SóProvas


ID
1609450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


Os métodos de pesquisa exploratório, quantitativo e qualitativo podem ser complementares, razão pela qual podem ser utilizados em uma mesma pesquisa, procedimento que caracteriza o modelo conhecido como bricolagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado. “Bricolage”, termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional.

  • certa

    A pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses (Cervo e Silva, 2006).

     

    A pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011).

     

    Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião (Barros e Lehfeld, 2007).

     

    De fato, a bricolagem na ciência refere-se “à capacidade de empregar abordagens de pesquisa e construtos teóricos múltiplos, é o caminho em direção a uma nova forma de rigor em pesquisa” (KINCHELOE; BERRY, 2007, p. 10).

    Sem adentrar os debates mais intensos sobre a pós-modernidade, acentua-se que a bricolagem científica ou epistemológica pode ser vista como maneira pós-moderna de fazer pesquisa que, de certa forma, contribui para a profanação ou o questionamento da ciência como campo fechado, intransponível e restrito a círculos seletos e reservados.

     

    A história da bricolagem começa nos anos 50, período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

    Bricolagem, uma palavra de origem francesa, significa a construção de coisas a partir de um conjunto de itens disponíveis. O bricoleur é um termo francês para a pessoa que emprega tais métodos de construção — resumindo, um trabalhador manual ou faz-tudo. Hoje, empresários que praticam bricolagem digital podem construir empresas e organizações incríveis a partir de peças que já existem, muitas das quais oferecem recursos antes disponíveis apenas para grandes empresas. (http://hbrbr.uol.com.br/uma-nova-maneira-para-os-empresarios-pensarem-a-ti/)