SóProvas


ID
1612528
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O gestor de pessoas sugeriu a utilização do Método de Escalas Gráficas para a Avaliação de Desempenho dos servidores da Secretaria de Material e Logística do Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região. Embora este método seja simples e difundido, ele possui algumas desvantagens.


São desvantagens deste método de Avaliação de Desempenho, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Método da Escala Gráfica.
    Este método é incontestavelmente o método de avaliação mais utilizado e divulgado. Aparentemente, é o método mais simples, mas sua aplicação requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré julgamento do avaliador que podem ter enorme interferência.

    Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores de avaliação de desempenho e as colunas representam os graus de avaliação dos fatores.

    Os fatores são selecionados para definir as qualidades a serem avaliadas. Cada fator é definido com uma descrição simples e objetiva para não haver distorções.

    Dessa forma, não necessita da atuação de um especialista ou consultor em avaliação e seu custo operacional é baixo.

  • GAB: E

    Esse método é caracterizado pela DUPLA ENTRADA DE INFORMAÇÕES (fatores de desempenho x critérios de avaliação), para cada desempenho atribui-se notas, ao final soma-se e faz a média. É um método quantitativo.

    As vantagens é que o entendimento é fácil, é um método de fácil aplicação e de baixo custo ( ao contrário do que está exposto na alternativa E)

    Desvantagens: é estático (não há flexibilização); pode levar ao EFEITO HALO, EFEITO TENDÊNCIA CENTRAL e EFEITO DE LENIÊNCIA; tende a rotinizar os resultados e os apresentados nas demais alternativas


  • Letra (e)


    O método de avaliação do Desempenho por Escalas Gráficas utiliza um conjunto de valores predefinidos, nos quais o avaliar atribui uma nota a cada um dos quesitos avaliados. Esse método caracteriza-se por ter baixos custos e por sua simplicidade de elaboração e aplicação. Apesar de receber muitas críticas pelo seu caráter mecanicista e por favorecer o efeito Halo, definitivamente esse método não apresenta custos nem tampouco complexidade elevada.

  • a questão se resume em interpretação pura e simples das opções. Ou seja: "São desvantagens deste método, EXCETO. Ta bom!!!

  • Este trabalho explica bem este método:

    http://www.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=277d4e69-3b1e-4694-a12a-9fa40d7d7498&groupId=10136

  • Vamos dar crédito aos comentários. Fonte do primeiro comentário: https://www.facebook.com/admfederal

  • A letra E refere-se ao método " Pesquisa de campo".

  • Desvantagens do método das escalas gráficas:

    Não permite flexibilidade do avaliador, que deve ajustar-se ao instrumento e não este às características do avaliado;

    É sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores, que tendem a generalizar sua apreciação sobe os subordinados para todos os fatores de avaliação...;

    Tende a rotinizar e bitolar os resultados das avaliações;

    Necessita de procedimentos matemáticos e estatístico para corrigir distorções e influência pessoal dos avaliadores;

    Tende a apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os seus subordinado...

    Vantagens do método das escalas gráficas:

    Permite aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e de aplicação simples.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. RECURSOS HUMANOS –O capital humano das organizações.

  • Acertei no concurso e errei aqui..kkkkkkkk

  • Escala Gráfica:

    A  Escala Gráfica é a mais conhecida por ser a mais utilizada e a maioria das organizações a utilizam como o único método de avaliação. Um dos motivos para o seu "sucesso" está relacionado ao fato de ser simples e de fácil planejamento e construção.
    Desvantagem: propicie a superficialidade e subjetividades na avaliação e, como consequência, a produção do efeito halo; por funcionar como um sistema fechado, pecando pela categorização e homogeneização das características individuais.

    http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/12/as-avaliacoes-de-desempenho-escala.html

  • Achei que a alternativa "B" estivesse mais relacionada ao método forçado. Alguém concorda?

  • É uma das mais simples e menos caras.

  • Existem diversos tipos de Avaliação de Desempenho, cada uma delas tem suas características, seus pontos fortes e seus pontos fracos e a escolha da avaliação mais adequada depende destes fatores.

