relevantes tratados na ciência social e comportamental eram "abertos", ou seja, estariam embutidos em um ambiente consistido de outros sistemas.
II. Parsons adotou o Paradigma AGIL para analisar sistemas e subsistemas.
III. Parsons apontou os Estados Unidos como os mais desenvolvidos de todas as culturas ocidentais.
Assinale
O grupo “Legião Urbana, na música “Pais e Filhos”, canta “Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar, já morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais”.
A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociológicos sobre família, é verdadeiro o que se afirma em
A educação, como instituição, é um dos mais importantes instrumentos de socialização utilizados modernamente.
Sobre esse tema, é correto afirmar:
A respeito dos estudos sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.
( ) As relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem a ter mais benefícios que outros.
( ) Os casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas também novas coerções.
( ) Os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A respeito dos estudos sociológicos sobre religiões, é correto afirmar:
A família brasileira, nas últimas décadas, vem apresentando mudanças significativas em todos os segmentos da população, a principal delas refere-se à sua:
As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à
A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras
Sobre socialização é CORRETO afirmar que é o processo
Uma forma de organização da sociedade, estrutura social unificada e relativamente permanente, que estabelece padrões de comportamentos através de normas e valores específicos, com finalidades próprias, é chamada de
Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.
(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41).
Assinale a alternativa CORRETA:
“O principal objetivo da escola era preparar
os alunos para assumir papeis na sociedade, já
que quem tinha acesso às escolas eram os filhos
dos burgueses e a escola tomava como seu papel
principal fazer o repasse do conhecimento moral
e intelectual, porque através deste estaria
garantida a ascensão dos burgueses e,
consequentemente, a manutenção do modelo
social e político vigente. Para tanto, a proposta
de educação era absolutamente centrada no
professor, figura incontestável, único detentor do
saber que deveria ser repassado para os alunos.
O papel do professor estava focado em vigiar os
alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou
conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e
corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas,
organizadas de acordo com uma sequência fixa,
baseada na repetição e na memorização. Aulas
de memorização de conteúdos (retirados dos
livros), em que os alunos eram considerados
como um papel em branco, nos quais era
impresso o conhecimento, cabendo a eles
concordar com tudo sem questionar. Eram
formados para ser sujeitos acríticos e passivos.
Nessa concepção de ensino o processo de
avaliação carregava em seu bojo o caráter de
punição, muitas vezes, de redução de notas em
função do comportamento do aluno em sala de
aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte
em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto
no ensino fundamental e médio como no ensino
superior, que vive uma salada de concepções
pedagógicas. Sabemos que os professores são fruto da sua formação escolar, social e política,
que esta se reflete na sua prática pedagógica,
quando esta não é pensada/refletida
cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo
vicioso: formado sem reflexão – formo alunos
sem reflexão, também".
“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:
I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.
II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.
III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.
IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.
V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.
Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>
Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:
I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.
II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.
III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.
IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à
A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.
É correto afirmar que a socialização dos indivíduos
Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.
(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).
O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao
Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?
MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.
Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da
O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.
CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).
A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)
Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.
A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
Em sentido geral e fundamental, Direito é a técnica da coexistência humana, isto é, a técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em um conjunto de regras (que, nesse caso, são leis ou normas); e tais regras têm por objeto o comportamento intersubjetivo, isto é, o comportamento recíproco dos homens entre si.
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
O sentido geral e fundamental do Direito, conforme foi destacado, refere-se à
Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e das penas aplicadas aos réus.
1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.
2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.
3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou- -se a principal pena imposta.
4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.
5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras”. (DIEGUES, 2004; p.21-48).
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima
“[…] a constituição de uma ciência em disciplina escolar se dá pelos processos de contextualização, em que se produzem os conhecimentos e os discursos da disciplina no campo cientifco/acadêmico, e pelos processos de recontextualização, reelaboração dos conhecimentos/ textos/discursos nos órgãos ofciais do Estado e destes para as escolas” (SILVA, I. F. 2007, p.4)
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima.:
A diferença entre controle social e sociedade controlada é a seguinte:
(...) o mundo da criança é habitado por outras pessoas. Esta logo aprende a distinguir essas pessoas, e algumas delas assumem uma importância toda especial. Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências das crianças estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. A sensação de fome surgida em seu estômago só pode ser aplacada pela ação de outras pessoas.
(Adaptado de: BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte, Sociology − A Biographical Approach, 1975).
O conceito sociológico que permite compreender o trecho acima é:
Considere:
Tipo de Socialização
I. Primária
II. Secundária
Instituição Social
a. Associação Profissional.
b. Associação Religiosa.
c. Escola.
d. Família.
As associações corretas entre tipo de socialização e instituição social ocorrem em:
A socialização é um conceito importante dentro das discussões da Sociologia. Em relação a esse conceito, marque a opção verdadeira:
Acerca de conceitos sociológicos fundamentais, julgue o item.
É a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais:
O que se entende por Socialização?
Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional. Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
Considere as seguintes afirmativas:
A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Sobre o caráter social da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Leia o texto a seguir:
Nesse mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à competência da mão de obra e até dos consumidores – portanto, de populações inteiras. A educação fundamental – quer dizer, o ensino universalizado e eficaz do idioma, da matemática, das ciências – virou condições prevalentes do desenvolvimento econômico.
RIBEIRO, Sérgio. Construir o saber. In: Veja 25 anos – reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 208.
A Sociologia compreende o tema tratado no texto como um importante articulador das transformações
sociais ocorridas no século XXI, por meio do princípio da universalização. Com base nesse assunto, é
CORRETO afirmar que
Um dos motivos para valorizar a importância de valores morais, culturais, religiosos, étnicos, é:
Sobre as idades dos alunos, na História Social da criança e da família, considere:
I - A repugnância pela precocidade marcou a diferenciação através do colégio de uma primeira camada: a da primeira infância, prolongada até cerca de 10 anos.
II - A mistura arcaica das idades persistiu nos séculos XVII e XVIII entre o resto da população escolar, em que crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 e rapazes de 19 a 25 frequentavam as mesmas classes.
III - Até fim do século XIX, não se teve a ideia de separá-los.
Está CORRETO o que se afirma em:
As Instituições Sociais são:
Por ‘herança social’ entende-se:
As ‘instituições sociais’ se destinam:
Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:
Entende-se por instituições sociais:
A organização social:
Entende-se por 'instituições sociais':
As instituições sociais são criações humanas que visam:
1) Estabelecer a divisão das classes sociais, adotando como critério os papéis, posses, bens e valores de cada grupo.
2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e sancionados pela sociedade.
3) Favorecer a organização dos grupos humanos, distribuindo, neles, os respectivos direitos, responsabilidades e papéis.
4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que visem regular as ações dos indivíduos em sociedade.
5) Criar condições específicas para que cada homem possa atingir mais facilmente sua realização espiritual e psicológica.
Estão corretas apenas:
As instituições sociais são ferramentas criadas pelo
homem com o objetivo de:
1) Fomentar a organização dos grupos humanos e,
neles, organizar a distribuição dos direitos e
responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus
papeis, de acordo com as posses, bens e valores
de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos
padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e
sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e
controlem todas as atividades do homem
enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na
humanidade de modo a promover a realização
religiosa de cada um.
Estão corretas:
A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’: