- ID
- 1409890
- Banca
- FUNCAB
- Órgão
- SEE-AC
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Educação Artística
- Assuntos
A elaboração de obras artísticas depende de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e pormeio da elaboração de:
A elaboração de obras artísticas depende de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e pormeio da elaboração de:
Trabalhar comartes de uma forma interdisciplinar nas escolas tem se mostrado muito importante. Segundo a autora e pesquisadora Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade é uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, representa a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção:
A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:
Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:
“Em aulas de arte (principalmente nas aulas de música, artes plásticas, desenho, teatro, dança), espera-se que os estudantes vivenciem intensamente o processo artístico, acionando e evoluindo em seus modos de fazer técnico, de representação imaginativa e de expressividade.”
(Fusari e Ferraz.)
De acordo com a afirmativa anterior sobre cursos dearte consistente, é correto afirmar que
As Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos têm o papel essencial de colaborar para a formação de cidadãos, de modo que estes adquiram conhecimento que lhes permita situar a produção de arte como objeto sócio- histórico contextualizado nas culturas. Considerando essa afirmação, o correto está em:
Os conteúdos de Arte apresentados na proposta da Educação de Jovens e Adultos podem ser classificados em três tipos: conceituais, procedimentais e atitudinais. O correto está em:
O professor Leandro de Artes Visuais de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi convidado pelos organizadores do Salão Arte Pará para desenvolver uma ação educativa, em que a temática Arte Conceitual deveria ser abordada, tendo como base os eixos de aprendizagem da Proposta Triangular. Considerando o processo de mediação arte/público e os eixos de aprendizagem que fundamentam a referida proposta educativa, avalie as afirmativas abaixo.
1- Por meio da contextualização o professor Leandro pode praticar uma atividade educativa voltada para a multiculturalidade e à ecologia.
2- O professor Leandro, seguindo a Proposta Triangular, hierarquizou as atividades, propondo primeiro a leitura de uma obra conceitual, depois a contextualização da mesma e por último um exercício de releitura.
3- Considerando a Proposta Triangular, o professor deu ênfase ao trabalho com os códigos hegemônicos: europeu e norte-americano eruditos da arte, em função da superioridade que lhes são inerentes.
4- Qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser: explorado, interpretado e operacionalizado por meio da Proposta Triangular.
O correto está em:
Na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da arte na EJA:
1- os registros servem como auxiliares na condução dos processos e produções dos alunos, sejam eles corporais, sonoros, visuais, orais ou escritos.
2- a reflexão sobre a ação para um reinício proporciona o repensar a totalidade do processo educativo.
3- uma boa situação se caracteriza, para professores e alunos, como mais uma oportunidade de aprendizagem.
4- o diagnóstico quantitativo sobre o comportamento do aluno é essencial para obter atitudes de construção dos saberes.
O correto está em:
Na proposta pedagógica de Artes Visuais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é enfatizada a importância de ampliar os meios de apreensão, de compreensão e de representação do mundo desses alunos, “alfabetizando-os” na linguagem visual nas mais variadas formas de leitura de imagens. Considerando a leitura da obra de arte, o correto está em:
Sobre o tema “arte como conhecimento”, abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Arte, o correto está em:
A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
Dentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho
No início dos anos 1990, o ensino de arte se propôs uma abordagem multicultural de diálogo entre produções artísticas, articulando o triângulo:
Do ponto de vista do estudante, uma avaliação formativa por meio da análise de portfólio permite apreciar a
Do ponto de vista docente, qual é o critério de uma avaliação qualitativa do portfólio de um estudante de artes visuais?
Segundo Pimentel (2009), em processos de avaliação formativa, docentes e discentes são agentes efetivos do processo educativo. Que aspectos, neste tipo de avaliação, são destacados pela autora?
Por sequência didática, em uma perspectiva contemporânea de ensino de artes visuais, compreendem-se atividades que oferecem desafios relacionados a atitudes e a valores considerados fundamentais no campo do estudo e de compreensão das imagens. Tais desafios indicam ações sequenciais, diferentes níveis de complexidade e apropriação do conteúdo de maneira
Os professores de arte da rede estadual de Goiás têm vivenciado o desafio de não apenas experimentar, mas também construir sequências didáticas. Neste contexto, do ponto de vista docente, o que diferencia as sequências didáticas da utilização dos livros didáticos?