    Por serem muitas, postaremos todas elas em posts diferentes e começaremos pela mais conhecida, a Escala Gráfica.

    Este tipo de avaliação utiliza um formulário entrada dupla (dois eixos) e avalia o desempenho passado das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos, proporcionando fácil retroação de dados ao avaliado.

    A  Escala Gráfica é a mais conhecida por ser a mais utilizada e a maioria das organizações a utilizam como o único método de avaliação. Um dos motivos para o seu "sucesso" está relacionado ao fato de ser simples e de fácil planejamento e construção.

    Este método também evita muitos erros comuns de avaliação por causa da sua facilidade de compreensão e utilização, embora propicie a superficialidade e subjetividades na avaliação e, como consequência, a produção do efeito halo (veja os erros de avaliação aqui).

    Apesar de apresentar limitação dos fatores de avaliação, por funcionar como um sistema fechado, pecando pela categorização e homogeneização das características individuais, permite a visão global do resultado dos avaliados.

    http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/12/as-avaliacoes-de-desempenho-escala.html

  • Resposta correta alternativa E, essa se refere ao método de Pesquisa de Campo

    Segundo Chiavenato (2015) as desvantagens das Escalas Gráficas são:

    1 - Não permite flexibilidade ao avaliador, que deve ajustar-se ao instrumento e não este às características do avaliado.

    2 - É sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores, que tendem a generalizar sua apreciação sobre os subordinados para todos os fatores de avaliação. Cada pessoa percebe e interpreta as situações segundo seu "campo psicológico". Essa interferência subjetiva e pessoal de ordem emocional e psicológica leva alguns avaliadores ao halo effect ou efeito de estereotipação. O efeito de estereotipação leva os avaliadores a considerarem um empregado ótimo como ótimo em todos os fatores. É esse mesmo efeito que leva um avaliador muito exigente a considerar todos os seus subordinados sofríveis ou fracos sob todos os aspectos.

    3 - Tende a rotinizar e bitolar os resultados das avaliações.

    4 - Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir distorções e influência pessoal dos avaliadores.

    5 - Tende a apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os colaboradores.

     

     

  • Gabarito: letra E

    MÉTODO DA ESCALA GRÁFICA

    Vantagens do método das escalas gráficas:


     Permite aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e avaliação simples.


     Permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, ou seja, das características do desempenho mais realçadas pela empresa e a situação de cada empregado diante delas; e


     Proporciona pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação.

     

    Desvantagens do método das escalas gráficas:


     Não permite muita flexibilidade ao avaliador que deve ajustar-se ao instrumento e não as características do avaliado; 


     É sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores, que tendem a generalizar sua apreciação sob os subordinados para todos os fatores de avaliação. Cada pessoa percebe e interpreta as situações segundo seu “campo psicológico”. Esta interferência subjetiva e pessoal de ordem emocional e psicológica releva alguns avaliados ao halo effect ou efeito da estereotipação (leva os avaliadores a considerarem um empregado ótimo como ótimo em todos os fatores ou um avaliador muito exigente pode considerar todos os seus subordinados como fracos todos os aspectos. Esse efeito intensifica uma análise subjetiva do avaliador.)


     Tende a rotinizar e bitolar os resultados das avaliações


     Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir distorções e influencia pessoal dos avaliadores


     Tende a apresentar resultados exigentes para todos os seus subordinados

     

    O método de escalas gráficas é instrumento de avaliação de fácil compreensão e simples aplicação, permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, bem como simplifica o trabalho do avaliador no registro da avaliação. Não precisa da atuação de um especialista.

     

    A letra E está incorreta. Possuir elevado custo operacional em razão da atuação de um especialista em avaliação do desempenho é desvantagem do método da pesquisa de campo.


    MÉTODO DA PESQUISA DE CAMPO

     

    É um método de avaliação de desempenho com base em entrevistas de um especialista em avaliação com o superior imediato, por meio das
    quais se avalia o desempenho de seus subordinados, levantando-se as causas, as origens e os motivos de tal desempenho, analisando fatos e situações.

