SóProvas


ID
1607323
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere as afirmações abaixo sobre o Período Imperial brasileiro (1822-1889).


I. O Primeiro Reinado caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Imperador e as elites do País, tendo em vista que D. Pedro I praticamente governou de forma autoritária, desconsiderando o Legislativo.


II. Durante o Período Regencial, os governantes deixaram de ser hereditários e passaram a ser selecionados por eleições, o que leva a historiografia a considerar essa fase como sendo a primeira experiência republicana no País, pois os regentes eram escolhidos pelo voto universal direto.


III. O Segundo Reinado foi um período de grande estabilidade política da história imperial, pois o imperador D. Pedro II ficou quase 50 anos no poder, governando com o apoio de um só partido, o Partido Conservador.


IV. Dentre os fatores que contribuíram para a crise do regime imperial, podemos elencar o conflito do Imperador com o Exército, a crise entre a monarquia e a Igreja e, por fim, a abolição da escravidão, que levou a elite cafeicultora fluminense a romper politicamente com a monarquia.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A questão foi incoerente em dizer que D.Pedro II teve conflitos com o Exército, já que o conflito era contra o regime Monárquico e não contra a personalidade do imperador propriamente dita...a falta de fomento às articulações dos militares dispostas na imprensa da época e a carência de voz e vez na política que geraram tal conflito, sem contar na afinidade republicana advinda do pós-guerra (G.do Paraguai). Porém, acredito que isso não atrapalhe no gabarito, mas houve incoerência.

    Letra B