SóProvas



Questões de Opinião Pública em Marketing


ID
49057
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     


ID
49060
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A pesquisa de opinião é uma técnica de mediação da opinião pública que permite investigar o problema de pesquisa no ambiente real. Sobre pesquisa de opinião, avalie os itens abaixo e identifique a opção errada.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as professoras do Ponto:

    "As pesquisas quantitativas não são aplicadas no universo e sim em uma amostra do universo. O censo é um tipo de pesquisa que mais PRÓXIMO chega de abarcar o universo. Já a pesquisa qualitativa tem em geral um pequeno número de pesquisados, uma vez que não tem a pretenção de expandir seus resultados para toda a população.

    A amostra não corresponde a um determinado perfil. Ela é calculada e qualquer um pode ser abordado. Não é necessário que se conheça o assunto."

  • O erro está na letra "e". 

    Como já foi colocado aqui pelo colega Rafael Cabral,  a amostra NÃO é um tipo de pesquisa feita somente com pessoas que possuem características comuns e detêm algum grau de informação sobre o tema a ser explorado. A escolha costuma ser aleatória. 



  • Na verdade, a letra E está errada porque é a definição de universo e não de amostra. Segundo definição Ana Lucia Romero Novelli, universo da pesquisa é "o conjunto de pessoas que possuem características comuns e detém algum grau de informação sobre o tema a ser explorado". A amostra, por sua vez, é o grupo de pessoas pesquisadas, selecionadas dentro do universo. O que pode ser aleatório é a escolha de pessoas dentro do universo. Isso acontece quando a amostra é selecionada de forma probabilística.


ID
62869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.

Alternativas
Comentários
  • Afinar (esclarecer, não ser genérico, não ser vago) o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo (visões de mundo que correspondam aos da mídia e do interesse público geral, como ética e responsabilidade social) diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.


ID
62899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda,
julgue os seguintes itens.

A propaganda é definida como a técnica de criar opinião pública favorável a determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas em determinado sentido.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA PROPAGANDA

    I - A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando a orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido.

  • E a propaganda institucional, de utilidade pública e que tem comando pup?



ID
72652
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há um tipo de pesquisa que tem a finalidade de identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências. O conceito refere-se a

Alternativas
Comentários
  • As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.

  • A princípio marquei a letra E, porém depois entendi que essa resposta não seria apropriada porque a pesquisa etnográfica se ocupa do estudo de povos específicos dentro do seu contexto sociológico/geográfico, e não em relação a um assunto ou produto, tema esse mais propício ao uso dos grupos focais.

    Entenda melhor:

    O que é uma pesquisa etnográfica

    Etnografia significa, literalmente, a descrição de um povo. Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade. Os pesquisadores desta época chegaram à conclusão de que apenas o contato real em campo poderia descrever melhor a cultura de um povo.

    E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).

    A etnografia como método

    O método etnográfico é diferente de outros modos de fazer pesquisa qualitativa. Ele segue alguns princípios e, neste curso, vamos aprendê-los e aplicá-los ao universo digital:

    – Pesquisa de campo (conduzido no local em que as pessoas convivem e socializam);

    – Multifatorial (conduzido pelo uso de duas ou mais técnicas de coleta de dados);

    – Indutivo (acumulo descritivo de detalhe)

    – Holístico (retrato mais completo possível do grupo em estudo).

    Fonte: https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/


ID
95887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de

Alternativas
Comentários
  • Focus group ou em português "grupo focal" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.

    Os grupos focais são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

    Fonte: Wikipedia


ID
145645
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Avaliação é uma necessidade e um requisito básico em qualquer política de comunicação.
Considere as afirmativas abaixo sobre avaliação e assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Letra "D".

    Não há como se medir imagem e reputação através de números (métodos quantitativos). Essa avaliação exige métodos QUALITATIVOS.
  • Poxa, falar que a avaliação gerar riscos é complicado ein...


ID
161989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às diferentes modalidades de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    D) Os benefícios do produto são valores intangíveis...
    E) são importantes também para as pesquisas de mídia.

ID
200479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

Em função da sua experiência com a organização, os stakeholders podem ter imagens distintas da marca.

Alternativas
Comentários
  • A Escala da Reputação Corporativa procura estabelecer um método quantitativo de análise da reputação. Davies, G. [et. Al] (2003) consideram que diversos Stakeholders podem ter distintas imagens (mentais) da marca em função da sua experiência com a organização.

     

    Para os autores, uma vez que a reputação resulta de pontos de vista, expectativas, satisfações e experiência de diferentes Stakeholders, controlando a componente interna (identidade), agindo sobre a definição dos valores corporativos e sobre a satisfação do staff, garantir-se-á uma experiência única ao cliente, tornandose possível controlar a imagem (externa) e o conjunto da sua reputação

     

    Fonte: http://docplayer.com.br/3493506-Escala-da-reputacao-corporativa-1-manchester-business-school.html

  • A imagem corporativa, é como ela é realmente vista pelos seus stakeholders. Tem um caráter mais de “aparência”. O ideal é que identidade e imagem se misturem de forma que não haja diferença entre elas (ESTRATÉGIA CONCURSOS)


ID
222433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O marketing é uma área visivelmente mais importante para as organizações do que a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Cada área tem o seu peso e a sua medida.


ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
265291
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.

Alternativas
Comentários

ID
265297
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta conceito correto de opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • d) Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo) que advém de uma situação objetiva (um fato concreto) e manifesta-se objetivamente. Não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.
  • Opiniões PREDOMINANTES da comunidade?  aham, tá. 

  • É, necessariamente, a opinião predominante???? hã???

  • Nesta questão acredito que o problema está na definição de opinião pública do marketing e da publicidade, versus o conceito das teorias da comunicação. Para efeitos práticos, o marketing precisa quantificar o juízo de valor majoritário de um determinado público, pois ele precisa vender para esse público, principal objetivo do marketing. Já para a comunicação o conceito de opinião pública não necessariamente representa o pensamento da maioria, pois o jogo de representações dentro de uma sociedade é intrincado.

    É preciso vestir a lente dos óculos de cada observador, além, claro, das lentes de cada banca de concursos. 


ID
265306
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de pesquisa de marketing, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa descritiva

    O tipo de pesquisa que se classifica como "descritiva", tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e validação de conteúdo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007).

    A pesquisa descritiva usa padrões textuais como, por exemplo, questionários para identificação do conhecimento. O IBGE realiza pesquisas descritivas. A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo. Na pesquisa descritiva não há interferência do investigador, que apenas procura perceber, com o necessário cuidado, a frequência com que o fenômeno acontece. É importante que se faça uma análise completa desses questionários para que se chegue a uma conclusão.

  • Tipos de pesquisa de marketing
    Exploratória ou Conclusiva(Descritiva ou Explicativa)
    Pesquisa Exploratória: Gera hipotéses a partir de fontes secundárias como estudos de caso, livros...
    Pesquisa Conclusiva: Procedimentos bem estruturados, questões, hipóteses e objetivos claros.
    ·         Pesquisa descritiva: questionários, entrevistas e discussões de grupos conduzidas por um moderador (focus group). Procura respostas para problemas específicos e pontuais. Ad Hoc ou painéis.
    ·         Pesquisa explicativa(ou causal): testes de mercado, testa hipóteses, objetivo é eliminar contradições.
     
  • Por favor, alguém pode descrever o erro de cada item para ficar mais claro? Obrigado

  • a) Entre as vantagens da utilização de dados primários sobre dados secundários, estão o baixo custo, muitas perspectivas e variedade de dados, além do uso de fontes com alta credibilidade com dados confiáveis.
    ERRADO.
    Dados primários são aqueles que não estão disponíveis e que serão coletados através de pesquisas. Já os dados secundários são aqueles existentes em bancos de dados ou outras fontes. Sendo assim, os secundários são muito mais acessíveis e baratos que os primários.

    b) De acordo com o método de levantamento por entrevistas (pesquisas quantitativas ou survey) e questionário, essa pesquisa é executada na seguinte sequência: definição do problema e dos objetivos de pesquisa; planejamento do projeto de pesquisa; análise das informações e apresentação dos resultados.
    ERRADO. Faltou a coleta dos dados.

    c) Pesquisa exploratória é a que procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. O experimento é o método de pesquisa mais indicado para essa modalidade.
    ERRADO. A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, idéias ou hipóteses. A idéia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análise históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos. A pesquisa exploratória avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a um determinado problema ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos. (Fonte: Wikipédia)

    d) Pesquisa descritiva é aquela na qual os problemas a serem investigados estão bem definidos e, em geral, procura-se obter resultados quantitativos a respeito dos aspectos do comportamento humano ou do perfil dos consumidores.
    CERTO.

    e) Discussão em grupo (focus group) é o método de pesquisa qualitativa que reúne um grupo de pessoas de certo segmento de mercado com o propósito de relatar suas necessidades, seus hábitos de compra e suas atitudes em relação a temas de interesse. Difere do painel de clientes por este se realizar apenas uma vez, enquanto o focus group ocorre em mais de um encontro com o mesmo grupo.
    ERRADO. Acredito que o erro esteja em afirmar que o focus group ocorre em mais de um encontro. É possível que haja uma satisfação dos objetivos da pesquisa em apenas um encontro


ID
290053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Quanto mais homogênea a população pesquisada, menor é o erro amostral e, consequentemente, maior o nível de confiança.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais uniforme for o universo do qual é extraída a amostra, menor ela pode ser  - e menor o erro amostra, consequentemente. Se o universo não for uniforme, deve ser feita uma tentativa de dividi-lo em camadas uniformes ou mais uniforme possível. É o que se chama de amostragem estratificada, subgrupos ou sub-amostras.


ID
290056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

As pesquisas de opinião são capazes de retratar tendências, mas não podem ser tomadas como a própria opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa de opinião é capas de retratar tendências, mas não pode ser tomada como a própria opinião pública.

  • De Jorge Duarte (Org.) e Ana Lucia Romero Novelli, a obra Comunicação e opinião pública, estado, mercado, sociedades e interesse público (São Paulo: Atlas, 2009, p. 82), aborda a questão: 

     

    Ao pressupor que a opinião pública é captada cientificamente pelas pesquisas de opinião, pode-se incorrer em grandes equívocos, pois as pesquisas registram meramente determinado momento da opinião, mas as decisões que são tomadas a partir de seus resultados podem durar décadas. Nesse sentido, mais do que registrar opiniões, as pesquisas têm atuado também como elemento fundamental na formação da opinião. Em estudo sobre a capacidade de influência das pesquisas sobre a opinião das pessoas, descobriu-se que as referências a estudos científicos e pesquisa fazem com que as pessoas confiem mais na informação.

