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Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes


ID
1409890
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A elaboração de obras artísticas depende de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e pormeio da elaboração de:

Alternativas

ID
1409893
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Trabalhar comartes de uma forma interdisciplinar nas escolas tem se mostrado muito importante. Segundo a autora e pesquisadora Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade é uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, representa a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção:

Alternativas

ID
1440079
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:

Alternativas

ID
1440103
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:

Alternativas

ID
1471168
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Em aulas de arte (principalmente nas aulas de música, artes plásticas, desenho, teatro, dança), espera-se que os estudantes vivenciem intensamente o processo artístico, acionando e evoluindo em seus modos de fazer técnico, de representação imaginativa e de expressividade.”

(Fusari e Ferraz.)

De acordo com a afirmativa anterior sobre cursos dearte consistente, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1471981
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos têm o papel essencial de colaborar para a formação de cidadãos, de modo que estes adquiram conhecimento que lhes permita situar a produção de arte como objeto sócio- histórico contextualizado nas culturas. Considerando essa afirmação, o correto está em:

Alternativas

ID
1471996
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os conteúdos de Arte apresentados na proposta da Educação de Jovens e Adultos podem ser classificados em três tipos: conceituais, procedimentais e atitudinais. O correto está em:

Alternativas

ID
1472008
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O professor Leandro de Artes Visuais de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi convidado pelos organizadores do Salão Arte Pará para desenvolver uma ação educativa, em que a temática Arte Conceitual deveria ser abordada, tendo como base os eixos de aprendizagem da Proposta Triangular. Considerando o processo de mediação arte/público e os eixos de aprendizagem que fundamentam a referida proposta educativa, avalie as afirmativas abaixo.

1- Por meio da contextualização o professor Leandro pode praticar uma atividade educativa voltada para a multiculturalidade e à ecologia.
2- O professor Leandro, seguindo a Proposta Triangular, hierarquizou as atividades, propondo primeiro a leitura de uma obra conceitual, depois a contextualização da mesma e por último um exercício de releitura.
3- Considerando a Proposta Triangular, o professor deu ênfase ao trabalho com os códigos hegemônicos: europeu e norte-americano eruditos da arte, em função da superioridade que lhes são inerentes.
4- Qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser: explorado, interpretado e operacionalizado por meio da Proposta Triangular.

O correto está em:

Alternativas

ID
1472014
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da arte na EJA:

1- os registros servem como auxiliares na condução dos processos e produções dos alunos, sejam eles corporais, sonoros, visuais, orais ou escritos.
2- a reflexão sobre a ação para um reinício proporciona o repensar a totalidade do processo educativo.
3- uma boa situação se caracteriza, para professores e alunos, como mais uma oportunidade de aprendizagem.
4- o diagnóstico quantitativo sobre o comportamento do aluno é essencial para obter atitudes de construção dos saberes.

O correto está em:

Alternativas

ID
1472017
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na proposta pedagógica de Artes Visuais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é enfatizada a importância de ampliar os meios de apreensão, de compreensão e de representação do mundo desses alunos, “alfabetizando-os” na linguagem visual nas mais variadas formas de leitura de imagens. Considerando a leitura da obra de arte, o correto está em:

Alternativas

ID
1472023
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre o tema “arte como conhecimento”, abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Arte, o correto está em:

Alternativas

ID
1472362
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a

Alternativas

ID
1472368
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que

Alternativas

ID
1472374
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho

Alternativas

ID
1472383
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No início dos anos 1990, o ensino de arte se propôs uma abordagem multicultural de diálogo entre produções artísticas, articulando o triângulo:

Alternativas

ID
1472389
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Do ponto de vista do estudante, uma avaliação formativa por meio da análise de portfólio permite apreciar a

Alternativas

ID
1472392
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Do ponto de vista docente, qual é o critério de uma avaliação qualitativa do portfólio de um estudante de artes visuais?

Alternativas

ID
1472395
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Pimentel (2009), em processos de avaliação formativa, docentes e discentes são agentes efetivos do processo educativo. Que aspectos, neste tipo de avaliação, são destacados pela autora?