Um planejamento pedagógico em artes visuais por meio de elaboração de projetos necessita de ações:
Propostas curriculares contemporâneas, no ensino de arte, que reconhecem a ruptura de fronteiras como características fundamentais para uma educação do futuro são denominadas, por Gadotti (2006), de currículo
O campo de atuação de um professor de arte, em uma perspectiva contemporânea, abrange diversas possibilidades, tanto no que se refere ao ensino formal, quanto ao ensino não formal ou na integração de ambos. Por ensino não formal compreende-se:
Uma escola que tenha por desafio articular a proposta de ensino de arte ao conceito de cidade educadora adota uma concepção
Para Goya (2009, p. 55) a escola deve ser “o locus de legitimação das oportunidades e de realização de experiências estéticas e artísticas”. Neste sentido, qual a função do professor de artes?
Com base nas propostas curriculares contemporâneas para o ensino de artes visuais na educação infantil, o exercício docente em arte tem como objetivo
A inadequação das salas de aula regulares para o ensino de artes visuais desafia os professores a
Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte, O professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais porque:
No Brasil, uma das primeiras arte/educadoras a mencionar a abordagem multicultural para o ensino das artes visuais foi Ana Mae Barbosa, defendendo que:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre Apresentação dos temas transversais encontramos que:
Assinale a alternativa CORRETA.
Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:
Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.
Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.
Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa CORRETA.
A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:
Assinale a alternativa CORRETA.
A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.
Coluna 1
I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.
Coluna 2
( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:
No capítulo “Revendo a nomenclatura do ensino de arte", as autoras Fusari e Ferraz (1992: p.15-18) afirmam que as diferentes nomenclaturas implicam diferentes concepções teóricas. Ao encerrar o texto, escrevem: “Enfim, é importante redefinir objetivos, conteúdos e métodos do curso de Arte na educação escolar para que ele deixe de ser considerado apenas atividade e passe a uma nova categoria: disciplina Arte."
Organize, de cima para baixo, as características da coluna da direita de acordo com a nomenclatura da coluna da esquerda.
Coluna 1 Coluna 2
I. Educação Artística ( ) Técnicas artísticas
II. Arte ( ) Expressão pessoal
III. Arte-Educação ( ) Conhecimento
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que corresponde à designação CORRETA de “livro de artista”.
Num projeto de ensino de arte para o Ensino Fundamental, encaminhamento metodológico refere-se às escolhas do professor, em diálogo com seus alunos, acerca de conteúdos, modalidades técnicas para processo artístico, procedimentos e avaliação. Fazem parte dos processos de avaliação:
I. Instrumentos de avaliação: portfólio, memorial descritivo, produção artística, relatórios de visitas, leituras de imagens.
II. Critérios de avaliação: capacidade de dar forma visual às ideias, participação ativa em todas as atividades, argumentação sobre questões relativas à arte.
III. Razões para a avaliação: relacionar os objetivos e finalidades educativas com a aprendizagem, revisar e valorizar o ensino, diagnosticar o conhecimento básico dos estudantes e suas necessidades, reconhecer, descrever e informar sobre a aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA.
Paralelamente à produção artística, o aluno do Ensino Fundamental deve ter acesso ao conhecimento e compreensão da História da Arte. Tratando-se da arte brasileira, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE conteúdos, artistas ou obras relevantes para a formação desse aluno.
Assinale a alternativa CORRETA.
O acesso a diferentes culturas se tornou um direito de todos sem distinção de classe, de sexo, de raça, de etnia, de dificuldades motoras ou mentais. Uma pedagogia inclusiva implica:
“Os conteúdos são capacidades e respondem ao que se quer ensinar, sendo inter-relacionados, mas podemos
analisá-los separadamente para melhor compreender sua natureza." Relacione as colunas a seguir:
I. Saber saberes.
II. Saber fazeres.
III. Saber ser e saber ser no convívio com o outro.
( ) Valores e atitudes.
( ) Procedimentos.
( ) Fatos, conceitos e princípios.
A sequência está correta em:
Em relação à análise e crítica de obras de artes visuais nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC's), serão desenvolvidas as seguintes habilidades, EXCETO:
Com base nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC's), tendo como tema os movimentos artísticos em artes visuais
em diferentes épocas e diferentes culturas, relacione as colunas a seguir:
Tópicos
I. Introdução à composição.
II. Glossário.
III. Introdução às artes audiovisuais.
IV. Introdução à teoria da forma
Habilidades
( ) Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
( ) Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
( ) Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.
( ) Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes
visuais.
A sequência está correta em:
Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:
As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e
que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem,
obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas
coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO,
2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).
Analise as assertivas abaixo.
