SóProvas


ID
160150
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos órgãos públicos é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Órgãos Públicos, nas palavras de Celso Antônio Bandeira de Mello, "são círculos de atribuições, feixes individuais de poderes funcionais repartidos no interior da personalidade estatal e expressados por meio dos agentes neles providos." Cabe destacar que órgão não se confunde nem com a pessoa física - agente público -, que é aquele que exerce suas funções em um determinado órgão público; e nem com a pessoa jurídica, que é a entidade na qual o órgão esta inserido. O órgão público existe para que a vontade estatal seja realizada, por meio do desempenho das atribuições dos agentes públicos.
    É importante enfatizar que são características dos órgãos administrativos: competência, estrutura, quadro de servidores e poderes funcionais. Entretanto, os órgãos administrativos não possuem personalidade jurídica
  • Letra"B"ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAAdministração Pública tem como principal objetivo o interesse público, mais ainda a implementação dos direitos fundamentais, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência insertos no caput do art 37 .A administração pública pode conceituada com base nos seguintes aspectos: orgânico(ou subjetivo), formal(ou objetivo) e material(ou operacional);1. objetivamente, temos atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado;2. em sentido orgânico ou subjetivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações;3. Sob o aspecto operacional, administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da coletividade.
  • Creio que a questão "B" é a incorreta por 2 fatores; 1º - os Órgãos Públicos não possuem personalidade jurídica e 2º no caso de delegação de competências para entes vinculados, as responsabilidades omissivas ou comissivas são dos delegados e não dos delegantes.
  • CF/88 Art. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral: I - o Tribunal Superior Eleitoral; II - os Tribunais Regionais Eleitorais; III - os Juízes Eleitorais; IV - as Juntas Eleitorais. Art. 119. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros, escolhidos: I - mediante eleição, pelo voto secreto: a) três juízes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal; b) dois juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça; II - por nomeação do Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
  • LETRA A - CORRETA
    Órgãos simples são constituídos por um único centro de competência. O órgão simples constitui uma única unidade. Ex.: Agência da Secretaria da Receita.

    LETRA B - INCORRETO
    Os órgãos públicos são centros de competência despersonalizados, criados por lei, instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.

    LETRA C - CORRETO
    Os órgãos compostos são aqueles que reúnem, na sua estrutura, outros órgãos menores, com função principal idêntica ou com funções auxiliares diversificadas. Ex.: Secretaria de Educação (escolas - órgãos menores).

    LETRA D - CORRETO
    Órgãos Independentes são os órgãos originários da Constituição e representativos dos Poderes do Estado (Executivo,Legislativo,Judiciário). Não possuem qualquer subordinação hierárquica e seus agentes são denominados de Agentes Políticos. Ex.: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Presidente da República.

    LETRA E - CORRETO
    Órgãos colegiados são todos aqueles que atuam e decidem pela manifestação conjunta e majoritária da vontade de seus membros. Ex.: Tribunal

     

  • Os órgãos são parte da pessoa Jurídica. Somente a pessoa jurídica possui personalidade jurídica. Orgãos são centro de competência despersonalizados.

    Um professor, do curso que fiz, brincou assim : comaparando PESSOA = SER HUMANO.
     
    A Pessoa(ser humano) possui personalidade jurídica mas o fígado(órgão) dessa pessoa ( ser humano), não possui personalidade jurídica, pois  tão somente integra a pessoa, sendo assim um centro de competência ( despersonalizado).

    Exemplo bobo, porém didático.

    Abraço e bons estudos.

  • Questão "eliminável" pelo simples fato de saber que ÓRGÃOS PÚBLICOS NÃO POSSUEM PERSONALIDADE JURÍDICA.
  • Caro amigo Fernando.  Acho que você se equivicou. O enunciado pede a alternativa INCORRETA.
  • Órgãos não possuem personalidade jurídica.

  • -
    questão bem tranquila, parabéns FCC.. por mais questões assim!!

    GAB: B

  • São despersonalizados.