Alternativas

ID
1472398
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Por sequência didática, em uma perspectiva contemporânea de ensino de artes visuais, compreendem-se atividades que oferecem desafios relacionados a atitudes e a valores considerados fundamentais no campo do estudo e de compreensão das imagens. Tais desafios indicam ações sequenciais, diferentes níveis de complexidade e apropriação do conteúdo de maneira

Alternativas

ID
1472401
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os professores de arte da rede estadual de Goiás têm vivenciado o desafio de não apenas experimentar, mas também construir sequências didáticas. Neste contexto, do ponto de vista docente, o que diferencia as sequências didáticas da utilização dos livros didáticos?

Alternativas
Comentários
  • Contextualização


ID
1472404
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Um planejamento pedagógico em artes visuais por meio de elaboração de projetos necessita de ações:

Alternativas

ID
1472407
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Propostas curriculares contemporâneas, no ensino de arte, que reconhecem a ruptura de fronteiras como características fundamentais para uma educação do futuro são denominadas, por Gadotti (2006), de currículo

Alternativas
Comentários
  • Gadotti, em seu livro História das Ideias Pedagógicas aduz que:

     

    A autonomia passou a ser um tema fundamental da pedagogia pós-moderna.

    Mas autonomia da escola não significa isolamento, fechamento

    numa cultura particular.

    Escola autônoma significa escola curiosa, ousada, buscando dialogar com todas as culturas e concepções de mundo.

    Pluralismo não significa ecletismo, um conjunto amorfo de retalhos culturais.

    Pluralismo significa sobretudo diálogo com todas as culturas, a partir de

    uma cultura que se abre às demais, e entendimento das especificidades

    como modos de manifestação e representação da mesma totalidade.

     

    Mas a escola sozinha não pode dar conta dessa tarefa. Por isso, ela,

    numa perspectiva intercultural da educação, alia-se a outras instituições

    culturais. Daí a necessidade de ser autônoma. Sem autonomia a escola não

    poderá ser INTERCULTURAL e cumprir sua nova função social.

     

    Ela deve possibilitar a seus alunos o contato com alunos de outras escolas,

    possibilitar viagens, encontros e toda sorte de projetos, próprios de cada

    escola, que a constituam num organismo vivo e atuante no seio da própria

    sociedade.


ID
1472410
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O campo de atuação de um professor de arte, em uma perspectiva contemporânea, abrange diversas possibilidades, tanto no que se refere ao ensino formal, quanto ao ensino não formal ou na integração de ambos. Por ensino não formal compreende-se:

Alternativas
Comentários
  • No que se refere a nossa cultura, escolarizada, pode-se conceber a educação como vivenciada em dois

    “espaços”: o escolar (formal) e o não escolar (não formal). Podendo, este último, ser pensado a

    partir de duas instâncias, com distinções e delimitações preservadas por linhas tênues que as

    distinguem e as entrelaçam: a instância informal e a da educação social.

    A educação informal seria aquela que abrange todas as possibilidades educativas, no decurso

    da vida do indivíduo construindo um processo permanente e não organizado (Afonso, 1992: 86).

    Podendo ser representada de modo principal, mas não exclusivo, pelos processos educativos

    cotidianos ocorridos no seio da família, bem como no meio social difuso ou organizado (igrejas,

    espaços de lazer e cultura, movimentos sociais) e nos meios de comunicação em massa.

    De acordo com Neves (2008), a instância formal (escolar) e a não formal (educação social)

    comungam o atributo da organização e sistematização e, consequentemente, o caráter metódico. A

    educação formal, portanto, ocorrendo no seio dos estabelecimentos escolares, requer tempo,

    aprendizagem de conteúdos, habilidades e competências específicas, resultados e avaliações

    regulados por normas decorrentes da administração competente, visando à obtenção de graus e

    títulos.

