Comunicação descendente - é um tipo de comunicação em que a informação desloca desde a direção até os demais membros da organização seguindo a linha hierárquica.
As suas funções são:
-enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia.
-proporcionar aos membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados.
-facilitar um resumo do trabalho realizado e doutrinar os empregados para que reconheçam os objetivos da organização.
Os problemas com que se encontra na comunicação descendente são os que muitas organizações saturam nos canais de comunicação descendente sobrecarregando de mensagens dando como resultados ordem que podem confundir e frustar os subordinados.
.Comunicação ascendente- uma comunicação difícil nas organização tradicionais devido a sua estrutura hierárquica é mais complicada ainda nas organizações modernas no sentido de que se generalizam a comunicação .
O propósito é fazer chegar aos responsáveis uma informação geral sobre o pessoal da empresa no sentido mais amplo, isto é institucionalizar causas adequadas que incidem em informar até aos níveis superiores
As suas funções são:
-proporcionar aos directores o feedback necessário sobre os assuntos e problemas actuais da organização.
-Ser um fonte primário de retorno informativo para direcção que permite determinar a efectividade da sua comunicação descendente.
-Aliviar as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartir informação relevantes com seus superiores e estimular a participação e compromisso de todos.
Os canais de comunicação ascendente tem o problema de facilitar o excesso controlo por parte da direcção, provocar o enfado do director quando a mensagem é desagradável.
.Comunicação horizontal - é aquele que se relaciona entre pessoas consideradas iguais em hierarquia da organização.
Esta situação pode dar-se em distintos níveis enquanto que as mais estudadas são aqueles que se tem relação entre pares de níveis executivos.
As principais funções da comunicação horizontal são as que facilitam as coordenações de tarefas, permitindo aos membros da organização estabelecerem relações interpessoais efetivos através do desenvolvimento de implícito acordo e proporcionar um empregado médio para compartilhar informações relevantes da empresa