     

    Vantagens do método da pesquisa de campo:

     Proporciona um relacionamento proveitoso com o especialista em avaliação, que presta ao supervisor assessoria e treinamento de
    alto nível na avaliação do pessoal.

     

     Permite uma avaliação profunda, imparcial e objetiva de cada funcionário.


     Permite um planejamento capaz de remover obstáculos e proporcionar melhoria do desempenho.


     Permite entrosamento com o treinamento, plano de carreira e demais áreas do RH.


     Acentua a responsabilidade de linha e a função de staff na avaliação do pessoal.


     Considerado um dos métodos mais completos.

     

    Desvantagens do método da pesquisa de campo:


    Custo operacional elevado, pela atuação de um especialista em avaliação. (Resposta)


     Processo de avaliação lento.

    Prof. LILIAN 

     

    Bons estudos !

  • O método tradicional de avaliação de desempenho conhecido como escala gráfica consiste em um formulário de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas, os graus em que os fatores serão avaliados, de péssimo a ótimo, por exemplo.

    Esse método apresenta como pontos positivos: a facilidade de planejamento, de construção, compreensão e utilização; a visão gráfica e global dos fatores de avaliação que proporciona; a facilidade na comparação entre os colaboradores; e a retroação de dados. Já seus pontos negativos são: a superficialidade e subjetividade; o efeito de generalização (efeito hallo ou horn); a categorização e homogeneização das características individuais; a limitação dos fatores de avaliação; a rigidez e reducionismo no processo; a ausência de participação do avaliado; e o foco no desempenho passado.

    GABARITO: E

  • Método das escalas gráficas

    Avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.

    Vantagens do método das escalas gráficas

    a)       Fácil entendimento e de aplicação;

    b)       Visão integrada e resumida dos fatores de avaliação;

    c)        Pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação.

    Desvantagens do método das escalas gráficas:

    a)       Não permite flexibilidade ao avaliador;

    b)       Sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores;

    c)        Rotinizar e bitolar os resultados das avaliações;

    d)       Necessita de procedimentos matemáticos;

    e)       Apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os seus subordinados.

  • Desvantagens - Método de Escalas Gráficas

    --> Gerar rotinização e extremismo nos resultados da avaliação

    --> Permitir poucas alternativas ao avaliador, e nem sempre se ajustar às características do avaliado

    --> Facilitar estereótipos e avaliações imediatistas

    --> Provocar distorções em função das tendências pessoais do avaliador

    --> Possuir elevado custo operacional, principalmente pela atuação de um especialista ou consultor em avaliação

    Vantagem: avaliação e aplicação fácil e de baixo custo!

  • Meus amigos, mais uma vez chamo a sua atenção para o fato de termos que escolher, nessa questão, o item incorreto.

    O método da escala gráfica é um dos mais utilizados na prática, por conta da sua simplicidade e custo baixo, mas está permeado pela possibilidade de ser envolto em muitos vieses, como a recência, o efeito de tendência central, o imediatismo, extremismo, rotinização, etc. Vamos aos itens:

    a) Correto. Como vimos na explicação acima, o método de escala gráfica está permeado de vieses, entre os quais a rotinização (tendência a avaliar sempre da mesma forma, o famoso “cair na rotina”) ou o extremismo (dar notas excessivamente altas ou baixas).

    b) Correto. Às vezes o avaliador quer informar peculiaridades do comportamento do avaliado que não estão disponíveis entre as variáveis inseridas nas escalas gráficas, mas não há um “espaço” para isso no método.

    c) Correto. Conforme explicamos acima, o método está permeado de muitos vieses, como o imediatismo (tendência a avaliar somente os fatos recentes) e a geração de estereótipos (pré-conceito no julgamento).

    d) Correto. O método está permeado de subjetivismo.

    e) Errado (nosso gabarito), já que o método é considerado simples e barato. Sua aplicação não precisa de um especialista. Na verdade, o método que utiliza desse profissional é o método da Pesquisa de Campo.

    Gabarito: E