    A educação social, por sua vez, conta com objetivos explícitos de aprendizagem ou

    formação. Entretanto, ela se realiza fora do marco institucional da escola, rompendo com muitas das

    determinações que caracterizam esta última. Portanto, com escasso limite legal e burocrático,

    favorecendo maior capacidade de adaptação a mudanças de forma possivelmente mais hábil,

    flexível, versátil e dinâmica que na instância formal.

    Desse modo, nomeando-se esse campo educativo como espaços educacionais não escolares.

    As ações são realizadas (Neves, 2010) por meio de recursos oriundos da cultura e do lazer:

    cultura popular, tradição, esporte, jogos e brincadeiras, prática artística, natureza e até mesmo

    conteúdos científicos, organizados em espaços específicos, constituindo metodologias próprias e

    mutáveis. Utiliza-se de conteúdos e recursos criados e recriados ao longo dos processos, agregando-se variados objetivos no ato de educar, podendo informar, provocar emoções, levar os educandos a

    imaginar ou levá-los a criar algo novo em qualquer campo das ciências, das artes ou do domínio do

    corpo. Atualmente, localiza-se nas práticas de mediação em museus e galerias e, em maior volume,

    no seio dos projetos sociais geridos por ações governamentais, não governamentais e pela parceria

    entre ambos.


ID
1472419
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma escola que tenha por desafio articular a proposta de ensino de arte ao conceito de cidade educadora adota uma concepção

Alternativas

ID
1472422
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para Goya (2009, p. 55) a escola deve ser “o locus de legitimação das oportunidades e de realização de experiências estéticas e artísticas”. Neste sentido, qual a função do professor de artes?

Alternativas

ID
1472428
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com base nas propostas curriculares contemporâneas para o ensino de artes visuais na educação infantil, o exercício docente em arte tem como objetivo

Alternativas

ID
1472434
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A inadequação das salas de aula regulares para o ensino de artes visuais desafia os professores a

Alternativas

ID
1475728
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando

Alternativas
Comentários
  • Permissão e autorização (descentralização por delegação) podem ser tanto para PJ quanto para PF.


ID
1475881
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte, O professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais porque:

Alternativas

ID
1475893
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No Brasil, uma das primeiras arte/educadoras a mencionar a abordagem multicultural para o ensino das artes visuais foi Ana Mae Barbosa, defendendo que:

Alternativas

ID
1475899
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre Apresentação dos temas transversais encontramos que:

Alternativas
Comentários
  • )

    O ser humano faz parte do meio ambiente e as relações que são estabelecidas (sociais, econômicas e culturais) também fazem parte desse meio.

  • Letra D alternativa correta, o ser humano faz parte do meio ambiente e das relações estabelecidas.


ID
1475923
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:

Alternativas

ID
1475938
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475941
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.

Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475944
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:

Alternativas

ID
1475947
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:

Alternativas

ID
1475956
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1


I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.

                                               Coluna 2


(   ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
(   ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
(   ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
(   ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
(   ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
(   ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
(   ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
(   ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475959
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:

Alternativas

ID
1475965
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No capítulo “Revendo a nomenclatura do ensino de arte", as autoras Fusari e Ferraz (1992: p.15-18) afirmam que as diferentes nomenclaturas implicam diferentes concepções teóricas. Ao encerrar o texto, escrevem: “Enfim, é importante redefinir objetivos, conteúdos e métodos do curso de Arte na educação escolar para que ele deixe de ser considerado apenas atividade e passe a uma nova categoria: disciplina Arte."
Organize, de cima para baixo, as características da coluna da direita de acordo com a nomenclatura da coluna da esquerda.

                               Coluna 1                   Coluna 2
                    I. Educação Artística    ( ) Técnicas artísticas
                   II. Arte                           ( ) Expressão pessoal
                  III. Arte-Educação          ( ) Conhecimento 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475971
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à designação CORRETA de “livro de artista”.

