SóProvas


ID
1623919
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia a seguinte frase e assinale o seu autor:


“... a peculiaridade desta filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, de crédito reconhecido, e, acima de tudo, a ideia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo. Na verdade, o que é aqui pregado não é uma simples técnica de vida, mas sim uma ética peculiar, cuja infração não é tratada como uma tolice, mas como um esquecimento do dever.

Esta é a essência do problema. O que é aqui preconizado não é um mero bom senso comercial – o que não seria nada original – mas sim um ethos. Esta é a qualidade que nos interessa”.

Alternativas
Comentários
  • O trecho citado se refere as discussões realizadas por Max Weber no livro A ética protestante e o espírito do capitalismo. Para o autor a ética protestante é uma ação social voltada para uma outra ação social, o espírito do capitalismo (gerar lucro). Com essa relação entre as duas ações é que há a discussão de Weber acerca do desenvolvimento do capitalismo em países que tinham o protestantismo como religião. Nesse sentido, para o autor a ética protestante, como ethos de vida, era a base ascétia que fazia com que o capitalismo se desenvolvesse, pois a ascesse protestante dizia que para saber se voce está salvo era preciso trabalhar cada vez mais e investir os lucros do trabalho.

  • Citação clássica do do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo.