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Prova NUCEPE - 2015 - SEDUC-PI - Professor - Arte


ID
1596664
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                        A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA 

(...)

Postura do professor em sala de aula 

     Todo pessoa que idealiza seguir a carreira da docência deve ter consciência de que somente após a formação, que lhe propiciou um embasamento teórico, e iniciado o exercício da prática propriamente dita, é que ela perceberá qual é de fato a postura em sala de aula. 

     Para Queluz (1999, p. 15), o professor precisa estar preocupado com o aluno mais do que com o conhecimento a ser transmitido, com suas reações frente a esse conhecimento, com os seus propósitos em termos de ensino e aprendizagem e estar consciente de suas responsabilidades nesse processo.

    O professor também deve estar ciente de que, para uma prática inovadora e que dê resultados na aprendizagem de seus alunos, é necessária uma constante reflexão sobre o que e como ensinar, refletindo e percebendo quais os pontos que precisam ser modificados para uma prática de sucesso. 

         De acordo com Freire (2009, p. 65-66), os alunos emitem juízos de seus professores e os usam como exemplo, sendo assim, o professor deve ter ciência de que deixa sempre uma marca em seus educandos, seja como autoritário, licencioso, competente ou irresponsável, daí a importância de sua postura em sala e na comunidade. Além de ter a tarefa de passar para os alunos as informações que lhes são pertinentes, cumprindo o planejamento e conteúdos, o professor ainda vai se deparar com as exigências de uma conduta ética moral, “a prática docente especificamente humana, é profundamente formadora, por isso, ética. Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se e deve-se exigir seriedade e retidão" (FREIRE, 2009, p. 65). (Este texto sofreu algumas adaptações do seu original, para os fins destinados).

(Lígia Teresinha Bontorin Dipp da Silva, Aline Regina Garbin e Nicileia Batista - X Congresso Nacional de Educação EDUCERE - novembro, 2011 - educere.bruc.com.br - acesso em 8.6.2015) 


De acordo com as ideias do texto, acerca da postura e das decisões adotadas por um professor, depreende-se, CORRETAMENTE, que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Último período do texto

    [Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se e deve-se exigir seriedade e retidão]


ID
1596667
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                        A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA 

(...)

Postura do professor em sala de aula 

     Todo pessoa que idealiza seguir a carreira da docência deve ter consciência de que somente após a formação, que lhe propiciou um embasamento teórico, e iniciado o exercício da prática propriamente dita, é que ela perceberá qual é de fato a postura em sala de aula. 

     Para Queluz (1999, p. 15), o professor precisa estar preocupado com o aluno mais do que com o conhecimento a ser transmitido, com suas reações frente a esse conhecimento, com os seus propósitos em termos de ensino e aprendizagem e estar consciente de suas responsabilidades nesse processo.

    O professor também deve estar ciente de que, para uma prática inovadora e que dê resultados na aprendizagem de seus alunos, é necessária uma constante reflexão sobre o que e como ensinar, refletindo e percebendo quais os pontos que precisam ser modificados para uma prática de sucesso. 

         De acordo com Freire (2009, p. 65-66), os alunos emitem juízos de seus professores e os usam como exemplo, sendo assim, o professor deve ter ciência de que deixa sempre uma marca em seus educandos, seja como autoritário, licencioso, competente ou irresponsável, daí a importância de sua postura em sala e na comunidade. Além de ter a tarefa de passar para os alunos as informações que lhes são pertinentes, cumprindo o planejamento e conteúdos, o professor ainda vai se deparar com as exigências de uma conduta ética moral, “a prática docente especificamente humana, é profundamente formadora, por isso, ética. Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se e deve-se exigir seriedade e retidão" (FREIRE, 2009, p. 65). (Este texto sofreu algumas adaptações do seu original, para os fins destinados).

(Lígia Teresinha Bontorin Dipp da Silva, Aline Regina Garbin e Nicileia Batista - X Congresso Nacional de Educação EDUCERE - novembro, 2011 - educere.bruc.com.br - acesso em 8.6.2015) 


Uma prática docente que pretende obter resultados de sucesso só NÃO requer uma postura que seja

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1596670
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                        A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA 

(...)

Postura do professor em sala de aula 

     Todo pessoa que idealiza seguir a carreira da docência deve ter consciência de que somente após a formação, que lhe propiciou um embasamento teórico, e iniciado o exercício da prática propriamente dita, é que ela perceberá qual é de fato a postura em sala de aula. 

     Para Queluz (1999, p. 15), o professor precisa estar preocupado com o aluno mais do que com o conhecimento a ser transmitido, com suas reações frente a esse conhecimento, com os seus propósitos em termos de ensino e aprendizagem e estar consciente de suas responsabilidades nesse processo.

