-
Desserviço
substantivo masculino1.
serviço mal prestado; desfavor, prejuízo, transtorno.
2.
p.ext. ato de deslealdade; perfídia.
Pelo que entendi não aparenta ter haver com sentido de negar o sentido de serviço! Se alguém souber...
-
Imagino que a letra A esteja errada porque a palavra GÁS e a palavra METRO são juntadas formando gasômetro, pois haveria ai uma JUSTAPOSIÇÃO com o acréscimo da letra O sem alterar a fonética....não sei se estou certo pois não há comentários sobre as incorretas.
Letra B está errada porque ajuntamento não poderia derivar de um verbo pois o verbo AJUNTAR não existe e sim JUNTAR
-
Palavras formadas pelo processo de derivação parassintética são aquelas cujo radical ganharam, simultaneamente, um prefixo e um sufixo. Não devemos confundir com derivação prefixal e sufixal, na qual os radicais também ganham prefixo e sufixo, mas a retirada de um deles forma uma nova palavra. Para esclarecer melhor, vou exemplificar:
ÚTIL forma INULTILIDADE (derivação prefixal e sufixal, pois se eu tirar só o prefixo (IN) ainda terei uma palavra (UTILIDADE), se eu tirar só o sufixo (DADE) também terei uma palavra (INÚTIL).
NOITE forma ANOITECER (derivação parassintética, pois se eu tirar só o prefixo (A), a palavra perde o sentido, pois não existe NOITECER. Se eu tirar só o sufixo (ECER), a palavra também perde o sentido, pois não existe ANOITE.
Outros exemplos de derivação parassintética:
EMPOBRECER (derivada de POBRE)
ENCAIXOTAR (derivada de CAIXOTE)
ENCRUZILHADA (derivada de CRUZ)
DESCASCAR (derivada de CASCA)
ENALTECER (derivada de ALTO)
AMANHECER (derivada de MANHÃ)
-
"Os termos gasômetro e serventia são exemplos de derivação sufixal, realizada pelo acréscimo de um sufixo à palavra primitiva."
gasômetro não possui derivação sufixal, mas sim composição por justaposição"Deverbais são substantivos formados a partir de verbos, pela eliminação da desinência verbal e acréscimo de vogal temática nominal, como ajuntamento."
Derivação progressiva ou deverbal, é quando o verbo diminui foneticamente para formar o substantivo. ex: estudar -> o estudo
"Ocorre derivação parassintética quando são acrescidos a um radical, simultaneamente, prefixo e sufixo, a exemplo de convivência."
a descrição de "derivação parassintética" está correta, mas o exemplo não.nem todas as palavras que apresentam prefixo e sufixo em
sua formação devem ser consideradas como de formação parassintética."Uma maneira clássica de perceber se a palavra sofreu derivação parassintética é
retirar o prefixo ou o sufixo. Se alguma palavra sobrar com a retirada de um dos
afixos e fizer sentido, existindo na língua portuguesa, mantendo o sentido do
radical, aí não houve derivação parassintética. Caso contrário, derivação
parassintética certa!" (Pestana) ... por essa razão convivência não é parassintética, pois retirando o prefixo CON, sobra VIVÊNCIA, e esta palavra existe na língua portuguesa
"A derivação prefixal é realizada acrescentando um prefixo à palavra primitiva, a exemplo de desserviço, em que o prefixo des tem o efeito de negar o sentido de serviço."
Correto!
...é o q acho
-
des+ serviço significa negação. O resto tá errado, portanto, pode acertar até por eliminação.
-
a) gás + metro = Composição por justa posição
b) o conceito está correto, o erro está no exemplo dado. ajunta + mento = Derivação sufixal
c) o conceito está correto, o erro está no exemplo. con + vive + ncia = Derivação prefixal e sufixal
d) Correto
enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem.
-
Derivação Sufixal: Segundo Pasquale: "Resulta do acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. Em unhada, por exemplo, houve modificação de significado: o acréscimo do sufixo trouxe a noção de "golpe", "ataque feito com a unha", ou mesmo a ideia de "ferimento provocado pela unha". Já em alfabetização, o sufixo -ção transforma em substantivo o verbo alfabetizar. Esse verbo, por sua vez, já resulta do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo - izar". (p.80).
"Derivação regressiva Ocorre quando se retira a parte final de uma palavra primitiva, obtendo-se por essa redução uma palavra derivada. É um processo particularmente produtivo para a formação de substantivos a partir de verbos, principalmente os da primeira e os da segunda conjugações. Esses substantivos, chamados por isso deverbais, indicam sempre o nome de uma ação. O mecanismo para sua obtenção é simples: substitui-se a terminação verbal formada pela vogal temática + desinência de infinitivo (ar ou er) por uma das vogais temáticas nominais (-a, -e ou -o): buscar - busca apelar- apelo sacar - saque" (p.81).
"Derivação parassintética (ou parassíntese) Ocorre quanto a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. É um processo que dá origem principalmente a verbos, obtidos a partir de substantivos e adjetivos. veja alguns exemplos de verbos obtidos de substantivos: abençoar
avistar abotoar". (p.80).
-
LETRA D....DES/SERVIÇO DERIVAÇÃO PREFIXAÇÃO E PREFIXO DE NEGAÇÃO "DES"
-
Na letra B, a palavra ajuntamento consiste em Derivação Parassintética.
Ajuntamento = (a + juntar + mento)
Não existe na L. Portuguesa as palavras "ajuntar" e nem "juntamento", logo é Derivação Parassintética. Se existisse pelo menos uma das duas, seria Derivação Prefixal e Sufixal.
-
Na minha opinião não há opção correta. O prefixo "des" não nega o serviço como alega a questão. Nesse caso desserviço significa um serviço ruim. Segue o significado extraído do dicionário:
Significado de Desserviços.m. Ação ou efeito de desservir.
Figurado. Ação que denota falta de lealdade; perfídia.
Serviço malfeito; que ocasiona prejuízo.
(Etm. des + serviço)
-
De acordo com a gramática do professor Fernando Pestana, o prefixo des- pode significar "movimento para baixo; afastamento; ação contrária; negação".
-
Gasômetro é formada pelas palavras (gás) + (metro), sendo que há inserção da vogal de ligação (o) para melhorar a pronúcia, deixar mais agradável..
Não houve perda da palavra (aglutinação) e SIM a junção de palavras (justaposição)