     

    Em resumo, a  pesquisa de opinião é uma metodologia que tenta mapear decisões, apreensões e comportamentos refletidos na sociedade em um dado momento.


ID
290059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Não havendo restrições quanto aos procedimentos metodológicos adotados, a única forma de se contestar uma pesquisa de opinião é por meio da realização de outra pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    É o que vemos com muita frequência nas pesquisas eleitorais. Partido A encomenda uma pesquisa, depois partido B encomenda outra. Ou ainda, empresa de comunicação X faz um pesquisa, empresa Y faz outra. No site TSE é possível encontrar a metodologia, o universo, a margem de erro e outros de detalhes, além dos próprios resultados, de cada uma e compará-las.


ID
290062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Público-alvo é a amostra focal que, uma vez apreendida em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião.

Alternativas
Comentários
  •  

     

     Na verdade a amostra focal é uma amostra do público-alvo.
    O Grupo Focal é uma técnica de pesquisa ou de avaliação qualitativa, não-diretiva, que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico sugerido pelo pesquisador. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo –sua ênfase estar nos processo psicossociais que emergem, ou seja, no jogo de interinfluências da formação de opiniões sobre um determinado tema.

     

  • Acredito que a frase, corretamente reescrita, seria:

    "Amostra é a subconjunto do universo que, uma vez apreendido em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião."
    Além disso, grupo focal (pesquisa qualitativa) não possibilita a projeção ampla e generalizada de seus resultados. 

    Amostra - Subconjunto ou parte de uma população ou universo, com as mesmas características dessa população da qual foi retirada. 
    Universo - Total dos indivíduos que compõem o conjunto de consumidores a ser pesquisado. Ex: ‘Total de donas de casa de 20 a 45 anos.’
    Público-alvo - São os componentes de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar.
    Discussão em grupo - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado – grupo de consumidores –, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de 7 a 10 pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas – classe, idade, sexo, educação etc – e/ou específicas de um assunto – como posse da coisa ou experiência com o produto / serviço – se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos

    Fonte: Glossário do Comitê de Inteligência e Pesquisa de Mercado da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
    http://conhecimentosustentavel.blogspot.com.br/2010/06/glossario-ii-pesquises-guia-sobre.html


ID
396586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

A técnica de pesquisa denominada entrevista em profundidade é indicada para pesquisa que envolva um grande número de pessoas, pois sua realização é mais rápida do que a aplicação de questionário padronizado.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
  • entrevista em profundidade, um dos tipos de Pesquisa Qualitativa abrange um número pequeno de entrevistados
    Além disso, apresenta como desvantagens o fato de possuir o tempo relativamente longo da entrevista e a influência dos entrevistadores.
    Espero tê-los ajudado!
  • A técnica de pesquisa denominada entrevista em profundidade é indicada para pesquisa que envolva um grande número de pessoas, pois sua realização é mais rápida do que a aplicação de questionário padronizado. 

    PEQUENO NÚMERO DE PESSOAS, POR SER MAIS PROFUNDA, TAMBÉM É MAIS DEMORADA.

ID
396589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

Em pesquisas de opinião, checagem é o processo que visa avaliar a qualidade e a veracidade das informações coletadas durante o trabalho do pesquisador, por meio de contato com parte dos entrevistados.

Alternativas
Comentários
  • CHECAGEM DOS DADOS - A validação dos dados levantados é uma das etapas mais importantes na garantia da qualidade da pesquisa. No IBOPE, 20% de todas as entrevistas são verificadas em novos contatos com as pessoas entrevistadas, por telefone ou pessoalmente.
    Nesse processo, são checadas perguntas específicas, cuja resposta eventualmente poderia tornar o trabalho do pesquisador mais fácil, ou seja, reduzir o tempo que ele necessitaria para fazer toda a sua parte. Esse tipo de fiscalização é feito para assegurar que o profissional segue mesmo todos os procedimentos do código de ética da atividade de pesquisa no Brasil.
    Quando um problema é identificado com algum colaborador, imediatamente todas as pesquisas entregues por ele passam pela mesma vistoria. Nesse momento, identifica-se a origem do problema e, dependendo da gravidade, o profissional é exonerado da empresa.

    http://www.ibope.com.br/pt-br/ibope/comofazemos/Paginas/Checagem-dos-dados.aspx

ID
396592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

Dados qualitativos que classificam comportamentos de consumo dos veículos de comunicação por classe, gênero, idade e região são fundamentais para o planejamento de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Dúvida!

    Eu acredito que as informações de Classe, Gênero, Idade e Região sejam dados quantitativos e não qualitativos como diz a acertiva. Alguém sabe me dizer se estou  certa ou errada?

    Até mais!
  • Também fiquei com essa dúvida!
  • Acho que nesse caso esses dados também cabem no grupo qualitativo, no tocante a levarmos em consideração não apenas os dados numéricos do consumo de mídia mas também a opinião da audiência acerca do conteúdo dos programas. Determinado programa pode até ter uma grande audiência, mas os sentimentos do público durante sua experiência podem afetar sua percepção de marca, se for inserida em um momento não adequado, por exemplo.
  • Fui induzido ao erro por acreditar que é quantitativa... principalmente para o planejamento de mídia, que tem interesse em visibilidade e veiculação para determinado público do que "o que" é veiculado. 
  • São os comportamentos de consumo que são classificados por classe, gênero, etc, logo, são dados qualitativos.


ID
396595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

As pesquisas e sondagens de opinião contribuíram para a mudança na percepção do conceito de opinião pública, que, antes, era compreendida como a voz dos líderes políticos e(ou) a voz dos grupos de pressão e de interesse particular. Atualmente, considera-se opinião pública a opinião do povo, da sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Tomar a opinião pública como a opinião da sociedade como um todo ?

    O professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade e quase todas as obras que falam de Relações Públicas admitem a existência de grupos, mas sabem que um grupo pode ou não se constituir como um público. Desta forma, chegamos às características da opinião pública que, segundo o professor Teobaldo, fica assim caracterizada:



    não é uma opinião unânime;

    não é, necessariamente, a opinião da maioria;

    normalmente é diferente da opinião de qualquer elemento do público;

    é uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;

    está em contínuo processo de formação das diversas opiniões existentes no público;

    está em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.[10>

  • Os indivíduos avaliam a realidade como imagens estereotipadas gravadas em seus cérebros. Isso possibilitaria uma redução da complexidade da realidade e economia em sua comunicação. A opinião pública seria a média de opiniões em determinada sociedade e tempo.

  • Questão passível de ser anulada (se é que já não foi).

    "Atualmente, considera-se opinião pública a opinião do povo, da sociedade como um todo".

    A opinião pública não é unânime. Logo não tem como abranger o "todo" de uma sociedade.


ID
396598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

Ao desenvolver sua pesquisa de mercado, uma empresa que deseje atuar no mercado internacional deve analisar, entre outros, os seguintes aspectos: a pronúncia e a escrita de suas marcas nos idiomas utilizados pelos seus possíveis consumidores, os hábitos de consumo, os valores culturais — como religião, folclore e hábitos locais — e a situação política e econômica do país ou região em que pretenda atuar.

Alternativas
Comentários
  • Correto, análise PEST

  • A análise PEST é um acrónimo de análise Política, Económica, Social e Tecnológica e consiste num enquadramento de fatores macroambientais usados como uma ferramenta na gestão estratégica de empresas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_PEST


ID
397036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

Pesquisas de opinião constituem importante ferramenta para avaliação de cenários. O fato de essas pesquisas terem custo elevado pode ser contornado realizando-se a leitura atenta dos levantamentos divulgados na mídia relacionados com os negócios da corporação.

Alternativas
Comentários
  • A análise do clipping e realização de uma auditoria de imagem permitem essa leitura atenta do que é divulgado na mídia.

  • Esquematizando o comentário de Isabela: clipping > auditoria de imagem > leitura (conclusões).


ID
460108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O consumidor só é ouvido quando o sistema de atendimento é do tipo pró-ativo.

Alternativas

ID
460129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O profissional do serviço de atendimento é responsável pela não participação do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os departamentos e setores que podem reunir informação acerca do ambiente externo das instituições a atuação do serviço de atendimento ao consumidor, se encarrega da tarefa de orientar o consumidor, registrar suas opiniões, insatisfações e resolver os casos de insatisfações. Na literatura de marketing, muito tem se abordado sobre a importância de cultivar um relacionamento entre empresa e o público-alvo, assim como o papel da área de atendimento ao consumidor no estabelecimento deste relacionamento.

    Algumas vantagens para os clientes/consumidores

    Quando, em 1980, começaram a estruturar os Serviços de Atendimento aos Consumidores, no Brasil, o objetivo era abrir espaços de aprendizagem e negociação para os clientes com as empresas.... e abrir para:

    - Acesso direto à empresa;

    - Diálogo com profissionais especializados;

    - Maior segurança sobre produtos e serviços;

    - Resolver pendências;

    - Oportunidade de sugerir melhorias que melhor lhes atendam.

    ( Fonte: livro "Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento, 1991 e 1997, Qualitymark Ed. O livro está esgotado mas é encontrado nos sebos do Brasil)
  • É justamente o oposto. Serviços de atendimento são implantados para que o consumidor entre em contato com a empresa e com ela se relacione, seja através de críticas, dúvidas, elogios ou reclamações.


    Item ERRADO

  • Pelo contrário, o profissional de atendimento será responsável pela interação.


ID
460252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

Convidar o consumidor a debater sobre a organização é demagogia.

Alternativas

ID
543187
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C
    c) opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.

    sociedade e opinião publica é redundante.

    creio que a opção foi ir do mais generico para o mais pessoal.
  • Gab. C
    (...)O controle se efetiva por meio das sanções, penalidades e recompensas associadas à desobediência ou obediência das normas do grupo. Tal controle pode ser interno ou externo. Os fatores mais importantes do controle social são os seguintes: opinião pública, crenças religiosas, educação e personalidade (VIA, 1983, p.49)


ID
543217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma pesquisa de opinião,

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Uma pesquisa não é feita em cima de valores absolutos e sim em estimativas (estatísticas), assim apresenta sempre uma margem de erro, que irá depender do tamanho da amostra e dos resultados que foram obtidos com a pesquisa. E isso acontece porque em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, não é possível entrevistar toda a população, somente uma fração dela.
    Em uma pesquisa política a margem de erro varia dependendo do candidato, ou seja, depende da distribuição geográfica do seu eleitorado, assim é preciso que esse tipo de pesquisa seja realizado dentro de um intervalo de confiança, valor combinado pelo cliente e o instituto de pesquisa.
    Na pesquisa política o padrão do intervalo de confiança é de 95%, o que isso significa? Isso significa que o candidato tem 95% de chance de estar dentro da margem de erro e 2,5% de estar acima dela e 2,5% de estar abaixo dela. Por exemplo: vamos supor que em uma pesquisa eleitoral um candidato apareça com 23%, levando em consideração, a margem de erro de 2%, ele estará entre 21% e 25% dentro da margem de erro e 2,5% de chance de estar acima de 25% e 2,5% de estar abaixo de 21%.
    Por causa dessa margem de erro, ao anunciar a queda ou a subia de um candidato é precioso que sejam feitas sucessivas pesquisas, comparar apenas a pesquisa atual com a anterior dará uma resposta com a possibilidade de erro muito maior.  
    Fonte:Danielle de Miranda (Brasil Escola)

    Bons estudos!
  • Não concordo com esta resposta. A margem de erro sempre é conhecida com antecedência de acordo com a amostragem definida.

