- ID
- 1613302
- Banca
- NUCEPE
- Órgão
- SEDUC-PI
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Educação Artística
- Assuntos
Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições
que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais
e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se
formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As
danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que
enriquece ainda mais a cultura brasileira.
Assim, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um
círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre
apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote
apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser
improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.
II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande
roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do
mesmo no sentido anti-horário.
III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais
da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de
Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a
dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões
palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia
aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão
mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico,
frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num
delírio contagiante.
V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que
recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a
coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos,
com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da
roda.
COLUNA B:
( ) Ciranda.
( ) Frevo.
( ) Quadrilha.
( ) Cavalo Piancó.
( ) Tambor de Crioula.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.