-
Os processos cognitivos podem ser:
Consonantes: quando interagem de forma lógica - O fumo faz mal, paro de fumar.
Dissonantes: quando interagem de forma ilógica - O fumo faz mal, continuo fumando
irrelevantes: Não possuem relação - O fumo faz mal e eu gosto e de dançar.
-
https://books.google.com.br/books?id=uhU9a2W0M6EC&pg=PA224&lpg=PA224&dq=conson%C3%A2ncia+e+disson%C3%A2ncia+na+administra%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=KFlxhC7Jg5&sig=hjy5gMkZgLUQB5zz2etlik_hv1o&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CCQQ6AEwAWoVChMIrbOmu7rYxwIVAxKQCh33RANz#v=onepage&q=conson%C3%A2ncia%20e%20disson%C3%A2ncia%20na%20administra%C3%A7%C3%A3o&f=false
-
De onde a FCC retira o conteúdo para suas questões de Gestão de Pessoas?
Alguém conhece um livro ou um material voltado para essa banca?
-
Alguém saberia o que são as outras alternativas?
-
Falhas de comunicação: omissão, distorção e sobrecarga.
os outros trazem pelo menos um dos 6 componentes do processo de comunicação: transmissor (codificador), receptor (decodificador) e ruído.
-
O processo de comunicação está intimamente relacionado ao sistema cognitivo de cada indivúduo. a cognição ou conhecimento - representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e do ambiente que as rodeia. O sistema cognitivo de cada pessoa compreende os seus valores pessoais e experiências psicológicas passadas e presentes, e é profundamente influenciado pelas características de personalidade, pela estrutura fisioológica e pelo ambiente físico e social que a envolve externamente.
Todas as ações de uma pessoa são guiadas pela sua cognição, isto é, pelo que ela pensa, acredita e sente. o sistema cognitivo funciona como um padrão de referência que filtra, ou amplifica as comunicações da pessoa com o seu ambiente.
Cada pessoa se esforça para estabelecer um estado de consciência ou coerência consigo mesma. Se uma pessoa tem cognições sobre si mesma e sobre o seu ambiente que são inconsistentes entre si, isto é, se uma cognição implica o oposto da outra, então ocorre um estado de inconsistência ou de conflito interno, a que se dá o nome de dissonância cognitiva.
A discrepância ou dissonância constitui o ruído do sistema de papéis. é o inverso da consonância, quando as comunicações são isentas de ruídos e de barreiras. A falta de consonância entre um indivíduo e sua organização conduz a um profundo desajustamento entre ambos, com perda de eficiência e de eficácia das duas partes.
(Referência da colega Gyzah)
-
Os elementos cognitivos são as crenças, opiniões, conhecimentos que o indivíduo tem de si mesmo ou do meio externo. Os elementos cognitivos podem estar relacionados de 3 maneiras: Dissonante, consonante e irrelevante.
1) Relação dissonante entre 2 cognições: Ocorre quando a pessoa acredita que fumar é nocivo mas continua fumando, contrariando suas crenças pessoais. O comportamento da pessoa é INCOERENTE.
2) Relação consonante entre 2 cognições: Ocorre quando a pessoa acredita que fumar é nocivo e então deixa de fumar. O comportamento da pessoa é COERENTE.
3) Relação irrelevante: Ocorre quando a pessoa considera o fumo nocivo e gosta de passear pela floresta. As 2 cognições nada tem a ver entre si, pois guardam uma relação irrelevante.
Fonte: Administração geral e pública - Idalberto Chiavenato.
-
a) omissão e sobrecarga. (barreiras a comunicaçao)
b) consonância e dissonância. OK!
c) transmissor e receptor......> elementos da comunicação ( transmissor = codificador). ( receptor = decodificador)
d)codificador e decodificador. (igual a letra C)
e) ruído e falsa percepção. (barreiras a comunicação).
-
Ranking de Matérias mais Toscas
1ª - Gestão de Pessoas
-
Chiavenato cita como uma barreira do processo de comunicação o
sistema cognitivo. Os elementos cognitivos seriam as crenças, opiniões,
conhecimentos que o indivíduo tem de si mesmo ou do meio externo.
Assim, quando o significado da mensagem enviada pela fonte é
semelhante ao significado da mensagem percebida pelo destinatário,
teríamos a consonância.
Já a dissonância ocorreria quando o significado percebido pelo
destinatário for diferente do significado transmitido pela fonte. Desta
forma, o gabarito é a letra B.
-
DISSONÂNCIA => MENSAGEM RECEBIDA É DIFERENTE DA MENSAGEM ENVIADA.
CONSONÂNCIA = > MENSAGEM ENVIADA É IGUAL A MENSAGEM RECEBIDA.
-
Dentre as falhas cognitivas, ou seja, de percepção, há 3 tipos de elementos: dissonantes, consonantes e irrelevantes. O consonantes são aqueles que retratam um comportamento lógico, o dissonante uma ação incoerente e o irrelevante não possui qualquer relação entre as ideias.
Gabarito: B
-
Os elementos cognitivos seriam as crenças, opiniões, conhecimentos que o indivíduo tem de si mesmo ou do meio externo.
Assim, quando o significado da mensagem enviada pela fonte é semelhante ao significado da mensagem percebida pelo destinatário, teríamos a consonância.
Já a dissonância ocorreria quando o significado percebido pelo destinatário for diferente do significado transmitido pela fonte.