    O professor também deve estar ciente de que, para uma prática inovadora e que dê resultados na aprendizagem de seus alunos, é necessária uma constante reflexão sobre o que e como ensinar, refletindo e percebendo quais os pontos que precisam ser modificados para uma prática de sucesso. 

         De acordo com Freire (2009, p. 65-66), os alunos emitem juízos de seus professores e os usam como exemplo, sendo assim, o professor deve ter ciência de que deixa sempre uma marca em seus educandos, seja como autoritário, licencioso, competente ou irresponsável, daí a importância de sua postura em sala e na comunidade. Além de ter a tarefa de passar para os alunos as informações que lhes são pertinentes, cumprindo o planejamento e conteúdos, o professor ainda vai se deparar com as exigências de uma conduta ética moral, “a prática docente especificamente humana, é profundamente formadora, por isso, ética. Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se e deve-se exigir seriedade e retidão" (FREIRE, 2009, p. 65). (Este texto sofreu algumas adaptações do seu original, para os fins destinados).

(Lígia Teresinha Bontorin Dipp da Silva, Aline Regina Garbin e Nicileia Batista - X Congresso Nacional de Educação EDUCERE - novembro, 2011 - educere.bruc.com.br - acesso em 8.6.2015) 


Nos textos, alguns termos são apresentados com a função de retomar outros termos. Releia o último parágrafo do texto e observe o excerto: "Além de ter a tarefa de passar para os alunos as informações que lhes são pertinentes,...". O termo destacado retoma, textualmente,

Alternativas
Comentários
  • Esse teu comentário me deixou com informações que nunca mais vou esquecer, aprendi de mais...

  • GABARITO A

     

    Verbo informar é bitransitivo

    Informa o que? as informações

    Informa a quem? aos alunos que no caso da questão está representada pelo pronome oblíquo LHE

  • Sem a retomada é o mesmo que dizer:

    para os alunos as informações que  são pertinentes para os alunos [2x]

    lhes = alunos

     

     

    de passar as informações que são pertinenes para os alunos

  • Lembre-se que: 

    lhe substitui o objeto indireto. 

    A, O substitui o objeto direto.

     

     


ID
1596673
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                        A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA 

(...)

Postura do professor em sala de aula 

     Todo pessoa que idealiza seguir a carreira da docência deve ter consciência de que somente após a formação, que lhe propiciou um embasamento teórico, e iniciado o exercício da prática propriamente dita, é que ela perceberá qual é de fato a postura em sala de aula. 

     Para Queluz (1999, p. 15), o professor precisa estar preocupado com o aluno mais do que com o conhecimento a ser transmitido, com suas reações frente a esse conhecimento, com os seus propósitos em termos de ensino e aprendizagem e estar consciente de suas responsabilidades nesse processo.

    O professor também deve estar ciente de que, para uma prática inovadora e que dê resultados na aprendizagem de seus alunos, é necessária uma constante reflexão sobre o que e como ensinar, refletindo e percebendo quais os pontos que precisam ser modificados para uma prática de sucesso. 

         De acordo com Freire (2009, p. 65-66), os alunos emitem juízos de seus professores e os usam como exemplo, sendo assim, o professor deve ter ciência de que deixa sempre uma marca em seus educandos, seja como autoritário, licencioso, competente ou irresponsável, daí a importância de sua postura em sala e na comunidade. Além de ter a tarefa de passar para os alunos as informações que lhes são pertinentes, cumprindo o planejamento e conteúdos, o professor ainda vai se deparar com as exigências de uma conduta ética moral, “a prática docente especificamente humana, é profundamente formadora, por isso, ética. Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se e deve-se exigir seriedade e retidão" (FREIRE, 2009, p. 65). (Este texto sofreu algumas adaptações do seu original, para os fins destinados).

(Lígia Teresinha Bontorin Dipp da Silva, Aline Regina Garbin e Nicileia Batista - X Congresso Nacional de Educação EDUCERE - novembro, 2011 - educere.bruc.com.br - acesso em 8.6.2015) 


Nas opções abaixo, a palavra que difere das demais por NÃO apresentar sufixo na sua estrutura, é

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: B

  • Gabarito B. 

    O sufixo vem depois do radical.

    Formação / Planejamento / seriedade / informações. Todas com sufixo. 

     


ID
1596676
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

As palavras de Marcelo Viana, apresentadas através da jornalista que produziu a matéria referida, levantam pontos positivos e negativos quanto ao tema em discussão. A opção cujas palavras apresentam um ponto positivo é

Alternativas

ID
1596679
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

Infere-se a partir das ideias do texto que o padrão de excelência mantido no ensino de matemática, apesar das dificuldades, deve-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. 


ID
1596682
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

A linguagem, por sua plasticidade semântica, permite usos que podem ser considerados literais e usos considerados figurados. Assim sendo, a opção cuja palavra destacada do trecho transcrito é utilizada em seu sentido literal é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Sentido literal: quando é dicionarizado.