Alternativas

ID
1475977
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Num projeto de ensino de arte para o Ensino Fundamental, encaminhamento metodológico refere-se às escolhas do professor, em diálogo com seus alunos, acerca de conteúdos, modalidades técnicas para processo artístico, procedimentos e avaliação. Fazem parte dos processos de avaliação:

I. Instrumentos de avaliação: portfólio, memorial descritivo, produção artística, relatórios de visitas, leituras de imagens.
II. Critérios de avaliação: capacidade de dar forma visual às ideias, participação ativa em todas as atividades, argumentação sobre questões relativas à arte.
III. Razões para a avaliação: relacionar os objetivos e finalidades educativas com a aprendizagem, revisar e valorizar o ensino, diagnosticar o conhecimento básico dos estudantes e suas necessidades, reconhecer, descrever e informar sobre a aprendizagem.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1475983
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Paralelamente à produção artística, o aluno do Ensino Fundamental deve ter acesso ao conhecimento e compreensão da História da Arte. Tratando-se da arte brasileira, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE conteúdos, artistas ou obras relevantes para a formação desse aluno.

Alternativas

ID
1475986
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

O acesso a diferentes culturas se tornou um direito de todos sem distinção de classe, de sexo, de raça, de etnia, de dificuldades motoras ou mentais. Uma pedagogia inclusiva implica:

Alternativas

ID
1564681
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os conteúdos são capacidades e respondem ao que se quer ensinar, sendo inter-relacionados, mas podemos analisá-los separadamente para melhor compreender sua natureza." Relacione as colunas a seguir:  


I. Saber saberes.

II. Saber fazeres.

III. Saber ser e saber ser no convívio com o outro.


( ) Valores e atitudes.


( ) Procedimentos.


( ) Fatos, conceitos e princípios. 


A sequência está correta em: 


Alternativas

ID
1564726
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em relação à análise e crítica de obras de artes visuais nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC's), serão desenvolvidas as seguintes habilidades, EXCETO:

Alternativas

ID
1564729
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

 Com base nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC's), tendo como tema os movimentos artísticos em artes visuais em diferentes épocas e diferentes culturas, relacione as colunas a seguir:


                Tópicos

 I. Introdução à composição.

II. Glossário.

III. Introdução às artes audiovisuais.

IV. Introdução à teoria da forma 


               Habilidades


( ) Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.

( ) Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.

( ) Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.

( ) Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais. 

A sequência está correta em: 


Alternativas

ID
1590646
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:

Alternativas

ID
1613293
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem, obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO, 2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).

Analise as assertivas abaixo.

I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.

II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.

III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.

IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.

V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.

Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS 

Alternativas

ID
1613302
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que enriquece ainda mais a cultura brasileira.


Assim, enumere a coluna B pela coluna A. 


COLUNA A:

I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores. 

II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.

III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.

V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.


COLUNA B:

( ) Ciranda.

( ) Frevo.

( ) Quadrilha.

( ) Cavalo Piancó.

( ) Tambor de Crioula.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1634116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A composição artística conta com recursos que já contêm em seus signos alguns valores preestabelecidos. O pré-conhecimento do receptor facilita a leitura e análise da obra. Considerando essas informações, julgue o próximo item. 


Para que um a obra de arte esteja completa, o artista necessariamente tem de empregar todos os elementos da arte. 


Alternativas

ID
1634176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

        Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da mão que a plasmou em argila.

        Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos. O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas: fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados. Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado, masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio. Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor, ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas as ciências exatas.


                                                  Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações). 

Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item. 


Esse artista tem metodologia de trabalho, pois recorre a pesquisas de materiais e relaciona seu trabalho com outras áreas de conhecimento.


Alternativas

ID
1634179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

        Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da mão que a plasmou em argila.

        Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos. O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas: fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados. Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado, masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio. Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor, ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas as ciências exatas.


                                                  Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações). 

Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item. 


Os materiais e os instrumentos são parte da atividade do artista, pois valem em termos práticos ao momento em que a obra adquire seu significado total. 

Alternativas

ID
1634182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

        Em uma galeria de arte, são expostos sete conjuntos de objetos-esculturas que, a um primeiro olhar, parecem peças de cerâmica. A cor terrosa engana. Ela não é do material, mas do seu acabamento insólito: maquiagem. As peças são fundidas em bronze e cobertas com base, batom e pó compacto. A superfície resultante não se pretende simulacro perfeito da pele: conserva o índice da mão que a plasmou em argila.

