SóProvas


ID
1627252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O crash da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o sinal do que ocorreria nos próximos anos: uma crise econômica sem precedentes, na qual falências, desemprego e falta de perspectivas se somaram para configurar um cenário socialmente dramático. A eleição do democrata Franklin D. Roosevelt desalojou os republicanos do poder e inaugurou uma nova era para os EUA. Relativamente à política de Roosevelt para enfrentar a referida crise, julgue (C ou E) o item seguinte.

Foram criados subsídios à indústria, com a finalidade de reduzir a pressão inflacionária sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    Os subsidios oferecidos foram à agricultura (e não à industria) para reduzir a área de plantio e consequentemente a grande oferta de produtos. Vale lembrar que um dos motivos da crise de 1929 foi a superprodução.

  • Errado... como disse o amigo Piter, um dos motivos do Crash foi a superprodução aliada com a recuperação da Europa pós guerra.

  • A crise gerou deflação, e não inflação.

  • CONSEQUENCIA DA QUEBRA DA BOLSA DE BOLSA DE NOVA YORK

    "Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação* e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. "

     

    *DEFLAÇÃO

    Por deflação entende-se o processo inverso à inflação . A inflação reduz o valor real do dinheiro ao longo do tempo; inversamente, a deflação aumenta o valor real do dinheiro. Isto é, compra-se uma maior quantidade de bens com a mesma quantidade de moeda. A deflação está normalmente associada a períodos de recessão - como a Grande Depressão.

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Defla%C3%A7%C3%A3o

  • Se dessem subsídios à indústria, aí que eles iam produzir mais mesmo

  • A Grande Depressão foi uma crise de superprodução, logo o maior objetivo era escoar a produção e não fomentá-la.

  • A crise de 29 gerou uma "deflação" na economia americana, por causa da superprodução.

  • ERRADO

    Os EUA viviam um período deflacionário.

    O governo adotou uma polítca de créditos, fez empréstimos para as indústrias, como uma das medidas do New Deal.

    Emitia papel moeda porque sabia que com isso iria evitar a deflação.

  • Ocorreu a instituição do NIRA - National Industrial Recovery Act - para reordenar preços e salários, visando limitar a produção industrial a níveis compátiveis com o mercado. Não houve uso de subsídios à indústria.

  • Errada

    Foram criados subsídios à indústria, com a finalidade de reduzir a pressão inflacionária sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

    Correto

    Foram criados subsídios à agricultura, com a finalidade de reduzir a pressão da deflação sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

  • Errada

    Foram criados subsídios à indústria, com a finalidade de reduzir a pressão inflacionária sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

    Correto

    Foram criados subsídios à agricultura, com a finalidade de reduzir a pressão da deflação sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

    #PMAL2021

  • AGRICULTURA