    Sentido figurado: ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso. Ex.: Amor é fogo que arde sem se ver.


ID
1596685
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

A palavra destacada em: "É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários" é utilizada no sentido

Alternativas
Comentários
  •  PORTANTO é conjunção coordenativa utilizada para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime conclusão ou consequência: 
    "Estudou muito, portanto irá bem no exame." 
    "O rapaz é bastante inteligente e, portanto, será um privilegiado na entrevista."  

    A palavra portanto indica uma consequência ou uma conclusão de uma ação anterior.

    Exemplos:

    Já fizemos todo o trabalho. Você já pode, portanto, ir embora. Aquele atleta tem ficado sempre em segundo lugar. Portanto, terá que treinar mais para ser campeão. Este livro é muito caro e, portanto, não o poderei comprar.

  • GABARITO E

    Decorre as conjunções

    Conjunções coordenativas conclusivas

    Indicam relação de conclusão.

    São elas:

     pois (posposta ao verbo), logoportantoentãopor issopor conseguintepor istoassim,


ID
1596688
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

No excerto: "... sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade", o traço (-) separando dois segmentos, é utilizado textualmente com a função de

Alternativas
Comentários
  • Destacar enfaticamente um ponto de vista.

  • GB: B

    PMPI vai que cole


ID
1596691
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

        Leia, a seguir, o trecho de uma matéria de Monica Weinberg, publicada na revista Veja, Editora Abril, edição 2397, ano 47, nº 44, de 29 de outubro de 2014, na qual Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, apresenta o seu pensamento, de forma crítica, sobre o desenvolvimento das condições de ensino e de pesquisas em matemática, de modo geral e, em particular, no Brasil.

 
                                       A VITÓRIA DO MÉRITO 



        NO PANTEÃO
       A matemática avançada no Brasil é um bom exemplo de como dá para alcançar a excelência em pouco tempo quando o norte é dado pelo mérito, e não por um discurso igualitarista que acaba nivelando todo mundo em uma zona de mediocridade. Nossa decisão de priorizar a qualidade foi tomada desde os primórdios, nos anos 50, e se preservou intacta graças, entre outras coisas, a uma particularidade que muito favorece a matemática: ela não demanda grandes equipes nem laboratórios para estar na fronteira, mas apenas uma mesa de trabalho, quando muito. É mais blindada, portanto, contra a burocracia, a escassez de dinheiro e a lentidão, que pesam sobre tantos círculos universitários. A matemática brasileira tem hoje relevância na cena mundial porque traz em seu DNA o rigor acadêmico como valor inegociável.

       (...)

      CONTRA O BICHO-PAPÃO
      A matemática é uma matéria sequencial; se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável. Também exige do estudante que passe do plano do concreto para o abstrato, o que não é nada trivial. Os países que se saem melhor dominam bem esse processo de convidar o aluno a ir construindo os conceitos, tudo bem planejado, fruto de um trabalho árduo e sob a luz de um currículo - coisa que muitos brasileiros ainda repudiam em nome da diversidade. Não dá nem para pensar em competir com países como Coreia do Sul, China e Japão com os professores que temos hoje. Muitas faculdades deveriam, sim, ser fechadas pelo descalabro de conceder diploma a gente que não aprendeu nem o básico.

       (...) 

Na sequência: "se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável", há duas orações e, entre elas, observa-se estabelecida uma relação sintático-semântica de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D


    "se o aluno perde uma parte, a segunda vira um pesadelo indecifrável"



    Expressa uma ideia de condição.



    Caso o aluno perca uma parte(...)



    Bons estudos.

  • Circunstâncias Expressas pelas Orações Subordinadas Adverbiais

    a) Causa

    A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "Éaquilo ou aquele que determina um acontecimento".

    Principal conjunção subordinativa causal: PORQUE

    Outras conjunções e locuções causais: como (sempre introduzido na oração anteposta à oração principal), pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.

    Exemplos:

    As ruas ficaram alagadas porque a chuva foi muito forte.
    Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve alternativa a não ser cancelá-lo.
    Já que você não vai,eu também não vou.
    Por ter muito conhecimento(= Porque/Como tem muito conhecimento), é sempre consultado. (Oração Reduzida de Infinitivo)

    b) Consequência

    As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.

    Principal conjunção subordinativa consecutiva: QUE (precedido de tal, tanto, tão, tamanho)

    Exemplos:

    É feio que dói.(É tão feio que, em consequência, causa dor.)
    Nunca abandonou seus ideais, de sorte que acabou concretizando-os.
    Não consigo ver televisão sem bocejar.(Oração Reduzida de Infinitivo)
    Sua fome era tanta que comeu com casca e tudo.

    c) Condição

    Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.

