SóProvas


ID
1592182
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relato clínico - Uma criança internada na clínica de ortopedia necessitava fazer duas cirurgias. Os pais e paciente foram informados a respeito do procedimento adotado e mostraram-se confiantes. A criança participou ativamente do pré-operatório e sua ida ao centro cirúrgico foi tranquila. A primeira cirurgia foi bem sucedida. Ao se aproximar a data da segunda cirurgia, a criança mostrou-se resistente, ansiosa e chorosa. O ortopedista responsável pelo paciente consulta o psicólogo do hospital e pede uma devolução ampla, consistente e por escrito. Com base neste relato, responda à questão.


O resultado obtido através do estudo realizado pelo psicólogo identificou que a criança presenciou, ao sair da sala de cirurgia, um adulto todo ensanguentado que dava entrada na emergência. A criança ainda se recuperava dos efeitos anestésicos e só recordou do episódio quando desenhou um menino e um adulto, ambos em uma maca, sendo um todo ensanguentado. Identificou os sentimentos de ansiedade e medo que envolvia a situação. Diante do exposto, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: (A) a intervenção focal do psicólogo – através de uma terapia breve – possibilitará que a criança seja operada.

    As demais alternativas apresentam opções inacessíveis ou esdrúxulas, dada a presente situação. Assim, considerando que no ambiente hospitalar a Psicoterapia Breve (ver autores como: Hector Fiorini e Alberto Braier) é a mais utilizada/recomendada, por isso a questão possui como gabarito a opção (A).

     

    https://psiconcurseira.wordpress.com/2017/05/11/provacomentada-psicologo-ebserhhu-ufjf-2015/

  • Onde está a opção "Nenhuma das alternativas"? A intervenção focal POSSIBILITARÁ que a criança seja operada? Isso é que é autoconfiança heim. No código de ética isso também se chama "previsão taxativa dos resultados".

  • Gente, sem polêmica kkk se formos buscar mesmo polemizaremos as assertivas de muitas as questões e não seremos aprovados nunca.

    Não levem as assertivas ao pé da letra, isso já é "excesso" de interpretação. Elejam a alternativa mais cabível e só. Infelizmente, a gente só consegue ser mais produtivo em questões depois que passa a analisar tudo de forma mais objetiva.