-
Gabarito A
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos
reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em
processos gerenciais ou fatores de desempenho que
são encontrados em organizações de Classe Mundial –
aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e
adaptar-se às mudanças globais. Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ, são:
Pensamento sistêmico;
Aprendizado organizacional;
Cultura de inovação;
Liderança e constância de propósitos;
Orientação por processos e
informações;
Visão de futuro;
Geração de valor;
Valorização das pessoas;
Conhecimento sobre o cliente e o
mercado;
Desenvolvimento de parcerias;
Responsabilidade social.
Conceito:
PENSAMENTO SISTÊMICO
Entendimento das relações de interdependência entre os
diversos componentes de uma organização, bem como
entre a organização e o ambiente externo.
Fonte: http://www.fnq.org.br/criterios_completo_isbn_pdf_-_FINAL.pdf
-
Gabarito - Letra A
a) adota, entre seus fundamentos, o pensamento sistêmico, que corresponde ao entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização e entre a organização e o ambiente externo. Certo - Os 13 Fundamentos da Excelência são: 1. Pensamento sistêmico; 2. Atuação em rede; 3. Aprendizado organizacional; 4. Inovação; 5. Agilidade; 6. Liderança transformadora; 7. Olhar para o futuro; 8. Conhecimento sobre clientes e mercados; 9. Responsabilidade social; 10. Valorização das pessoas e da cultura; 11. Decisões fundamentadas; 12. Orientação por processos; 13. Geração de valor.
b) apresenta critérios de excelência que permitem às organizações medirem seus esforços rumo à excelência, entre os quais se insere a visão de futuro, voltada à perenização da organização. Errado - A visão do futuro não está entre os critérios do MEG, que são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos, Informações e Conhecimento e Resultados. São 8.
c) não comporta adaptação à Administração pública, não obstante os esforços realizados, em face da incompatibilidade com os princípios constitucionais a esta aplicáveis. Errado - O GesPública foi feito baseado no MEG, com as mudanças para a Adm. Pública. Por ex. No lugar do critério Clientes, é Cidadãos.
d) mostrou-se ineficaz, em face da dificuldade de estabelecimento de uma métrica consistente de avaliação e na fixação de critérios objetivos. Errado - As organizções que adotam o MEG participam de um processo de avaliação do Prêmio Nacional de Qualidade
e) constitui um sistema de avaliação de processos e de desempenho organizacional, que pressupõe a fixa- ção de indicadores e metas. Errado - São critérios que são avaliados e não indicadores e metas.
-
Guta, a Visão para futuro está entre os 12 fundamentos do modelo da FNQ; o erro da questão é associá-lo às medições; isso é caracteristica de decisoes fundamentadas.
-
Marco Almeida, você está correto quanto Visão de Futura estar entre os fundamentos da FNQ. Porém, o intem b) fala de CRITÉRIOS da FNQ, e visão de futuro não faz parte destes critérios.
-
Macete de colegas do QC:
FNQ - Fundação Nacional de Qualidade:
.
FUNDAMENTOS:
.
PAL CADOG
.
P ensamento sistêmico;
A prendizado organizacional e inovação;
L iderança transformadora;
C ompromisso com as partes interessadas;
A daptabilidade;
D esenvolvimento sustentável;
O rientação por processos;
G eração de valor
CRITÉRIOS
'CLIPE LISO INCOMODA,PROCURE PLAES(PAZ)''
CLientes
PEssoas
LIderança
SOciedade
INformações
COnhecimento
PROcessos
REsultados
PLAnos
EStratégias
-
Critérios na Gestão de Excelência: Liderança; Estratégia e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Resultados.
Fundamentos da Gestão Pública de Excelência: Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional e Inovação, Liderança Transformadora, Compromisso com as Partes Interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Orientação por Processo, Geração de Valor.
-
2016
No programa GESPÚBLICA — modelo de excelência em gestão pública —, pensamento sistêmico é um fundamento que consiste
a) na compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas.
b) na busca contínua por novos patamares de conhecimento individual e coletivo, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.
c) no alcance de resultados consistentes que assegurem aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
d) nas relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco principal na sociedade.
e) na indicação do rumo da organização e na constância de propósitos que a mantêm nesse rumo, estando diretamente relacionado à capacidade de se estabelecer um estado futuro desejado para a organização.
-
Perenização da organização = estagnação,parar de se desenvolver.Se a alternativa falar disso (especialmente quando o enunciado falar sobre melhoria contínua ou excelência), fuja dela.