-
Sim, a crise de 29 foi causada por uma superprodução e falta de mercado consumidor, o que ocasionou uma deflação (e não uma inflação). O desemprego cresceu e junto, a pobreza e a fome. O governo interviu na economia com o intuito de aliviar os efeitos da crise por meio de subsídios à agricultura, criação de um salário mínimo e fixação de preços.
"Subsídios, empréstimos e outras medidas voltadas para o aumento da atividade agrícola das grandes propriedades e da agricultura familiar. Além de aumentar a produção de gêneros agrícolas, estas medidas visavam aumentar o número de empregos no campo. Estes incentivos ao setor agrícola também tinham como objetivo estancar o crescente êxodo rural, que estava gerando problemas sociais nos grandes centros urbanos.
O principal objetivo de reduzir a carga horária semanal de trabalho era aumentar o número de empregados, pois as indústrias precisaram contratar mais funcionários.
Os preços das mercadorias também foram controlados pelo governo, a fim de evitar o aumento da inflação."
Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/new_deal.htm
-
CERTO
A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933-1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
-
Buscando uma solução para o grave problema, os eleitores americanos decidiram
eleger o democrata Franklin Delane Roosevelt à Presidência, na esperança de que ele
reerguesse a economia americana. No ano de 1933 ele pôs em prática o New Deal, que fazia com que o governo passasse a controlar os preços e a produção das industrias e
fazendas. Assim foi possível controlar a inflação e evitar que houvesse acúmulo de
estoques. O Plano também inseria investimentos em obras públicas, como a melhoria das
estradas, ferrovias, energia elétrica, entre outros. Desta forma começaram a aparecer os
primeiros resultados, havendo uma diminuição significativa do desemprego.
-
A eleição do democrata Franklin D. Roosevelt desalojou os republicanos do poder e inaugurou uma nova era para os EUA, principalmente por causa da intervenção do Estado na economia com o New Deal (Novo Acordo). O New Deal, que representou um período de maior intervenção estatal, apresentou um conjunto de medidas que foram adotadas para buscar reerguer a economia dos Estados Unidos.
No início da administração de Franklin Roosevelt, priorizou-se a criação de instrumentos voltados para pôr fim ao processo deflacionário e aliviar a situação da população, principalmente das camadas mais pobres.
Uma das medidas adotadas no escopo do New Deal estava o Civilian Conservation Corps (CCC), programa criado para aliviar o desemprego. Este programa empregou trabalhadores na recuperação de parques e em obras ligadas à infraestrutura física do país.
Resposta: Certo
-
Link útil: https://www.britannica.com/event/New-Deal/FDRs-Fireside-Chats-the-role-of-Eleanor-Roosevelt-and-crucial-New-Dealers