        Os objetos-esculturas nasceram do desenho de corpos unidos. O artista isolou a linha que define ao mesmo tempo duas pessoas: fronteira e mistura de peles, vasos comunicantes e incomunicados. Metáfora das relações amorosas, essa linha ganhou volume e expandiu-se em duas formas: urna e cálice (ou aberto e fechado, masculino e feminino). Preenchendo o espaço entre elas, um lábio. Está montada a equação visual que, conforme os hábitos do artista-autor, ainda se alimentou de inúmeras fontes de pesquisa, entre elas as ciências exatas.


                                                  Internet: <www.portalsaofrancisco.com.br>(com adaptações). 

Considerando o texto acima e que o planejamento de uma produção artística envolve a escolha de instrumentos e recorre a metodologias de trabalho para se obterem os resultados esperados, julgue o próximo item. 


Na produção artística, o planejamento consiste no conjunto de instrumentos utilizados e na metodologia aplicada oriunda do processo de criação artística.

Alternativas

ID
1634221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais especificamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e as qualidades peculiares de trabalhos artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior de que a arte é capaz.


                                                   Ralph Smith. Excelência no ensino da arte. In: Ana Mãe Barbosa (org.).

                                                    Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97 (com adaptações). 

A experiência maior de que a arte é capaz, apresentada por meio da excelência do ensino da arte, significa que 


o estudo da arte é a única matéria complexa, porque pressupõe compreensão disciplinada e sensibilidade cultivada.


Alternativas
Comentários
  • O texto não fala nada a respeito de complexidade, e mesmo assim, a arte não é a única matéria que detém complexidade.


ID
1634224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da  metodologia de ensino da arte, julgue o item que se segue. 


O vídeo é adotado como um recurso didático tradicional das artes plásticas. 


Alternativas
Comentários
  • O erro está em falar que é tradicional.


ID
1634227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da  metodologia de ensino da arte, julgue o item que se segue. 


As técnicas de reprodução de imagens como o vídeo são usadas para a aprendizagem das artes plásticas. 


Alternativas

ID
1634230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da  metodologia de ensino da arte, julgue o item que se segue. 


A escolha do material a ser utilizado em sala de aula pode mostrar ao estudante os diferentes processos de criação de uma obra. 


Alternativas
Comentários
  • Simples assim.


ID
1762906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

    A Escolinha de Arte do Brasil teve uma enorme influência multiplicadora por todo o país. Somente no Rio Grande do Sul houve um momento em que existiam 23 escolinhas de Arte. Elas constituíram o Movimento Escolinhas de Arte (MEA), que usava, principalmente, argumentos psicológicos. O objetivo era convencer a escola comum da necessidade de deixar a criança utilizar livremente materiais como lápis, pincel, tinta, argila etc.

Cursos de Especialização para o Quadro do Magistério da SEESP — Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O ensino da arte no Brasil. Internet: (com adaptações).

Em relação ao contexto histórico e ao movimento aos quais o texto faz referência, é correto afirmar que a prática no ensino da arte 

Alternativas

ID
1762942
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As noções de interação, interatividade e multisensorialidade intersectam-se e retroalimentam as relações entre arte e tecnologia. A exploração artística desses dados perceptuais, cognitivos e interativos envolve o público como constituinte da experiência estética. A arte das telecomunicações, a telepresença e os mundos virtuais partilhados, a criação compartilhada e a arte em rede (herdeira da Mail Art) problematizam os câmbios socioculturais relacionados ao progresso tecnológico.

Júlio Plaza. Arte e interatividade. Internet: (com adaptações).