    Principal conjunção subordinativacondicional: SE

    Outras conjunções condicionais: caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

    Exemplos:

    Se o regulamento do campeonato for bem elaborado,certamente o melhor time será campeão.
    Uma vez que todos aceitem a proposta,assinaremos o contrato.
    Caso você se case,convide-me para a festa.
    Não saia sem que eu permita.Conhecendo os alunos(= Se conhecesse os alunos), o professor não os teria punido. (Oração Reduzida de Gerúndio)

  • Gabarito D

    Relação de causa, consequência e condição cai muito em questões de concurso.

     

    Conjunções Condicionais

    As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal:

    Exemplos:

    Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

    Se a encontrasse novamente, não a reconheceria.

     

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-subordinativas/


ID
1596694
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade. Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu, tece uma severa crítica a escola, por afirmar que a mesma serve a reproduzir e contribuir para uma continuidade do sistema de dominação de classes, segundo ele, existe ainda uma falsa idéia do dom, na verdade o que ocorre é uma significativa exclusão das demais classes a escola e aos estudos. nos anos 1960 este sociólogo frances perpetrou reiterados comentários sobre o papel da escola na sociedade

  • Gabarito: A
    Acerca da função da escola o sociólogo francês, Bourdieu, considera que a função social da escola é conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

  • b) Saviani afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função. 

    c) Para Durkheim, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.

    d) Para Gramsci, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.

    e) Segundo Dewey, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente. 


ID
1596697
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Crianças e jovens são levados à escola para que adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que os preparem para a vida. Os educadores esperam que eles cheguem à sala de aula interessados em aprender, prontos para o convívio social e para o trabalho disciplinado. A família tem a expectativa de que a escola se responsabilize pela aprendizagem deles. Quando as expectativas dos dois lados se frustram ou para evitar que se frustrem, o que é mais adequado fazer?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

  • LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • E

    Nada se pode fazer com a falta de compromisso das "famílias de hoje" ou das "escolas de hoje".


ID
1596700
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

Anísio Teixeira difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova. Assinale a alternativa que melhor apresenta as ideias deste educador brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A Escola Nova, também chamada de Escola Ativa ou Escola Progressiva, foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX.

    O movimento ganhou impulso na década de 1930, após a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no ano de 1932. Nesse documento, defendia-se a universalização da escola pública, laica e gratuita. Entre os seus signatários, destacavam-se os nomes de: Anísio Teixeira (1900-1971).

ID
1596703
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Relatório de Monitoramento da Educação para Todos, de 2014, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mostra que a taxa de reprovação no Ensino Fundamental no Brasil é de 18,7%. Este número significa que um em cada cinco alunos precisa voltar à estaca zero no ano seguinte. Sobre a reprovação é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  c)

    traz prejuízos para todos os envolvidos, além do custo financeiro, aumenta o número de estudantes por sala, os alunos menores são obrigados a conviver com colegas mais velhos e os repetentes perdem estímulo e autoestima. CORRETA

  • Trazendo para a nossa realidade, isso é  muito relativo, mas para funções de concurso píblico e aos olhos da LDB a resposta certa é a "C"

  • Lendo o PCN, percebemos que a colocação feita em C faz todo o sentido. Temos que ter um outro olhar sobre a avaliação e a reprovação, o que não significa assumir um - inexistente - sistema de "reprovação automática"

  • E

    alunos que repetem o ano têm a possibilidade de aprender mais no ano seguinte, já que terão aula sobre os mesmos conteúdos.


ID
1596706
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental é FALSO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LDB. Art. 33o. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis, em caráter:

    I - confessional, de acordo com a opção religiosa do aluno ou do seu responsável, ministrado por professores ou orientadores religiosos preparados e credenciados pelas respectivas igrejas ou entidades religiosas; ou

    II - interconfessional, resultante de acordo entre as diversas entidades religiosas, que se responsabilizarão pela elaboração do respectivo programa. 

  • Lei de Diretrizes e bases da Educação(Texto atualizado). Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

    Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

    § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. (Incluído pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

    § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso. (Incluído pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

  • A oferta do Ensino Religioso é obrigatória, mas a matrícula dos alunos é facultativa.

  • Conforme as DCNs do ensino fundamental de 9 anos:

    § 1º O Ensino Fundamental deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada
    também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios
    de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.


    § 2º O ensino de História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes
    culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena,
    africana e europeia (art. 26, § 4º, da Lei nº 9.394/96).

    § 3º A história e as culturas indígena e afro-brasileira, presentes, obrigatoriamente, nos
    conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar e, em especial, no ensino de
    Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, deverão assegurar o
    conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação (conforme art.
    26-A da Lei nº 9.394/96, alterado pela Lei nº 11.645/2008). Sua inclusão possibilita ampliar o
    leque de referências culturais de toda a população escolar e contribui para a mudança das suas
    concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e
    contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias.