  • Alguém poderia comentar as definições das outras alternativas, como 'consistência'?

  • Eu concordo com a letra B e C.

    Qual o erro da C? A amostra é subconjunto da população, se é probabilística então é aleatória.

  • Lydia, o erro da C é dizer que é determinada aleatóriamente, quando, em pesquisa probabilística, nada é aleatório. Até a mesmo a escolha dos entrevistados segue um cálculo e uma lógica.

    O gabarito B está, ao meu ver, erradíssimo. Margem de erro é sempre ANTES, pois dela saíra o universo amostral da pesquisa (quantidade de pessoas a serem entrevistadas). 

    Ao meu ver, a única correta seria a letra A. Vamos as analises:

    A-  consistência é checada antes da totalização de seus números.

    consistência pode se dar em um duas etapas distintas: 1- antes da pesquisa de campo propriamente dita: seria uma verificação da consistência do questionário, para garantir que todos os itens do teste estarão medindo o conceito que é suposto ser alvo da medição e 2 - depois de terminada a coleta dos dados, para verificar se está a contento a coleta, se há consistência nos dados que nos permitem tirar conclusões da pesquisa.

    b- A margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.

    Já comentado, acredito que esteja errada.

    c- A amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.

    Já comentado. E

    d - Deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.

    Ponderação: atribuição de pesos das respostas e dados diferentes, de acordo com a importência do entrevistado para aquela pesquisa (ex: se é uma pessoa referência ou líder do opinião local). Esse sentido não seja tão divergente do correto, mas não é exatamente ele. Isso seria mais a revisão dos questionários. E

    e- A pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

    O contrário: é a forma mais abrangente de pesquisa, como o próprio nome já diz. É a habitual pesquisa de questionário. E

    Fontes: http://www.cpscetec.com.br/adistancia/pesquisa/aula2.htm

    http://www5.eesc.usp.br/saate/index.php/saate/Aplicar-a-T%C3%A9cnica/Pesquisa-de-mercado/7.-An%C3%A1lise

  • acredito que a letra C ficaria correta se afirmasse que "a amostra aleatória simples é um subconjunto da amostra probabilística"


ID
543244
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em propaganda, informações sobre o produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia básica são essenciais para o processo de

Alternativas
Comentários
  • Folheto ou peça promocional sui generis, contendo informações de todos os esforços de comunicação publicitária e promocional, assim como dos produtos, por ocasião de seus lançamentos, relançamentos ou outras ações. O broadside serve para motivar e influenciar toda a cadeia de vendas envolvida na ação, e especificamente para auxiliar a equipe na argumentação e apresentação de seu trabalho de vendas às áreas de compra. (Ferracciú)

    Folheto promocional de apoio às vendas para uso do vendedor no contato com o distribuidor, contendo: informações sobre o produto em campanha, texto vendedor mostrando ao revendedor por que deve adquirir o produto e a comunicação que será desenvolvida para este, incluindo as possíveis promoções dirigidas aos distribuidores. (Costa)

  • CORRETO: LETRA D

    Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

    Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. SIgnifica a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.Fonte: https://www.significados.com.br/briefing/


ID
543394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão pré- determinadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Disco de pesquisa: pergunta fechada onde todas as alternativas de respostas estão distribuídas igualmente, não permitindo qualquer tipo de indução. O entrevistador entrega o disco para que o entrevistado escolha a alternativa.

  • Já fiz pesquisa assim:  


    Definida a amostra, o próximo passo é preparar o questionário e abordar os entrevistados. As pesquisas são feitas nos domicílios ou na própria rua, desde que a pessoa more na zona previamente estabelecida para o trabalho.

    “Nas eleições, temos que ter o cuidado de fazer a pergunta de forma totalmente isenta. A pessoa começa fazendo a pergunta [para que seja respondida] de forma espontânea. Daí a gente apresenta um disco [uma figura em forma de círculo] com os nomes dos candidatos, de modo que não prioriza nenhum dos candidatos. O entrevistador entrega para a pessoa, que lê os nomes e diz em quem vai votar. O entrevistador não faz nenhuma leitura dos nomes”, explica o diretor de Opinião Pública, Política e Comunicação do Ibope, Hélio Gastaldi.



ID
550807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

Alternativas

ID
550843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II – Falar com um público altamente segmentado.
III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

Alternativas
Comentários
  • Discordo quanto ao item II

    As redes sociais não são, por si só, altamante segmentadas, muito pelo contrário! O que pode ser feito, com sucesso, é a segmentação ativa de anúncios utilizando ferramentas do próprio facebook. Não acho que a questão tenha sido clara quanto a isso.

  • Devo discordar do posicionamento da Monica Geller. A questão pede os motivos das empresas buscarem as mídias sociais. Muitas empresas trabalham em nichos de mercado e por isso as mídias socias são excelentes para que elas possam se conectar com o seu público consumidor.

    Veja que a questão não limitou a rede social a públicos segmentados, apenas disse que é um dos motivos.

    "Falar com um público altamente segmentado".

    Imagine uma marca de jóias que trabalha com diamantes verdadeiros. Quantas pessoas são capazes de comprar diamantes no Brasil? Como atingir esse público? As mídias sociais são ótimas nesse quesito. Identifique um influenciador nessa camada social e faça sua publicidade de nicho.


ID
550861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders.
Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

Alternativas
Comentários
  • Questão bem questionável. Segue descrição do tema:

     

    A filantropia corporativa chegou à maioridade, e agora já se podem ver mais claramente as articulações entre a prática do bem e a boa empresa. Mas o que fazer para que a filantropia corporativa se torne parte essencial da vantagem competitiva da empresa?  

     

    A filantropia corporativa — a prática de doar dinheiro, propriedades e tempo por amor à humanidade — baseia-se, tradicionalmente, na construção de uma reputação socialmente responsável entre empregados, clientes e membros da comunidade. A maior parte das atividades filantrópicas consiste em contribuições financeiras a causas respaldadas pelos funcionários e por líderes da comunidade, ou na estruturação de um esquema que permita aos empregados trabalharem de forma voluntária em obras de apoio à educação, saúde e organizações promotoras do bem-estar.

     

    Embora todos esses esforços sejam dignos de louvor, muitas vezes falta a eles clareza de direcionamento, são difusos e alheios à estratégia da empresa. Mas será que tem de ser assim? Alguns acadêmicos da área de negócios acreditam, cada vez mais, que a filantropia corporativa deve ser direcionada para um alvo que atenda tanto a sociedade quanto a vantagem competitiva da empresa, já que ela pode fazer diferença em ambos os segmentos ao maximizar as capacidades e os relacionamentos de cada um.

     

    Se, porém, as empresas se dispuserem a seguir esse caminho, será preciso adotar um enfoque totalmente diferente, que requer delas o compromisso de todos indistintamente. Não basta uma liderança forte e uma fundação que cuide do assunto.

     

    Fonte: http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI22656-9531,00-MAXIMIZANDO+A+FILANTROPIA+CORPORATIVA+EM+BUSCA+DE+VANTAGEM+COMPETITIVA.html


ID
696616
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal como ferramenta de pesquisa qualitativa ajuda a identificar tendências, o foco, desvenda problemas, busca a agenda oculta dos problemas (Maria Eugênia Costa)

    GRUPO FOCAL – HISTÓRICO
    Sua origem é atribuída às ciências sociais, em 1941, por meio de Paul Lazarfeld e Robert Merton (Merton é considerado o pai do Grupo Focal).
    Dentro da ciência social, foi Robert Merton quem publicou o primeiro trabalho utilizando o Focus Group.

    GRUPO FOCAL – VANTAGENS
    As vantagens que o grupo focal apresenta está relacionada a participação e interação do grupo que enriquece as respostas.
    O grupo focal é altamente recomendável quando se quer ouvir as pessoas, explorar temas de interesse, e aprofundar o conhecimento de um tema.

    GRUPO FOCAL – DESVANTAGENS
    Em alguma situação o grupo pode-se deixar influenciar por algum comportamento mais exuberante, ou não, de um indivíduo.
    Os grupos focais não atendem as necessidades de dados estatísticos.
    Fonte: http://pesquisaemcomunicacao02.blogspot.com.br/2009/09/grupo-focal-focus-group.html
  • Para não deixar dúvidas, a banca utilizou a frase "participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa"... Com isso, a resposta só poderia ser "Grupos Focais".
  • Para S. Caplan, os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos e identificar problemas”, o que os torna uma boa ferramenta de marketing para determinar as reações dos consumidores com novos e atuais produtos e serviços. Pesquisas desse gênero ocorrem em um lugar previamente selecionado e são orientadas por um guia elaborado pelo moderador, sem necessariamente limitar-se ou obrigar-se a ele. Seu objetivo central é identificar sentimentos, percepções, atitudes e ideias dos participantes a respeito de determinado assunto. Os usuários desta técnica a utilizam por crer que a energia gerada pelo grupo cria uma maior diversidade e profundidade de respostas, ou seja, um esforço combinado de pessoas que produz mais informações do que simplesmente o somatório das respostas individuais.

  • As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.


    Pesquisas baseadas em grupos focais que aplicam-se às categorias de pesquisas qualitativas descritas nos próximos três tópicos.


    Exploratória

    A abordagem exploratória busca testar aspectos operacionais de uma pesquisa quantitativa ou quando o objetivo é estimular o pensamento científico.


    Fenomenológica

    A abordagem fenomenológica tem como propósito transferir o pesquisador para o ambiente que não lhe é familiar, fazendo com que ele experimente o mesmo contexto da população pesquisada.


    Clínica

    A abordagem clínica, por sua vez, tem o intuito de trazer à tona sentimentos e sensações que não seriam percebidos através de métodos de pesquisa estruturados, lidando com informações veladas, por vezes inacessíveis e inconscientes nos relacionamentos interpessoais.



