SóProvas


ID
1623097
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre as ferramentas farmacotécnicas utilizadas para modular a biodisponibilidade de fármacos, o uso de ciclodextrinas destacam-se bastante. Ciclodextrinas são compostos que, apesar de sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central hidrofóbica capaz, portanto, de acomodar fármacos também hidrofóbicos. Como é conhecida a técnica em que o fármaco e a ciclodextrina são juntados com auxílio de pequenas quantidades de água e misturados por algumas horas e, em seguida, o material resultante é seco?

Alternativas
Comentários
  • As ciclodextrinas (CDs) constituem uma nova classe de excipientes farmacêuticos compostas por unidades de D- glucopiranose, que unidas originam estruturas cíclicas tronco- cônicas. A estrutura espacial cônica e a orientação dos grupos hidroxílicos para o exterior conferem a estes açúcares cíclicos propriedades fisico- químicas únicas, sendo capazes de solubilizar-se em meio aquoso e ao mesmo tempo encapsular no interior da sua cavidade moléculas hidrofóbicas. 

    Na área farmacêutica, este excipiente tem sido explorado principalmente no incremento da solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade de medicamentos 

    http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/339/324


  • CICLODEXTRINAS (CD)

    TÉCNICAS:

    1) MALAXAGEM: o fármaco e a CD são misturados com um pequena quantidade de ÁGUA.

    2) COEVAPORAÇÃO: fármaco dissolvido em SOLVENTE ORGÂNICO e adiciona solução aquosa de CD.

    3) LIOFILIZAÇÃO: após o preparo de solução de fármaco e CD, eles são secos em um liofilizador. Formam complexos que se apresentam sob FORMA AMORFA.

    4) SPRAY-DRYING: fármaco é dissolvido em ETANOL e CD em ÁGUA, misturados sob agitação constante, essa mistura é seca no spray-drying.

    5) EXTRAÇÃO EM FLUIDO SUPERCRÍTICO: usa CO2, nesse caso NÃO USA SOLVETE ORGÂNICO.