    § 4º A Música constitui conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente
    curricular Arte, o qual compreende também as artes visuais, o teatro e a dança, conforme o §
    6º do art. 26 da Lei nº 9.394/96.


    § 5º A Educação Física, componente obrigatório do currículo do Ensino Fundamental,
    integra a proposta político-pedagógica da escola e será facultativa ao aluno apenas nas
    circunstâncias previstas no § 3º do art. 26 da Lei nº 9.394/96.


    § 6º O Ensino Religioso, de matrícula facultativa ao aluno, é parte integrante da
    formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das
    escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e
    religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo, conforme o art. 33 da Lei nº
    9.394/96.

  • Marcos, a ofertada do ensino religioso não é obrigatório. No DF por exemplo, não é ofertado em nenhuma etapa da educação básica.

  • § 1º O Ensino Fundamental deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    § 2º O ensino de História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia (art. 26, § 4º, da Lei nº 9.394/96).
    § 3º A história e as culturas indígena e afro-brasileira, presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar e, em especial, no ensino de Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, deverão assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação (conforme art. 26-A da Lei nº 9.394/96, alterado pela Lei nº 11.645/2008). Sua inclusão possibilita ampliar o leque de referências culturais de toda a população escolar e contribui para a mudança das suas concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias.
    § 4º A Música constitui conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, o qual compreende também as artes visuais, o teatro e a dança, conforme o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394/96.
    § 5º A Educação Física, componente obrigatório do currículo do Ensino Fundamental, integra a proposta político-pedagógica da escola e será facultativa ao aluno apenas nas circunstâncias previstas no § 3º do art. 26 da Lei nº 9.394/96.
    § 6º O Ensino Religioso, de matrícula facultativa ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo, conforme o art. 33 da Lei nº 9.394/96.

  • Kleber, A oferta de Ensino Religioso é obrigatoria em qualquer lugar do Brasil. Já a matricula do aluno é Facultativa, ou seja, não tem ai no DF pq a população não cobra.

  • Ensino religioso

    Oferta obrigatória

    Matrícula facultativa

  • Ensino Religioso, se a professora é católica, pregará sobre santos; se budista, sobre buda; se testemunha de jeová, sobre Jeová; se for satanista, sobre satan.

    Se resume a isso =)

    Ah não, esqueci, na lei é tudo lindo, o planejamento do ensino religioso é democrático, ouvido entidades religiosas, a comunidade, bla, bla, bla.... desculpe-me! Jamais que seria do jeito que citei no início, pois as normas e leis dizem o contrário.

  • A) Certa, com base no art. 26, § 4.º: “O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia”.

    B)  Certa, com base no art. 26-A:

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

    § 2.º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

    Ressalto que o texto exato dessa alternativa traz como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (assunto que ainda veremos em nosso curso). Porém, como é possível observar, tomando como base os termos da LDB, conseguimos fundamentar a afirmativa.

    C)  Certa, com base no art. 26:

    § 2º O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    [...]

    § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

    D)  Certa, com base no art. 26:

    § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica (portanto, inclui o ensino fundamental), sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;

    V - (VETADO)

    VI – que tenha prole.

    E) Errada, considerando os destaques a seguir, como base no art. 33, caput:

    O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

    GABARITO: alternativa “E”


ID
1596709
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca das formas de oferta e organização do Ensino Médio, no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais:


I. O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar.

II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias;

III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso;

IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento.


Consideram-se VERDADEIRAS 


Alternativas
Comentários
  • Segundo as DCN's

    I - CORRETA 

    II- O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com no mínimo 7 horas diárias.

    III - CORRETA

    IV - CORRETA

    V - A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade e a articulação do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes das diferentes áreas de conhecimento.

    GABARITO: D

  • Essa questão já era.

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    I - O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar. (CORRETA - Art. 14, § II)

     

    II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias; (ERRADA - Art. 14, § III - o Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar
    em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias;)

     

    III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso; (CORRETA - Art. 14, § IV a)

     

    IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (CORRETA - Art. 14, § I)

     

    V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento. (ERRADA - Art. 14, XIII - a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.)

     

     

  • SEGUNDO AS DCNS

  • Essa questão é ótima para pegar quem estuda só pela LDB.. pq lá não tem nada disso!!!

  • Questão Desatualizada, segue o que rege atualmente:

    RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018

    Art. 17.

    § 2º No ensino médio diurno, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, considerando que:

    I - a carga horária total deve ser ampliada para 3.000 (três mil) horas até o início do ano letivo de 2022;

    II - a carga horária anual total deve ser ampliada progressivamente para 1.400 (um mil e quatrocentas) horas.