ID
736588
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de Comunicação têm adquirido grande visibilidade no Brasil, em especial, aquelas associadas às pesquisas de opinião e aos grupos focais, muito utilizados em pesquisas realizadas em épocas eleitorais. Tais pesquisas têm demonstrado que:

I. a grande imprensa é toda poderosa na construção da opinião pública.

II. a opinião e a decisão do voto não são determinadas somente pelas mídias.

III. as elites e as classes médias são os grupos sociais mais sujeitos à influência das grandes mídias.

IV. a opinião dos eleitores é conformada por um conjunto heterogêneo de canais de comunicação, dentre eles as grandes mídias, as redes alternativas de comunicação etc.

V. os setores populares são os mais manipulados pelos grandes jornais, pois não tem educação para ter uma atitude crítica.

Alternativas

ID
736600
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Charaudeau (2007), as mídias de informação funcionam segundo uma dupla lógica que garante a sua sobrevivência como organismo de informação. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo, apontando aquela que identifica cada uma dessas lógicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que lhes permite funcionar como uma empresa e fabricar um produto/serviço; e (b) uma lógica simbólica, que lhes confere a vocação para participar da construção da opinião pública.

II. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que busca ampliar os consumidores de seus produtos/serviços; e (b) uma lógica simbólica, que busca capturar seus consumidores, a partir das mensagens veiculadas sobre seus produtos/serviços.

III. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que torna seus consumidores cativos de seus produtos/serviços; e (b) uma lógica simbólica, que busca capturar seus consumidores, através da divulgação de mensagens.

IV. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, de caráter global, que busca captar consumidores em todo o mundo; e (b) uma lógica simbólica, que estabelece mensagens de variado alcance.

V. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que lhe permite sobreviver em um mercado extremamente competitivo; e (b) uma lógica simbólica, que lhe permite constituir mercadorias simbólicas diferenciadas.

Alternativas

ID
739612
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

Alternativas
Comentários
  • Pierre Bourdieu, em um famoso artigo denominado “A opinião pública não existe”, publicado em 1973, já considerava que a produção de opinião estava ao alcance de todos, embora nem todas tivessem valor, e que já naquela época “a opinião pública está conosco” seria o equivalente do “Deus está conosco” para políticos que sabem manejar o aditivo das opiniões individuais, que compõem aquilo que denominamos opinião pública.

     

    Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/opiniao-publica-e-realidade-a8isyo028xycxlalj1szlnzlc

  • Nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.


ID
781147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.

A eficácia de uma campanha depende mais de aspectos chocantes da mensagem que de fatores ligados à própria audiência, como é o caso, por exemplo, das campanhas contra o tabagismo, que apresentam, no verso dos maços, imagens de doenças causadas pelo hábito de fumar.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Pelo viés da Sociologia da Comunicação, a eficácia de uma campanha não pode motivar-se mais em "aspectos chocantes" do que pela própria expressão da audiência. Dessa forma, seria contrária à Sociologia da Comunicação que está voltada mais p/ o processo de sociabilidade gerado pela comunicação do que a comunicação em si. Em outras palavras, focar mais em "aspectos chocantes", como tônica de eficácia, seria importar maior importância à opinião individual, e não a coletiva, a social.


ID
800935
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Há propagandas que são para educar o consumidor


ID
800947
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:

Alternativas

ID
800956
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A observação participante consiste na inserção do pesquisador no ambiente de ocorrência do fenômeno em análise e sua interação com a situação investigada.
( ) A observação participante implica a presença constante do observador no ambiente investigado, para que ele possa “ver as coisas de dentro".
( ) A observação participante envolve a necessidade do pesquisador “assumir o papel do outro" para poder atingir “o sentido de suas ações".
( ) A observação participante requer total isenção do pesquisador diante de questões que surjam no ambiente que está sendo pesquisado.
( ) A observação participante requer que o pesquisador se “confunda com os pesquisados", camuflando sua real origem.

Alternativas

ID
801007
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A classificação dos públicos pode ser considerada uma tarefa difícil para os profissionais de comunicação, em razão das inúmeras concepções do conceito e das contradições que elas apresentam. Analise as afirmações sobre a classificação dos públicos, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Na tipologia de públicos que adota o critério do poder, os públicos de opinião são aqueles que, através da sua atuação, podem frear ou favorecer ação da organização.
( ) O critério geográfico não leva em consideração os deslocamentos das fronteiras organizacionais e nem das pessoas, através dos vários públicos a que pertencem.
( ) Na classificação de Fábio França os públicos essenciais dividem-se em dois segmentos: redes de interferência e de sustentação.
( ) Cleusa Cesca classifica o público misto em vinculado e desvinculado.
( ) Waldir Fortes apresenta em sua classificação de públicos uma categoria denominada defensores esclarecidos na qual se situam funcionários, consumidores, e outros públicos como ex-alunos de uma escola, ex- pacientes de uma unidade de saúde.

Alternativas

ID
821191
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  O Share of Mind faz: mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto.


ID
850192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O questionário, um dos instrumentos usados para a coleta de dados primários, consiste em um conjunto de perguntas que são feitas aos entrevistados. Na sua formulação, os questionários podem conter perguntas abertas e fechadas.


Na utilização de questionário, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • escala Likert ou escala de Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Esta escala tem seu nome devido à publicação de um relatório explicando seu uso por Rensis Likert.1

    Normalmente, apresenta cinco opções de resposta.
    O formato típico de um item Likert é:

    Não concordo totalmente

    Não concordo parcialmente

    Indiferente

    Concordo parcialmente

    Concordo totalmente

  • Complementando:

    b) Está errada porque a tabulação de perguntas fechadas não é feita pelo moderador. 

    c) Certa

    d) Este tipo de pergunta é aberto

    e) Existem técnicas de amostragem de imagens e figuras em perguntas abertas e fechadas.

  • Alternativa A. Errado. A escala Likert é uma escala de resposta psicométrica usada em questionários. No formato típico, essa escala possui 5 opções (1- Discordo totalmente, 2- Discordo parcialmente, 3 – Indiferente, 4- Concordo parcialmente, 5 – Concordo totalmente).

    Alternativa B. Errado. Na aplicação do questionário não existe a figura do moderador. A experiência do moderador é relevante na realização de entrevistas e grupo focal.

    Alternativa C. Certo. As questões abertas são aquelas nas quais não existem alternativas prontas. Concede-se espaço para que o inquirido construa a própria resposta. As questões abertas são úteis em pesquisas exploratórias, pesquisa que possuem o objetivo de conhecer uma realidade.

    Alternativa D. Errado. Perguntas fechadas são aquelas que o inquirido possui um conjunto de alternativas pré-definidas. No caso, como ele pode completar a lacuna livremente (sem alternativas pré-definidas), considera-se como uma questão aberta.

    Alternativa E. Errado. O uso de desempenho pode ser útil para esclarecer o que está sendo perguntado. É relevante para direcionar o entrevistado para o objetivo do questionário.

    Gabarito: C


ID
883939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.

Alternativas
Comentários
  • Grupo focal é uma ferramenta de pesquisa qualitativa.
  • Errado

    As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas e pode ser: Exploratória - Fenomenológica - Clínica.
  • tendências  são evidenciadas por pesquisas quantitativas.

  • O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa QUALITATIVA!

  • Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.

  • errada

    O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.


ID
883942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    "Os estudos de opinião pública são uma tradição no IBOPE e ajudam a compreender as expectativas e a percepção da população brasileira sobre diversos assuntos de interesse nacional. Na sua grande maioria, são estudos customizados, de acordo com demandas específicas.

    Não raro, estas pesquisas obtêm grande visibilidade na imprensa, quando contratadas com essa finalidade. É o caso, por exemplo, das pesquisas sobre aborto da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, além do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor e das pesquisas de avaliação do Governo Federal, ambas divulgadas regularmente pela Confederação Nacional da Indústria."

    FONTE: http://www.ibope.com.br/pt-br/solucoes/Opinaopublicaepolitica/opiniaopublica/Paginas/Opiniao-publica.aspx










  • A pesquisa de opinião pública é amplamente utilizada em eleições, assim como em momentos decisivos da realidade social e política.


ID
929911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a sondagens de opinião.

O uso dos resultados das sondagens como verdades científicas, no que concerne à vontade do público, levou o sociólogo francês Pierre Bourdieu a cunhar a seguinte sentença: a opinião pública não existe.

Alternativas
Comentários
  • Segundo texto abaixo extraído do artigo de Pierre Bourdieu sobre pesquisa de opinião, disponível em: 

    http://www.visionvox.com.br/biblioteca/a/A-Opini%C3%A3o-P%C3%BAblica-N%C3%A3o-Existe-Pierre-Bourdieu).pdf

    A questão está correta. Ao longo do artigo Bourdieu contesta a utlização de pesquisa de opinião como verdade absoluta e expões os motivos de sua contestação.

    "Em suma, o que eu quis dizer foi que a opinião pública não existe, pelo 
    menos na forma que lhe atribuem os que têm interesse em afirmar sua 
    existência. Disse que por um lado haviam opiniões constituídas, mobilizadas, 
    grupos de pressão mobilizados em torno de um sistema de interesses 
    explicitamente formulados; e por outro lado, disposições que, por definição, 
    não constituem opinião, se por esta palavra compreendemos, como fiz ao 
    longo desta análise, alguma coisa que pode ser formulada num discurso com 
    uma certa pretensão à coerência. Esta definição da opinião não é a minha 
    opinião sobre a opinião. É simplesmente uma explicitação da definição 
    revelada através das próprias pesquisas de opinião, ao pedirem às pessoas 
    para tomarem posição sobre opiniões formuladas, e ao produzirem, através de 
    simples agregação estatística as opiniões assim produzidas, este artefato que 
    é a opinião pública. O que digo é apenas que a opinião pública na acepção 
    que é implicitamente admitida pelos que fazem pesquisas de opinião ou 
    utilizam seus resultados, esta opinião não existe."

ID
940990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

O foco da pesquisa de mercado consiste no mercado da empresa ou nos seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

    A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

  • Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:

    • Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
    • Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes e.
    • Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
    • Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.
  • A inclusão dos comentários acima, não tem por objetivo discutir a questão, que por sinal eu errei!!; mas apenas repassar o que pesquei no Wikipedia. Espero ter contribuído de alguma forma.
    abraço a todos.
  • CERTO

    a PESQUISA DE MERCADO visa apurar aspectos mercadológicos, o ambiente competitivo onde a empresa está inserida e os produtos ou serviços da empresa. A pesquisa de mercado não visa o conhecimento direto de mercados específicos.

ID
940993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

A amostra probabilística deve ser selecionada conforme critérios de conveniência e intencionalidade.

Alternativas
Comentários
  • A amostra tem que ser representativa da população. Para uma amostra ser representativa, cada item da população deve ter a mesma chance de ser selecionado, ou seja, de ser incluído na amostra.

