SóProvas


ID
160117
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Numa eleição para Governador do Estado, nenhum candidato alcançou a maioria absoluta de votos. O primeiro teve 35% dos votos; o segundo, 30% dos votos; os dois restantes tiveram exatamente a mesma votação. Antes da realização do segundo turno, ocorreu a morte do segundo colocado. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • 9504

    Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver amaioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

            §1º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á novaeleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, econsiderando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.

            §2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimentolegal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

            §3º Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer em segundo lugar mais de umcandidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

            §4º A eleição do Presidente importará a do candidato a Vice-Presidente com eleregistrado, o mesmo se aplicando à eleição de Governador.

  • Substituição de candidatos em eleição majoritária:

    Prazos:
    a) até 10 dias após a ocorrência do fato deverá ser requerido o pedido.
    b) até 24 horas antes do início da votação.

    obs1: Se a substituição do candidato ocorrer após a geração das tabelas para elaboração da lista de candadtos, o substituto concorrerá à eleição com os dados e fotografia do substituído.

    obs2: Não há substituição de candidato a cargo majoritário após a realização do 1º turno de votação. Caso isso venha a acontecer: concovocar-se-á, dentre os remanscentes, o de maior votação. Nese caso, se remanescer, em 2º lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

    obs3: Em tese, ocorrendo a morte do Vice, também acarretará a substituição nos moldes acima. O seu falecimento após o 1º turno também acarretará a convoação de remanescente, haja vista o princípio da unicidade da chapa.

  • § 2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

    § 3º Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

  • COMENTÁRIOS (Ricardo Gomes - pontodosconcursos):

    Caso ocorra morte, desistência ou impedimento legal de algum candidato antes do 2º turno, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.
    Se no 2º lugar empatarem mais de 1 candidato, o MAIS IDOSO prevalece.
    É o que ocorre nesta questão, configurando como certo o item B.
  • GABARITO LETRA B 

     

    LEI Nº 9504/1997 (ESTABELECE NORMAS PARA AS ELEIÇÕES)

     

    ARTIGO 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

    § 1º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.

     

    § 2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

     

    § 3º Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.  

  • NESSE CASO, COMO OS 2 ÚLTIMOS REMANESCENTES TÊM O MESMO NÚMERO DE VOTOS VÁLIDOS, QUALIFICAR-SE-Á O MAIS IDOSO.