SóProvas


ID
1603294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos debates recorrentes no campo do currículo diz respeito à definição de pressupostos teóricos metodológicos e orientações que organizem o ensino, considerando não só os conhecimentos universais como, também, a multidimensionalidade do ensino-aprendizagem e, portanto, a perspectiva do diálogo cultural.

Segundo Candau (2009), “trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo". Para a autora, a perspectiva do multiculturalismo pode ser classificada a partir de três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista; o multiculturalismo diferencialista, também denominado de monoculturalismo plural; e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade.

No âmbito das políticas educacionais, a aprovação da Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, visa a dar um tratamento transversal ao currículo, na perspectiva de um diálogo multicultural de caráter

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra C

    Encontramos dentro do multiculturalismo diversas abordagens, iremos citar algumas como o a abordagem assimilacionista, a diferencialista e a interculturalidade defendidas pela autora Vera Maria Candau.

    A abordagem assimilacionista parte do princípio de que todos se integrem à sociedade e se incorporem à uma cultura hegemônica. Essa abordagem defende que vivemos numa sociedade multicultural descritiva, e nessa sociedade não existe igualdade para todos, a falta de acesso de alguns grupos à determinados serviços, bens, direitos fundamentais que outros grupos em geral não têm. A política assimilacionista propõe que todos, independentemente de raça , cultura, religião, venham ter os mesmos direitos, os mesmos acessos, porém não se mexe na matriz da sociedade, ou seja, inseri-se o indivíduo no grupo mas deslegitima saberes, línguas, crenças.

    A abordagem diferencialista surge causando controvérsias e vem para rebater o termo denominado como assimilacionista, pois afirma que a assimilação nega ou silencia as diferenças. Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais é necessário garantir espaços próprios e específicos, para que possam expressar com liberdade coletivamente, dando assim espaço para cada um mostrar a sua cultura.

    A abordagem intercultural ou multiculturalismo interativo ocorre com variações em geral, em questões étnicas, religiosas e também de espaço, onde se abrange o acolhimento, o ato de interagir e conhecer o outro e o transformar de cada um com o conhecimento assim sendo uma consequência benéfica da evolução das culturas. Mantemos as origens e nos enriquecemos com a cultura do outro.

    fonte: http://multidiversoinverso.blogspot.com/2013/03/multiculturalismo-e-suas-diferentes.html