    A seleção da amostra não deve ter preconceito ou tendência. Deve ser sempre imparcial não só no sentido do objetivo final a ser alcançado, como também no sentido de não facilitar demais o trabalho a ser realizado pelo auditor, o que é em si uma parcialidade.

    Há diferença entre amostragem probabilística (ou estatística) e amostragem não-probabilística (ou subjetiva). A primeira fundamenta-se na distribuição amostral e na seleção aleatória, enquanto que a segunda não tem base estatística, sendo a amostra selecionada por critérios pessoais decorrentes da experiência profissional e do conhecimento do setor em exame.

    Na amostragem probabilística, o tamanho da amostra é função:

    a. do(s) parâmetro(s) a estimar;
    b. do nível de confiança desejável;
    c. do erro tolerável ou índice de precisão escolhidos; 
    d. do grau de dispersão da população.

    A amostragem probabilística permite, além da estimação pontual e do controle do erro, a estimação por intervalo, ao qual se associa um grau de confiança desejável, ou seja, uma probabilidade de o verdadeiro valor do parâmetro a estimar estar nele compreendido. É vantajosa a sua utilização, quando o objetivo é a obtenção de estimativas para a população (média, total, proporção e número de ocorrência), permitindo trabalhar com amostras de tamanho reduzido, em níveis de significância e confiabilidade adequados para assegurar a precisão desejada.

    Se, entretanto, o objetivo é o exame de casos sem o interesse na obtenção de inferências sobre a população, ou quando o tamanho da amostra é muito pequeno (inferior a 10 casos), o auditor pode valer-se da amostragem não probabilística, utilizando os seguintes critérios de seleção para compor uma amostra:

    a. seleção com base em análise de vulnerabilidade, risco potencial inerente e importância relativa;
    b. itens com características inovadoras, pouco usuais ou com grande complexidade;
    c. itens em que ocorreram mudanças na natureza, extensão, prazo ou custo original;
    d. indícios de irregularidade ou erro; 
    e. desejo de dispor de uma distribuição razoável em relação a órgãos, unidades responsáveis, modalidades operacionais, setores de atividade econômica, estados da federação etc.




    (fonte: http://www.senado.gov.br/senado/scint/insti/controles_internos_08_amostragem.asp)
  • ERRADO

    a amostra PROBABILÍSTICA utiliza critérios impessoais ou matemáticos, como sorteio, estratificação, conglomerados ou etapas. Nesta amostragem cada participante da pesquisa tem a mesma probabilidade de ser sorteado para integrar a pesquisa, o que implica que os resultados da pesquisa podem ser estendidos com base estatítstica.

    a amostra NÃO PROBABILÍSTICA utiliza os critérios de acessibilidade, conveniência (facilidade de contato do pesquisador com o respondente) e intencionalidade (escolhe o grupo por considera-lo representativo). Este método impede que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.

  • Amostra probabilística -> critérios impessoais ou matemáticos

    Amostra não probabilística -> critérios de acessibilidade, conveniência e intencionalidade


ID
940996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Entre os tipos de pesquisa quantitativa inclui-se a pesquisa com o grupo focal, também denominada survey.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Grupo focal (focus group) tem caráter totalmente qualitativo, é um grupo de pessoas que se reunem pra debater determinado assunto, produto enquanto suas opiniões estão sendo avaliadas e analisadas. Através do método podemos analisar elementos subjetivos relacionados ao produto principalmente a opinião das pessoas com relação a ele; ou seja, dados "implicitos" que não conseguiríamos em uma pesquisa quantitativa.

    Já o survey não tem nada haver com o grupo focal. O survey é um método quantitativo.
  • ERRADO

    SURVEY é diferente de GRUPO FOCAL

    SURVEY é pesquisa QUANTITATIVA, realizada por meio de questionários estruturados.

    o GRUPO FOCAL é uma técnica QUALITATIVA, nele a discussão ocorre de maneira informal e não estruturada. É o metodo adequado para se desocbrir atitudes, crenças, valores ou sensações sobre o tema de estudo.

ID
940999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto
    Pesquisa de opinião / Sondagem de opinião / Sondagem / Estudo de opinião: esses são alguns nomes dados para um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública, quando é possível "coletar vasta quantidade de dados".

    As Pesquisas de opinião geralmente são feitas para representar as opiniões de uma população fazendo-se uma série de perguntas a um pequeno número de pessoas e então extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

    http://pt.wikipedia.org
    Bom estudo :)
  • CERTA

    a PESQUISA DE OPINIÃO é o método de pesquisa mais importante para as Relações Publicas, e pauta-se na obtenção de dados que permitam determinar a opinião dos públicos-alvos em relação a determinado assunto, a satisfação com o relacionamento com a organização.
    Dependendo da amplitude, alcance e objetivos da pesquisa, uma grande quantidade de dados pode ser obtido.

ID
1036156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização deve ser uma grande preocupação para o estabelecimento do processo de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • A fonte para essa questão é o livro Relações Publicas: processos, funções, tecnologias e estratégias, do Waldyr Gutierrez Fortes.

    “O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização constitui, portanto, a primeira preocupação para o estabelecimento do processo de Relações Públicas, visando à “ importante tarefa de formação de públicos junto às instituições, facilitando a discussão e fornecendo todas as informações que são características fundamentais e indispensáveis à criação de um verdadeiro público.”( pag. 37)


ID
1044838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo".

    BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos. in: Communicare. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus, 1o semestre de 2002

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_integrada

  • É, ipsis litteris, o conceito de:
    BUENO, Wilson da Costa. “Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos”. In: Revista de Pesquisa Communicare. Revista de Pesquisa Communicare São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus.

  • Copiou e colou o conceito!


ID
1044841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

O clima do ambiente organizacional depende da capacidade da comunicação interna de equilibrar, entre si, as quantidades transmitidas de dados, normas e sentimentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque essa questão é certa?

  • Acredito que "sentimentos" esteja se referindo a percepção que os funcionários têm com relação a empresa. Se a empresa é percebida como acolhedora, burocrática, etc.

  • questão mais viajada essa

  • Também achei estranho, pessoal, mas vamos lá. A questão afirma, basicamente, que o clima depende do equilíbrio da comunicação interna. Essa é uma verdade, pois se a comunicação interna libera informações demais, conflitantes, cheias de emoção ou não libera informação alguma, o clima com certeza ficará abalado. Foi assim que entendi.

  • Mais uma vez: Cespe sendo contraditória.

    Afirmar que o "clima do ambiente organicional" depende do equilíbrio da comunicação interna é desconsiderar as:

    políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

    Logo, não teria como uma coisa depender da outra.


ID
1044844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Para isso, ela focaliza a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Entendo esta ser a definição de comunicação institucional.

    Bons estudos!
  • Falso. a comunicação externa e não interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. 

  • Para Kunsch, esta seria a definição de comunicação institucional ;)

  • Errado.

    A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL é a responsável pela imagem da instituição.
    O foco da Comunicação Interna é justamente o publico interno.


ID
1121023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

Desenvolvimento sustentável é aquele que, situado no presente, não compromete a estabilidade da organização e a satisfação dos públicos interno e externo e dos fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe porque a questao esta errada?

  • Também não entendi. Desenvolvimento sustentável, ao meu ver, é uma prática que agrega valor e não o contrário!

  • Acredito que o erro esteja em dizer que está situado no presente.

  • Muitas vezes, uma ação sustentável pode não satisfazer determinado público 
    ( interno ou externo) mas é a coisa certa a ser feita. Ex.: obrigar um fornecedor  a comprovar o descarte consciente das embalagens de produtos adquiridos pela empresa. Além disso, o desenvolvimento, a meu ver, está situado não só no presente, mas também no passado e no futuro, através do Planejamento Organizacional. 

  • O desenvolvimento sustentável não pode situar-se no presente. É uma ação de longo prazo que se preocupa em utilizar os recursos sem comprometer a subsistência do planeta para as próximas gerações.

  • Lembrem-se: Desenvolvimento sustentável é situado no presente e no futuro. Além disso, ele pode comprometer a estabilidade da organização, pois pode limitar o uso de recursos presentes e com isso comprometer também a satisfação dos públicos interno, externo e dos fornecedores.

  • A questão está errada pq desenvolvimento sustentável tem a ver fazer uso dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras. Não tem relação com satisfação do público interno nem de fornecedores. 

  • Gente, se não sabem por favor não comentem, porque ao invés de ajudar acabam confundindo as pessoas. Quanta besteira li aqui, tirando duas exceções. 

  • Na minha opinião, o erro da questão está em afirmar que o desenvolvimento sustentável não compromete a estabilidade da organização e a satisfação do público. Pode até auxiliar na estabilidade, mas não garante com certeza. Há muitas variáveis no sucesso da organização. 


    Na Cespe, termos como garante, deve, obrigatoriamente na maioria das vezes torna a questão errada.


ID
1121035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

O principal objetivo da comunicação mercadológica é criar reputação positiva com todos os públicos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa atribuição é da comunicação institucional e  não da mercadologica, segundo Kunsch.

  • A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA: é voltada para a divulgação da oferta dos produtos e serviços da organização. São as  demandas comunicativas com objetivo diretamente mercadológico. Sua mensagem é construída com base nas informações sobre o público-alvo e dos meios de acesso.

    -> A questão conceituou comunicação institucional. Lembre-se: comunicação institucional está ligada à imagem e identidade.

  • O erro está em "todos os públicos'. Comunicação mercadológica é voltada para o público externo, apenas, pois ele que compra.


ID
1121077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da comunicação pública, julgue os itens consecutivos.

Nas relações entre governo e mídia, devem ser considerados os reflexos na opinião pública, no cidadão e na participação política.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Pública se origina da Comunicação Governamental. Mas elas não são a mesma coisa. Podemos,
    a partir daí, entender que Comunicação Pública  NÃO é nem Comunicação GOVERNAMENTAL, nem Comunicação POLÍTICA.


ID
1122466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue os itens seguintes.

Entre as múltiplas finalidades, a auditoria de opinião permite conhecer a imagem e a percepção que os públicos preferenciais têm da organização, inclusive de seus produtos e serviços e de sua conduta junto à comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Imagem não seria auditoria de imagem?

  • A auditoria de imagem é um tipo de auditoria de opinião (que também pode ser auditoria de clima organizacional, auditoria do perfil organizacional) e visa exatamente conhecer como “anda” a imagem da empresa e os seus produtos e serviços junto a seus públicos.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-comentarios-as-questoes-de-comunicacao-social-cargo-3/


ID
1142101
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em Pesquisa de Opinião e de Mercado, existem quatro tipos básicos de escalas de medidas. Aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a escala

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Escalas

    Há quatro tipos básicos de escalas: escalas nominais, escalas ordinais, escalas intervalares e escalas razão. A seguir, são apresentados os conceitos gerais de cada uma.