Considerando-se o texto e os aspectos por ele suscitados, é correto afirmar que o público tem participação

Alternativas

ID
1762948
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para a inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem de artes plásticas, é fundamental que 

Alternativas

ID
1762957
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Eu queria tirar os jovens da invisibilidade social na qual eles viviam, por isso criei, em 2003, a Oficina de Pintura Multiarte. A ideia é levar a produção dos alunos para fora da escola, por isso sempre participamos de concursos e exposições. Alguns quadros já foram premiados, inclusive no exterior. Quando alguém ganha um concurso, a vitória é de todos. A comunidade fica orgulhosa, assim como a família. O projeto também ajuda na geração de renda, uma vez que alguns alunos vendem os quadros.

Internet: <http://redeglobo.globo.com>  (com adaptações). 

É correto afirmar que o projeto criado pela professora Peter Cohen, ao qual o texto faz referência, 

Alternativas

ID
1762987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Por meio do convívio com o universo da arte, os alunos podem alicerçar a consciência do seu lugar no mundo. Nesse sentido, para que o aluno desenvolva sua habilidade de artista, é necessário salientar, no processo de ensino-aprendizagem, o fazer artístico como 

Alternativas

ID
2182861
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O aluno deve saber identificar e elaborar danças em que a sequência gestual e de movimentos esteja estruturada. Sobre o ensino dos elementos da dança, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2221195
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.

Essa abordagem

Alternativas

ID
2221201
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

Alternativas

ID
2221231
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.
Esta atividade tinha como objetivo principal

Alternativas

ID
2221234
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

Alternativas

ID
2221267
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas.

Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.
II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.
III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.

Assinale:

Alternativas

ID
2263711
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“As escolas bem sucedidas no Brasil atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada em um bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. O planejamento é o plano de ação que, em um determinado período, vai levar a escola a atingir suas metas. Do planejamento, depois, sairão os planos de aula, adaptados ao cotidiano em classe.”
(Adaptado de http://revistaescola.abril.com.br/formacao/proposta-pedagogicaplanejamento-bases-sucesso-escolar-424816.shtml)
As afirmativas a seguir identificam corretamente ações para que o planejamento de aula seja eficaz, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A

    Programar atividades com níveis progressivos de complexidade para que os alunos fixem os modelos de cada movimento artístico.


ID
2294863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

A inclusão da dança nos PCNs é oportuna tanto pela diversidade do legado das danças populares tradicionais quanto pelas práticas contemporâneas, o pagode, o funk e outras danças. Isso implica entender essa linguagem artística como valor educativo e cultural indispensáveis à promoção da saúde, além de proporcionar ao aluno contato consigo, com os outros e com o mundo. Esses elementos básicos são fundamentais para introduzir o aluno na linguagem da dança.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008 (com adaptações).


A polarização entre dança-cênica profissional e danças popular e folclórica ocorreu no Brasil no início do século XIX em decorrência, entre outros fatores, da

Alternativas

ID
2294878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)


Considerando o assunto abordado no texto acima, é correto afirmar que o ensino do canto orfeônico

Alternativas
Comentários
  • gabarito b

     

  • O ensino de Canto Orfeônico no Brasil foi enfraquecido com a morte de Villa-Lobos em 1959 e extinto oficialmente da educação básica com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 4.024/1961), que substituiu o Canto Orfeônico pelo ensino optativo de Música.


ID
2294911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).


De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove

Alternativas

ID
2294914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

Alternativas

ID
2657542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.

De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.

Alternativas

ID
2864968
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.

Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.

Alternativas

ID
2917969
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que diz respeito ao que um aluno de ensino fundamental leva em consideração no momento em que produz suas imagens, é correto afirmar que, nessa fase, esse aluno

Alternativas

ID
3266446
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São características do professor criativo:


I. ser aberto a novas experiências e mudanças.

II. ser ousado e curioso, proporcionando clima criativo nas aulas.

III. trabalhar com idealismo e paixão.

IV. permitir ao aluno pensar.

Alternativas

ID
3276436
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Quanto à importância do aspecto lúdico no ensino de Arte, leia o trecho a seguir.

Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

No contexto do ensino de Arte, o jogo simbólico ao qual o autor se refere

Alternativas

ID
3276439
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito da Proposta Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, relacione as dimensões dessa nova prática pedagógica às suas respectivas descrições.

