SóProvas


ID
1616608
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é uma estrela cadente?

     Quando olhamos aquele risco de luz cruzar o céu e fazemos nossos pedidos, na verdade estamos nos dirigindo a um meteoro que nem sequer é capaz de emitir luz. Realizando-se ou não o desejo, o certo é que a expressão “estrela cadente” não é muito adequada.
     Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a expressão “estrela cadente” está equivocada, pois “não se trata realmente de estrelas, como o Sol ou as que vemos no céu noturno, e sim de objetos rochosos que normalmente não emitem luz”.
     Na verdade, o que observamos riscando os céus são “rochas provenientes do espaço que atingem a Terra. Ao entrarem na atmosfera da Terra com velocidade de dezenas de quilômetros por segundo, o atrito com o ar as aquece muito rapidamente e elas geralmente são incineradas”. É justamente esse processo de atrito com o ar que gera a luz. “O que vemos no céu é um rastro de luz causado pelo meteoro ao mergulhar na atmosfera”, complementa o professor Basílio.
     Apesar de não o presenciarmos com muita frequência, o fenômeno está longe de ser raro. “Todos os dias, milhões de quilogramas de rochas atingem a Terra. Em sua grande maioria, as rochas são muito pequenas. Somente as maiores, de maior massa, penetram toda a atmosfera e atingem o solo antes de serem totalmente incineradas. Elas, então, causam um impacto sobre os oceanos ou sobre o solo, deixando, no último caso, uma cratera. Nesses casos, chamamos a rocha de meteorito”, esclarece o professor.

Disponível em http://noticias.terra.com.br/educacao/ vocesabia/interna/0,,OI3747274-EI8405,00.html. Acesso em 12 maio 2010 – adaptado.

Assinale a alternativa em que se reúnem em um único período, de acordo com a norma culta, as orações a seguir:

I. Na fazenda, havia um pasto.

II. Certo dia, caiu um meteorito no pasto.

Alternativas
Comentários
  • Gente a letra B diz ser a correta, mas quando falamos de lugar usamos AONDE... e agora?

  • Tanto o onde quanto ao aonde referem- se a lugar. 

    O ONDE deve ser utilizado para indicar posição de algo ou de alguém. Ex: Onde você esteve até essa hora?

    já o AONDE usado como indicativo de movimento. Ex : Aonde devo ir para resolver esse problema?

  • O CORRETO SERIA VERIFICAR QUAL PREPOSIÇÃO O VERBO PEDE.

    NO CASO ACIMA O VERBO ESTAR PEDE A PREPOSIÇÃO ''EM'', ENTÃO ESTÁ CORRETO.

    VOCÊ USARIA ''AONDE'' QUANDO O VERBO EXIGIR A PREPOSIÇÃO ''A''.

    GABARITO:B

     

     

  • Na alternativa E, se estivesse escrito assim: "Na fazenda, havia um pasto, no qual, certo dia, caiu um meteorito" estaria certo. Usar a preposição "no" e "nele" na mesma oração está errado.

  • O verbo "cair" geralmente é intransitivo, porém, essa questão é aplicada com base num contexto, o que acaba deixando obrigatório complementar o verbo "cair". As regências cabíveis seriam "cair em" ou "cair de", sendo a primeira a que deve ser utilizada de acordo com o enunciado. Cabe ressaltar que tais complementos não serão objetos indiretos, mas somente adjuntos adverbiais de lugar. Não esquecendo que se os sentidos forem "ter como acontecimento; chegar (esta festa cai numa quinta-feira) ou "mudar de estado, de condição; tornar-se" (Eu cai doente), "cair" será verbo de ligação.

    a) O verbo cair deveria ser complementado por um adjunto adverbial de lugar, "quem cai, cai em algum lugar", havendo a necessidade da aplicação da locução pronominal "no qual" ao invés de "que". - ERRADA

    b) "Onde" retoma a ideia de lugar e exclui a necessidade da preposição "em" como complemento de "cair", complementando-o de forma correta; "Um meteorito caiu", "Caiu onde?" e não "Caiu em onde?" - CORRETA

    c) O uso do pronome "que" está incorreto, e mesmo se estivesse correto, não poderia ser escrita novamente a expressão "no pasto", visto que já teria sido retomada pelo pronome. - ERRADA

    d) Emprego de "cujo" na forma errada. - ERRADA

    e) Usar a expressão "nele" já tendo utilizado "no qual" deixa a alternativa errada - ERRADA