SóProvas


ID
160768
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

No que diz respeito ao segundo turno em eleições municipais, considere :

I. Na última eleição municipal no Estado do Amapá não houve o segundo turno no Município de Macapá, porque à época contava com um número inferior a duzentos mil eleitores.

II. O segundo turno nas eleições municipais sendo uma continuação da primeira eleição, não pode ser considerada uma eleição distinta, mesmo porque o voto torna-se facultativo.

III. Os Municípios de Pracuúba e de Serra do Navio, até o mês de julho de 2005, se classificavam, respectivamente, como os de menor número de eleitores, acrescentando que não houve segundo turno em qualquer deles.

Nesses casos, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • não entendi.pra mim a correta é a letra d. O voto no segundo turno não é facultativo.
  • I - CorretaLei 9.504Art. 2º,§ 1º. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.(...)Art. 3º,§ 2º. Nos Municípios com mais de 200 mil eleitores, aplicar-se-ão as regras estabelecidas nos §§ 1º a 3º do artigo anterior.
  • A alternativa III me parece ser apenas uma afirmação, não tendo o candidato como contrariar a assertiva, nem como confirmá-la. faltam dados para isso. Por isso, a considerei correta.
  • Assertiva I correta (lei 9.504, art. 3o.)
    A assertiva III apresenta problema na redação (a palavra respectivamente). Considerei-a como sendo correta pelo fato de não trazer contrariedade quanto à Lei das Eleições.
  • Em relação ao item III considerei-a certa pelo motivo de na assertiva mencionar os municípios como sendo os de menor número de eleitores, e em sendo assim os dois passariam longe de possuir mais de 200 mil eleitores necessários à realização de segundo turno.

  • quem fez essa questao tava de boresta
  • Imagina o caboclo ficar de fora da briga por ter errado esse item III.

    É maldade demais.
  • Eu acertei o item III, porque usei minha bola de cristal.

    é brincadeira uma pergunta dessas
  • I. Na última eleição municipal no Estado do Amapá não houve o segundo turno no Município de Macapá, porque à época contava com um número inferior a duzentos mil eleitores. CORRETA - Só haverá segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores.

    II. O segundo turno nas eleições municipais sendo uma continuação da primeira eleição, não pode ser considerada uma eleição distinta, mesmo porque o voto torna-se facultativo. INCORRETA - O segundo turno é considerado uma eleição distinta e o voto continua sendo obrigatório.

    III. Os Municípios de Pracuúba e de Serra do Navio, até o mês de julho de 2005, se classificavam, respectivamente, como os de menor número de eleitores, acrescentando que não houve segundo turno em qualquer deles. CORRETA - Se a questão informa que tais municípios se classificam como os de menores números de eleitores, partimos do pressuposto então que cada um deles detinha menos de 200 mil eleitores. A questão também, informa que não houve segundo turno, fortalecendo o racicíonio, eis que só há segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores.
  • Discordo do colega Danielo,

    Se tratando de concurso público, não podemos partir do pressuposto de nada  O certo é somente com dados concretos. É uma put*** sacanagem uma questão dessas. Como podemos apenas nos basear em achismo??? Alguém sabe se foi anulada??
  • A alternativa III é considerada correta por uma questão de interpretação lógica na própria questão. Se na alternativa I fala-se que na última eleição municipal de Macapá não teve segundo turno porque nesse município não havia mais de 200 mil eleitores. Obviamente, pelo contexto, sendo os dois municípios de Pracuúba e de Serra do Navia os de menor número de eleitores, certemente que neles não poderia haver segundo turno.

  • Questão interessante, sendo possível responder a afirmativa III somente se correta a afirmativa I.

    Gabarito  LETRA B.

  • Muito boa a observação do colega Afrânio Alves. É isso mesmo, até porque não há como adivinhar o número exato de eleitores de ambos os Municípios (nós que não somos da região). 

  • Que questão bonita, FCC!

  • Hoje já há segundo turno na capital do Amapá.

    letra B correta

  • Gabarito está equivocado, o segundo turno não é facultativo. 

  • Everaldo Silva , mas o item II não faz parte do gabarito.

    O gabarito é b) I e III.

     

    ----

    "Sucesso é uma questão de não desistir, e fracasso é uma questão de desistir cedo demais."