1. Produção artística
2. História da arte
3. Apreciação estética
4. Avaliação crítica
( ) Uso de meios materiais, pelos alunos, para transmitir ideias, imagens e sentimentos.
( ) Reflexão sobre a qualidade das obras de arte e do mundo visual, bem como sobre as diversas filosofias da arte.
( ) Compreensão das relações entre arte e conceitos estéticos de diferentes épocas e culturas.
( ) Julgamento sobre a expressão artística, por meio do ato de ver e descrever o mundo visual.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas

ID
3301231
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma mudança radical deslocou o foco de atenção do modelo da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para

Alternativas
Comentários
  • Essa pergunta não deixa claro para qual momento se deslocou.


ID
3421207
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo os PCN-Arte (1997), “as pesquisas desenvolvidas a partir do início do século 20 em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador.”


Eram, portanto, segundo o documento, propostas centradas na questão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno. 


ID
3590017
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, sobre os métodos de leitura de imagem:

   
I. O comparativismo temático é o principal foco no método DBAE, desenvolvido por Monique Brière.
   
II. A Metodologia Triangular defende o equilíbrio curricular através da interligação do fazer artístico, da apreciação e da história da arte.
   
III. O método Multipropósito valoriza a reprodução de imagens através de slides e outros meios tecnológicos, acreditando ser este recurso mais atraente e poderoso que as reproduções em papel.
   
IV. O Método Comparativo de Análise de Obras de Arte tem como núcleo fundamental o desenvolvimento crítico para a arte, pois fundamenta que a capacidade crítica se desenvolve através do ato de ver.
    
V. O método Multipropósito é amplo e aberto, e traz inúmeras orientações e propostas referente ao fazer artístico.
   
Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3622984
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2017
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Relacione as propostas metodológicas do ensino de Arte aos seus respectivos propositores.


Coluna 1 Propostas
1. Proposta Cartográfica de Territórios da Arte&Cultura
2. Jogos Teatrais
3. Rythmique
4. Dança Educativa

Coluna 2 Propositores
( ) Rudolf Laban
( ) Jaques-Dalcroze
( ) Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque
( ) Viola Spolin

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Coluna 2 Propositores

    (4) Rudolf Laban - Dança Educativa

    (3) Jaques-Dalcroze - Rythmique

    (1) Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque - Proposta Cartográfica de Territórios da Arte&Cultura

    (2) Viola Spolin -  Jogos Teatrais


ID
3759892
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (2018) sugere uma abordagem das linguagens artísticas, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, que articule seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; não havendo entre estas qualquer hierarquia ou ordem de atuação pedagógica. Sobre as dimensões citadas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais.
2. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.
3. Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, constroem, ou seja, é uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, acontecimentos etc.
4. Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.

( ) Criação.
( ) Reflexão.
( ) Crítica.
( ) Fruição.

Alternativas

ID
3759901
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A aula de artes, enquanto componente curricular, abrange tanto o Ensino Fundamental quanto Médio de escolas públicas e privadas. Na perspectiva contemporânea do ensino-aprendizagem, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3759904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Além das quatro unidades temáticas presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018): Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, foi acrescentada uma quinta: as Artes Integradas. Sobre a abordagem apresentada pela BNCC em relação às unidades temáticas citadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3957199
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O documento BNCC define a Dança como

Alternativas

ID
4862779
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No ensino de Arte do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, aponta “Elementos da linguagem” como objeto de conhecimento do “teatro” a ser trabalhado com os alunos do 6º ao 9º ano. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

Alternativas
Comentários
  • Fazem parte dos Elementos da linguagem de teatro e dança: acontecimentos cênicos, figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia 