I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa
ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e
Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas
através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética,
transformadas em disciplinas.
II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu
de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe
explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e
adultos sem conhecimentos de arte.
III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se
constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões
de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o
aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o
incentivo à expressão individual.
IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o
objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.
V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas:
as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam
desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS
Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições
que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais
e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se
formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As
danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que
enriquece ainda mais a cultura brasileira.
Assim, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um
círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre
apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote
apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser
improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.
II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande
roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do
mesmo no sentido anti-horário.
III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais
da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de
Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a
dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões
palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia
aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão
mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico,
frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num
delírio contagiante.
V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que
recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a
coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos,
com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da
roda.
COLUNA B:
( ) Ciranda.
( ) Frevo.
( ) Quadrilha.
( ) Cavalo Piancó.
( ) Tambor de Crioula.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A composição artística conta com recursos que já contêm em seus
signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do
receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas
informações, julgue o próximo item.
Para que um a obra de arte esteja completa, o artista
necessariamente tem de empregar todos os elementos da arte.
Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de
objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de
cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu
acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze
e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante
não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da
mão que a plasmou em argila.
Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos.
O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas:
fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados.
Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e
expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado,
masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio.
Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor,
ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas
as ciências exatas.
Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações).
Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção
artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias
de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item.
Esse artista tem metodologia de trabalho, pois recorre a
pesquisas de materiais e relaciona seu trabalho com outras
áreas de conhecimento.
Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de
objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de
cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu
acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze
e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante
não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da
mão que a plasmou em argila.
Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos.
O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas:
fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados.
Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e
expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado,
masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio.
Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor,
ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas
as ciências exatas.
Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações).
Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item.
Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de
objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de
cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu
acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze
e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante
não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da
mão que a plasmou em argila.
Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos.
O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas:
fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados.
Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e
expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado,
masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio.
Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor,
ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas
as ciências exatas.
Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações).
Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item.
Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais especificamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e as qualidades peculiares de trabalhos artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior de que a arte é capaz.
Ralph Smith. Excelência no ensino da arte. In: Ana Mãe Barbosa (org.).
Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97 (com adaptações).
A experiência maior de que a arte é capaz, apresentada por meio da excelência do ensino da arte, significa que
o estudo da arte é a única matéria complexa, porque pressupõe
compreensão disciplinada e sensibilidade cultivada.
A respeito da metodologia de ensino da arte, julgue o item que se
segue.
O vídeo é adotado como um recurso didático tradicional das
artes plásticas.
A respeito da metodologia de ensino da arte, julgue o item que se segue.
As técnicas de reprodução de imagens como o vídeo são
usadas para a aprendizagem das artes plásticas.
A respeito da metodologia de ensino da arte, julgue o item que se segue.
A escolha do material a ser utilizado em sala de aula pode
mostrar ao estudante os diferentes processos de criação de uma
obra.
Texto para a questão a seguir.
A inclusão da dança nos PCNs é oportuna tanto pela diversidade do legado das danças populares tradicionais quanto pelas práticas contemporâneas, o pagode, o funk e outras danças. Isso implica entender essa linguagem artística como valor educativo e cultural indispensáveis à promoção da saúde, além de proporcionar ao aluno contato consigo, com os outros e com o mundo. Esses elementos básicos são fundamentais para introduzir o aluno na linguagem da dança.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008 (com adaptações).
A polarização entre dança-cênica profissional e danças popular e
folclórica ocorreu no Brasil no início do século XIX em
decorrência, entre outros fatores, da
Texto para a questão a seguir.
O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)
Considerando o assunto abordado no texto acima, é correto afirmar
que o ensino do canto orfeônico
Texto para a questão a seguir.
O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).
De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto
educativo promove
Texto para a questão a seguir.
O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme
os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São características do professor criativo:
I. ser aberto a novas experiências e mudanças.
II. ser ousado e curioso, proporcionando clima criativo nas aulas.
III. trabalhar com idealismo e paixão.
IV. permitir ao aluno pensar.
Uma mudança radical deslocou o foco de atenção do modelo da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para
Segundo os PCN-Arte (1997), “as pesquisas desenvolvidas a partir do início do século 20 em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador.”
Eram, portanto, segundo o documento, propostas centradas na questão
Analise as assertivas abaixo, sobre os métodos de leitura de imagem:
Relacione as propostas metodológicas do ensino de Arte aos seus respectivos propositores.