SóProvas


ID
1627150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Diferentemente das demais colônias americanas, o Brasil adotou o regime monárquico ao proclamar sua emancipação política. Sob o comando de D. Pedro I, o Primeiro Reinado (1822-1831) foi marcado por graves crises políticas, que culminaram na abdicação do imperador. Seguiu-se o período regencial (1831-1840), por muitos considerado uma experiência republicana, assinalado pela eclosão de movimentos armados em vários pontos do país. A antecipação da maioridade de D. Pedro II (o chamado Golpe da Maioridade) deu início ao Segundo Reinado (1840-1889), o qual foi derrubado por um golpe militar que instaurou a República.

A respeito da trajetória histórica brasileira ao longo do século XIX, julgue (C ou E) o item subsequente.

As elites brasileiras que assumiram o poder em 1822 organizaram um sistema político com eleições indiretas, baseadas no voto censitário, excluindo a grande maioria da população do processo eleitoral; a criação da Guarda Nacional veio propiciar às classes proprietárias a força policial necessária à manutenção do poder local.

Alternativas
Comentários
  • Estranho, marquei errado e disse que eu não acertei. Por favor me digam... O que está descrito na pergunta não é relacionado ao periodo regencial quando o partido liberal chega ao poder logo após a abdicação?

  • Gabarito: CORRETO


    Alan, a questão envolve o periodo que vai do Primeiro Reinado (1822-1831) até a proclamaçao da Republica.


    Com a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, a legislação eleitoral foi revisada, porém não se percebeu grande inovação, uma vez que a primeira Constituição do Brasil, de 1824, determinava eleições indiretas em dois graus , instituía o voto censitário (pecuniário) e a comissão de verificação dos poderes.  


    Fonte: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/do-brasil-colonia-a-velha-republica-roteiros-eje


    A Guarda Nacional foi criada no dia 18 de Agosto de 1831, após a abdicação de D. Pedro I. Ela foi criada com base na experiência da França, que havia transferido a segurança do país para os próprios cidadãos, que teriam a função de auxiliar as forças policiais e o Exército a manter a ordem no país. Aqui no Brasil, no entanto, no início do período regencial, o Exército era mal visto por aqueles que consideravam as tropas oficiais uma ameça à ordem política e por aqueles que viam no Exército um instrumento de dominação do poder central, que agora estava nas mãos dos príncipes regentes.


    Fonte: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/guarda-nacional/

  • Só uma errata no comentário do colega Piter:

    O item discorre sobre o período do I Reinado (1822-1831) até a abdicação de D. Pedro I, o qual deixou o trono para Pedrinho, ainda menor, que só foi assumir em 1840, com o Golpe da Maioridade (organizado pelos liberais).

    O período que vai de 1831 a 1840 é o REGENCIAL, Regências revesaram o poder, pois D. Pedro II ainda não tinha capacidade para tal.

    A República só vai ser proclamada em 1889, assumindo Deodoro da Fonseca até 1891.

  • Eu li eleições DIRETAS e acabei errado. kkkk

  • Eu acho que a pergunta certa seria no período regencial, já que quem assumiu no primeiro reinado foi D.Pedro I.

     

  • Questão mal formulada. Fica subentendido que a Guarda Nacional foi criada em meados de 1822, quando, na verdade, foi criada apenas na regência, quando Padre Feijó foi ministro da Justiça. 

  • pergunta mal reformulada pois da se a enteder q a guarda nacional foi criado no primeiro reinado e também nao foi a elite q assumiu o poder em 1822 e sim d pedro mantendo a monarquia

  • As elites brasileiras que assumiram o poder em 1822 (o sujeito desta oração não deveria ser D. Pedro I?) organizaram um sistema político com eleições indiretas, baseadas no voto censitário, excluindo a grande maioria da população do processo eleitoral.

    D. Pedro foi absolutista durante o Primeiro Reinado, outorgou a Constiuição de 1824 e ditou as regras no país com seu Poder Moderador. Não foi ele que organizou o sistema político com eleições indiretas, baseadas no voto censitário, excluindo a grande maioria da população do processo eleitoral?

  • A Guarda Nacional servia à manutenção do poder local ou do poder central?

  • O comando da questão fala em "ao longo do seculo xix", pq essa agonia em falar da guarda nacional?
  • Frida, atente o uso do ;

  • Questão mal-formulada. Dá a entender que a organização do sistema político brasileiro no Século XIX foi fruto de deliberação coletiva "das elites", quando as elites que compunham a Assembleia Constituinte de 1823 foram politicamente derrotadas pelo Imperador D. Pedro I em suas pretensões.

  • "As elites brasileiras assumiram" infere-se que foi um governo composto por mais de um componente, quais componente formavam as elites que assumiram? (no meu ver não foram "As elites" e sim o imperador D.Pedro I.) essa questão confundiu muitas pessoas, ainda mais da CESPE, que adora fazer este tipo de pegadinha.

  • "As elites brasileiras assumiram" infere-se que foi um governo composto por mais de um componente, quais componentes formavam as elites que assumiram? (no meu ver não foram "As elites" e sim o imperador D.Pedro I.) essa questão confundiu muitas pessoas, ainda mais da CESPE, que adora fazer este tipo de pegadinha.

  • A PESSOA ERRAR SE INGNORAR O TEXTO . ELE QUIS SABER DO SÉCULO XIX (180.. a 1900), OU SEJA , DO PRIMEIRO ATÉ O SEGUNDO REINADO . GAB > CERTO

    GUARDA NACIONAL > SEGUNDO REINADO DURANTE PERÍODO REGENCIAL DO PADRE DIOGOANTONIO FEIJÓ

    VOTO CENSITÁRIO > PRIMEIRO REINADO DE D. PEDRO I

  • Aos que não entenderam, isto está bem explicado no livro da Maria Yeda.

    As elites a qual a questão se refere são os liberais moderados, liderados por José Bonifácio. Este consolidou as eleições indiretas e o voto censitário, defendendo um regime centralizador. Ele era o contraposto ao Gonçalves Ledo, dos liberais radicais, que pregavam a descentralização.

    A Guarda Nacional veio para substituir o exército, empregando inclusive tarefas ilegais a mando do Governo Regente. Válido lembrar que a GN recrutava seus milicianos, que não recebiam soldo e nem uniforme, além de instaurar a conscrição massiva. Isto aumento o efetivo em todo o país.

  • A Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial, e desmobilizada em setembro de 1922.