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ID
1623901
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A cultura como conjunto de sistemas de símbolos é um entendimento de Lévi-Strauss, não de Geertz.

  • É por Leslei White

  • a) CORRETA: Determinismo biológico: "A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada."

    b) CORRETA:  Determinismo geográfico: O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio am-biente.

    c) ERRADA: Teoria do Ponto Crítico: "O fato de que o cérebro do Australopiteco media 1/3 do nosso leva Geertz a concluir que "logicamente a maior parte do crescimento cortical humano foi posterior e não anterior ao início da cultura". Assim, continua: "O fato de ser errônea a teoria do ponto crítico (pois o desenvolvimento cultural já se vinha processando bem antes de cessar o desenvol-vimento orgânico) é de importância fundamental para o nosso ponto de vista sobre a natureza do homem que se torna, assim, não apenas o produtor da cultura, mas também, num sentido especificamente biológico, o produto da cultura." O erro da questão é afirmar que Clifford Geertz define a cultura como sistema simbólico. Segundo o autor:" A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, "que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. Segundo o autor, Geertz pertence a terceira abordagem: é a que considera cultura como sistemas simbólicos. Esta posição foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antropólogos: o já conhecido Clifford Geertz e David Schneider.Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este pro-grama é o que chamamos de cultura."

    d) CORRETA: Alfred Kroeber: em seu artigo "O superorgânico"  mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Iniciou, como o titulo ele seu trabalho indica, com a demonstração de que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal. Mais do que isto, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas.

    e) CORRETA

  • Teoria do ponto crítico-  Kroeber: capacidade de adquirir cultura - acontecimento súbito, completo salto quantitativo na filogenia dos primatas - evolução das unidades taxionômicas - alteração orgânica prodigiosa. - mudança na estrutura cortical capacitando o animal a exprimir-se, aprender, ensinar e fazer generalizações. - cultura nasce e prossegue independente da evolução orgânica. Humanização de um ramo da família primata (alterações em termos anatômicos e genéticos). - surgimento repentino da condição humana. 

     Razões da teoria do ponto crítico 1. Abismo entre a capacidade mental do homem e a de seus parentes vivos mais próximos (os grandes símios)  capacidade de falar, adotar símbolos, fabricação de instrumentos. Ex. experiência de socialização entre um chimpanzé e uma criança - o primeiro não falou e o segundo sim. Ao final, Geertz mostra que a distância entre o homem e os símios é grande.

     Razões da teoria do ponto crítico 2. Linguagem, abstração e simbolização - assuntos bem definidos e excludentes - ou fala ou não fala. - Processos realizados na totalidade e não pela metade. - série de saltos na passagem da simples atividade reflexa para as respostas condicionadas e comportamento complexo em resposta a determinado sinal e daí para o pensamento simbólico.

    Razões da teoria do ponto crítico 3. Unidade psíquica do homem - deduz que a cultura já surgiu completa anteriormente. - Relaciona-se com a tese de que não há grandes diferenças na natureza do processo mental das raças humanas . - igualdade na condição da capacidade de adquirir cultura das diferentes espécies de hominídeos. - Kroeber - sobre o Homem - quase completo neurologicamente antes que a cultura tivesse começado a se desenvolver - capacidade biológica necessária à aquisição de cultura era tida como algo que não admitia meio termo.

  • Complementanto...

    Por fim, o erro da alternativa c é saber diferenciar o que a classificação do autor Kessing e a definição do próprio autor. Embora, para Kessing, Geertz se enquadre na concepção de cultura como sistema simbólico, Geertz não a define literalmente desta forma, e sim como "programa". No entanto, acho essa questão extremamente questionável, principalmente pelo fato de Geertz falar em cultura como teia de significados também...