    § 3º No ensino médio noturno, adequado às condições do estudante e respeitados o mínimo de 200 (duzentos) dias letivos e 800 (oitocentas) horas anuais, a proposta pedagógica deve atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, e pode, para garantir a permanência e o êxito destes estudantes, ampliar a duração do curso para mais de 3 (três) anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o total mínimo de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas até 2021 e de 3.000 (três mil) horas a partir do ano letivo de 2022.


ID
1596715
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.


Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência 

Alternativas
Comentários
  •  a)

    o conjunto de habilidades, conhecimentos, princípios e valores que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios e valores definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas.

  • hard essa. nénom?

  • ... Art.47,§ 2º Resolução CNE/CEB nº  4/2010:

    Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas, bem assim no projeto político pedagógico da escola. (BRASIL, 2010)

  • D)

    as ações pedagógicas que priorizem aprendizagens através da operacionalidade de linguagens visando à transformação dos conteúdos em modos de pensar, aproximando mundo, escola, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura e vida.


ID
1596718
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. É no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.”

O conceito destacado acima refere-se

Alternativas
Comentários
  • b)

    à zona de desenvolvimento proximal.

  • Vygotsky 


ID
1596721
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (PPP). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade escolar e qual formação querem para quem ali estuda.


A sua elaboração deve contemplar os seguintes tópicos: 

Alternativas
Comentários
  • O PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

    Missão 
    Clientela 
    Dados sobre a aprendizagem 
    Relação com as famílias
    Recursos
    Diretrizes pedagógicas
    Plano de ação
    Resposta letra D

  • Gabarito: C
    A elaboração de um projeto político pedagógico (PPP) deve contemplar a missão, clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação.

  • Gab C

     

      O PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão:

     

    *Missão

    *Clientela

    *Dados sobre a aprendizagem

    *Relação com as famílias

    *Recursos

    *Diretrizes pedagógicas

    *Plano de ação


ID
1613263
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Desde o início da história da humanidade, a arte tem se mostrado como uma práxis presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna pré- histórica teve de aprender e construir conhecimentos para difundir essa prática. E, da mesma maneira, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. A aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, de acordo com normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 1998). Sobre o ensino da Arte no Brasil, marque a opção que contém somente as assertivas CORRETAS. 


 I) Ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular.

II) Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes.

III) Na escola tradicional, não se valorizavam as habilidades manuais, os “dons artísticos", os hábitos de organização e precisão, mostrando, ao mesmo tempo, uma visão utilitarista e imediatista da arte.

IV) Em fins dos anos 1960 e na década de 1970 nota-se a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele: é a época dos festivais da canção e das novas experiências teatrais, quando as escolas promovem festivais de música e teatro com grande mobilização dos estudantes.

V) No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos afirmavam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução. 

Alternativas
Comentários
  • O Q Concurso me decepcionou, nenhuma aula específica de artes, ou gabarito comentado. Tratada com descaso até para o GUI DE ESTUDOS que todas as disciplinas tem o específico menos a matéria de artes. Como se a história da arte não fosse essencial a todas as pessoas. TRISTEZA.


ID
1613266
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender (PCN: Arte, 1998).


 Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:


I) Depois de cerca de 30 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961, vigorando efetivamente a partir de meados da década de 60.

II) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III) De maneira geral, entre os anos 70 e 80 os antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística viram-se responsabilizados por educar os alunos (em escolas de ensino fundamental) em todas as linguagens artísticas, configurando-se a formação do professor polivalente em arte.

IV) Nos primeiros anos de implantação, os professores de Educação Artística foram capacitados em cursos de curta duração e tinham como única alternativa seguir documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam listagens de atividades e livros didáticos em geral, que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou mesmo bibliografias específicas.

V) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O Q Concurso me decepcionou, nenhuma aula específica de artes, ou gabarito comentado. Tratada com descaso até para o GUI DE ESTUDOS que todas as disciplinas tem o específico menos a matéria de artes. Como se a história da arte não fosse essencial a todas as pessoas. TRISTEZA.


ID
1613269
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Movimento Escolinha de Arte do Brasil surge em 1948, no Rio de Janeiro, e marca o início da renovação da Arte-educação no período (pós-ditatorial, 1945) de redemocratização e de busca por processos de revitalização educacional no Brasil.


Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.


I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".

II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.

III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.

IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.

V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.  

Alternativas
Comentários
  • A Escolinha de Arte do Brasil (EAB) é criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues (1913 - 1993), da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim (1921) e da escultora norte-americana Margareth Spencer (1914). A Escolinha, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas (dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc.), funciona nas dependências da Biblioteca Castro Alves, do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores de Estado - Ipase, voltada fundamentalmente para o público infantil.


ID
1613272
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo o PCN Arte (1998), essa linguagem artística promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. A necessidade de narrar fatos (...) está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Assim, marque a linguagem a que se refere o texto.