    Escalas nominais

    Fauze (1996, p.82) coloca que uma escala nominal é aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e (ou) categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos.

    Segundo Parasuraman (1991, p.408), os números que formam as escalas nominais não passam de rótulos usados para identificar diferentes categorias de respostas. O autor ilustra esse tipo de escala com o seguinte exemplo:

    Quadro 2: Escala Nominal

    Qual dos seguintes tipos de mídia mais influenciam sua decisão de compra?

    1. Televisão

    2. Rádio
    3. Jornal
    4. Revista

    A escala nominal é o tipo de escala menos sofisticado; ela envolve simplesmente a classificação de certos atributos e pode ser aplicada para as características da população baseadas, por exemplo, em sexo ou idade. (Chisnall, 1973, p. 172). Em pesquisa de marketing, a escala nominal é usada para nomear, identificar e classificar variáveis, como marcas, cores, modelos, sexo, tipo de loja, regiões, usos, gostos, ocupação, etc. (Fauze, 1996, p. 82)

    Os autores Parasuraman (1991, p. 409) e Fauze (1996, p.82) argumentam que a única operação matemática permitida com as respostas das escalas nominais é a contagem do número de respostas em cada categoria, por isso, a moda é a única medida de tendência central que pode ser calculada.

    VER TEXTO COMPLETO EM: http://www.fecap.br/adm_online/art22/tania.htm

  • Boa tarde! 
    Para entender um pouco mais sobre o assunto, vale a leitura: 
    http://www.fecap.br/adm_online/art22/tania.htm

    Boa sorte e bons estudos!


ID
1148416
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O marketing 3.0, difundido por Phillip Kotler, defende que as empresas precisam se acostumar com a ideia de que hoje é quase impossível exercer controle sobre a marca, a qual pertence, em grande medida, aos consumidores. De acordo com este conceito, a criação de uma boa missão deve ter as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Uma boa Missão vai alem de boas palavras, ela tem que expressar seu desejo inovador. Algumas características paras criar uma boa missão é a “pratica inovadora” que o poder de apresentar uma perspectiva de negocio que vai transformar a vida do consumidor, o objetivo é encontrar idéias que sejam desconhecidas pelos outros revolucionários. Uma boa historia também sempre estar por trás de uma boa missão trazendo assim a emoção, uma historia reúne pelo menos três componentes importantes, personagem, enredo e metáfora. Uma marca sempre tem seus personagens que se tornam o símbolo do conceito que aborda. Requer participação dos seus consumidores, pois como já vimos a marca se torna propriedade deles.

    Fonte: http://analisandokotler.blogspot.com.br/2014/04/capitulo3-omarketing-da-missao-junto.html


ID
1200064
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo sobre as atribuições do programador visual,

I. Finalizar layouts de livros, jornais e revistas.
II. Finalizar anúncios.
III. Criar imagens com appeal.
IV. Produzir peças visando atingir o público-alvo.
V. Esforçar-se para atingir o target.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1329379
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre ela. E também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Porém, essa tarefa torna-se extremamente difícil e importante, pois na maioria das vezes a imagem que os clientes têm não está de acordo com a que a organização quer transmitir. Algumas empresas simplesmente não conseguem tornar o seu posicionamento visível e eficaz. O grande desafio do reposicionamento é modificar as percepções do consumidor em relação ao posicionamento atual, buscando o posicionamento adequado para garantir a competitividade da empresa. Quais razões levam uma empresa a optar pelo reposicionamento de sua marca?

Alternativas

ID
1329409
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Os canais pessoais envolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra. Kotler e Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel especificamente importante, sendo a influência do boca-a- boca comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e disseminador- formadora de opinião. De acordo com Fernanda Sperb (2010), a internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita por meio do boca-a-boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independentemente de localizações geográficas, e a própria criação dela, vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à notícia recebida, à propaganda e ao marketing. Kotler e Keller (2006) ainda citam algumas providências que as empresas podem tomar para estimular canais de influência pessoal:

I.Identificar pessoas e empresas influentes, que poderiam ser clientes, como grandes corporações, analistas, jornalistas especializados no setor e dedicar mais atenção a elas para desenvolverem opinião.

II. Usar pessoas influentes ou que inspirem credibilidade em propagandas do tipo testemunho, como uma celebridade, criar um líder de opinião ou fazer apresentações a pessoas influentes na comunidade, como radialistas locais, representantes de entidades e presidentes de organizações.

III.Desenvolver propaganda que possua grande "valor de conversa", como a famosa frase "Não é uma Brastemp".

IV. Desenvolver canais de referência boca-a-boca para aumentar os negócios, fórum eletrônico para discussão e compartilhamento de experiências ou mesmo o marketing viral, transmitindo conteúdo de um internauta a outro.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1329412
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de opinião fazem parte do cotidiano da população e têm uma grande visibilidade na mídia. É muito comum abrir jornais e revistas e encontrar levantamentos sobre o que pensam as pessoas a respeito dos mais diversos temas, como, por exemplo, pesquisas de intenção eleitoral ou sobre a expectativa em relação ao futuro do País. A Pesquisa ad hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, mercados pesquisados. entre outros)praças, conjuntamente à coordenação de análise do IBOPE. O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura. Pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios. São modalidades de Pesquisa ad hoc:

I. Pesquisas de hábitos e atitudes que permitem conhecer o comportamento e as atitudes do consumidor em relação à categoria de produtos e às marcas que a compoem.

II. Testes envolvendo todos os elementos do Mix de Marketing: produto, embalagem, propaganda.

III.Estudos de satisfação do consumidor: medidas pontuais ou contínuas.

IV. Pesquisas de imagem de marca.

V. Pré e pós-testes de comunicação

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa Ad Hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. O contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo suas prioridades ou enfoques (público-alvo, amostra, praças, entre outros) em conjunto com coordenação de análise do Referencial Pesquisas

    O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura.

    Este amplo e versátil leque de opções de estudo demonstra que a pesquisa ad hoc pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios.



ID
1364143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.
A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • b) pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.

  • O mercado digital está em constante valorização e a tendência é só de crescimento. Todos os dias novos aplicativos, mais ferramentas, cada vez mais pessoas se juntando à rede, aprendendo, usando mais em seu dia a dia (ou ficando dependentes). Todo esse crescimento também atrai todo tipo de profissional e empresa.

     

    Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

     

    http://www.novaescolademarketing.com.br/marketing/mitos-do-marketing-digital/


ID
1364203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.
II – As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.
III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.
IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • errado:

    I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.

     

     

    Fazer comunicação corporativa, seja interna ou externa, é, por si só, um enorme desafio; quando bem executadas, representam um diferencial para qualquer que seja a organização.

    Por outro lado, integrar ambas, formando uma sinergia entre comunicação interna e externa, é um desafio à parte. O resultado de uma comunicação integrada, contudo, é substancialmente superior.


ID
1488220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação pública, julgue o item a seguir.

A comunicação governamental abrange todas as ações e atividades desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades e visa apresentar à opinião pública as informações de interesse público e a prestação de contas de sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • Todas as ações?! Se fosse sobre transparência tudo bem, ainda assim com ressalvas porque informações estratégias de segurança do país podem estar classificadas, mas dizer que todas as ações e atividades devem ser comunicadas é demais.


    Gabarito: Certa.

  • A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Enfim, é uma forma legítima do governo se fazer presente perante a população.

  • Apenas contra argumentando o amigo Maurício.

    Informações de estratégias de segurança do País também estão classificadas dentro do Princípio da Publicidade (ato de tornar público) porém cabe a Comunicação governamental decidir quando se tornará pública a informação (talvez no ato de implementação)

    É uma forma legítima do governo democrático Brasileiro se fazer presente perante a população.

    Gabarito: Certo

  • A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública

  • Certo.

    Inicialmente, fiquei em dúvida por conta do "todas as ações e atividades", mas o comando restringe a assertiva ao tema da Comunicação Pública. Logo, item correto.


ID
1488244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

As vantagens da entrevista em profundidade em relação às discussões em grupo incluem as possibilidades de identificar as motivações subjacentes de um tema e atribuições diretas das respostas aos entrevistados.

Alternativas
Comentários
  • Vantagens das Entrevistas em profundidade 

     . Podem revelar percepções mais profundas sobre as motivações subjacentes do que as discussões em grupo. 

    . Atribuem as respostas diretamente ao entrevistado, diferentemente das discussões em grupo.

    . Resultam em livre troca de informações e não há pressão social para se adequar. 

    . Como resultado da sondagem, é possível chegar a questões reais quando o tópico é complexo.  


    Entrevistas em profundidade 

    Como os grupos focais, entrevistas em profundidade são uma maneira pouco estruturada e direta de obter informação.  

    No entanto, ao contrário dos grupos focais, as entrevistas são conduzidas individualmente.  

    As entrevistas normalmente duram de 30 minutos a mais de 1 hora.  

    O objetivo delas é descobrir motivações básicas, preconceitos ou atitudes em relação a questões delicadas. 


    Fonte: 

    Pesquisa de Marketing 

    MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. 


  • SUBJACENTES = QUE VÊM DE BAIXO


ID
1488247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

A amostragem estratificada envolve processo de divisão em etapas que produz amostra não probabilística.

Alternativas
Comentários
  • A amostragem estratificada consiste na divisão da população a ser estudada em grupos, denominados estratos, baseados em idade, classe social, profissão, etc. Por isso, o conceito proposto pela banca está errado.

  • Produz amostra probabilística.

  • Quando a literatura científica evidencia que existem diferença significativas entre subgrupos da população que pretendemos estudar é vantajoso fazer uma amostragem que garanta que esses subgrupos (estratos) vão estar representados na nossa amostra de forma proporcional ao seu peso nessa população.

    Para garantir essa representação proporcional utilizamos a amostragem aleatória estratificada que consiste em: (1) começar por identificar esses subgrupos significativos (estratos), (2) calcular o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e (3) utilizar, em cada um dos estratos, um procedimento de amostragem aleatória simples para escolher (na mesma proporção em que estão representados na população) os sujeitos de cada estrato que irão integrar a amostra.

    Fonte: https://sondagenseestudosdeopiniao.wordpress.com/amostragem/amostras-probabilisticas-e-nao-probabilisticas/amostragem-aleatoria-estratificada/

  • A questão tem dois erros: envolve um processo de divisão em estratos (sexo, profissão, faixa etária) e produz uma amostra probabilística.


ID
1488250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

Por meio da pesquisa qualitativa, buscam-se evidências conclusivas acerca do problema objeto de uma investigação.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa qualitativa busca alcançar uma compreensão das razões e motivações subjacentes, e desenvolve uma compreensão inicial acerca do tema investigado. Por isso, a questão está errada.

