SóProvas


ID
1605403
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Paulo e Mariana têm dois filhos, Júlio e Baltazar. Com relação aos tipos sanguíneos do sistema ABO, pai, mãe e os dois filhos têm, cada um deles, um tipo sanguíneo diferente.

Em razão disso, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Você esqueceu de completar a questão, mas como se trata de uma questão da Vunesp, consegui encontrar as alternativas que faltam. Aqui estão:

    a) se um dos filhos tem sangue tipo O, o outro necessariamente terá sangue do tipo A ou tipo B.

    b) se o pai tem sangue tipo A, a mãe necessariamente tem sangue tipo B.

    c) se a mãe tem sangue tipo O, um dos filhos terá necessariamente sangue tipo AB.

    d) se a mãe tem sangue tipo AB, o pai necessariamente terá sangue tipo A ou tipo B.

    e) se um dos filhos tem sangue do tipo AB, o outro necessariamente terá sangue do tipo A ou tipo B.

    A alternativa correta é a letra B porque para que cada um possua um tipo sanguíneo diferente, é necessário que os pais sejam heterozigotos e que a mãe tenha sangue diferente do tipo do pai e que não seja AB.

    Se a mãe fosse AB, nenhum filho teria sangue tipo O porque este só é expresso quando em homozigose, sendo necessário que ambos os pais possuam o alelo i referente ao sangue tipo O. Seguindo o mesmo raciocínio, se a mãe fosse O, nenhum filho poderia ter tipo sanguíneo AB.

    Logo, provavelmente um dos filhos possui sangue tipo O e o outro sangue tipo AB.

  • https://youtu.be/PKEQOtfS9Ls

  • Gente há uma forma bem mais simples, Há um único cruzamento que resulte em todos os fenótipos do sistema ABO , é o : IA i × IB i = IA IB , IA i , IB i e ii ( O ) , portanto sendo a questão A , pois para os filhos terem fenótipos diferentes dos pais ( O e AB ) há a necessidade de que um dos pais seja A e outro B , logo se o pai tem o tipo A a mãe obrigatoriamente terá o B para que dê certo esse cruzamento.