Alternativas
Comentários
  • resposta C 

     

     A necessidade de narrar fatos...


ID
1613275
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).

Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1613278
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".


O texto acima se refere a  

Alternativas
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  • teatro infantil - Olga Reverbel


ID
1613281
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Faz dessa metodologia o Teatro-Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível, Teatro-Fórum, Arco-Íris do Desejo, Teatro Legislativo.


Assinale qual o método descrito no texto acima.  

Alternativas

ID
1613284
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Embora não haja registros concretos, os estudiosos dizem que a origem do teatro ocidental é grega e teve seu início nas festas em honra a Dionísio ou Baco (Deus dos ciclos vitais, da alegria e do vinho) nas quais era comemorado o retorno da primavera e a nova fertilidade dos campos. No Brasil, a origem da história do nosso teatro nasce com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. (Breve História do Teatro. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade)


Sobre a história do teatro no Brasil, responda V para verdadeiro e F para falso.


I) ( ) O costume de assistir a um espetáculo no modelo europeu só começou a se desenvolver no país com a chegada da Família Real e toda a Corte portuguesa a partir de 1808.

II) ( ) Foi com a estreia de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943, que a crítica apontou o nascimento do nosso teatro moderno.

III) ( ) Augusto Boal e Chiquinha Gonzaga são grandes nomes do teatro moderno brasileiro.

IV) ( ) O Teatro Brasileiro de Comédia – TBC foi fundado por Franco Zampari em 1948, com uma peça de Jean Cocteau.

V) ( ) 1978 – Estreia de Macunaíma, pelo grupo Pau Brasil, com direção de Antunes Filho. Inaugura-se uma nova linguagem cênica brasileira, em que as imagens têm a mesma força da narrativa.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas

ID
1613287
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música,(...), ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais (NAPOLITANO, 2002).

Em relação a música no Brasil, enumere a coluna “B" pela coluna “A".


COLUNA A: 

I) Considerado o maior movimento de Educação Musical de massas no Brasil, ligava-se ao ideário escolanovista e tinha sua imagem profundamente ligada ao governo de Getúlio Vargas. Teve à frente o maestro Villa-Lobos.

II) É a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e aquela de maior sucesso.

III) No começo uma dança “licenciosa e indecente" trazida pelos escravos bantos, acabou sendo apropriada pelas camadas médias da corte, transformando-se numa forma-canção e numa dança de salão. Geralmente, tinha o andamento mais rápido que a modinha e uma marca rítmica mais acentuada e sensual, sendo uma das primeiras formas culturais afrobrasileiras reconhecidas como tal.

IV) Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil.

V) Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Os maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.  


COLUNA B:

1) ( ) Jovem Guarda.

2) ( ) Tropicalismo.

3) ( ) Lundu.

4) ( ) Canto Orfeônico.

5) ( ) Ó Abre Alas.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613290
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES, 2005).


Analise as assertivas abaixo.


I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.

II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.

III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.

IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.

V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).


Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS

Alternativas

ID
1613293
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem, obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO, 2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).

Analise as assertivas abaixo.

I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.

II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.

III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.

IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.

V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.

Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS 

Alternativas

ID
1613296
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
Marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1613299
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o
negro, dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as
danças. Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu no início do século XIX, nos principais
centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro e Bahia, entoada por pessoas que
cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais
(DINIZ, 2006).

 Em relação à música popular brasileira, enumere a coluna B pela coluna A.

 COLUNA A: 

I) Surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca. Historicamente, era o nome das festas de escravos nas senzalas. Foi do bairro de Ramos, no subúrbio carioca, que esse tipo de música surgiu para as rádios, as gravadores e os canais de televisão. Só apareceu na mídia depois que Beth Carvalho, numa quarta-feira de 1978, foi, a convite do ex-volante do Vasco da Gama, Alcyr, à quadra do bloco Cacique de Ramos para conhecer um grupo de músicos que faziam essa música bacana.

II) Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. A composição instrumental dos primeiros grupos era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho. Para José Ramos Tinhorão, a expressão pode derivar da maneira de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a classificá-la dessa forma.

III) Foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado com sucesso fora do país, há 250 anos. A música de Caldas Barbosa, para desespero dos eruditos poetas portugueses (Bocage, Nicolau, Tolentino, Filinto Elisio e outros), era uma verdadeira coqueluche nos saraus da corte. 

IV) De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.

V) É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. É geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste.
 
COLUNA B:
1. ( ) Modinha.
2. ( ) Choro.
3. ( ) Forró.
4. ( ) Pagode.
5. ( ) Bossa Nova. 

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613302
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que enriquece ainda mais a cultura brasileira.


Assim, enumere a coluna B pela coluna A. 


COLUNA A:

I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores. 

II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.

III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.

V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.


