SóProvas


ID
1594651
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São intervenções de enfermagem, segundo a Nursing Interventions Classification (NIC), usadas na prevenção da NIMC (nefropatia induzida por meio de contraste)

Alternativas
Comentários
  • A nefropatia induzida por contraste (NIMC) é uma das causas mais comuns de insuficiência renal aguda adquirida no ambiente hospitalar. Embora possa ter evolução benigna, está associada a maior tempo de internação hospitalar, elevação da morbimortalidade e dos custos de atendimento.
    A prevenção é considerada a melhor forma de reduzir a ocorrência de NIMC. Os principais aspectos preventivos baseiam-se na manutenção de bom estado de hidratação, escolha do contraste, utilização de fármacos “protetores", suspensão, sempre que possível, de drogas nefrotóxicas e diuréticos de alça pelo menos 24 horas antes da administração do MCI, redução do volume de contraste ao máximo, não realização de múltiplos estudos em menos de 72 horas, e em último caso, considerar exames de imagem alternativos que não necessitem de contraste.

    Segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) deve-se: - monitorar as manifestações cardiopulmonares (PA, FC e FR); - estimular ingesta oral - administrar, por via endovenosa, solução salina hipotônica SF 0,45% - 12 horas antes e após o exame ou infusão rápida 100ml/h por 3horas, dextrose hipotônica (5%), com base no estado líquido (hidratação - membranas, mucosa, pulsação), no volume infundido, no cálculo de perdas insensíveis (sudorese, respiração) e na osmolaridade urinária conforme protocolo institucional.

    A acetilcisteína quando utilizada quantidade de MCI maior que 140 ml (contraste não iônico de baixa osmolaridade) não tem eficácia. A teofilina, bloqueador de canal de cálcio, dopamina e peptídeo natriurético atrial, apesar da sua aplicação na pratica clinica a utilização destes fármacos não tem sua eficácia comprovada. Manitol e furosemida não têm apresentado os efeitos desejados para nefroproteção, pelo contrário, podem desencadear efeitos deletérios por causar depleção dos espaços extra celulares, aumentando o risco de nefrotoxicidade dos agentes contrastantes

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia

    BIANCO, Rosana Pires Russo; ARAUJO, Elizete Sampaio. Nefroproteção relacionada ao uso de meio de contraste iodado: atenção de enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 21, n. spe, p. 187-191, 2008 .
  • Nefropatia induzida por contraste (NIC) é a condição na qual um comprometimento da função renal ocorre após o uso endovenoso de meio de contraste, na ausência de qualquer outra etiologia alternativa. É a terceira causa mais freqüente de insuficiência renal em pacientes hospitalizados, com uma incidência média de 10,2%.

    Insuficiência renal prévia é o mais importante fator de risco para a gênese da NIC. Quanto mais severa a insuficiência renal, maior o risco de NIC e de diálise. O risco de NIC é aproximadamente dez vezes o valor da creatinina sérica basal.Diabéticos com insuficiência renal constituem um grupo com risco muito elevado de desenvolver NIC. Para um mesmo valor de creatinina alterado, o diabético apresenta risco dobrado em relação ao não diabético.

    Qualquer condição clínica associada a uma diminuição do fluxo plasmático renal pode aumentar o risco de NIC. Estão incluídos nessa categoria os pacientes desidratados, ou com insuficiência cardíaca, ou aqueles que façam uso de diuréticos.

    Em pacientes com função renal normal uma boa hidratação é suficiente.Naqueles com risco maior de NIC devemos:

    1. Considerar outra opção diagnóstica ou terapêutica que não utilize contraste iodado.

    2. Suspender diurético ou qualquer droga nefrotóxica 72h antes do uso do contraste.

    3. Evitar uma segunda dose de contraste no intervalo de 72h ou até que a creatinina sérica retorne ao basal.

    4. Utilizar a mínima dose necessária, uma vez que quanto maior a dose de contraste, maior o risco de NIC. Se possível, respeitar o limite de 5ml de contraste x Peso em Kg /creatinina sérica.

    5. Em pacientes de alto risco, principalmente diabéticos com insuficiência renal, deve-se utilizar contraste não iônico e de baixa osmolalidade.

    6. Certificar-se da adequada hidratação do paciente, sendo conveniente nos pacientes de risco, hidratação EV com SF 0,45%, 1ml/Kg/hora 12h antes até 12h após a utilização do contraste.

    7. O uso do Bloqueador de Cálcio Nitrendipina, 20mg/dia por 3 dias, iniciando 24 h antes do exame, ou Teofilina EV, 5mg/kg de peso 1h antes do contraste, são alternativas possíveis.

    8. O uso profilático de acetilcisteína 600mg via oral de 12/12h no dia anterior e no dia da administração do contraste, associado à hidratação com solução salina, mostrou ser efetivo em prevenir NIC nos pacientes com insuficiência renal crônica.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302002000100011

  • O erro da B é por falar em 'prescrever'?