  • Não é conclusiva.
  •  "Baseia-se no conteúdo (qualidade) das informações. Tem caráter mais profundo, pois se relaciona com a maneira de pensar e agir
    dos indivíduos. Esse tipo de pesquisa permite melhor visão do tema e das razões e motivações sobre as opiniões dos sujeitos da pesquisa." Fonte: Estratégia Concursos - Profa. Paolla Marletti.

  • Acho essa questão muito mal formulada porque não podemos afirmar que a pesquisa qualitativa busque nem que não busque informações conclusivas.

     

    Oras, encontrá-las seria de excelente auxílio ao pesquisador e é lógico que esse assim o desejaria. Além disso, apesar de sabermos que esse não é o objetivo primário desse tipo de pesquisa, a assertiva também não está restringindo nesse nível.
     

    Enfim. Questionável.

  • ENVOLVE COMPREENSÃO INICIAL E NÃO CONCLUSÃO.


ID
1488259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere ao marketing digital, julgue o item subsecutivo.

A avaliação de resultados de marketing em ambiente digital é mais imprecisa que a feita em ambiente analógico, o que dificulta o processo de mensuração de dados.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de resultados de marketing em ambiente digital é mais precisa. A internet oferece diversas ferramentas de gerenciamento de informações, como a Alexia (gerenciamento de usuários de sites da internet), Facebook for Business (gerenciamento de campanhas), Google AdWords (gerenciamento de campanhas - links e banners digitais), além das ferramentas de CRM.


ID
1488289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

Os serviços de atendimento ao consumidor, como as atividades do ombudsman, são exemplos de canais de interação das empresas com o público.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman faz atendimento ao  consumidor?

  • Item correto.

    O ombudsman é um profissional contratado para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização; encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 60, embora sua função já existisse em países como a Noruega e a Suécia, com objetivos voltados para a administração pública. 

    Fonte: Dicionário Essencial de Comunicação. Rabaça & Barbosa.  ed. Lexikon, 2014.

  • Ombudsman é um profissional contratado com a função de receber críticas, sugestões e reclamações do cliente/usuário. Ele deve ser imparcial

  • A palavra Ombudsman é de origem sueca que designa o ouvidor das organizações ou aquele que representa os interesses do público. Geralmente define aquela pessoa que recebe, analisa, interage internamente e responde as reclamações e sugestões. Pelo caráter de imparcialidade da atividade, ela é regulamentada no Brasil pela Associação Brasileira dos Ouvidores Ombudsman, já que normas de conduta e ética devem ser seguidas.


    O profissional de Ombudsman tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a organização, ouvindo as reclamações e necessidades e defendendo seus interesses quando pertinente. Deve atuar de forma prática e não somente “ouvir”.



ID
1488292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

No processo de desenvolvimento da opinião pública, não se deve definir nem delimitar a controvérsia.

Alternativas
Comentários
  • Deve haver uma ideia em disputa (controvérsia, disputa intelectual, polêmica) para a formação de um público. O ponto fundamental para a formação do público é a presença da controvérsia, sem a qual não serão emitidas opiniões válidas.

  • "Podemos dizer que o processo da opinião pública é um processo intelectual total: começa com algum problema, seguindo-se uma série lógica de passos até à solução da questão levantada. Inicia-se o processo com uma controvérsia que, não podendo ser solucionada pelos padrões tradicionais, exige a reunião de várias pessoas para discuti-la, racional e amplamente, em busca de uma decisão inteligente. "

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901964000200003


ID
1488295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

As relações de cada público com as instituições, mediadas pelo interesse público, é o cerne das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Ainda nessa fase inicial, em 2004, Maria José da Costa Oliveira organizou uma obra chamada Comunicação Pública, em que o conceito foi abordado nas suas interfaces com a sociedade, o governo e a esfera pública não estatal. Na apresentação, destacou que o tema, embora de primeira grandeza, ainda era pouco difundido no Brasil. E que havia grande tendência de o considerar como comunicação praticada pelo governo, embora fosse mais amplo. A definição da autora é a seguinte: “Comunicação realizada no espaço público democratizado, com a discussão de temas de interesse público, o que subentende o envolvimento e a participação ativa do governo, das empresas, do Terceiro Setor e da sociedade como um todo” (Oliveira, 2004: 9)

    fonte: https://journals.openedition.org/cp/1171


ID
1506730
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC, realizou um levantamento, por meio de questionário autoadministrado aplicado a individuos de 15 ou mais anos de idade que visitavam, fora do contexto de visitas escolares, onze museus fuminenses participantes da pesquisa Perfil-Opinião 2005 (KÖPTCKE, CAZELLI, LIMA, 2009). De acordo com os dados levantados, mais da metade dos participantes declarou ter obtido informação sobre o museu por meio da seguinte fonte:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me esclarecer sobre a questão???

  • Típico de concurso manipulado, que não mede conhecimento útil, técnico, capacidade profissional, mas favorece a quem já está dentro da instituição - terceirizados..., vivenciando o meio.


ID
1506733
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a pesquisa Perfil-Opinião 2005 (KÖPTCKE, CAZELLI, LIMA, 2009), o principal motivo declarado para a visita a museus é “Conhecer o Museu”. Assinale a alternativa que corresponde ao segundo motivo mais citado pelos visitantes participantes da referida pesquisa para realizar visitas a museus.

Alternativas

ID
1506736
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O tempo de duração das visitas declarado pela maior parte dos visitantes participantes da pesquisa Perfil-Opinião 2005 (KÖPTCKE, CAZELLI, LIMA, 2009) é de:

Alternativas

ID
1551733
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:

I. Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado jornal ou revista.
II. Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas últimas 48 horas.
III. Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho chamado Peoplemeter.
IV. Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de informações.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, 

    Encontrei esse link sobre auditoria e medição de audiência de alguns meios impressos: 

    http://ivcbrasil.org.br/auditorias/aPublicacoesAuditadasJornal.asp

    Boa sorte e bons estudos!

  • Continuo sem entender como é feita a medição de audiência em mídia impressa.

  • Não entendi essa quatro. Achei que era por ferramentas como Google Analytics. Achei 'estranho' a pessoa aceitar a instalação de software para coleta de informações.

     

    Alguém sabe sobre o assunto?

  • Reportagem sobre o People Meter:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=PbyPGep6ne4

  • A audiência da Internet é medida pelo Ibope, em parceria com a empresa norte-americana NetRatings, de maneira semelhante à da TV. Porém, em vez de um aparelho acoplado ao televisor, é um software instalado no computador que registra o hábito do usuário.

    Programado em linguagem Java, o Insight coleta e envia em tempo real cada passo da navegação à sede da NetRatings, na Califórnia, EUA. Os dados do Brasil são atualizados mensalmente e estão disponíveis pelo site da empresa apenas para clientes.

    Atualmente, cerca de 5.500 pessoas participam da amostra.

    Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/09/13/ult2888u92.jhtm

  • A tiragem de uma publicação consiste meramente no número bruto de exemplares impressos de determinada publicação. A circulação, por sua vez, representa efetivamente o número de exemplares que chegaram às mãos dos leitores, seja por meio de assinaturas, venda avulsa ou distribuição direcionada.

    A audiencia na midia impressa é aferida pela própria circulação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Verificador_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o

    http://adnews.com.br/midia/ivc-divulga-balancos-anuais-dos-meios-jornal-revista-e-digital.html

    https://www.ivcbrasil.org.br/#/institucional/fundacao

     

     


ID
1609444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


Atingir o público e influenciá-lo constituem propósitos fundamentais de uma estratégia de comunicação organizacional sendo, porém, necessário, para obtenção e aferição dos resultados, circunstanciar metodologicamente a amostra da pesquisa destinada a espelhar empiricamente os recortes da sociedade a serem caracterizados como públicos-alvo




Alternativas
Comentários
  • CORRETO. O empírico pode ter atrapalhado muita gente... trocando em miúdos, a pesquisa deve espelhar o que realmente ocorre na sociedade, pois não deve ser basear apenas em teorias, hipóteses e especulações.

  • Realmente o "empiricamente" me atrapalhou.


ID
1609447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


O planejamento da comunicação organizacional requer como primeira etapa a realização interna de um brainstorm, com a participação dos ocupantes dos cargos diretivos para que a própria organização saiba, com antecedência, que imagem de si própria deseja ver refletida nos seus públicos, por meio de sucessivas pesquisas de opinião.


Alternativas
Comentários
  • Errado!


    A fase de pesquisa e diagnóstico da empresa e seu ambiente é que representa a primeira etapa de um planejamento de comunicação. Só depois de conhecido esse cenário e que são traçados os objetivos e ações para a melhoria da imagem da organização.


  • Erro por extrapolação: braistorming é apenas uma ferramenta do nível tático do planejamento de comunicação. No nível estratégico, as ferramentas principais são a pesquisa e o diagnóstico decorrente dessa pesquisa.


ID
1609450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


Os métodos de pesquisa exploratório, quantitativo e qualitativo podem ser complementares, razão pela qual podem ser utilizados em uma mesma pesquisa, procedimento que caracteriza o modelo conhecido como bricolagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado. “Bricolage”, termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional.

  • certa

    A pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses (Cervo e Silva, 2006).

     

    A pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011).

     

    Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião (Barros e Lehfeld, 2007).

     

    De fato, a bricolagem na ciência refere-se “à capacidade de empregar abordagens de pesquisa e construtos teóricos múltiplos, é o caminho em direção a uma nova forma de rigor em pesquisa” (KINCHELOE; BERRY, 2007, p. 10).

    Sem adentrar os debates mais intensos sobre a pós-modernidade, acentua-se que a bricolagem científica ou epistemológica pode ser vista como maneira pós-moderna de fazer pesquisa que, de certa forma, contribui para a profanação ou o questionamento da ciência como campo fechado, intransponível e restrito a círculos seletos e reservados.

     

    A história da bricolagem começa nos anos 50, período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

    Bricolagem, uma palavra de origem francesa, significa a construção de coisas a partir de um conjunto de itens disponíveis. O bricoleur é um termo francês para a pessoa que emprega tais métodos de construção — resumindo, um trabalhador manual ou faz-tudo. Hoje, empresários que praticam bricolagem digital podem construir empresas e organizações incríveis a partir de peças que já existem, muitas das quais oferecem recursos antes disponíveis apenas para grandes empresas. (http://hbrbr.uol.com.br/uma-nova-maneira-para-os-empresarios-pensarem-a-ti/)


ID
1609468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

Marketing é um processo que envolve criação, oferta, livre negociação e entrega de valor ao cliente, sendo este valor para o cliente a diferença por ele percebida entre os benefícios obtidos e os custos envolvidos.

Alternativas

ID
1671859
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

Alternativas
Comentários
  • correta letra c: a responsabilidade social agrega valor à marca.


