SóProvas


ID
1619521
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise a questão, e julgue o item.


Sobre jornalismo de televisão, rádio e jornal, o fundamental, na televisão, é a imagem, pois a palavra, embora também seja importante, é um suporte para enriquecer e dar sentido à informação visual, sendo que a televisão mostra a notícia, ao contrário do rádio e do jornal, que se limitam a contar o que aconteceu, e o jornalista tem que evitar a redundância.


Alternativas
Comentários
  • Certo (mas discordo)

    Não sei se este é o gabarito final da questão, mas vislumbro erros.

    1° (...) o rádio e o jornal, que se limitam a contar o que aconteceu... é uma afirmação muito simplória e não leva em conta o potencial dessas duas mídias, até pq existe o foto jornalismo, as reportagens, documentários, sem contar com os formatos digitais dos jornais atualmente;

    2° o jornalista tem que evitar a redundância. Essa afirmativa, por si só, deixa o item incorreto. Felipe Pena, autor do livro Teoria do Jornalismo, dedica um capítulo inteiro acerca da importância da redundância nos processos de comunicação. Segundo ele: "Redundar não é simplesmente repetir, mas reforçar uma informação". A própria língua carrega redundâncias em sua estrutura. Portanto, não acho possível considerar o item em comento correto.

  • Klaus, concordo com vc quando ao primeiro apontamento, mas com relação ao segundo não, pois o Heródoto Barbeiro fala em se evitar o Pleonasmo/Redundância no livro Manual de Telejornalismo. Ele comenta em estar atento a expressões como: "elo de ligação"; "há anos...atrás", entre outros exemplos.
  • Klaus, concordo com vc.

  • Entendo que o termo "redundância" foi usado no sentido de descrever a imagem sem a ela nada acrescer, o que é um erro no jornalismo televisivo.

  • Assertiva confusa, mal redigida e controversa. Vários autores reforçam que não há uma hierarquia entre imagem e palavra na TV (mesmo porque há notícias que podem ser dadas sem que se tenha imagem, como nas notas peladas). Além disso, a imagem, sozinha, não configura uma notícia. Ela depende da complementação do texto para fazer sentido. Há portanto uma relação de complementariedade entre imagem e texto. Nenhum é mais importante do que o outro, mesmo na televisão. A informação sobre evitar redundância cai de paraquedas na frase. Assertiva ERRADA.