  • Sem dúvidas letra B


ID
4956802
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O professor deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes.
II. Ao final do ensino fundamental, os alunos devem ser capazes de reconhecer aspectos do processo percorrido pelo artista na sua produção.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4956805
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a LDB, a educação a distância (EaD) não poderá ser utilizada no Ensino Fundamental.
II. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4956808
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.
II. A LDB proíbe o município de se integrar ao sistema estadual de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5291725
Banca
Prefeitura de Bataguassu - MS
Órgão
Prefeitura de Bataguassu - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O professor deve se preocupar sempre em relacionar os conteúdos com a realidade do aluno e do seu entorno, trazendo para a sala de aula artistas, produções artísticas e bens culturais, sempre contemplando na metodologia do ensino da Arte três momentos da organização pedagógica:

Alternativas

ID
5295184
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A abordagem triangular (Ana Mae Barbosa) não é um trabalho sem fundamentos, antes, sobretudo de sua utilização, é necessário o método, que são em 3 etapas:

Alternativas

ID
5309404
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Proposta Triangular para ensino da arte, de ANA MAE BARBOSA, é um trabalho desenvolvido com o objetivo de estruturar três eixos (fruir Arte, contextualizar Arte e produzir Arte) como forma de o educando poder ser capaz de ler o mundo de forma mais ampla e sensível. Sobre esta Proposta é CORRETO afirmar:

I- A leitura de imagem (ou fruição da arte), primeiro eixo da Proposta, destaca as diferentes possibilidades de a criança ou adolescente entrarem em contato com a Arte, com os diferentes modos de ver e interpretar as obras artísticas, o que pode despertar mais facilmente a capacidade crítica dos educandos.
II- De acordo com a Proposta Triangular, não é interessante que as crianças e adolescentes tenham contato com obras nacionais, uma vez que o interesse estético deve priorizar o gosto pessoal e o desenvolvimento do sensível, não sendo esperada qualquer ligação da arte com a cultura, ideologias políticas, econômicas ou sociais.
III- É através do contato com a Arte que a criança percebe os códigos, informações e possibilidades de criação e expressão de seus sentimentos, passando a compreender melhor o meio no qual está inserida.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):

Alternativas

ID
5340919
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No livro “Arte na sala de aula” (1995), Carmona fala sobre o trabalho em sala de aula baseada na metodologia utilizada na Escola da Vila. A autora relata uma atividade dividida em dois momentos: um mais centralizado pelo professor, em que são apresentados ao aluno, de formas variadas, conteúdos ligados à História da Arte; e outro dedicado à parte prática. Segundo a autora, esse processo de aprendizagem proporciona ao aluno:

I. Uma busca de identidade plástica.
II. A construção de um caminho próprio como produtor em atividade.
III. Um desenvolvimento da técnica para chegar à perfeição gráfico-plástica.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5340925
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo o PCN Artes, “a escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula”. Sendo assim, as aulas de Artes Visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências sobre:

I. Sua integração e responsabilidade social como cidadão participativo no âmbito da produção e da conduta ética em Artes Visuais.
II. Sua inserção no universo da Arte, valorizando e respeitando a produção de quaisquer artistas das diversas culturas.
III. Sua autoimagem, a ser continuamente reinterpretada e reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias.
IV. O olhar crítico que se deve ter em relação à produção visual e audiovisual, informatizada ou não, selecionando as influências e escolhendo os padrões que atendem às suas necessidades para a melhoria das condições de vida e inserção social.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5371444
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A apropriação do conhecimento ocorre quando o educador instiga os alunos a perceber com clareza o quê e como ele trabalha em um projeto de arte, numa dinâmica simultânea de reflexão e aprendizagem. A sistematização do conhecimento produzido se dá a partir do trabalho realizado com adequada orientação aos alunos.
Em relação à abordagem metodológica nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5371447
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma educação multiculturalista crítica em arte é norteada por algumas atitudes fundamentais no cotidiano escolar, tais como as sugeridas por Ana Mae Barbosa. (In. Romano, 2012, p. 53.)
Compreendem atitudes fundamentais da educação multiculturalista, exceto:

Alternativas

ID
5371453
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O ensino da Arte com ênfase na técnica decorreu de um fator marcante no processo histórico da Arte no Brasil.
Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5431060
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre a Proposta Triangular, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em dizer que há uma hierarquia de atividades.