ID
1671868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar 

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Faltou um item:

     

    VI. a empresa resolver o problema que ela mesma está causando, investindo em equipamentos mais modernos.

     

    rsrsrs


ID
1713544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue o item que se segue.

A pesquisa qualitativa caracteriza-se, principalmente, pela ausência de medidas numéricas e análises estatísticas, examinando aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo.

Alternativas
Comentários
  • Então a pesquisa qualitativa dispensa dados números? Raaiva da Cespe!

  • Certo.

    A pesquisa qualitativa, que permite entender aspectos motivacionais, muitas vezes implícitos e subjetivos, que não são facilmente declarados ou verbalizados em outros procedimentos de pesquisa, está centrada na totalidade do fenômeno e na experiência humana.


ID
1713550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue o item que se segue.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público-alvo/ amostra.

Alternativas

ID
1760683
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1771402
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Empresa do setor automotivo lançou um novo veículo. Foram tomados todos os cuidados relativos à qualidade do produto, preço e distribuição. Além disso, diretores de marketing da empresa utilizaram os meios de comunicação usuais para anunciar o produto. Contudo, não foram atendidas as expectativas de vendas e o veículo deixou de ser fabricado dois anos depois.

O fracasso pode ser explicado na medida em que:

Alternativas
Comentários
  • Questão subjetiva e baseada em suposições. A letra D poderia estar igualmente correta.

  • As letras  B e D estão corretas. 

  • Gab.: B.

    Contudo, o ítem A e o B se complementam.

    De toda forma, me ative ao fato de que a empresa, em momento nenhum, citou a pesquisa de opinião. A pesquisa é fundamental p/ o lançamento de qualquer "produto novo". Imagine o tamanho do risco financeiro p/ uma empresa por em prática todo o operacional empresarial que envolve um produto novo sem fazer nenhum tipo de pesquisa prévia desse produto pelo público alvo.

  • Com exceção da C todas poderiam estar corretas, a depender das condições propostas nas próprias alternativas. Muito subjetivo já que falta ao candidato informações concretas estabelecidas previamente no enunciado.


ID
1809943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Determinada organização deseja estruturar um setor para desempenhar atividades relativas à área de relações públicas e comunicação institucional da empresa. Por ser uma área nova, os gestores optaram por contratar um consultor para auxiliar na criação da área e iniciar o seu planejamento estratégico. Os principais objetivos do setor, definidos pela diretoria da organização, são:

(a) aproximar a organização de seus consumidores;

(b) melhorar a imagem corporativa e a reputação da empresa junto aos públicos de interesse;

(c) planejar e executar o lançamento de novos produtos no mercado.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito das técnicas e características da área de relações públicas.

Para atingir o objetivo (b), é correto que o consultor recomende a realização de pesquisas e sondagens de marca junto aos públicos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Ê delícia!

    Questão dada, de tão óbvia.

     

  • Questão dada para você e todos seus concorrentes. Questão dada não é exatamente boa em concursos púbicos, a não ser para o ego.


ID
1810033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

A pesquisa de opinião, também denominada survey, é utilizada para se obter uma quantidade limitada de dados a respeito de determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: survey é apenas um dos instrumentos da pesquisa de opinião e se trata de questionários e levantamento de dados para pesquisas quantitativas.

  • http://www.partes.com.br/2013/12/09/metodo-de-pesquisa-survey/#.Vs1pmX0rK70

  • O método de pesquisa survey é quantitativo, a pesquisa deve ser planejada pelo pesquisador e a aplicação deve estar ligada aos objetivos da pesquisa. A aplicação é desejada quando o pesquisador pretende investigar o que, porque, como ou quanto se dá determinada situação, não sendo possível através do método, determinar variáveis dependen­tes e independentes; a pesquisa dá-se no momento presente ou recente e trata situações reais do ambiente. O pesquisador deve ater-se ao método para obtenção de dados científicos e não confundir o método com senso ou pesquisas não cientificas.

  • Gabrito Errado.

     

    O objetivo da pesquisa Survey é a obtenção de informações quantitativas sobre um determinado grupo de pessoas. A Survey é mais indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. Para isso, é comum o uso de perguntas objetivas, do tipo "o quê?", "por quê" "quando?", "onde" e "como" no processo de pesquisa.

    A pesquisa Survey pode ser do tipo:

    explanatória , quando a finalidade é testar uma teoria, verificando a existência de uma nova situação e estabelecendo suas causas;

    exploratória, quando a intenção é saber o que a população-alvo acha de um determinado conceito ou que tópicos interessam ao público-alvo;

    descritiva, quando o objetivo da pesquisa é identificar costumes e opiniões de um grupo de pessoas e verificar se tais opiniões estão ou não de acordo com a realidade.

    A pesquisa pode ainda ser classificada de acordo com o momento em que é coletada. Quando as informações coletadas ocorre ao longo do tempo é chamada de longitudinal. Quando as informações são colhidas apenas em um momento específico, é classificada em corte-transversal.

    Wikipédia

  • PESSOAL CUIDADO.

    O grande erro está em dizer que a pesquisa de opinião é utilizada para se obter uma quantidade limitada de dados. NA VERDADE É UMA GRANDE QUANTIDADE DE DADOS.

    Olhem esta questão do CESPE, considerada certa:  A pesquisa de opinião é um método de investigação que possibilita a coleta e a análise de grande quantidade de dados coletados. (FUB 2015)

     

    Olhem agora essa questão da ESAF, concurso da ANA:

    Como método quantitativo, a pesquisa de opinião também é chamada survey. (certo)

  • O erro da questão é colocar a pesquisa de opinião como sinônimo da Survey, quando na verdade ela é um tipo. 

    Abaixo a definição:

    A pesquisa do tipo Survey é um dos 14 tipos de pesquisa descritos por Figueiredo (2004) e assim definido em Bryman e em Figueiredo:

    ... a pesquisa de survey implica a coleção de dados (...) em um número de unidades e geralmente em uma única conjuntura de tempo, com uma visão para coletar sistematicamente um conjunto de dados quantificáveis no que diz respeito a um número de variáveis que são então examinadas para discernir padrões de associação.1 ... (Bryman, 1989, p. 104)

  • errada

    Survey é um formato de pesquisa (questionário) e não um sinônimo de pesquisa de opinião

  • Pesquisa com survey: tipo de pesquisa de opinião. Investiga pontos de vista de um grupo. Analisa dados de forma não-identificada, protegendo participante. Busca obter uma GRANDE QUANTIDADE DE DADOS.

  • survey é uma técnica comumente usada em pesquisas de opinião...são enquetes ou questionários pré-formatados...técnica do método quantitativo


ID
1810036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

A principal desvantagem da pesquisa de opinião é a possibilidade de manipulação por parte do pesquisador durante o processo, o que pode ocorrer, por exemplo, em uma entrevista.

Alternativas

ID
1810039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal serve justamente para criar um foco sobre aquilo que ainda é nebuloso e repleto de dúvidas.

  • O focus group, ou grupo focal, tem mesmo essa característica. Apesar de ser menos significativo em termos quantitativos, em termos qualitativos tem maior utilidade pois o grupo discute, quase que livremente, um assunto estabelecido – daí podem ser extraídos registros sobre as reações espontâneas e respostas instantâneas dos participantes, que podem ficar escondidas numa pesquisa mais formal.

  • Grupo focal: convite para 8 a 12 pessoas para expressarem suas opiniões sobre temas em análise. É realizado um debate com um mediador e colhidas as opiniões e percepções. Muito utilizado para: avaliar produtos e serviços antes de apresentá-los ao mercado. 


ID
1823377
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O portal www.descalvadoagora.com.br fez uma consulta política aos internautas. O título da matéria que introduzia a referida consulta era: “Enquete questiona internautas sobre ‘Qual prefeito foi o pior para Descalvado’”. Enquete é um

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b. 
     

    enquete

    substantivo feminino

    pesquisa de opinião sobre uma questão qualquer, que envolve documentos, depoimentos, experiências pessoais etc.

  • se ja tava difícil em 2013, quero nem ver daqui pra frente. rsrs

  • Pensei o mesmo Renan!

  • geralmente, acerta-se a questão apenas pelo restante das informações.


ID
1823416
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Opinião Pública resulta da discussão dos públicos a respeito de questões coletivas. Entre as características da opinião pública, os pesquisadores destacam que ela

Alternativas
Comentários
  • A opinião pública jamais é unânime.

  • O termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

    Fonte: https://conceitos.com/opiniao-publica/


ID
1835404
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:

Alternativas
Comentários
  • Um caso típico de contenção de crise. 
    Como nesse, especificamente, a "primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente" então o que urge é treinar o cara sobre o que e como ele irá dizer. Bem como sobre o que não deverá dizer / fazer.
    Fosse eu o assessor, convocaria um brain-storm com a diretoria para antecipar perguntas que poderiam vir a ser feitas pelos jornalistas. 
    O assessor não tem a obrigação de saber tudo. É profissional pedir ajuda quando necessário.

  • Mídia especializada?


ID
1835425
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação orientada para o marketing pode ser traduzida na frase “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”. Com base nessa afirmação e no conceito sobre o processo de marketing, diferenciado do processo de produção tradicional, o elemento central do marketing constitui:

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa marketing recebe uma atenção especial, mas o desenvolvimento do produto, sua promoção e outras variáveis da comercialização são igualmente importantes. Por isso, a direção desenvolve um plano, cujo objetivo é a colocação do produto no mercado, a partir de uma filosofia da gestão comercial orientada para o consumidor.

    http://www.coladaweb.com/marketing/conceito-e-ambiente-de-marketing

  • “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”

     

    Qual é a melhor maneira de explorar a compreensão do público? Fazendo PESQUISA!


ID
1837645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, julgue o item subsequente.

Pesquisas sobre os níveis de satisfação dos clientes constituem uma das maiores prioridades de gestão nas empresas comprometidas com a qualidade de seus produtos e serviços e, por conseguinte, com os resultados alcançados junto a seus clientes.

Alternativas

ID
1837654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da responsabilidade social das organizações e suas relações com os consumidores e com a comunidade, julgue o item a seguir.

A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por responsabilidade social das empresas o exercício pleno da forma superior do capitalismo: o respeito ao consumidor, às relações de trabalho, ao fornecedor, ao distribuidor, ao investidor, à comunidade, ao meio ambiente, aos encargos fiscais e aos programas sociais.


    Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresarias são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social. Financiam-se projetos, campanhas, ou ações sociais para atender às demandas, mas não há um envolvimento com com as causas propriamente ditas.



    Fonte: Margarida Maria Krohling Kunsch. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Nova edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo

  • CORRETO

    PERPASSAR, no sentido de "junto ou ao longo de"

    A responsabilidade social deve (passar junto, integrar-se) as atividades das organizações