COLUNA B:

( ) Ciranda.

( ) Frevo.

( ) Quadrilha.

( ) Cavalo Piancó.

( ) Tambor de Crioula.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613308
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A história da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Ao longo do tempo, as artes visuais têm sido classificadas de várias formas diferentes, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, até à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, que definem arte como a manifestação da criatividade humana (COUTINHO, 1999).


Considerando as características dos movimentos artísticos descritos abaixo, enumere a coluna B pela coluna A.


COLUNA A:

I) A arte desse período procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor. A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista desse período criar uma arte intelectual.

II) É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval, místico religioso exacerbado pela Contra-Reforma católica.

III) Esse estilo caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao artista não cabe “melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

IV) Na pintura desse movimento artístico, os artistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

V) Esse estilo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Essa tendência para traduzir em linhas e cores sentimentos mais dramáticos do homem já vinha sendo realizado por artistas que não se preocupavam mais em fixar os efeitos efêmeros da luz solar sobre os seres. 


COLUNA B:

( ) Barroco.

( ) Clássico.

( ) Expressionismo.

( ) Realismo.

( ) Impressionismo.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.  

Alternativas

ID
1613311
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Esse movimento surgiu em Paris no começo da década de 1920 para se tornar uma das mais importantes tendências artísticas do século. Originalmente um estilo literário criado por um grupo de poetas de vanguarda. O termo que designa esse movimento entrou na linguagem comum para descrever acontecimentos de natureza bizarra ou estranhamente coincidentes. Em seu afã de descobrir novos estados mentais, os artistas realizavam experiências como hipnose, drogas, álcool, sessões espíritas e transes (FARTHING, 2011).

Acerca desse movimento, marque a opção CORRETA.

Alternativas

ID
1613314
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).


Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.


I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.

II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.

III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.

IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som. 


( ) Escultura Moderna.

( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.

( ) Escultura Gótica.

( ) Escultura Egípcia.  


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613317
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As expressões da cultura popular piauiense possuem raízes que remontam a períodos anteriores à colonização. O Piauí guarda, em uma caixinha de madeira envelhecida, decorada com renda e forrada de chita, algumas tradições bem antigas: basta andar pelo interior e descobrir pessoas passando histórias como antigamente em praças ou saindo às ruas para assistir a pessoas mascaradas, fantasiadas e bem coloridas para festejar o dia dos Santos Reis (Portal da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí. Disponível em: http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/cultura/).


Em relação ao patrimônio imaterial piauiense, associe as descrições às manifestações correspondentes.


I) Burrinha, Boi, Jaraguá, Cigana, Ema, Arara, Caipora, Cabeça-de-Fogo, dentre outros. Nos intervalos entre os personagens, os caretas fazem estripulias, dançam o chicote e cantam com a voz assustadora.

II) É uma lenda tipicamente teresinense. Conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva, ostentando sua beleza debaixo de um dos lampiões ali existentes. Movidos por aquela bela aparição, os homens se aproximavam para conversar. Ao chegarem perto, a linda mulher pedia cigarro e, quando recebia, começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro.

III) Era a mais bela jovem da tribo dos Acaroás. Por ter sido escolhida dos deuses, nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que, se conhecesse o amor, ela teria um filho que não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor e com medo de que ele fosse sacrificado, colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa. É hoje a chamada lagoa de Parnaguá. Segundo a lenda, o filho habita o fundo da lagoa e é protegido pelas iaras.

IV) Era alta madrugada em Teresina quando surgiu, pelas ruas da cidade, uma porca correndo em disparada. Havia um forte brilho em sua boca, vindo de um grande dente de ouro. Sempre na calada da noite, assombrava as pessoas dos subúrbios. Segundo a lenda, a porca teria sido gerada de uma filha que espancou a própria mãe, num acesso de histerismo.

V) Catirina, Chico Vaqueiro, podem aparecer outros personagens, tais como: Bastião, Arlequim, Pastorinha, o engenheiro, o padre, o médico, o diabo, entre outros. Todos quase sempre interpretados por homens, que se travestem para compor os personagens femininos. 


( ) A Porca do Dente de Ouro.

( ) Reisado.

( ) Bumba meu boi.

( ) Num-se-Pode.

( ) Miridan.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1613320
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Apesar de experiências anteriores e pontuais ocorridas nas produções de Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Duchamp, Francis Picabia, entre outros, considera-se o ano de 1962 como sendo o marco do surgimento dessa manifestação artística. Iniciou-se a partir da criação da “New York Correspondance School of Art”, pelo artista americano Ray Johnson como meio de expressão e integração cultural entre artistas das mais diversas partes do globo. Essa manifestação artística está diretamente ligado às vanguardas instauradas ao longo do século XX.

Marque a opção que contém o nome dado a essa manifestação artística.

Alternativas